Procurando um lugar para ficar em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo)? Então confira nosso guia completo com os melhores hoteis em Machu Picchu para escolher o seu!

Machu Picchu é um dos destinos mais procurados da América do Sul, e fazer uma viagem para lá exige bastante planejamento. Se você está montando seu roteiro para conhecer a principal atração do Peru e quer saber quais são suas opções de estadia, continue lendo para descobrir os melhores hotéis em Machu Picchu. 

A grande maioria das hospedagens para o Santuário Histórico fica num vilarejo conhecido como Machu Picchu Pueblo, ou Aguas Calientes (como era chamado antigamente). Lá é o último povoado antes das montanhas andinas onde a famosa Cidade Perdida dos Incas se encontra.

Existem, ainda, outras localidades próximas que podem ser utilizadas como cidade base para quem visita a atração histórica. No entanto, todas ficam mais distantes da entrada da cidadela, tornando a viagem um tanto quanto mais cansativa.

Se você quer encontrar um bom hotel para descansar bem antes de subir a famosa montanha, ou uma hospedagem super completa para se recompor depois de um dia cansativo nas ruínas, veja nossa seleção de hotéis em Machu Picchu para escolher o que melhor se encaixa com sua viagem.

Foto da correnteza do rio Urubamba, com pedras imensas, vegetação abundante e o hotel Sumaq Machu Picchu iluminado ao fundo.
O rio Urubamba, que banha a cidade de Aguas Calientes, com o Sumaq Machu Picchu hotel iluminado ao fundo

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Onde ficar em Machu Picchu

A Cidade Perdida dos Incas fica localizada no topo de uma montanha na Cordilheira dos Andes peruana, rodeada por cumes ainda mais altos. A atração é bem remota, e requer certo planejamento para ser visitada. Por isso, não existem grandes ofertas de hoteis em Machu Picchu, mas sim no vilarejo mais próximo do Santuário.

Aguas Calientes, como ainda é conhecido por alguns o povoado de Machu Picchu Pueblo, é o local com estrutura que fica mais perto do monumento histórico. Separados por uma distância de quase nove quilômetros, a vila vive do turismo e oferece tudo que o viajante precisa: hospedagens, restaurantes, roupas, lembrancinhas…

Se hospedando por lá, você consegue ser um dos primeiros a visitar as ruínas no dia. As opções de como chegar em Machu Picchu dali são as mais simples – você pode caminhar por algumas horas ou ir de ônibus, numa viagem que dura pouco mais de 20 minutos.

Existem outras opções de onde ficar em Machu Picchu, como as cidades do Vale Sagrado dos Incas ou Cusco. Mas, se você optar por algum desses lugares, vai precisar planejar melhor seu transporte até a cidadela. Até porque, com as novas regras de ingresso para Machu Picchu, você precisa estar atento ao horário para conseguir curtir o passeio.

Melhores hotéis em Machu Picchu

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

Pensando na facilidade do acesso, os hoteis em Machu Picchu Pueblo são sua melhor escolha durante a viagem à cidadela inca. Nós recomendamos, inclusive, escolher sua estadia na cidade para o dia anterior à visita ao Santuário Histórico. Assim você vai estar bem descansado, e consegue chegar lá bem cedo.

Como a cidade é pequena, não precisa se preocupar muito com a localização do hotel. No geral, é bom escolher um mais próximo da praça, da estação do trem ou do local onde se pega o ônibus para Machu Picchu.

>> Leia mais sobre Como chegar em Machu Picchu

O melhor hotel para você vai depender mesmo do estilo da viagem que você está planejando. Vai para o Peru em busca de aventuras, e um pernoite simples em Aguas Calientes é o suficiente para descansar? Quer algo bastante confortável, mas sem luxo? Ou pretende conhecer o Santuário Histórico e ao mesmo tempo relaxar, renovar as energias?

Confira nossa seleção de hoteis em Machu Picchu para cada perfil mais abaixo.

Hotéis baratos em Machu Picchu

Você já deve ter notado que conhecer as famosas ruínas incas não é nada barato. O ingresso e o transporte já são bem salgados, e por isso é uma boa ideia buscar preços mais baixos na hospedagem em Águas Calientes.

Se você vai fazer trilha pelas montanhas andinas, ou tem um perfil mais mochileiro em viagens, aposte em um hostel na cidade. Abaixo indicamos alguns ótimos, bem avaliados e com estrutura super boa, com tudo que é necessário para uma boa noite de descanso antes de seguir caminho.

Quem tem um perfil mais econômico também vai gostar dessas sugestões. Existem boas opções de hoteis em Machu Picchu para uma estadia mais barata, inclusive com indicação de hotel mais simples, mas bem equipado e confortável.

