Ibitipoca reúne inúmeras belezas naturais, gastronomia de qualidade, diversão e arte sem deixar de fora as tradições e a simplicidade.

Ibitipoca é uma pequena vila localizada no município de Lima Duarte em Minas Gerais. Fica bem próxima da cidade de Juiz de Fora e não muito longe do Rio de Janeiro. Assim, é bem comum encontrar um mix de sotaques por lá.

A charmosa vila surgiu no século 17 e conserva em sua história a época que os bandeirantes descobriram ouro na região e acabaram por se instalar no local. Com a escassez do minério a cidade ficou esquecida e só veio a ser redescoberta com o turismo, tendo como principal destaque as atrações naturais do Parque Estadual do Ibitipoca.

A região desconhece crises estéticas, por onde quer que se vá há sempre uma bela paisagem para registrar, seja na câmera ou na lembrança. Inclusive, Ibitipoca ganhou fama como um dos cenários mais cobiçados nas redes sociais. “A Janela do Céu”, por exemplo, é um riacho perfeitamente emoldurado por vegetações tendo como pano de fundo uma imensidão de montanhas.

Um prato cheio para os aventureiros e praticantes do ecoturismo, a vila oferece experiências radicais em torno dos atrativos naturais, chegando a receber eventos pontuais de rali a bordo de carros 4×4 e motos nos arredores da serra.

Para quem busca desacelerar, a região oferece lugares e momentos de contemplação no melhor estilo rústico, porém elegante, possíveis de se notar nas construções, gastronomia, arte e na maneira que a vida acontece por lá.

Confira algumas dicas sobre o vilarejo e já aproveite para reservar uma data para conhecer Ibitipoca 🙂

O que fazer em Ibitipoca

Vista da Janela do Céu no Parque Estadual de Ibitipoca
Parque Estadual do Ibitipoca, Janela do Céu – Foto: Marcos Lamas, via wikimedia

O Parque Estadual do Ibitipoca é o principal atrativo da pequena vila. Muito conhecido por suas belas trilhas que dão acesso há magníficas cachoeiras, grutas, riachos cor de coca-cola e mirantes de onde se tem as melhores vistas da região. O local é uma área de proteção que abriga exemplares da mata atlântica e espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo guará.

Para começar a aventura o visitante tem de acordar cedo, o parque abre às 7h e alguns passeios levam quase o dia todo. Então, é bom ir preparado com tênis antiderrapante, roupas confortáveis, traje de banho, protetor solar, água e algum lanchinho para não passar nenhum aperto durante o passeio.

Há um centro de visitantes com informações que facilitam conhecer melhor a região, antes de seguir caminhada. Painéis interativos e uma maquete contam um pouco da história da região e orientam sobre as localizações e dimensões da unidade. Além de oferecer um suporte para o visitante, com banheiros adaptados para cadeirantes, bebedouro, restaurante e loja de souvenir.

São três roteiros de visitação no parque:

O Circuito das Águas que abrange atrativos como o Lago dos Espelhos com faixa de areia, águas rasas e calmas próprias para visitantes de todas as idades, e a Cachoeira dos Macacos, também tranquila para banhos.

O Circuito do Pião, por outro lado, já tem um grau de dificuldade médio devido o percurso longo e com muitos trechos de subida. Entretanto, do Pico do Pião se tem uma visão de 360º de toda a Serra da Mantiqueira;

E o Circuito Janela do Céu é o que possui maior grau de dificuldade devido a extensão do percurso, com 16 km entre ida e volta. Todavia, é um dos passeios mais concorridos pela cenário que dá nome ao circuito e que rende boas fotos. Outra atração imperdível neste trajeto é a Cachoeirinha, uma das perspectivas mais idílicas do parque.

Além de todas as belezas naturais, a vila de Ibitipoca é composta por um vilarejo bem charmoso constituído por construções históricas como a Matriz de Conceição de Ibitipoca e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que podem ser visitadas mediante agendamento. As simpáticas casinhas coloridas dão toda a graça ao local, e basta um dedinho de prosa com os moradores para entender um pouco da magia da vila.

As noites em Ibitipoca ficam mais animadas aos finais de semana, quando todos os restaurantes e bares funcionam a todo vapor e se pode apreciar a boa gastronomia mineira, cervejas artesanais e apresentações de música ao vivo em alguns estabelecimentos. Nada mal para finalizar o dia, hein?

Confira algumas das principais atrações de Ibitipoca:

  1. Circuito das Águas
  2. Circuito do Pião
  3. Circuito Janela do Céu
  4. Matriz de Conceição de Ibitipoca
  5. Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  6. Centrinho da vila
  7. Portal da Serra ( o shopping da vila)
  8. Vila dos Moreiras
  9. Bom Jesus do Vermelho
  10. Boa Vista
  11. Arraial do Mogol
  12. Rafting no Rio do Salto

Onde ficar em Ibitipoca

Apesar de pequena, Conceição de Ibitipoca concentra muitas opções de acomodações, entre elas: hotéis, pousadas, chalés e airbnbs, essencialmente aconchegantes com preços bem variados, atendendo a todos os gostos e bolsos. E para a galera mais roots têm os campings com precinhos bem modestos.

