Um dos cartões postais da Áustria. Hallstatt é um ótimo destino para quem quer conhecer cidadezinhas de contos de fadas.

Hallstatt Áustria é um ótimo destino para quem quer conhecer cidadezinhas de contos de fadas. Hallstatt é um vilarejo de menos de 1000 habitantes, mas certamente é um dos lugares mais conhecidos da Áustria. Isso porque a cidade que fica entre belas montanhas e um lago se tornou um dos cartões postais do país.

Além disso, a cidade fica em uma das regiões mais lindas da Áustria. Não deixe de visitar se você quiser ver paisagens de cair o queixo. O melhor é que apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que fazer em Hallstatt.

A viagem é cheia de atividades para toda a família. Especialmente se você gosta de turismo ao ar livre. Afinal, há diversas trilhas, pontos com vistas panorâmicas, passeio de barco, de funicular, bondinho e muito mais!

A cidade de Hallstatt na Áustria

A história de Hallstatt é uma das mais interessantes do país, sem dúvida. Há indícios de assentamentos humanos pré-históricos! A região é rica em sal, aliás a mina de sal de Hallstatt é a mais antiga do mundo. Atualmente, dá para visitar e até curtir os escorregadores na mina.

Visitei Hallstatt tanto no verão quanto no inverno. O mais legal é que a cidade muda totalmente dependendo da época do ano. Mas uma coisa é certa: o lugar é lindo.

Como dá para ver na foto abaixo, parece que você está em um conto de fadas, qualquer que seja o ângulo ou época do ano.

Como chegar em Hallstatt Áustria

A arquitetura de conto de fadas da cidade de Hallstatt, na Áustria.
A arquitetura de conto de fadas da cidade de Hallstatt, na Áustria.

Hallstatt fica localizada em uma região da Áustria conhecida como Salzkammergut. A cidade tem menos do que 60 quilômetros quadrados e fica espremida entre o lago Hallstätter e as montanhas de Dachstein.

A cidadezinha fica mais perto de Salzburgo do que de Viena. Aliás, o que não falta são tours bate volta a partir de Salzburgo.

Dá para chegar em Hallstatt de trem (e depois fazer a travessia de barco), ônibus diários a partir de Obertraun e também de carro.

Para quem quer ficar apenas em Hallstatt ou só fazer um bate e volta, o melhor é ir de trem a partir de Salzburgo/Bad Ischl até a estação de trem de Hallstatt. Depois, fazer a travessia de barco. É super simples, pois as saídas dos barcos coincidem com os horários dos trens.

Porém se você tem mais alguns dias para aproveitar a região, vale a pena alugar um carro. Assim, vai poder ter maior mobilidade pelos diferentes lagos e vilarejos de Salzkammergut.

A única desvantagem é que em Hallstatt há muito controle para carros. Por isso, estacione antes da entrada do vilarejo, e faça o resto do caminho a pé, ou procure os estacionamentos oficiais da cidade.

E também é sempre possível chegar lá com os ônibus de tours que, principalmente no Verão, lotam a cidade.

Quantos dias ficar em Hallstatt Áustria

Hallstatt no Inverno.
O visual de Hallstatt no Inverno

A menos que você queira visitar as regiões e ao redor, dá para conhecer Hallstatt em um bate volta. Até porque a cidade é minúscula e é possível fazer tudo a pé (ou de funicular).

Já quem quer conhecer a cidade, mas também fazer trilhas ou conhecer também as maravilhas de Dachstein, melhor ao menos um final de semana.

Por fim, para visitar as principais atrações de toda a região, melhor reservar mais de 2 dias. Tudo depende, claro, do seu estilo de viagem.

O que fazer em Hallstatt

Uma das atrações de Hallstatt é o Beinhaus

Hallstätter See

Hallstätter See é o lago de Hallstatt. Durante todo o ano, dá para fazer passeio de barco e super vale a pena! Além de ser um passeio gostoso, ainda oferece vistas únicas e lindas do vilarejo.

No Verão, dá para nadar na maioria dos lagos da região. Mas vale lembrar que eles são lagos de montanha. Ou seja: bastante gelados!

Os mais quentes da área são provavelmente o Wolfgangsee e o Mondsee.

No Hallstätter See, as melhores áreas para dar um tchibum são o Badeinsel e a Strandbad Obertraun. O lago é imenso e a melhor maneira de ir chegar aos diferentes pontos é de carro, mesmo.

