A cidade de Graz na Áustria é cheia de belezas naturais, arquitetura impressionante e história. Uma ótima recomendação de destino para famílias e viajantes solo que buscam uma cidade fora do cenário turístico para incluir no roteiro.

Graz é a capital da região Styria, na Áustria, e é a segunda maior cidade do país. Apesar disso, não é uma cidade enorme, são menos de 300 mil habitantes. Só que muitos são estudantes, já que é uma cidade universitária, que abriga seis universidades e mais de 60 mil estudantes.

A cidade onde Arnold Schwarzenegger cresceu (ele nasceu a 3 quilômetros de Graz, em um vilarejo chamado Thal!) é uma ótima opção para quem gosta de cultura e arquitetura.

O centro histórico da cidade, assim como o monte que abriga um castelo (Schlossberg), são patrimônios da humanidade da Unesco. Além disso, a cidade foi eleita capital europeia da cultura em 2003.

A cidade de Graz na Áustria com seus telhados vermelhos - Foto via Pxhere
A cidade de Graz na Austria com seus telhados vermelhos – Foto via Pxhere

Você vai ler neste post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico 🙂


#ParaNãoEsquecer: O seguro viagem é obrigatório na Áustria

A imigração não libera visitantes que chegam a Viena sem seguro viagem contratado. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% OFF, compare os preços e coberturas no SegurosPromo.


A cidade de Graz Áustria

Graz é uma cidade antiga. Há registros de estabelecimentos humanos por lá desde a Idade do Cobre, mas o local se tornou cidade mesmo na Idade Média. A boa notícia é que muitos dos prédios de séculos passados estão super bem preservados.

A região passou por forte influência eslávica, mas também italiana. Assim, dá para perceber na arquitetura o estilo renascentista típico de cidades da Itália.

A cidade sempre foi muito ligada às suas universidades, sendo que a mais velha, Universidade de Graz, foi fundada em 1585. Lá, o astrônomo Johannes Kepler foi professor. O inventor Nikola Tesla estudou engenharia elétrica em Graz, que também foi casa de outros estudiosos famosos, como Erwin Schrödinger.

Toda essa história, aliada ao fato de a cidade estar localizada em uma região naturalmente bela, torna Graz uma cidade espetacular para visitar, mas também para se viver.

Universidade de Graz Austria
Universidade de Graz Austria

Como chegar em Graz Áustria

A cidade fica a menos de 200 km de Viena e é super bem conectada. Além do aeroporto com voos diretos para cidades como Berlim, Frankfurt, Zurique, Roma e Glasgow, há ótimas opções por terra.

O terminal de ônibus traz saídas diárias e de hora em hora para diversos destinos dentro e fora da Áustria. O mesmo pode ser dito para os trens. Para Viena, por exemplo, há trens todas as horas e uma passagem custa cerca de 40 euros. Outras opções são Salzburg, Zagreb, Ljubljana e Budapeste.

Quantos dias ficar em Graz Áustria

É sempre complicado indicar quantos dias ficar em uma cidade. Afinal, às vezes passamos uma vida em um lugar e ainda temos aquela sensação de que não conhecemos tudo.

Mas como para viajante tempo é recurso finito, é possível visitar os principais pontos turísticos da cidade em dia. O ideal é pelo menos passar uma noite lá, mas muitos turistas acabam fazendo um bate volta rápido. 

Para quem quer visitar também algum ponto perto de Graz, como a cidade de Admont, aí é certamente necessário passar ao menos um final de semana.

O que fazer em Graz Austria 

Mapa das atrações e hotéis em Graz

A cidade em si é muito linda e passear pelo centro histórico é sempre uma boa opção. Graz é cheia de prédios históricos, com cores pastéis e telhados avermelhados, restaurantes e cafés com mesinhas na rua.

Além disso, as margens do rio Mur proporcionam um passeio incrível, tanto para pedestres quanto para ciclistas.Cada época do ano traz uma cidade inteiramente diferente. Ou seja, há como aproveitar Graz de maneiras ligeiramente diferentes em todas as estações.

Schloss Eggenberg

Um palácio super luxuoso em estilo barroco e rococó, bem no centro da cidade. Dá para fazer tours no prédio do século 17 e admirar os painéis pintados no teto e os belos jardins.

O Schloss Eggenberg em Graz Austria
O Schloss Eggenberg em Graz Austria – Foto: Anita Heilinger via Pixabay 

Escadaria dupla espiral do Castelo de Graz

Uma escadaria de pedra que é uma das principais atrações do Castelo de Graz, sem dúvida. Construída em 1499, impressiona pela forma como os degraus se misturam formando a espiral.

Mas claro que o castelo todo, construído no século 15, vale a visita. E é de graça.

Kunsthaus Graz

Às margens do rio, um prédio azul moderno e amorfo chama atenção. É a casa de arte moderna da cidade, que traz exibições temporárias do que há de melhor na arte moderna.

O prédio super diferente do Kunsthaus Graz
O prédio super diferente do Kunsthaus Graz

Colina de Schlossberg

É provável que seja o principal ponto turístico de Graz Austria. Afinal, castelos em montanhas sempre chamam atenção.

