Vai à Universal e não sabe nem por onde começar? O Mochilando montou um passo-a-passo de todas as atrações no Guia Universal Studios Orlando. Vem ver.

” O Universal Studios Florida é um dos parques temáticos existentes no complexo Universal Orlando Resort. Os outros parques do complexo são o Universal Islands of Adventure, e o parque aquático Universal Volcano Bay, que será inaugurado em 2017. Além dos parques, o Universal Orlando Resort é formado por 5 hotéis e mais o City Walk, centro de entretenimento que possui bares, restaurantes, lojas, cinema, casas noturnas e muitas outras opções de lazer.

Leia Mais:

Guia dos Parques Disney – Epcot

Dicas para os Parques da Universal na Disney

Magic Village Resort – o lugar ideal para ficar em Orlando que nós indicamos

O propósito do Universal Studios Florida é fazer com que seus visitantes se sintam dentro de alguns dos filmes e seriados mais famosos da TV, através de seus impressionantes cenários e atrações. É um parque que agrada todas as idades e gostos: crianças e adultos; os que buscam emoção e quem curte apenas atrações mais leves e shows.

Neste post vamos falar um pouco sobre cada atração do parque, para ajudá-los a montar um roteiro a partir do Guia Universal Studios Orlando. É muito importante se programar antes de ir, saber o que vai encontrar lá – o que te interessa e o que não – para evitar perder tempo e correr o risco de pular algo que você queria fazer ou ver. Também evita deixar para trás alguma atração que você não sabe bem o que é, e se arrepender depois de não ter ido (como aconteceu com a gente!), ou perder tempo indo em alguma que não tinha nada a ver com você.

Enfim, quanto mais você se programar antes de ir, mais vai poder aproveitar! Para isso, fizemos um outro post AQUI, com várias dicas importantes sobre os parques da Universal, relacionadas a: ingressos, horário de funcionamento, estacionamento, Universal Express (o fura filas da Universal), quando ir, etc.

Agora vamos ao guia!

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Cartão de entrada do Universal Studios / Foto: Site Oficial

Guia Universal Studios Orlando:

O parque é dividido em 7 áreas temáticas, que no sentido horário do parque são: Production Central, New York, San Francisco, The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley, World Expo, Woody Woodpecker’s Kidzone e Hollywood.

Mapa das Áreas – Foto: Site Oficial

Abaixo coloquei as áreas na ordem que a gente sugere fazer. Como a parte do Harry Potter é a que fica mais cheia, e a atração principal não aceita o Express, vale a pena começar por lá, e depois seguir no sentido anti-horário. Coloquei todas as atrações de cada área, e em parênteses sinalizei as imperdíveis e as que são para crianças.

Lembrando que gosto é relativo, e o que é imperdível para um pode não ser para outro. Fiz levando em consideração o que vimos e o que pesquisei sobre cada uma.

1- The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Inspirados nos livros e filmes da saga Harry Potter, essa é a parte mais nova do parque (inaugurada em 2014) – e na minha opinião a mais imperdível – especialmente aos fãs de Harry Potter, que ficarão emocionados e encantados com a riqueza de detalhes do mundo mágico ali recriado.

Você encontrará do lado de fora do muro (antes de entrar no Beco Diagonal) a parte de Londres, onde podemos ver a casa de Sirius Black e até seu elfo doméstico, que de tempos em tempos aparece na janela; a estação de trem King’s Cross, onde é possível pegar o Expresso de Hogwarts e ir até Hogsmeade (no Islands of Adventure); e o Knight Bus (em português Nôitibus Andante), o famoso ônibus roxo de três andares, que circula invisível pelas ruas de Londres. O motorista e a cabeça falante, ficam do lado de fora do Nôitibus e interagem com todos que vão ali posar para foto.

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Pelas ruas do parque do Harry Potter.

