Um guia completo para planejar sua viagem ao Guarujá. Anote as dicas e aproveite muito!

Guarujá já foi a cidade point dos verões paulistas em décadas passadas, para ser ofuscada pelo litoral norte e outros destinos algum tempo depois. Hoje, com um turismo mais balanceado, continua aparecendo como opção válida para bons dias de calmaria perto do mar e animação à noite, para os que curtem um agito.

A cidade é bastante versátil na oferta de atividades para quem decide passear por lá. Além das praias, também é possível aproveitar passeios históricos ou mais naturais, além de curtir boa gastronomia em algum dos bons restaurantes que se encontram no local.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre esse destino de litoral pertinho de São Paulo.

O que fazer no Guarujá

Guarujá tem praias para todos os gostos. Desde as mais movimentadas, com muitos banhistas de dia e bastante agito noturno, existem também porções de areia mais reservadas, normalmente acessadas por trilhas – fazendo-as não atrair tantos visitantes quando as outras de acesso mais simples.

As mais famosas são as praias da Enseada, com sete quilômetros de orla, a Pernambuco, uma das mais bonitas e lotadas na alta temporada, e a Pitangueiras, no centro. A praia das Astúrias também é uma boa opção, assim como a Guaiúba. Já a praia do Tombo tem mar agitado e costuma sediar campeonatos de surfe.

As praias mais rústicas são pouco exploradas pelos turistas que visitam a cidade. Se você for do tipo que não se importa em seguir alguns minutos de trilha, pode aproveitar tranquilos nas faixas de areia das praias do Éden e na Branca, que é muito frequentada por surfistas e pescadores.

Para quem curte vistas privilegiadas, a cidade tem algumas opções de passeios incríveis. Há alguns mirantes para escolher, como o da Ponta das Galhetas, o da Gávea e o Costão das Tartarugas. Do Forte da Barra Grande também se tem uma vista linda do Porto de Santos.

Por fim, o aquário de Guarujá, Acqua Mundo, é um dos maiores da América Latina e abriga milhares de animais marinhos, tanto de águas doces quanto salgadas, além de outros bichos como pinguins e lobos marinhos. Um ótimo passeio para levar as crianças.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Guarujá e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Guarujá – Nossas indicações de hotéis

As melhores opções de hospedagem no Guarujá ficam na região do centro e próximas das praias mais famosas da cidade. Assim, procure por acomodações nas imediações das praias da Enseada, Pitangueiras ou Pernambuco. Nas duas primeiras, inclusive, o comércio é mais ativo, com variadas opções de restaurantes e hotéis de todas as categorias.

Próximo da Praia do Tombo e da Guaiúba também existem boas opções de pousadas, e a infraestrutura dos arredores é boa para uma estadia confortável, perto de serviços úteis.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis no Guarujá

Pousadas no Guarujá

Airbnb no Guarujá

Encontre as melhores hospedagens do Guarujá no Booking.com ou Airbnb.com

Mar de praia do Guarujá, com prédios ao fundo
Orla urbanizada no Guarujá – Foto: Governo do Estado de São Paulo via Flickr

Onde comer no Guarujá – Dicas de restaurantes

Guarujá é muito bem servida de bons restaurantes. Há cozinhas diversas e locais de diferentes categorias para visitar. Começando pela beira das praias, aproveite para saborear porções de frutos do mar fresquinhos no Quiosque Sabores do Mar ou no Quiosque Virado pra Lua.

Quem busca um lugar mais refinado vai gostar dos restaurantes Dalmo Bárbaro e Les Épices. Outros que valem a pena são o Rufino’s e o Thai, especializado em comida thailandesa. Para uma pizza delícia, o Alcides Pizzeria é o lugar na cidade.

Guarda-sol e cadeiras de praia na Praia de Pernambuco, no Guarujá
A Praia de Pernambuco – Foto: Flávio Jota de Paula via Flickr

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro no Guarujá

Alugar um carro no Guarujá é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Extensa orla da Praia da Enseada
A extensa Praia da Enseada – Foto: JMGM e Juracy M Barreto via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts da baixada santista