Para os que priorizam ficar próximos ao burburinho da vila, perto dos restaurantes e lojas, a parte central é a melhor opção. Já para os que tem a tranquilidade como ideal após as longas caminhadas por trilhas e passeios por cachoeiras, as hospedagens nas proximidades do Parque Estadual do Ibitipoca são as melhores pedidas.

Confira algumas seleções de hospedagens a seguir:

Hotéis em Ibitipoca

Vista aérea do Hotel Alpha Ville Chalés
Clique na Imagem e faça a sua reserva no Hotel Alpha Ville Chalés

Os hotéis em Ibitipoca oferecem estrutura completa para descanso e lazer, com quartos equipados para o máximo conforto dos hóspedes, belas vistas e uma programação com atividades diversas para as crianças. Como é caso do Hotel Alpha Ville Chalés e outras opções disponíveis logo abaixo, confira:

Veja todas as opções de hotéis em Ibitipoca.

Pousadas em Ibitipoca

Quarto de casal na Pousada Meu Recanto em Ibitipoca
Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Meu Recanto

A pousada é uma das melhores maneiras de fazer amigos durante a viagem. Os espaços compartilhados, como sala de convivência, refeições e jogos, permitem isso, além de oferecer um clima bem caseiro, com a vantagem de estar num ambiente novo e fora da rotina doméstica. Veja as pousadas em Ibitipoca que selecionamos de acordo com as melhores avaliações:

Veja todas as opções de pousadas em Ibitipoca.

Chalés em Ibitipoca

Fachada do chalé Quintas do Barão
Clique na imagem e faça a sua reserva no Quinta do Barão

As construções no estilo chalé são predominantes nas regiões serranas, principalmente em Ibitipoca. Elas resgatam o verdadeiro sentido de acomodação nas montanhas com suas dimensões compactas, porém aconchegantes e encantadoras. A seguir as mais bem avaliadas acomodações em chalés, confira:

Veja todas as opções de chalés em Ibitipoca.

Airbnb em Ibitipoca

Sala de estar com lareira da Casa Descanso do Sol em Ibitipoca
Clique na imagem e faça a sua reserva na Casa Descanso do Sol

As propriedades disponíveis para locação por meio do airbnb em Ibitipoca, realçam bem o conceito da vida de cidadezinha do interior. Com suas construções aconchegantes, em estilo campestre, em perfeita sintonia com natureza, oferecem ambientes amplos com lareira e as mais belas paisagens para tornar a estadia especial. Um verdadeiro refúgio de descanso. Confira abaixo as melhores opções de airbnb na região.

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Ibitipoca.

Onde comer em Ibitipoca

Tábua com vários pedaços de torresmo de rolo, iguaria característica das regiões mineiras.
Torresmo de rolo do Restaurante Cabra da Peste – Foto: Divulgação, via Facebook

Ibitipoca oferece vários lugarzinhos charmosos e convidativos para apreciar a cozinha brasileira e a tradicional culinária mineira, valorizando as produções artesanais e orgânicas da região.

A vila costuma nomear alguns serviços e itens com as iniciais da cidade, então provavelmente nos cardápios constará ibitibeer, ibiticachaça ou ibitiburger e por aí vai… E por falar em marcas registradas, o Bar da Firma é um desses lugares criativos and alternativos de Ibitipoca. Revelando uma nova maneira de servir cachaça num sistema super diferente por meio de roldanas e com uma decoração inusitada, o bar se tornou um atrativo da vila.

Para quem não abre mão de boa comida, o restaurante Cabra da Peste é especialista na culinária brasileira, com destaque para o torresmo de rolo, o jabá do cerrado e para a chopp artesanal, servidos num ambiente super gostoso no coração do centro de Ibitipoca.

Um dos sabores marcantes da vila, além do pão de queijo, é o tradicional pão de canela, a maioria dos hotéis e pousadas servem este quitute no café da manhã, mas é possível encontrar também na Cafeteria Armazém do Sabor.

Conheça essas e algumas outras indicações de restaurantes em Ibitipoca:

  • Restaurante Cabra da Peste
  • Pizzaria Serra Nostra
  • Olivia Bistrô
  • Restaurante Pedaço do Sol
  • Restaurante Ibitilua
  • Bar da Firma
  • Cafeteria Armazém do Sabor

Quando ir para Ibitipoca

Levando em conta que a estrela de Ibitipoca é o Parque Estadual e suas atrações naturais, visitar a cidade na primavera e no verão é uma boa, principalmente para quem curte cachoeiras. Entretanto, deve se considerar que são períodos de chuva e alta incidência de raios nos descampados, principalmente entre dezembro e fevereiro, então, é sempre bom ter cautela ao programar o passeio.