Nossas indicações:

  • Andino Hotel ($): quartos aconchegantes e bem arrumados, com ótimo preço, perto da praça principal.
  • Catari’s House ($): pousada simples, com quartos confortáveis e próxima ao ponto de ônibus.
  • Perumanta B&B ($): camas amplas em quarto simples, mas bem localizado, com funcionários que buscam os hóspedes na chegada.
  • Hostel Machu Picchu Land B&B ($): hostel bem localizado, confortável, prepara um lanche para o passeio nas ruínas.
  • Supertramp Hostel Machupicchu ($): um dos hostels mais populares, o Supertramp tem quartos coloridos e ótimo café da manhã.
  • Hostal Machu Wasi ($): quartos espaçosos, lanche preparado para os que saem antes do horário de café, e vista para a natureza.

Confira mais opções de hospedagem em Machu Picchu Pueblo clicando aqui.

 Foto do Andino Hotel em Machu Picchu
Quarto no Andino Hotel – Clique na foto para reservar
Foto de um dos hotéis em Machu Picchu Land
Cama no Hotel Machu Picchu Land – Clique na foto para reservar
Foto de quarto no hostel Supertramp em Machu Picchu
Quarto no Supertramp em Machu Picchu – Clique na foto para reservar

Quer ver todas as opções de hotéis em Machu Picchu nas datas de sua viagem?

As acomodações por lá são super concorridas e quanto antes reservar, mais barato você paga pela diária no Booking.com. Veja mais detalhes clicando nos preços do mapa:

Booking.com

Hoteis com bom custo-benefício em Machu Picchu

Quem quer passar apenas uma noite ou duas em Machu Picchu Pueblo, mas quer ter o máximo proveito do lugar em uma estadia com bom custo-benefício, vai gostar das opções que selecionamos na cidade.

Por preços médios, os hotéis em Machu Picchu que indicamos com certeza vão atender às suas expectativas. São boas hospedagens, entre hotéis boutique e serviços de categoria três estrelas, equipadas com tudo que é necessário para uma boa estadia antes ou depois de conhecer as ruínas incas.

Selecionamos alguns dos hotéis mais bem avaliados na cidade, que oferecem quartos confortáveis, ótimas instalações, staff prestativo, café da manhã completo para uma refeição reforçada antes de explorar o local, entre outras facilidades.

>> Veja outras opções de hospedagem em Onde ficar em Machu Picchu

Nossas indicações:

  • Casa Andina Standard Machu Picchu ($$): bons quartos, próximos da estação de trem e do ponto de ônibus, com restaurante próprio.
  • Golden Sunrise Machupicchu ($$): camas extra grandes em instalações novas, aconchegantes e silenciosas, mas próximas de tudo.
  • Qhaqya ($$): equipe prestativa, dá dicas sobre o passeio à Machu Picchu, quartos confortáveis e café da manhã servido bem cedo.
  • Pico’s House ($$): ambiente acolhedor e bem decorado, com camas macias e café da manhã que pode levado para o passeio nas ruínas.
  • Panorama B&B ($$): decoração acolhedora e linda vista do rio e da natureza, você vai se sentir em casa neste hotel.
  • Hotel La Cabaña Machupicchu ($$): quartos super aconchegantes, camas grandes e decoração peruana, com opção de hidromassagem.
  • Jaya Machupicchu ($$): hotel da rede La Cabaña, com camas amplas em quartos bastante espaçosos e café da manhã variado.
  • Tierra Viva Machu Picchu ($$): ótima localização, funcionários buscam hóspedes na chegada, instalações excelentes e buffet variado.

Confira mais opções de hospedagem em Machu Picchu Pueblo clicando aqui.

Foto de quarto amplo no Golden Sunrise, um dos hoteis em Machu Picchu
Quarto espaçoso no Golden Sunrise – Clique na foto para reservar
Quarto no Picos House, opção de hotel em Machu Picchu
Cama aconchegante no Pico’s House – Clique na foto para reservar
Foto de quarto triplo no Panorama B&B. um dos melhores hoteis em Machu Picchu
Quarto triplo no Panorama B&B – Clique na foto para reservar
Foto de quarto com cama espaçosa, confortável e decoração andina no La Cabaña Hotel.
Quarto super aconchegante no La Cabaña Hotel – Clique na foto para reservar

Esqueceu de fazer o seu seguro viagem?

Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para garantir 5% de desconto depois de comparar as coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado no SegurosPromo.

Hoteis de luxo em Machu Picchu

Agora, se você busca um hotel em Machu Picchu para relaxar completamente, desfrutar de um serviço de primeira, com benefícios de luxo para seu completo conforto, os hoteis de luxo em Machu Picchu são os ideais para você.

