Um guia completo para planejar sua viagem a Iguape. Anote as dicas e aproveite muito!

Iguape é um destino sossegado, ideal para quem quer curtir um lugar com belezas naturais, mas sem grandes movimentações. Apesar de ser a maior cidade do estado de São Paulo em relação ao tamanho do território, há apenas 30 mil habitantes no local – o que confere uma atmosfera de calmaria ao destino que, além disso, é repleto de áreas verdes.

A cidade, fundada em 1538, é uma das mais antigas de todo o país, e guarda inúmeras riquezas históricas que rendem bons passeios a quem decide visitá-la. Além disso, outros atrativos naturais se destacam em uma viagem para Iguape, que fica localizada numa área de grande preservação da Mata Atlântica, ao lado de municípios como Cananéia e Ilha Comprida.

Veja abaixo mais sobre a cidade e tudo que você precisa saber para planejar sua ida até lá.

O que fazer em Iguape

O centrinho histórico do destino é marcado por uma praça com coreto, bem no estilo de cidade do interior. Ao redor, as casas coloridas de arquitetura colonial completam o cenário, construído no século XVIII e que perduram até hoje no local. Nesse centro, durante o carnaval, as ruas ficam cheias de foliões seguindo os blocos de marchinhas que animam o feriado por lá.

Na cidade não há muitas praias, somente a Praia da Juréia – que é mais isolada, localizada numa área de reserva ambiental e com acesso por balsa. O cenário é rodeado pela Mata Atlântica, e a praia é praticamente deserta – perfeita para quem busca um refúgio para relaxar. As demais praias do entorno ficam em Ilha Comprida, ou na Ilha do Cardoso, parte de Cananéia.

Voltando à cidade, um passeio interessante a se fazer é ir ao Mirante do Cristo Redentor, acessível através de uma longa escadaria. A subida, no entanto, compensa pela bela vista que se tem da cidade. Dá pra ver até a Basílica do Bom Senhor Jesus do Iguape ao longe, e vale destacar que essa igreja também compensa ser visitada por dentro, com bela decoração.

Quem curte ecoturismo tem em Iguape um local incrível para passeios em meio à natureza. Algumas trilhas ecológicas podem ser feitas na mata da cidade, como a da Vila Alegria, do Telégrafo-Juréia e da Caverna do Ódio. A do Morro do Espia é super indicada para trekking, indo até o Mirante da Pedra Lisa, de onde se tem uma visão ainda linda do entorno.

Antes dessa trilha, você pode também conhecer a Fonte do Senhor e a Pedra que Cresce, uma pedra milagrosa que, dizem, nunca diminuiu de tamanho, mesmo tendo fiéis tirando suas lascas.

Onde ficar em Iguape

Iguape não possui tantas opções de hospedagem como outros destinos do litoral sul de São Paulo, mas ainda assim é possível encontrar pousadas charmosas e hotéis aconchegantes por lá. Alguns exemplos são a Pousada Recanto das Aves, a Pousada Casa Grande e o Hotel Recidencial Itaicy.

Há também algumas opções de casas de temporada para escolher. Alguns turistas também optam por se hospedar em Ilha Comprida, que fica bem perto dali e possui acesso direto por meio da ponte que liga ambas as localidades. Lá a rede hoteleira é mais variada.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Iguape

Pousadas em Iguape

Airbnb em Iguape

Encontre as melhores hospedagens em Iguape no Booking.com ou Airbnb.com

Vista da Rua Tiradentes, parte de Iguape, com vista para o Mar Pequeno ao fundo
Parte de Iguape, com o Mar Pequeno ao fundo – Foto: Paulo Henrique Zioli via Flickr

Onde comer em Iguape – Dicas de restaurantes

Como uma boa cidade caiçara, Iguape possui uma boa oferta de pratos com frutos do mar em seus restaurantes. O Restaurante Panela Velha, o Porão Iguape e o Restaurante Itacurumins são boas indicações. Para uma gastronomia japonesa, o Sushi on the Beach é a pedida certa.

Vista da Praia da Juréia, uma das mais rústicas e desertas da região
A selvagem Praia da Juréia, na vila de Barra da Ribeira – Foto: Luciano Faustino via Flickr

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Iguape

Alugar um carro para ir a Iguape é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Imagem de Bom Jesus de Iguape sendo carregada em procissão na cidade
Procissão do Senhor Bom Jesus de Iguape – Foto: Governo do Estado de São Paulo via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do litoral sul de SP