Mas se você está a pé, não tem problema. Dá para fazer um lindo passeio pela orla do lado e conseguir vistas incríveis da vila.

Salzwelten Hallein

Salzwelten é a mina de sal de Hallstatt, a mais antiga do mundo. E chegar lá é quase tão legal quanto a visita em si, pois você pode fazer uma trilha ou subir de funicular.

Os tours guiados são em inglês ou alemão. É possível chegar às profundidades da mina usando os escorregadores (com direito a foto estilo Disney em uma das descidas).

Usando o mesmo bondinho é possível visitar o ponto de observação Skywalk Hallstatt. De lá, dá para ver todo o vilarejo e o lago.

Beinhaus

Certamente uma das atrações mais peculiares de Hallstatt. A Beinhaus é um ossuário localizado perto da igreja católica. É uma salinha pequena, mas com fileiras e fileiras de crânios humanos com as mais diversas pinturas.

Lá você pode se informar sobre a história do vilarejo e as diferentes tradições funerárias.

O que fazer – Arredores de Hallstatt

Saindo um pouco do vilarejo em si, a região é simplesmente incrível. Principalmente se você for fã de natureza e vistas exuberantes.

A dica é garantir o aluguel de carro para poder visitar seus pontos turísticos favoritos à vontade.

Cavernas de Dachstein

Dachstein Eishöhle

No vilarejo de Obertraun você vai encontrar o melhor acesso às cavernas de Dachstein.

São duas: a Dachstein Eishöhle, que tem estruturas de gelo iluminadas com cores diferentes e precisa de guia para a visita. E a Mammuthöle, que não tem gelo, mas é uma das mais profundas e longas no mundo.

Krippenstein e 5Fingers

O ponto de observação conhecido como 5Fingers, próximo a Hallstatt Austria

Krippenstein é uma montanha de 2109 metros de altitude também no vilarejo de Obertraun. Da cidade você pega um bondinho que sobe até o topo, onde há o ponto de observação conhecido como 5Fingers, pelo formato similar a uma mão com os dedos esticados.

Sem dúvida um dos melhores pontos de observação da área. A passarela segue em direção ao precipício, com trechos feitos inteiramente de vidro.

Dachstein Hängebrücke – a “Escada para o nada”

Dachstein Hängebrücke, próximo a Hallstatt na Austria

Certamente essa é uma região para quem curte vistas incríveis, como dissemos. Dachstein Hängebrücke é uma ponte suspensa sob os precipícios alpinos e não é para quem tem medo de altura!

Além da ponte, você também pode visitar o palácio de gelo (um excelente programa para fazer com crianças!). Há também o Sky Walk, um passeio de 10 minutos pelas alturas e, claro, a “escada para o nada”, que é um ponto de observação maravilhoso.

Tudo isso fica no mesmo “complexo” chamado Der Dachstein, junto com trilhas, pistas de esqui e um restaurante no topo da montanha.

Passeio no Schafbergbahn

O Schafbergbahn, passeio de trem com essa linda vista
O Schafbergbahn, passeio de trem com essa linda vista

A cidadezinha de St. Wolfgang também é bem famosa pela região, especialmente para peregrinos durante os séculos. Hoje em dia, turistas lotam a cidade para visitar suas ruinhas encantadoras, passear pelas margens do lago Wolfgangsse e visitar a igreja do século 14.

Mas é provável que a principal atração seja o passeio de trem. O famoso Schafbergbahn, que fez parte do filme “A Noviça Rebelde” é o trajeto mais íngreme de trem na Áustria, é uma atração à parte.

O passeio de trem é super fofo, e além disso também tem cenas lindíssimas dos Alpes. Como nem tudo é perfeito, há um problema: lota. Por isso, o melhor é chegar cedo, comprar ingresso para um horário mais tarde e ir curtir a cidadezinha nesse meio tempo. O trem não funciona durante os meses do Inverno.

Estação de Ski em Hallstatt

A melhor região para esquiar em Hallstatt é na área das montanhas de Dachstein, com certeza. Durante os meses de Dezembro a Março é possível descer as montanhas da área, além de fazer trilhas de cross-country.

Outro lugar bom para esqui na região é a montanha de Alberfeldkogel, em Ebensee. Lá é ótimo para fazer hiking durante o verão ou cross-country ski no Inverno. Por lá também há descidas de fácil a médio para esquiadores.