O parque público guarda uma floresta e um castelo de mais de mil anos com vista para a cidade. Dá para subir a pé, pagar pouco mais de dois euros por um ingresso para o funicular ou usar o elevador panorâmico.

Além do castelo, há diferentes museus e um jardim. E, claro, a vista para Graz e ainda um bar para aproveitar a noite.

Funicular para chegar a Schlossberg, com linda vista para a cidade de Graz
A colina Schlossberg com a Torre do Relógio - Foto: Pxhere
A colina Schlossberg com a Torre do Relógio – Foto: Pxhere

Torre do Relógio – Clock Tower

No monte do castelo você encontra um dos cartões postais da cidade, a Uhrturm, ou torre do relógio. Há um relógio naquele lugar desde o século 13. Aproveite as vistas desse local tão querido pelos moradores da cidade.

Uma curiosidade: a torre é tão amada que durante a invasão das tropas de Napoleão os moradores da cidade se juntaram para pagar uma espécie de resgate para poupá-la.

A Torre do Relógio e sua vista na Schlossberg - Foto: Pxhere
A Torre do Relógio e sua vista na Schlossberg – Foto: Pxhere

Murinsel

No meio do rio Mur, os austríacos construíram uma ilha que abriga anfiteatro e outras impressionantes obras da arquitetura moderna. Dá para passar a tarde lá passeando, curtindo o dia em um dos cafés da ilha ou então com as crianças em parquinhos.

À noite, as luzes chamam atenção e valem a foto e visita.

A ilha no rio Mur - Murinsel em Graz Austria - Foto: William via Flickr
A ilha no rio Mur – Murinsel em Graz Austria – Foto: William via Flickr

Hauptplatz

Literalmente a praça principal da cidade, é o centro que abriga alguns dos prédios mais bonitos de Graz, além da estátua central. Um ótimo lugar para passear, tomar um café e admirar a arquitetura da cidade.

Catedral de Graz

Pertinho da Praça Principal, você vai encontrar a Domkirche, ou catedral da cidade.

A igreja que originou a catedral, existe desde o século 15. O interior combina traços góticos e barrocos, com painéis admiráveis.

A Catedral de Graz vista de cima - Foto: Graz Turism
A Catedral de Graz vista de cima – Foto: Graz Turism
Parte interna da Catedral de Graz - Foto: Graz Turism
Parte interna da Catedral de Graz – Foto: Graz Turism

O que fazer perto de Graz

Benedictine Abbey em Admont

Um mosteiro espetacular e certamente o mais impressionante da Áustria. Tem museus, exposições de artes e uma arquitetura de cair o queixo. Mas o que vale a visita, mesmo, é a Stiftsbibliothek, a maior biblioteca de mosteiro do mundo.

A biblioteca deste mosteiro é um lugar onde podemos confundir realidade com conto de fadas. Vale muito a pena durante uma visita a Graz Áustria.

Weinstrasse

No sudeste da região de Estria estão as famosas “ruas do vinho”, conhecidas como a Toscana austríaca. As estradas com suas curvas atravessam vinhedos e belas paisagens no maior estilo italiano.

No final de Setembro, o Weinlese Fest, um festival de vinhos, anima toda a região com a bebida e músicas típicas.

Johnsbach

O pequeno vilarejo, que era cidade, mas agora faz parte de Admont, é perfeito para quem gosta de montanhismo e trekking. A região é um dos mais antigos centros para a prática de esportes em montanha da Áustria.

Mesmo para quem não curte esportes de aventuras, há trilhas mais fáceis para se fazer andando e que passam por paisagens lindas de montanhas.

Basilika de Mariazell

Especialmente para os mais religiosos, um ponto imperdível para quem visita as proximidades da cidade austríaca da Graz é conhecer a cidade de Mariazell.

A Basílica de Mariazell é o principal destino de peregrinação na Áustria. Dentro da imponente estrutura está uma imagem milagrosa da virgem Maria.

Basílica de Mariazell nas proximidades de Graz Austria
Basílica de Mariazell nas proximidades de Graz Austria – Foto: Tauralbus via Flickr

Museu do Arnold Schwarzenegger em Thal

Mas claro que a cidade natal de do ator (e político!) Arnold Schwarzenegger teria de estar aqui.

Situada a poucos quilômetros de Graz, é muito fácil de chegar em Thal, onde a casa de infância do “exterminador do futuro se tornou museu com objetos pessoais, imagens e homenagens.

O que fazer à noite em Graz Austria

Até por ser uma cidade bem universitária, Graz tem várias opções de restaurantes e baladas para quem busca curtir a vida noturna.

Uma dica para quem quer comida típica é o Gasthaus Stainzerbauer, que fica perto do Schlossberg e oferece pratos com ingredientes locais a um preço acessível. 

Uma opção mais chique (e cara) é o Caylend Restaurant, que tem menu degustação para saborear diferentes pratos. Fica perto do rio, ainda tem uma decoração linda e é uma opção perfeita para casais.

Quer jantar com uma vista inesquecível? Então o lugar é o Aiola Upstairs, que serve cozinha internacional. Vale a pena a visita mesmo no Inverno, já que há uma sala envidraçada que permite curtir o visual sem morrer de frio.

