Está planejando uma viagem para as famosas ruínas incas? Qual tal passar um tempo mais relax em um hotel cinco estrelas do local? Confira os melhores hoteis de luxo em Machu Picchu para se hospedar!

Nada melhor que um quarto aconchegante com uma boa cama para descansar depois de um dia de viagem, não é mesmo? Quem vai até Machu Picchu enfrenta um longo caminho até as ruínas incas, e para aproveitar bem o local o ideal é estar bem disposto. Para isso, os hoteis de luxo em Machu Picchu são uma ótima opção, e aqui você confere os melhores. 

Na região, a grande maioria dos hotéis fica em uma vila chamada Machu Picchu Pueblo ou Aguas Calientes, distante dos sítios arqueológicos por alguns quilômetros. São poucas as hospedagens de luxo por lá, e aqui reunimos as melhores para você aproveitar bastante sua ida ao local.

Seja para uma viagem especial, como uma lua de mel em Machu Picchu, ou um passeio com mais aventura, uma boa estadia é essencial naquela região.

Nossa dica é dormir no vilarejo uma noite, e partir para o Santuário Inca logo pela manhã. Uma viagem de bate-volta de Cusco pode ser bem cansativo.

Confira os melhores hoteis de luxo em Machu Picchu, tenho certeza que você vai querer estender seu tempo por lá com essas opções. 😉

Foto de lobby e recepção do Sumaq Machu Picchu Hotel
Que tal se hospedar com o maior conforto em sua viagem? O Sumaq é um dos hoteis de luxo em Machu Picchu

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Localização dos hoteis de luxo em Machu Picchu

Existem somente três hotéis de luxo em Machu Picchu. Dois ficam em Aguas Calientes, o Sumaq e Inkaterra. Enquanto o Belmond Sanctuary Lodge é o único na mesma área do Santuário Inca.

Confira no mapa a localização das hospedagens cinco estrelas em Machu Picchu Pueblo e no alto das montanhas andinas do Santuário Histórico:

Qual hotel de luxo em Machu Picchu você vai escolher?

Sumaq Machu Picchu, um dos hoteis de luxo em Machu Picchu Pueblo

O que vale a pena: hotel de luxo com muitas atrações para os hóspedes, ideal para casais.

O Sumaq Machu Picchu Hotel é um dos únicos hotéis cinco estrelas a caminho da cidadela inca, e uma das melhores opções para se hospedar por lá. Com quartos aconchegantes para uma boa noite de sono antes ou depois do passeio às ruínas, o serviço do hotel é excelente, com spa, restaurante e diversas atividades culturais.

A cultura andina é bastante explorada pelo Sumaq, o que é um dos pontos positivos do hotel. A decoração é toda inspirada nos povos indígenas da região, com máscaras douradas e tecidos coloridos compondo os ambientes. Vários antigos costumes incas também estão presentes na programação oferecida aos hóspedes.

Dentre as atividades disponíveis, destaque para as aulas de culinária, que ensinam a fazer ceviche e pisco sour, a cerimônia para Pachamama (agradecimento à terra), e um almoço pachamanca – onde alimentos típicos do Peru são assados embaixo da terra. Outra opção ainda é o matrimônio andino, boa escolha para viagens mais românticas.

O Sumaq se destaca por oferecer diferenciais de luxo na intenção de fazer o hóspede ficar mais de uma noite. Além disso, o concierge do hotel também dá suporte com guia para excursões até a montanha, de ônibus ou pela trilha inca. Vale muito a pena para quem quer conhecer Machu Picchu sem se desgastar planejando o passeio.

>> Leia também a nossa avaliação completa do Sumaq Machu Picchu Hotel

Veja os preços e disponibilidade do Sumaq Machu Picchu Hotel e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Fachada do Sumaq Machu Picchu Hotel.
Vista de fora do Sumaq Machu Picchu Hotel – Foto: Sumaq
Quarto duplo do Sumac, uma das opções de hoteis de luxo em Machu Picchu.
Quarto do Sumaq Machu Picchu Hotel – Clique na foto para reservar
A decoração inca no Sumaq, um dos hoteis de luxo em Machu Picchu
Ambiente decorado na parte interna do Sumaq – Foto: Flávio Antunes
Xamã em ritual Pago a la Tierra para Pachamama no Sumaq
Cerimônia “Pago a la Tierra” à Pachamama no Sumaq – Foto: Sumaq

Inkaterra, Hotel de Luxo em Machu Picchu Pueblo

O que vale a pena: hospedagem de luxo em meio a natureza e pássaros.

Outro hotel de luxo em Machu Picchu é o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, que promove uma viagem autêntica à natureza peruana. Também localizado nas margens do rio Urubamba, bem próximo da estação de trem, a hospedagem faz parte de uma área verde de 12 acres, com terraços, caminhos de pedra, cachoeiras e 83 cabanas para se hospedar.