Não existem muitas acomodações cinco estrelas em Aguas Calientes – são apenas três hotéis desse tipo na cidade. Outras opções que funcionam no mesmo molde, sendo apenas uma categoria abaixo, também podem ser uma boa escolha.

Esses hotéis mais sofisticados são uma boa indicação principalmente se sua viagem for romântica, como para uma lua de mel em Machu Picchu, ou então se você estiver buscando um refúgio para se revigorar durante o passeio.

Durante sua estadia, aproveite para se renovar com uma massagem no spa, relaxe em meio às montanhas andinas com boas opções gastronômicas, e se desligue um pouco do mundo externo para se conectar com a natureza ao seu redor.

O Sumaq Machu Picchu Hotel é uma ótima indicação de hotel cinco estrelas na cidade. O Inkaterra também pode ser uma boa escolha, principalmente se você estiver buscando bastante contato com a flora e fauna locais. Confira as demais opções que selecionamos na lista abaixo.

>> Veja mais opções no post hotéis de luxo em Machu Picchu

Nossas indicações:

  • Casa del Sol Machupicchu ($$$): hotel excelente, recepciona os hóspedes com suco e toalhinhas úmidas, tem vista para o rio e mimos como bombons nos quartos.
  • Hatun Inti Boutique Machupicchu ($$$): quartos com lareira, hidromassagem e vista para o rio Urubamba nesse ótimo hotel quatro estrelas.
  • Sumaq Machu Picchu Hotel ($$$): um dos melhores hoteis de luxo de Aguas Calientes, com instalações ótimas e muitas atividades culturais para os hóspedes.
  • Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel ($$$): quartos super confortáveis em meio à natureza, com passeios para conferir a flora e fauna locais.

Confira mais opções de hospedagem em Machu Picchu Pueblo clicando aqui.

Cama super espaçosa no Casa del Sol, um dos melhores hoteis de Machu Picchu
Quarto com cama beeem espaçosa no Casa del Sol – Clique para reservar
Cama com toalhas em formado de ganso no Hatun Inti, um dos hoteis em Machu Picchu
Cama no Hatun Inti Boutique Machupicchu – Clique na foto para reservar
Foto de quarto duplo no Sumaq Machu Picchu Hotel
Quarto no Sumaq Machu Picchu Hotel – Clique na foto para reservar
Foto de quarto com cama espaçosa no Inkaterra Machu Picchu
Cama espaçosa no Inkaterra Machu Picchu – Clique na foto para reservar

Hotel no Santuário Histórico de Machu Picchu

Há apenas um hotel no alto das montanhas onde fica o Santuário Histórico: o Belmond Santuary Lodge ($$$). A localização da hospedagem é imbatível, bem ao lado da entrada para Machu Picchu. Só isso já garante uma experiência única para quem decide ficar nele.

O Belmond é um hotel sofisticado, de categoria cinco estrelas, indicado especialmente para quem buscar uma estadia diferente em meio aos encantos das ruínas incas. Imagine tomar seu café da manhã com vista para Huayna Picchu, uma das montanhas que rodeiam a atração histórica mais famosa da América do Sul. Incrível, não é?

Fora isso, outra vantagem do hotel é o acesso à cidadela inca. Por estar bem ao lado da atração, há uma facilidade em relação a quem começa o trajeto bem cedo, no finzinho da madrugada, para chegar ao local a tempo de ver o sol nascer.

Se hospedando ali, você consegue ser, literalmente, o primeiro a acessar as ruínas, assim que abrirem.Planeje sua viagem com antecedência para garantir sua vaga! Reservar seu quarto no Belmond Sanctuary Lodge agora mesmo, clique aqui para conferir os quartos disponíveis.

Foto de quarto com cama ampla no Belmond Sanctuary Lodge
Cama do Belmond Sanctuary Lodge – Clique na foto para reservar
Foto de espaço com sofás, mesinha para chá e almofadas no Belmond Sanctuary Lodge
Espaço comum no Belmond Sanctuary Lodge
Foto de mesa do restaurante do hotel em Machu Picchu, Belmond Sanctuary Lodge, com vista para as montanhas ao redor
Que tal um almoço com vista assim? Clique na foto para reservar seu quarto no Belmond Sanctuary Lodge

Gostou das nossas indicações de hotéis em Machu Picchu? Já escolheu em qual vai se hospedar durante sua ida ao monumento histórico? Conta pra gente!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Machu Picchu

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Peru, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no Peru, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: AMERICA CHIP

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia Também

Onde Ficar em Machu Picchu – Qual a Melhor Opção?

Hoteis de Luxo em Machu Picchu para Relaxar nas Montanhas

Como chegar em Machu Picchu – O Guia Completo

Inca Rail – Como Viajar com Conforto até Machu Picchu

Sumaq Machu Picchu Hotel – Nossa Avaliação