Perto da região de Salzkammergut, onde fica Hallstatt, Salzburg também possui ótimas opções de resorts alpinos para quem quer praticar esportes como esqui e snowboarding.

Como os Alpes seguem em direção oeste, até a Suíça, quanto mais para oeste você for, mais opções de esqui haverá. Não deixe de ver nosso guia sobre Innsbruck, uma das cidades mais lindas austríacas e no centro das montanhas alpinas.

Mas esqui é praticamente o esporte nacional austríaco. Até mais do que isso, é um estilo de vida por lá. Então qualquer roadtrip que você fizer vai dar para ver pessoas esquiando e elevadores para os esquiadores até mesmo nos menores vilarejos.

Vale lembrar que uma das coisas mais legais da Áustria é o quanto eles sabem aproveitar cada estação do ano. A maior parte das pistas de esqui, por exemplo, se tornam trilhas para caminhada e trilhas de mountain biking no Verão.

Os lagos são pontos de mergulho, passeios de barco ou até locais de prática de esportes como windsurfing durante os meses mais quentes. Como eles não chegam a congelar, os passeios de barco rolam durante o ano todo.

O que fazer em Hallstatt à noite

Hallstatt Áustria, o vilarejo de menos de mil habitantes, não tem a vida noturna agitada, como é de se esperar. Entretanto, há sim opções de coisas para fazer durante à noite na cidade ou pela região.

Por exemplo, dependendo da época do ano você pode ter a sorte de conseguir frequentar alguns festivais de música e arte. O festival de Lehár, em Bad Ischl, acontece de Julho a Agosto.

Na mesma cidade há até opções de vida noturna, como o pub/balada K.u.K. Hofbeisl, que funciona até às 4 da manhã às sextas e sábados, com DJ da casa.

Para quem buscas bares e baladas, o 12Almbar, em St. Gilgen, é uma opção na área. Até 21h, é um típico bar. Depois disso, vira casa noturna. Às vezes tem eventos especiais por lá, então vale a pena conferir o site.

Onde comer em Hallstatt

Em Hallstatt, uma boa opção para jantar é o Restaurant zum Salzbaron, com comida europeia, gourmet e perfeita para quem gosta de pratos frescos de temporada.

Já em Obertraun, cidade onde ficam as cavernas de Dachstein e muito do turismo que recomendamos por aqui, a dica é jantar na Pizzeria Kegelbahn. Aberto até meia noite, é uma opção mais em conta na região, mas não menos gostosa. Além disso, tem uma charmosa área externa e, curiosamente, duas pistas de boliche.

O Brot & Wein, em Gmunden, é uma opção para quem, como o próprio nome diz, gosta de vinho (e pão). O bar de vinhos fica em um porão decorado com diferentes pôsteres e, apesar de ser um bar, fecha lá pelas 22h.

Hotéis em Hallstatt

Mesmo sendo bastante turística, vale lembrar que Hallstatt é muito pequena e extremamente popular. Assim, os hotéis e pousadas acabam sendo bem mais caros e lotam rápido. Então, é importante se planejar com antecedência.

Separamos algumas opções onde ficar na cidade, confira:

Veja toda as opções onde fica em Hallstatt Áustria com os melhores preços no Booking clicando aqui.

Hallstatt Hideaway ($$$)

Quarto do Hallstatt Hideaway
Vista para o lado no Hallstatt Hideaway, na Austria

O Hallstatt Hideaway é um dos mais luxuosos hotéis do vilarejo, oferece quartos com varandas, jacuzzis e vistas para o lago. Simplesmente sensacional.

Ele é perfeito para casais, mas só para adultos. O hotel tem spa, uma área privativa de “praia” no lago e estacionamento próprio.

Diárias a partir de 400 euros com café da manhã pago à parte.

Veja os preços e disponibilidade do Hallstatt Hideaway e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Weisses Lamm ($$)

Weisses Lamm
Quarto do Weisses Lamm em Hallstatt Austria

O Weisses Lamm tem um ótimo custo benefício para quem faz questão de ficar em Hallstatt e não abre mão de conforto. O hotel fica pertinho do centro de Hallstatt, ou seja, perto de tudo. Os quartos são lindos e espaçosos e há vistas para a cidade.

O hotel também oferece um bom café da manhã incluso e você pode fazer suas refeições no restaurante deles.

Diárias a partir de 120 euros com café da manhã incluso.

