Guarujá é um dos destinos mais atraentes do litoral paulista para quem gosta de sol, belas praias, natureza, comer bem e ainda aproveitar diversas opções para curtir a noite. Confira:

Quando se fala em destino de praia no estado de São Paulo, um dos primeiros nomes que vem a cabeça é a cidade de Guarujá. Não apenas pela proximidade com a capital paulista, mas principalmente por apresentar uma excelente estrutura para os visitantes, além de ostentar lindas praias.

Dotada de um potencial turístico e tanto, a história da cidade relata a descoberta dessa aptidão e relaciona grandes investidores para a transformação do município neste segmento. Foi um dos marcos do turismo de luxo no Brasil na década de 30 e desde então só vem apresentando acréscimos.

Resultado disso é a oferta para os mais diversos públicos, apresentando estrutura para viagens de negócios, para curtir com a família ou para os visitantes em busca de atrações esportivas e ecoturísticas. E há, ainda, espaço para os que veem na cidade uma alternativa para badalar ou relaxar em uma viagem de final de semana.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre Guarujá:

O que fazer em Guarujá

Vista da Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá
Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande – Foto: Berenice Kauffmann Abud, via Wikimedia

Guarujá é uma cidade de contrastes, tranquila para quem busca sossego e agitada para quem prefere o lado mais urbano. E quando o assunto é praia, há opções para curtir o dia em família, para praticar esportes ou simplesmente para relaxar. É só escolher.

Contudo, há diversos pontos de interesse para visitar além das praias, mas que estão profundamente ligados a temática praiana, claro! É o caso do Acqua Mundo – Aquário do Guarujá, um espaço que expõe várias espécies aquáticas, além de oferecer a oportunidade de um mergulho interativo com tubarões e arraias.

Para a galera mais aventureira o Mirante Morro da Campina, mais conhecido como Morro do Maluf, é uma boa pedida para a prática de rappel e voos de paraglider, além de ter uma das melhores vistas da cidade. Outras atrações imperdíveis são os passeios históricos, como o Forte das Andradas, Pavilhão Maria Fumaça e a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional.

Além de toda a programação diurna, Guarujá também apresenta diversas opções para curtir à noite, com baladas de todos os estilos, com destaque para as casas de shows e boates da Praia de Pernambuco. Caso a preferência seja curtir um bom restaurante, bar ou pub, a rua Rio de Janeiro em Pitangueiras é o lugar ideal. A cidade ainda conta com teatro, cinema e shoppings.

Confira os passeios mais interessantes em Guarujá:

  1. Acqua Mundo – Aquário do Guarujá
  2. Morro do Maluf
  3. Forte das Andradas
  4. Pavilhão Maria Fumaça
  5. Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande
  6. Mirante das Galhetas
  7. Feira Hippie da Praia de Pitangueiras
  8. Mirante das Galhetas
  9. Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro
  10. Fortaleza de Itapema

Melhores praias em Guarujá

Foto aérea da praia da Enseada no Guarujá
Praia da Enseada – Foto: JMGM e Juracy M. Barreto, via Wikimedia

Guarujá tem aproximadamente 22 km de extensão litorânea, distribuídos em 27 belas praias, classificadas entre as mais centralizadas e estruturadas e as mais isoladas que conservam mais rusticidade e pouca interferência urbana.

Assim que se chega na cidade a primeira visão que se tem é da praia de Pitangueiras, considerada também praia do centro. É uma das mais movimentadas, tanto pela localização quanto pela rica infraestrutura e diversas atrações turísticas.

As praias de Astúrias e Enseada são igualmente movimentadas e oferecem para os visitantes ótimas opções de quiosques, bares e restaurantes. Há inda um calçadão e uma larga faixa de areia para a prática de esportes.

Já a praia de Pernambuco é perfeita para quem prefere ambientes um pouco menos movimentados, além de combinar características de mar calmo e agitado, a depender de qual ponta da praia estiver. É importante ressaltar que o lado mais “bravo” da praia favorece a prática de surfe. Outro famoso point para os surfistas, e cenário de grandes campeonatos, é a praia do Tombo. Além de belíssima, possuí certificado de qualidade da água, segurança, acessibilidade e até gestão ambiental.

Confirmando que tem opção para todos os gostos, a praia do Góes apresenta um estilo mais rústico, acessível apenas por trilha ou barco, com localização perfeita para quem deseja uma experiência cultural mais autêntica. Destacamos essas e outras praias abaixo, confira:

  • Praia das Pitangueiras
  • Praia da Enseada
  • Praia das Astúrias
  • Prainha Branca
  • Praia do Perequê
  • Praia do Tombo
  • Praia do Góes
  • Praia de Pernambuco

Onde ficar em Guarujá

A região central onde estão localizadas as praias de Pitangueiras e Enseada são as que possuem maior oferta de hospedagens, com opções estratégicas para quem prefere a comodidade de estar perto de tudo, a poucos passos da praia, das principais atrações e do comércio.