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Knight Bus

Já o lado de dentro do muro é onde fica o Beco Diagonal, bairro bruxo onde fica o banco Gringotts, e as diversas lojas onde os alunos compram seus materiais escolares. Lá também é possível provar a famosa cerveja amanteigada (que não é alcoólica); trocar dinheiro de trouxa por dinheiro de bruxo no Gringotts Money Exchange; conhecer a loja dos irmãos Weasleys e provar o Sapo de Chocolate ou os Feijões de Todos os Sabores; conhecer a famosa loja de varinhas – a Ollivanders, onde você pode comprar sua própria varinha; e até conhecer o Knockturn Alley (chamado de a Travessa do Tranco na versão brasileira) – o lado das trevas do Beco Diagonal, onde você encontrará a loja Borgin and Burkes, que possui artigos pertencentes aos Comensais da Morte, além de vários horcruxes.

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Loja temática do Harry Potter onde você encontra algumas iguarias da história como a cerveja amanteigada e os feijões de sabor.

Visitar as lojas das áreas do Harry Potter, tanto no Universal Studios quanto no Islands of Adventure, faz parte do passeio, principalmente para quem é fã de Harry Potter, pois cada produto e cada detalhe nos fazem relembrar e nos sentirmos parte dos filmes. Se os preços não fossem tão salgados, eu teria levado quase tudo!

Harry Potter and the Escape from Gringotts (imperdível*):

Essa atração é o único “brinquedo” dessa área. É uma mistura de simulador 3D com montanha-russa, que te leva até a parte subterrânea do banco de Gringotts, administrado por duendes. Por não ser muito radical, é uma atração boa para quem tem medo de brinquedos com muita emoção, como montanhas-russas.
O ruim dessa atração é que ela não aceita o Universal Express, e costuma ter filas longas. O lado bom disso é que a fila do brinquedo já impressiona bastante, por todos os seus detalhes, fazendo parte da atração. Para quem quiser diminuir o tempo de espera, pode optar pela fila de Single Rider, que é uma fila a parte para preencher “buracos” (cadeiras que sobram nas fileiras), e por isso costuma ir mais rápido. O lado ruim é que, por ter que ir sozinho, você terá que se separar do seu grupo.

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Banco de Gringotts.

guia de parques universal studios Foto: Bruno Tavares

Diagon Alley

guia universal studios orlando Foto: Bruno Tavares

guia univesal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Gringotts Dragon em ação!

Hogwarts Express – King’s Cross Station (imperdível para os fãs):

É o trem que vai da estação King’s Cross, em Londres (que fica no Universal Studios), até a vila de Hogsmeade (que fica no Islands of Adventure). O passeio é rápido e a experiência é muito legal, te faz realmente se sentir dentro do filme! Para fazer este percurso, é necessário que você tenha o ingresso “park-to-park”, que permite transitar entre os dois parques no mesmo dia. A experiência é diferente nos dois sentidos do trem e vale a pena fazer os dois percursos. Mas caso você não tenha tempo para fazer a ida e a volta, opte pelo trajeto que vai de King’s Cross para Hogsmeade, pois a fila da estação de King’s Cross é muito mais interessante e cheia de detalhes legais. Inclusive, preste bastante atenção, pois tem um momento da fila em que você vê as pessoas atravessando a plataforma 9 ¾ e sumindo, da mesma forma que os bruxos fazem no filme! Muita gente não vê esse detalhe que é um dos mais legais da fila do Expresso de Hogwarts, inclusive eu não vi na primeira vez que fui! Só reparei na segunda vez em que pegamos o trem.

guia univesal studios orlando Foto: Bruno Tavares

King Cross Station

guia univesal studios orlando Foto: Bruno Tavares

Hogwarts Express

guia univesal studios orlando

Interior do Hogwarts Express / Foto: Site Oficial

Ollivanders:

Essa é a loja em que os bruxos compram suas varinhas. É possível assistir a um pequeno show mostrando como a varinha escolhe o bruxo. Como todas as vezes que passamos pela loja tinha um pouco de fila para ver esse show, acabamos não assistindo e entramos direto na loja (mas me arrependi depois!). Lá são vendidas as varinhas de diversos bruxos, e você pode comprar a versão normal ou a interativa.

Com a interativa é possível fazer feitiços pelos parques, veja abaixo um vídeo dos atores dos filmes fazendo feitiços:

A varinha não interativa custa $40,00 e a interativa $48,00 (ambos preços sem taxas, vistos em outubro/2016). Além de poder fazer feitiços nos parques, o que muda entre elas é que a interativa vem com um mapa, que indica onde pode ser feito cada feitiço, e a cor da caixinha, que varia de acordo com o bruxo, tendo duas versões de cores para cada. Eu comprei a da Hermione, mas como decidi comprar apenas no fim do dia, e não teria muito tempo para “brincar” com ela no parque, optei pela não interativa.

guia univesal studios orlando

Diagon Alley

2- SAN FRANCISCO

Esta área está em construção para Fast & Furious – Supercharged (Velozes & Furiosos), que está prevista para inaugurar em 2017.