As estações de outono e inverno, mais especificamente entre maio e início de setembro, são as melhores épocas para fazer as trilhas pelo parque ou até mesmo algumas caminhadas pela vila, devido ao tempo mais seco e as temperaturas mais brandas. Além, é claro, das baixas temperaturas durante as noites, que deixam tudo mais aconchegante na serra.

Para os apreciadores de boa música, os meses de julho e agosto são marcados por dois importantes festivais: o Ibitipoca Jazz e o Ibiti Blues. E para os que gostam de emoções mais radicais, tem o Ibitipoca Offroad no final do mês de julho. Já o mês de dezembro é reservado para celebração da padroeira Nossa Senhora da Conceição, um evento com missas, festas e comidas típicas na Praça da Matriz.

Ibitipoca recebe muitos visitantes nos feriados e finais de semana, logo, é importante ressaltar que a visitação no parque tem uma quantidade limitada de pessoas por atração e horário, então é muito provável que haja alguma fila no local.

Os dias de semana são menos concorridos, porém a movimentação no centro da vila desacelera e nem todos os restaurantes e bares abrem. Neste caso, prefira incluir um dia de semana no roteiro para um passeio mais tranquilo no parque e o final de semana para curtir a vila.

Quantos dias ficar em Ibitipoca

Em três dias o visitante consegue fazer os passeios pelo parque e curtir a boa gastronomia e hospitalidade de Ibitipoca.

Como chegar em Ibitipoca

Para chegar em Ibitipoca os viajantes vindos dos estados mais distantes tem como opção desembarcar em Juiz de Fora ou em Belo Horizonte, continuando o trajeto por via terrestre de carro ou ônibus até o município de Lima Duarte, sede de Ibitipoca.

Conceição de Ibitipoca fica depois de Lima Duarte, cerca de 27 km de estrada estreita de terra.

De avião

O aeroporto mais próximo de Ibitipoca é o Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, em Juiz de Fora, MG, distante cerca de duas horas e meia de carro da vila pela BR-267.

De carro

Para os viajantes vindos do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte, o acesso é feito pela BR-040 sentido Juiz de Fora, avançando pela BR-267 até Lima Duarte. Os 27 km restantes até Ibitipoca são feitos via estrada não pavimentada. Todo o percurso leva cerca de quatro horas de viagem.

Para quem parte de São Paulo o acesso é feito pela Via Dutra até Cachoeira Paulista prosseguindo no sentido Sul de Minas até Caxambu, de lá continua pela BR-267 até Lima Duarte e mais uma hora por estrada de chão até a vila de Ibitipoca.

De Ibitipoca até Lima Duarte

Ibitipoca fica no município de Lima Duarte, a apenas 27 km de distância, cerca de uma hora de viagem da vila. Como uma localidade é caminho para a outra, vale estender o passeio para conhecer alguns atrativos do município histórico que fez parte do Ciclo do Ouro em Minas Gerais.

Dentre eles, alguns atrativos naturais como a Cachoeira do Sossego e a Reserva Cachoeira do Arco-Íris oferecem águas refrescantes e belas paisagens.

Reconhecida e premiada como uma das regiões da Serra de Ibitipoca com os melhores queijos do Brasil, junto a fabricação de doces, vale passar por lá e levar esses sabores mineiros para casa.

Transporte em Ibitipoca

É possível circular pelo centrinho da vila a pé, apesar de algumas ladeiras e ruas calçadas em paralelepípedos, esta é a melhor maneira de apreciar cada cantinho de Ibitipoca.

Para os mais dispostos, fazer os passeios de bike também pode ser bem interessante. Ainda assim, o carro é um item de primeiríssima necessidade para quem se hospeda nos arredores, ou até mesmo para o ir até o Parque Estadual.

Para quem não estiver motorizado com condução própria, no centro da vila é possível contar com serviço de vans e táxis ou contratar os passeios pelas agências.

Posto de Gasolina e Bancos em Ibitipoca

Em Ibitipoca não há posto de combustível, a região mais próxima para abastecer é a cidade de Lima Duarte que fica há uma hora da vila.

Agências bancárias e caixas eletrônicos também não existem por lá, e nem todos os estabelecimentos aceitam cartões. Então vá preparado, com tanque cheio e dinheiro vivo para evitar constrangimentos.

Seguro viagem para Ibitipoca

Contratar um seguro viagem para Ibitipoca é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Juiz de Fora

Quer garantir uma passagem para Juiz de Fora com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Ibitipoca?