Outra opção bastante interessante é a localização da praia de Pernambuco, uma região nobre que possui ampla infraestrutura turística com a vantagem de ser um ambiente mais reservado. Alguns dos hotéis mais sofisticados ficam nesta localidade. Veja as melhores opções na cidade:

Hotéis em Guarujá

Quarto de casal do Hotel Ilhas da Grécia
Clique na imagem e faça a sua reserva no Hotel Ilhas da Grécia

Em Guarujá a oferta de hotéis é bastante variada, com opções de rede ou estabelecimentos mais originais. Além disso, há alguns que se diferenciam do básico, oferecendo serviços a níveis de SPA. Veja algumas dessas opões disponíveis abaixo:

Veja todas as opções de hotéis em Guarujá.

Pousadas em Guarujá

Fachada da Pousada Stand-Up! Guarujá
Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Stand Up! Guarujá

Já as hospedagens em pousadas são bem simpáticas e, em grande parte, oferecem muito conforto e comodidade. Situadas em localizações privilegiadas, próximas às atrações ou a alguns passos da praia. Confira as mais bem avaliadas:

Veja todas as opções de pousadas em Guarujá.

Airbnb em Guarujá

Ambiente de cozinha do airbnb Loft Beira Mar Estilo Bali
Clique na imagem e faça a sua reserva no Loft Beira Mar Estilo Bali

As opções de airbnb são ótimas alternativas para quem busca acomodações aconchegantes com preços atraentes. Inclusive, dependendo do imóvel, é possível acomodar um grupo grande de pessoas ou, se preferir um ambiente menor e mais intimista, para uma viagem a dois. Destacamos as melhores opções logo abaixo:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Guarujá.

Onde comer em Guarujá

mariscos lambe-lambe no tradicional restaurante Dalmo Bárbaro
Tradicional marisco lambe-lambe do restaurante Dalmo Bárbaro – Foto: Divulgação, via Facebook

Um dos pontos altos de viajar é poder ter uma experiência gastronômica, abrangendo não só os sabores regionais como também as sensações de estar em determinada localidade.

Em Guarujá, representadas pela tradicional cozinha caiçara com vista para o mar, merecem destaque os pratos camoranga, marisco lambe-lambe e caldeirada, servidos por muitos restaurantes especializados em frutos do mar e da cozinha brasileira. Uma das referências na cidade é o Alcide’s Restaurante e o Dalmo Bárbaro, ambos na praia da Enseada.

A cidade também oferece diversificadas opções na culinária internacional reproduzidas pelas cozinhas asiática, tailandesa, italiana, alemã, libanesa, japonesa e americana, como é o caso do Yank Burgers and Beers que além de hamburgueria, funciona como bar e pub.

Confira algumas das melhores opções na cidade:

  • Alcide’s Restaurante
  • Dalmo Bárbaro
  • Thai
  • Chopp Hale
  • Yank Burgers and Beers
  • Georgia Café

Quando ir para Guarujá

Guarujá é um destino que deve ser considerado em qualquer época do ano, contudo, o verão (dezembro a março) é a estação mais movimentada em razão das altas temperaturas, recessos e férias escolares.

Este período costuma ser marcado por praias cheias e diversas atrações, como shows e festas, com destaques para o réveillon em dezembro e o Festival de Verão no mês de janeiro. No entanto, neste mesmo período os valores vão lá pra cima, então prefira fazer a reserva de hospedagem com antecedência para garantir melhores preços.

Os meses de abril, maio e junho são considerados meses de baixa temporada, uma ótima opção para os que preferem curtir os passeios com mais tranquilidade. Além disso, a probabilidade de chuvas nesta época é baixa, as temperaturas moderadas e o sol generoso.

Os meses mais festivos em Guarujá são o mês de junho, com as celebrações religiosas de Corpus Christi e a Procissão Marítima de São Pedro, e agosto com o Festival do Folclore de Guarujá.

Quantos dias ficar em Guarujá

É possível se programar para em três dias inteiros conhecer as principais atrações que a cidade oferece.

Como chegar em Guarujá

Há vários acessos para a cidade de Guarujá, contudo, o mais praticado é por via terrestre devido a proximidade com a capital do estado de São Paulo. Para quem preferir, é possível fazer parte do percurso pelo mar, através de lanchas e balsas.

Outra opção é realizar o trajeto de helicóptero e táxi-aéreo, uma vez que a cidade conta com alguns heliportos particulares. Neste caso, vale lembrar que é necessário autorização prévia para pouso.

De avião

O aeroporto mais próximo de Guarujá é o aeroporto de Congonhas em São Paulo, distante aproximadamente 90 km, o que leva em torno de uma hora e meia de estrada até o destino.

De carro

Há dois acessos para os visitantes vindos de São Paulo: pela rodovia Anchieta ou pela Imigrantes até a Cônego Domênico Rangoni, num trajeto de aproximadamente uma hora e meia. Para os que partem do Rio de Janeiro, o acesso é pela Rodovia Rio-Santos, levando em torno de seis horas e quarenta minutos.