3- NEW YORK

Revenge of the Mummy (imperdível):

É uma montanha-russa no escuro que impressiona bastante pelo cenário criado e pelos efeitos especiais. Ela não tem nenhum looping, uma boa opção para quem tem um certo medo de montanha russa, mas é bem rápida, garantindo a emoção. Ou seja, não decepciona os amantes de montanhas russas, mas também não espanta os que têm medo das mais intensas. Não é a mais radical, mas é uma das mais surpreendentes pelo visual elaborado.

The Blues Brothers Show:

Show que acontece algumas vezes ao longo do dia com o cover da famosa banda de mesmo nome.

4- PRODUCTION CENTRAL

Hollywood Rip Ride Rockit (imperdível para quem não tem medo):

Uma das melhores e mais temidas montanhas-russas de Orlando, a Rockit assusta quando vista de fora, pois ela tem uma subida de 90º, loopings, parafusos, e é bem extensa. O mais legal dela é que você pode escolher qual música quer ouvir durante o percurso, que é todo filmado! No final pode ver seu vídeo e se quiser, comprá-lo.

guia univesal studios orlando

Montanha Russsa Rip Ride Rockit

Despicable Me Minion Mayhem (imperdível):

É um simulador 3D que “transforma humanos em Minions” e conta uma historinha bem fofa do aniversário do dia em que o Gru adotou as meninas. Como o filme Meu Malvado Favorito e os adoráveis Minions conquistaram adultos e crianças, a fila é grande, mas vale a pena conhecer, especialmente se você estiver com crianças ou se for fã dos Minions.
Esse brinquedo permite a entrada de crianças bem pequenas. As que não tiverem a altura mínima permitida (101 cm) poderão entrar com um adulto e sentar na primeira fileira, onde as cadeiras não se movimentam, mas é possível assistir ao filme 3D.

guia univesal studios orlando

Transformers The Ride-3D (imperdível):

Esse simulador 3D é bem parecido com o do Homem-Aranha (no Islands of Adventure) em termos de efeitos. É muito bom e vale super a pena ir!

guia universal studios orlando

Simulador 3D Transformers

Shrek 4-D:

Simulador 4D que continua a história dos filmes. Nós acabamos não indo nele por causa da fila, e não me lembro muito dele na outra vez que fui (em 2007), então não sei dizer se vale a pena. Vi bastante gente falando que ele deixa um pouco a desejar. Então meu palpite é pra você ir se estiver com criança, ou com tempo sobrando.

5- HOLLYWOOD

O cenário dessa área é muito bonito, um ótimo lugar para tirar fotos. Mas as atrações em si não são das mais imperdíveis. Não possui nenhum brinquedo, apenas dois shows. Como não fomos em nenhum dos dois, vou colocar a descrição que está no mapa do parque.

guia univesal studios orlando

guia univesal studios orlando

Terminator 2: 3-D:

“Una forças com o Exterminador em sua mistura futurística de ação ao vivo, efeitos especiais e filmes 3D.”
Acho que só vale a pena ir se estiver com tempo sobrando, pois tem outras atrações mais interessantes no parque!

Horror Make-Up Show:

“Descubra as técnicas usadas pelos maiores artistas da maquiagem para criar efeitos especiais incríveis na tradição de horror do Universal.”

Se você tem curiosidade de ver como esse tipo de maquiagem e efeitos são feitos, pode ser legal assistir. Caso o contrário, acho que dá para passar batido! Além disso, dizem que eles interagem com os visitantes, chamando para participarem da brincadeira, então caso seu inglês não seja tão bom, talvez não seja uma boa ideia!

6- WOODY WOODPECKER KIDZONE

Essa é a área infantil do parque. A única atração que é voltada para adultos também é o clássico E.T.

E.T. Adventure (imperdível):

Essa atração existe desde a abertura do parque, e além disso, foi toda feita com a participação do próprio Steven Spielberg. Ou seja, é um clássico.