Veja os preços e disponibilidade do Weisses Lamm e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Hallstatt Lakeside ($)

Hallstatt Lakeside na Austria
Area do Hallstatt Lakeside na Austria

O Hallstatt Lakeside certamente uma das melhores e mais em conta opções no vilarejo! Você pode reservar um quarto ou o apartamento inteiro do estabelecimento. Localizado à beira do lago, há um jardim e área particular de praia.

Excelente também para famílias, pois mesmo os menores quartos têm cama e sofá-cama.

Veja os preços e disponibilidade do Hallstatt Lakeside e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Dicas de Hallstatt – Moeda, visto, língua e outras informações

Hallstatt fica na Áustria, que é uma país da União Europeia e zona Schengen. Isso significa que para ir para lá brasileiros não precisam de visto de turismo. Porém, é importante estar preparado para coisas básicas que a imigração pode te perguntar ou pedir.

Por exemplo, tenha em mão as informações da sua hospedagem, um seguro viagem para Europa que cubra o período que você estiver viajando e também sua passagem de volta. Isso caso sua viagem seja tradicional de turismo, mas vale a pena checar requerimentos básicos de entrada na Áustria.

Além disso, não há voos diretos do Brasil para a Áustria. Caso você entre por algum país da Zona Schengen, seu processo de imigração será feito no país de entrada (por exemplo, Alemanha ou Itália).

Se for feito em um país de fora da Schengen (Inglaterra -ainda- é União Europeia, mas não é Schengen!), passará por dois processos de imigração.

Língua – Alemão na Áustria

Na Áustria a língua oficial é o alemão, que é um pouquinho diferente do alemão falado na Alemanha, mas nada muito absurdo (batata é “kartoffel” na Alemanha, mas “erdapfel” na Áustria, por exemplo). Além disso, o país tem vários dialetos diferentes e mesmo fluentes em alemão podem ter alguma dificuldade.

Mas não se assuste! Grande parte da população, especialmente os mais jovens e nos maiores centros urbanos (ou áreas turísticas), falam inglês. Entretanto, raramente você vai encontrar um austríaco que fale português.

Em Hallstatt, especialmente, por conta do enorme número de turistas chineses, você vai perceber que há inúmeras placas em mandarim (mas em inglês também). Além disso, a Áustria em geral está super bem preparada para lidar com turismo e recebe visitantes do mundo todo.

Na dúvida já vai estudando: “por favor” é “bitte”, “obrigado/a” é “danke” e “o/a senhor/a fala inglês” é “Sprechen Sie Deutsch?”.

Um cumprimento típico austríaco que você pode usar em vez de oi é “Grüß Gott”, que se pronuncia como “grus gót’.

A moeda austríaca

A Áustria faz parte da zona do Euro, o que facilita quem tem outros destinos na região. Afinal, a moeda oficial do país é o euro. Os austríacos costumam pagar as coisas com dinheiro e é comum os lugares não aceitarem nem cartão de débito, quanto mais o de crédito.

Por isso, e principalmente em cidades menores ao redor de Hallstatt, vale a pena andar com uma quantidade boa em dinheiro vivo. Além disso, sempre cheque nos estabelecimentos (inclusive restaurantes) se eles aceitam cartões.

Roteiro Áustria

Gostou de Hallstatt? Sem dúvida é um dos lugares mais famosos da Áustria. Um dos seus principais cartões postais.

Como deu para perceber, a região toda é linda. Mas o país todo é realmente um lugar sensacional para quem gosta de história, cultura e belezas naturais. Apesar de não ter voos diretos do Brasil, há conexões super simples e fáceis e viajar dentro da Áustria também é tranquilo por carro, ônibus, trem ou até avião.

Por isso, não deixe de conferir o nosso guia completo com dicas do que fazer na Áustria, sugestões específicas para cidades como Viena, Salzburg e outras, hospedagem e tudo que você precisa saber para viajar pela Áustria.

Leia tudo sobre Áustria:

Planeje sua viagem para Hallstatt

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá!

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Viena, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena!

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar  

3) Seguro Viagem para a Áustria é OBRIGATÓRIO

Ter um seguro viagem para Áustria é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

4) Compre o chip de celular para a Áustria para ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: AMERICA CHIP

Que tal passar toda sua temporada na Áustria 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Áustria. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: Rent Cars

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Obs:  Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Gostou das nossas dicas de Hallstatt na Áustria? Deixe seus comentário e dúvidas aqui…