Uma ótima opção para quem quer tomar uns drinks é o The Churchill Bar, um pub com uma variedade incrível de cervejas e gins. Ou então o O’Sullivans Irish Pub, também um dos melhores pubs da cidade.

Para uma vibe mais austríaca e menos britânica, a recomendação é o Bar Ernst Fuchs.

Aiola Upstairs em Graz – Foto: @aiolaupstairs

Hotéis em Graz – Nossas Indicações

Selecionamos alguns hotéis onde ficar em Graz, confira!

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade. Consulte sempre o site do Booking.com para verificar os preços atualizados.

Grand Hôtel Wiesler ($$)

O luxuoso e com muito estilo o Grand Hôtel Wiesler tem uma localização perfeita, às margens do rio Mur e no centro histórico. Os quartos são lindos e confortáveis, alguns têm banheira na janela (inclusive na baywindow), que é puro estilo.

O café da manhã é um dos melhores da região e os quartos têm janelas anti-ruído. É uma opção melhor para viajantes solo ou casais.

Diárias a partir de 130 euros* com café da manhã e estacionamento pago à parte.

Veja os preços e disponibilidade do Grnd Hotel Wiesler e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Star Inn Hotel Premium Graz, by Quality ($$)

Uma ótima opção para quem quer bom custo benefício é o Star Inn Hotel Premium. O hotel fica próximo ao centro da cidade, e em uma região cheia de opções de cafés e restaurantes. Os quartos são confortáveis e o café da manhã pode ser apreciado no terraço.

Há opções de quartos para famílias, com sofás-cama. Além disso, o hotel é pet-friendly e aceita cachorros e gatos sem custos extras.

Diárias a partir de 70 euros* com café da manhã e estacionamento pago à parte.

Veja os preços e disponibilidade do Star Inn Hotel Premium e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Minihotel Graz ($)

Uma opção super fofa e com ofertas de quartos budget mais em conta é o Minihotel Graz. O hotel é certamente uma ótima opção para quem viaja sozinho e quer gastar menos, mas ainda ter conforto.

Além disso, ele é localizado no coração de Graz, tem jardim, terraço e ótimos quartos.

Diárias a partir de 40 euros para quarto individual, sem café da manhã e estacionamento.

Veja os preços e disponibilidade do Minihotel Graz e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Moeda, visto, língua e informações sobre Graz

Graz é uma cidade do país Áustria que, por sua vez, fica na União Europeia e na Zona Schengen. Ou seja, não é necessário visto para os visitantes com passaporte brasileiro. Porém, o seguro viagem para Europa é obrigatório, de acordo com o Tratado de Schengen.

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

Alemão em Graz

A cidade austríaca é até que bem turística, então você vai encontrar várias pessoas que falam inglês fluentemente. Muitos dos pontos turísticos, além disso, também têm informações em outras línguas.

Entretanto, vale lembrar que a língua oficial da Áustria é o alemão. Por isso, muitos dos pontos turísticos terão mais opções de horários e passeios em alemão. Além disso, em restaurantes e bares os cardápios costumam vir nessa língua também. Mas vale tentar um “Englisch, bitte?” para ver se a galera muda para inglês.

A moeda austríaca

A Áustria faz parte da zona do Euro, o que facilita quem tem outros destinos na região. Afinal, a moeda oficial do país é o euro. Os austríacos costumam pagar as coisas com dinheiro e é comum os lugares não aceitarem nem cartão de débito, quanto mais o de crédito.

Por isso, e principalmente em cidades menores ao redor de Innsbruck, vale a pena andar com uma quantidade boa em dinheiro vivo. Além disso, sempre cheque nos estabelecimentos (inclusive restaurantes) se eles aceitam cartões.

Roteiro Áustria

Graz é a segunda maior cidade da Áustria, mas não é tão famosa quanto outros destinos austríacos. O país certamente tem diversas opções de turismo e lazer. Mas Graz é uma ótima para famílias e viajantes solo, não é tão cheia de turistas quanto outros lugares e é cheia de belezas naturais, arquitetura impressionante e história.

Além disso, é super bem conectada de trem, ônibus, estradas e aviões com os demais centros turísticos do país.

Não deixe de conferir o nosso guia completo da Áustria, com dicas de Viena, Salzburgo, Innsbruck e muito mais. Além disso, mais informações sobre a Áustria em geral, dicas de principais pontos turísticos e sugestões dos melhores hotéis para diferentes orçamentos.

Leia tudo sobre a Áustria:

Planeje sua viagem para Graz Áustria

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá!

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Viena, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena!

2) Já marcou sua hospedagem em Graz?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar  

Booking.com

3) Seguro Viagem para a Europa é OBRIGATÓRIO

Onde Comprar: Seguros Promo

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para quem visita os 26 países participantes, entre eles, Viena. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem?

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada ;).

5) Alugue carros para Graz com os melhores preços

Onde Alugar: Rent Cars

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Obs:  Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Gostou do nosso Guia de Graz Áustria? Deixe suas dúvidas o comentários aqui pra gente!