De Guarujá até Santos

Aproveitando a proximidade com a cidade de Santos, vale emendar uma ida até lá para conhecer a famosa praia do Gonzaga, ou para fazer um passeio a bordo do bondinho Monte Serrat e ter uma vista 360º da cidade. Os museus do Café, da Pesca, Pelé e Memorial da Conquista são ótimas opções de passeio também.

São apenas 10 km entre uma cidade e a outra, dos quais podem ser realizados via balsa num trajeto de cinco a sete minutos dependendo da maré, ou de carro em pouco mais de 50 minutos.

Transporte em Guarujá

É possível circular pela cidade a pé, especialmente se estiver hospedado na região central, entre as praias de Pitangueiras e Enseada. Todavia, para conhecer as praias mais afastadas é possível pegar um carro por aplicativo, táxi ou até ônibus circular. Eventualmente, para passeios até as praias mais isoladas, o trajeto pode ser feito por barco.

Uma dica de transporte que vale a pena é aproveitar para fazer os trajetos de bicicleta ou de bike up, que acomoda até quatro pessoas. É bem divertido e o aluguel pode ser feito por hora ou por dia.

Seguro viagem para Guarujá

Contratar um seguro viagem para Guarujá é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para São Paulo

Quer garantir uma passagem para São Paulo com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Guarujá?

Em Guarujá é possível curtir praias, trilhas, mirantes, visitar construções históricas, aproveitar a culinária local nos restaurantes e quiosques, além de desfrutar das programações noturnas, como baladas e shows. Veja mais opções de o que fazer em Guarujá.

Quais são os principais passeios em Guarujá?

Entre as tantas ofertas de atrações na cidade, alguns dos principais passeios são:
Acqua Mundo – Aquário do Guarujá;
Morro do Maluf;
Forte das Andradas;
Pavilhão Maria Fumaça;
Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande… Confira mais sugestões de passeios em Guarujá.

Onde ficar em Guarujá?

A região das praias de Pitangueiras e Enseada é onde possui maior oferta de hospedagens, com opções estratégicas para ficar perto de tudo. Outra opção é a praia de Pernambuco, uma região nobre com boa infraestrutura e a vantagem de ser um ambiente mais reservado. Leia mais em onde ficar em Guarujá.

Quais os melhores hotéis em Guarujá?

Guarujá conta com uma ampla oferta de hotéis, entre eles o Hotel Costa Balena e o Ferraretto Guarujá Hotel & SPA situados nas melhores regiões da cidade, com excelentes acomodações a poucos passos da praia. Confira outras opções de hotéis em Guarujá.

Tem opções de pousadas em Guarujá?

É possível encontrar opções de pousadas bem simpáticas na cidade, como a Santa Helena Pousada e a Pousada Stand Up! Guarujá. Destacamos essas e outras opções de pousadas em Guarujá.

Quais os melhores airbnb em Guarujá?

Entre os mais simpáticos e bem avaliados airbnbs estão o Loft Beira Mar Estilo Bali e o Lindo Apto com Vista do Mar. Veja mais opções bem charmosas de airbnb em Guarujá.

Quantos dias ficar em Guarujá?

É possível se programar para em três dias inteiros conhecer as principais atrações que a cidade oferece. Leia mais sobre o que fazer neste período em Guarujá.

Como chegar em Guarujá?

Para chegar até a cidade de Guarujá, o meio mais praticado é por via terrestre. Para os visitantes vindos de São Paulo, o acesso é feito pela Rodovia Anchieta ou pela Imigrantes, e para quem parte do Rio de Janeiro é pela Rodovia Rio-Santos. Verifique outros maneiras de chegar até Guarujá.

Quando ir para Guarujá?

Guarujá é um destino para visitar em qualquer época do ano, mas é no verão (dezembro a março) que a cidade fica mais animada, as praias cheias e acontecem várias programações, principalmente no réveillon e no Festival de Verão que acontece em janeiro. Confira mais em quando ir para o Guarujá.

Melhor época para ir a Guarujá?

A melhor época para ir a Guarujá é nos meses de abril, maio e junho, considerados baixa temporada. Neste período é possível curtir os passeios com mais tranquilidade, e ainda aproveitar o bom tempo para as praias. Veja mais sobre quando ir e as melhores épocas para visitar Guarujá.

Quais as melhores praias de Guarujá?

Guarujá oferece 27 belas praias para visitar, entre as mais famosas estão as de Pitangueiras, Enseada, Astúrias, Pernambuco e do Tombo. Confira outras opções de praias em Guarujá.

Onde fica Guarujá?

Guarujá é um município do estado de São Paulo que fica situada na região metropolitana da Baixada Santista. Confira como chegar.

Como se locomover em Guarujá?

É possível circular pela cidade a pé, de carro, por transporte de aplicativo, táxi, ônibus urbano, bicicleta, e eventualmente para alguns passeios utilizar barco. Veja como se locomover em Guarujá.