No bosque do hotel existe a maior coleção de orquídeas nativas do mundo, com 372 tipos da flor. Além disso, 214 espécies de pássaros vivem no local, incluindo espécies como o galo-da-serra-andino. O Inkaterra oferece algumas excursões internas, como passeios para a observação dos pássaros e das orquídeas, além de caminhadas e visita à plantação de chá.

O Unu Spa do hotel combina serviços clássicos de spa com a cultura andina presente no local. Os ingredientes utilizados são naturais, extraídos de plantas nativas. Já o restaurante do Inkaterra serve o melhor da cozinha peruana, combinando a refeição com uma bela vista do rio próximo do hotel. Café da manhã, chá da tarde e jantar estão inclusos na diária.

No hotel, sete tipos de acomodação estão disponíveis para os hóspedes. Todos os quartos são super confortáveis, com ótimas camas para uma boa noite de sono em Machu Picchu Pueblo. Algumas opções são mais completas, ideais para quem busca uma estadia em local mais equipado ou para quem viaja com a família.

Veja os preços e disponibilidade do Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Lobby aconchegante de um dos hoteis de luxo em machu picchu, inkaterra
Lobby com lareira no Inkaterra – Foto: Inkaterra
Foto de amplo espaço de suíte do Inkaterra, um dos hotéis de luxo em Machu Picchu, com vista para floresta e lareira no quarto
Suíte do Inkaterra – Foto: Inkaterra – Clique na foto para fazer sua reserva
Vista do restaurante do Inkaterra, em meio à floresta andina
Vista do restaurante do hotel – Foto: Inkaterra

Belmond Sanctuary Lodge, único hotel de luxo em Machu Picchu ao lado das ruínas

O que vale a pena: ótima localização, bem ao lado das ruínas Incas. Hotel do mesmo grupo do Copacabana Palace tem serviço excelente, com uma experiência única e exclusiva.

A localização do Belmond Sanctuary Lodge é super privilegiada, a mais de 2400 metros de altitude, bem ao lado da entrada para a cidadela de Machu Picchu. É a única hospedagem no alto da atração, e do jardim, você tem vista direta para a montanha Huayna Picchu (aquela que aparece no fundo das fotos turísticas no Santuário).

Uma das principais vantagens do hotel é a facilidade ao acesso às ruínas Incas. A maior parte dos viajantes chegam ao local de ônibus pela manhã, então se você acordar cedo, consegue ser um dos primeiros a entrar no parque. Outro destaque é o serviço cinco estrelas em plena montanha andina, uma exclusividade do Belmond.

São 31 quartos e suítes de luxo para viajantes que buscam o máximo de conforto numa ida ao Santuário. O hotel Belmond também dispõe de restaurante, spa, e diversas atividades culturais pela região, inclusive auxiliando com excursões guiadas pelas ruínas.

A rede Belmond também tem trens no Peru, como o Hiram Bingham, que é um vagão de luxo retrô para quem não dispensa conforto durante o caminho.

Veja os preços e disponibilidade do Belmond Sanctuary Lodge e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Entrada do hotel de luxo em Machu Picchu Belmond Sanctuary Lodge
Entrada do Belmond Sanctuary Lodge
Foto de quarto do Belmond Sanctuary Lodge, único hotel de luxo em Machu Picchu
Quarto no Belmond Sanctuary Lodge – Clique na foto para reservar o seu
Mesa de café da manhã, com suco e frutas, posta no jardim do Belmond com vista para as montanhas
Café da manhã no jardim com vista para Huayna Picchu
Um dos hoteis de luxo em Machu Picchu, o Belmond tem vista privilegiada das montanhas por conta da localização. Na foto vemos uma mesa do restaurante com janela
Vista das montanhas no restaurante do hotel de luxo em Machu Picchu

E então, gostou das nossas dicas de Hotéis em Machu Picchu? Já sabia que até em Machu Picchu é possível viajar com luxo e conforto? Conta pra gente nos comentários!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Machu Picchu

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Peru, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar em Machu Picchu, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Leia mais sobre o Peru

Inca Rail – Como Viajar com Conforto até Machu Picchu

Sumaq Machu Picchu Hotel – Nossa Avaliação

Ingresso para Machu Picchu – Como funciona?

Hoteis em Lima – 21 Opções nas Melhores Regiões da Cidade

Hoteis de Luxo em Lima – Nossa Indicação dos 8 Melhores da Cidade

Lua de Mel em Lima – 7 Dicas para a Viagem Perfeita

Passeios em Cusco – 10 programas imperdíveis na cidade

O que fazer em Lima – Dica para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade

Choquequirao – Tudo sobre os 4 dias de trilha para a cidade perdida