Apesar disso, ela traz opiniões divergentes: uns amam, outros acham bem fraca. Confesso que sou do segundo time, talvez por nunca ter assistido ao filme (não me julguem!). Apesar de ser bonitinho, acho bem sem graça, além de que perto das outras atrações, dá pra ver que essa é bem antiga. Mas o Bruno que adora o filme, gostou! Então é bem relativo mesmo. Classifiquei como imperdível por ser um clássico, tanto o filme quanto o brinquedo.

Animal Actors on Location (para crianças):

É um show de animais adestrados, que executam truques utilizados nos filmes de Hollywood, interagindo com a plateia.

A Day in the Park with Barney (para crianças):

É um show interativo onde as crianças poderão ver o Barney e seus amigos ao vivo, cantando as suas músicas mais famosas.

Curious George Goes to Town (para crianças):

É um playground com água perfeito para os dias de verão. Porém as crianças sairão encharcadas, após brincarem com os canhões d’água, fontes, e muito mais. Portanto, não se esqueça de trazer uma troca de roupa.

Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster (para crianças):

É uma montanha russa para crianças que tem o Pica-Pau como tema.

Fievel’s playland (para crianças):

Um enorme playground para as crianças.

7- WORLD EXPO

Área imperdível para os amantes dos Simpsons, pois lá você vai encontrar a famosa Springfield. O Bruno, que é fã do desenho, ficou louco ao encontrar o bar do Moe, a cerveja Duff e até o Krusty Burger. Toda decorada e cheia de detalhes, a área também diverte bastante as crianças.

guia univesal studios orlando

Foto: Site Oficial

Men in Black Alien Attack (imperdível):

Essa é uma atração interativa, na qual você deve derrotar os aliens atirando neles com uma pistola de laser. É uma competição e no final, ganha quem tiver mais pontos. Vale ressaltar que a fila é toda ambientada com cenários do filme, que são muito bem feitos e elogiados por quem vai nesse brinquedo.

Nós não fomos nessa atração. Por não saber do que se tratava, não a priorizamos e acabou não dando tempo. Quando descobrimos que é uma competição, no estilo da do Buzz Lightyear no Magic Kingdom, e da do Toy Story no Hollywood Studios, ficamos super arrependidos, pois nós amamos essas duas!! Por isso vale muito a pena ver antes quais atrações te interessam, e se programar para conseguir ir em todas!

Classifiquei como imperdível pois ouvi muitos comentários positivos sobre essa atração, e por ser nesse estilo de competição, que achamos muito legal. Mas se você não curte muito atrações com competição, pistolas e pontaria, pode achar bem chato.

guia univesal studios orlando

Foto: Site Oficial

The Simpsons Ride (imperdível):

É um simulador muito bem feito, que leva os Simpsons a uma aventura no parque de diversões do palhaço Krusty. O único porém é que sacode bastante, e causa enjoo em muita gente. Então se você enjoa com facilidade, ou tem labirintite, é melhor pensar bem antes de ir.

Nós também não tivemos tempo de ir nesse simulador, mas o Bruno já foi em outra vez que esteve na Universal, e disse que gostou bastante, porém saiu um pouco enjoado. Tirando o fator enjoo, só ouvi falar (muito) bem desse simulador, então acho que vale a pena ir! Mais um pra minha listinha de arrependimentos..

guia univesal studios orlando

Foto: Site Oficial

Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl (para crianças):

Atração infantil no estilo do Dumbo no Magic Kingdom. As crianças menores gostam bastante.

Fear Factor:

Trata-se de um espetáculo onde voluntários participam de uma competição que consiste em desafios envolvendo contato com animais como aranhas, baratas, escorpiões, etc. Também não assistimos à esse show, mas pela descrição lembra aquele programa “No Limite”.

Espero que o Guia Universal Studios Orlando com o resumo das atrações possa te ajudar a conhecer um pouco do Universal Studios, e a montar um roteiro para aproveitar o parque ao máximo!

E você? Tem algo a mais para acrescentar no Guia Universal Studios Orlando? Comente aqui! “

  • Texto escrito por Lívia Marques.

O Mochilando viajou com o apoio da Visit Orlando e Universal.