O Parque Estadual do Ibitipoca é o principal atrativo da pequena vila. Muito conhecido por suas belas trilhas que dão acesso há magníficas cachoeiras, grutas, riachos cor de coca-cola e mirantes de onde se tem as melhores vistas da região. A gastronomia mineira também é destaque no vilarejo. Leia mais sobre o que fazer em Ibitipoca.

Quais são os principais passeios em Ibitipoca?

Alguns dos principais passeios em Ibitipoca são:
Circuito das Águas;
Circuito do Pião;
Circuito Janela do Céu;
Matriz de Conceição de Ibitipoca;
Igreja de Nossa Senhora do Rosário… Veja outras atrações em Ibitipoca.

Onde ficar em Ibitipoca?

Apesar de pequena, Conceição de Ibitipoca concentra muitas opções de acomodações, entre elas, hotéis, pousadas, chalés e airbnbs, essencialmente aconchegantes com preços bem variáveis, atendendo a todos os gostos e bolsos. E para a galera mais roots têm os campings com precinhos bem modestos. Confira as melhores opções de acomodações em Ibitipoca.

Quais os melhores hotéis em Ibitipoca?

Os hotéis em Ibitipoca oferecem estrutura completa para descanso e lazer, com quartos equipados para o máximo conforto dos hóspedes, além de outras comodidades, oferecidas pela Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, por exemplo. Ou ter a opção de escolher entre piscina ao ar livre ou coberta no Repousada Chalés. Confira mais opções de hotéis em Ibitipoca.

Tem opções de pousadas em Ibitipoca?

Há diversas opções de pousadas em Ibitipoca com clima bem aconchegante no melhor estilo caseiro, com a vantagem de estar num ambiente novo e fora da rotina doméstica. A Pousada Janela do Céu possui o diferencial de ter um restaurante, sauna e hidromassagem. Outra opção bastante charmosa é a Pousada Meu Recanto com uma decoração rústica e uma vista encantadora. Veja outras alternativas de pousadas em Ibitipoca.

Quais os melhores airbnb em Ibitipoca?

As propriedades disponíveis para locação por meio do airbnb em Ibitipoca, realçam bem o conceito da vida de cidadezinha do interior. Com suas construções aconchegantes, em estilo campestre, em perfeita sintonia com natureza, como comprovam a Casa Refúgio da Serra e a Casa Descanso do Sol. Veja outras possibilidades de airbnb em Ibitipoca.

Quais são os melhores chalés em Ibitipoca?

Há opções encantadoras como a Quinta do Barão que dispõe de unidades com muito conforto e belas vistas. Ou o simpático Chalés Alternativa que oferece acomodações com TV de tela plana, frigobar e aquecedores para os hóspedes. Veja mais opções de chalés em Ibitipoca.

Quantos dias ficar em Ibitipoca?

Em três dias o visitante consegue fazer os passeios pelo parque e curtir a boa gastronomia e hospitalidade de Ibitipoca. Confira o que fazer em Ibitipoca neste período de estadia.

Como chegar em Ibitipoca?

Para chegar em Ibitipoca os viajantes vindos dos estados mais distantes tem como opção, desembarcar em Juiz de Fora ou em Belo Horizonte, continuando o trajeto por via terrestre de carro ou ônibus até o município de Lima Duarte, sede de Ibitipoca. Confira como chegar em Ibitipoca.

Quando ir para Ibitipoca?

Ibitipoca recebe muitos visitantes nos feriados e finais de semana, logo, os dias de semana são menos concorridos, porém a movimentação no centro da vila desacelera e nem todos os restaurantes e bares abrem. Neste caso, prefira incluir um dia de semana no roteiro para um passeio mais tranquilo no parque e o final de semana para curtir a vila. Veja outras informações de quando ir para Ibitipoca.

Melhor época para ir a Ibitipoca?

As estações de outono e inverno, mais especificamente entre maio e início de setembro, são as melhores épocas para fazer as trilhas pelo parque ou até mesmo algumas caminhadas pela vila. Devido ao tempo mais seco e as temperaturas mais brandas durante o dia e o friozinho característico das montanhas à noite. Confira as melhores épocas para visitar Ibitipoca.

Onde fica Ibitipoca?

Ibitipoca é uma vila localizada na Zona da Mata, especificamente no município de Lima Duarte, em Minas Gerais. Sua serra é uma extensão da Serra da Mantiqueira. Veja como chegar em Ibitipoca.

Como se locomover em Ibitipoca?

É possível circular pelo centrinho da vila a pé, apesar das ladeiras e ruas em paralelepípedos, esta é a melhor maneira de apreciar cada cantinho de Ibitipoca. Ainda assim, o carro é um item de primeiríssima necessidade para os passeios mais distantes e para quem se hospeda nos arredores. Leia mais informações sobre como se locomover em Ibitipoca.