Saiba como é viajar com a Inca Rail e como é a experiência sobre trilhos em meio à paisagem dos Andes. Confira este guia completo sobre o trem para Machu Picchu!

Ir até a Cidade Perdida dos Incas não é fácil. Machu Picchu fica praticamente escondida entre montanhas dos Andes peruanos, sendo necessário percorrer uma trilha de alguns dias para chegar até lá. Mas existe uma outra alternativa, muito mais simples e rápida: o trem da Inca Rail.

Viajei com a Inca Rail e aqui conto tudo sobre minha experiência. Saiba como é viagem e o serviço oferecido pela empresa. Continue lendo para descobrir porque essa é uma das melhores escolhas sobre como chegar em Machu Picchu.

A Inca Rail

Flávio Antunes em trem de primeira classe da Inca Rail, ao lado de grande janela para apreciar a vista.
No vagão First Class da Inca Rail você curte a vista e a gastronomia local! – Foto: Flávio Antunes

A Inca Rail é uma empresa ferroviária que atua no caminho até Machu Picchu desde 2009. Os trens são novos e muito confortáveis. As estações de embarque ficam em duas localidades próximas à cidade perdida dos Incas, e você pode escolher onde quer pegar de acordo com o seu roteiro.

A viagem é oferecida em cinco modalidades: The Voyager, The 360°, The First Class, The Private e The Premium & Lounge. Os serviços são diferenciados entre cada um, do mais simples (Voyager) ao mais luxuoso (Private). Para quem busca uma viagem tranquila para a montanha, o trem é, sem dúvida, a melhor escolha.

Vale destacar ainda que a revista Condé Nast Traveller elegeu, por meio de votação dos leitores, o Inca Rail entre os 10 melhores trens de luxo do mundo.

Quando viajei com a Inca Rail, fui de First Class na ida – com um serviço de primeira, muito confortável – e voltei com os vagões do 360°, que é uma experiência MUITO divertida! Na seção “Experiência” conto os detalhes 😉

Biossegurança nos trens Inca Rail

Como os vagões são fechados, é normal haver preocupação por parte dos que viajam após a pandemia. Assim, para garantir a biossegurança de todos, os vagões da Inca Rail contam com purificadores de ar, que tornam mínimas as chances de qualquer contágio entre os passageiros. A tecnologia de plasma (pulso de alta tensão), filtro catalisador e radiação ultravioleta combinados fazem do ambiente livre de vírus e bactérias.

Inclusive, esse sistema implantado pela empresa recebeu certificação SGS (Société Générale de Surveillance), que garante as práticas de viagem seguras para quem usa os trens Inca Rail. Além disso, o próprio Peru recebeu o selo de Safe Travels pelo WTTC, o World Travel & Tourism Council (Conselho Mundial de Viagens e Turismo).

Rotas do trem Inca Rail

Trem da Inca Rail no caminho para Machu Picchu, com as montanhas peruanas ao fundo
Trem da Inca Rail no caminho para Machu Picchu Pueblo – Foto: El Guirre via Flickr

A Inca Rail opera a partir de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas, até Aguas Calientes (Machupicchu Pueblo), ida e volta. No entanto, é possível pegar um ônibus/van da empresa desde Cusco até Ollanta.

Antigamente costumava ter estações em Poroy e em San Pedro, em Cusco, mas isso foi antes da pandemia. Por sinal, foi este o trajeto que fiz em 2019, com o trem partindo de Cusco. O caminho todo levou cerca de 4 horas, parando nas outras estações para embarques de mais viajantes. Porém, hoje em dia esta opção não existe mais. Assim, só há como pegar o trem em Ollantaytambo.

Ollantaytambo (Vale Sagrado dos Incas)

Foto da área interna da estação de Ollantaytambo, onde o trem para no trajeto de ida e volta para Machu Picchu. O local conta com duas mesas de madeira rústica, vários banquinhos de tora de madeira, e enfeites rústicos
Por dentro da estação de Ollantaytambo, onde há banheiros e bebidas – Foto: Flávio Antunes

Ollantaytambo é o vilarejo no Valle Sagrado mais próximo do destino final, onde você consegue comprar as passagens de trem mais baratas. A viagem a partir dali segue direto até Machupicchu Pueblo e dura cerca 1h40.

A pronúncia da palavra é um pouco complicada, então para facilitar vamos chamá-la pelo apelido de Ollanta. 🙂

Descemos na estação de Ollanta no caminho de volta, para pegar a van que nos retornaria à Cusco depois do passeio. Lá existe uma estação bem arrumadinha da Inca Rail, com café, banheiro, mesas e banquinhos.

Tickets Inca Rail – Onde comprar seu ingresso

Cada modalidade de trem têm preços e disponibilidades diferentes. Ao contrário do que se imagina, não são somente vagões que separam os serviços, mas cada tipo é um único trem. Os horários também dependem do tipo de trem escolhido e da época do ano, durante a alta e a baixa temporada. Assim, em média, o preço pode variar entre US$ 55 a US$ 200.

Compre seu ingresso para a Inca Rail.

Assentos do vagão 360º da Inca Rail, com várias janelas amplas nas laterais e no teto, podendo enxergar bastante da paisagem natural no lado de fora.
Vagão 360º – Foto: Flávio Antunes
Assentos de couro branco com mesa, onde há taças de vidro e pratos de pedra em cima, na primeira classe do Inca Rail.
First Class – Foto: Flávio Antunes
Assentos de luxo no trem The Private do Inca Rail, com vários sofás e poltronas cinzas.
Vagão Private – Foto: Flávio Antunes

Experiência com a Inca Rail

Como já contei mais acima, na ida desfrutei da First Class e na volta me diverti com o 360°. Uma experiência assim é completa, porque proporciona que o viajante aproveite o melhor dos dois vagões, cada um com seus destaques.

Foto de brinde com taças de vinho no Inca Rail, trem que faz o trajeto até Machu Picchu Pueblo.
Brindando com amigos na primeira classe do Inca Rail! – Foto: Flávio Antunes

The First Class

A Primeira Classe do Inca Rail oferece um serviço de requinte. Recebemos um coquetel de boas vindas logo no início da viagem, além de um repelente natural – super útil! Os assentos são verdadeiras poltronas, super confortáveis e com uma mesa dobrável em frente. Haviam mesas para dois ou para quatro pessoas.

A refeição desse trem é completa. O primeiro lanche foi um croissant delicioso e frutas com iogurte. Café, água e chá são à vontade. Depois brindamos uma taça de vinho, com uma entrada de salmão com tomate e molho. O prato principal era um frango empanado com purê e molho de shimeji, acompanhado de sobremesa. Delícia!

Croissant no lanche da primeira classe Inca Rail
Salada de frutas no trem First Class
Sobremesa com quinoa da First Class Inca Rail
Entrada de salmão com tomates e molho na primeira classe do trem

O vagão é espaçoso, com quantidade bem limitada de assentos – são 30 lugares por carro. A viagem é agradável, com uma vista privilegiada das janelas panorâmicas, enquanto você aproveita o menu gourmet com ingredientes andinos selecionados.

O preço desse serviço é mais salgado que as outras modalidades da Inca Rail, mas o conforto compensa. O valor do ônibus até Machu Picchu está incluso, e vale a pena para chegar descansado em Machupicchu Pueblo.

Foto de detalhes da mesa do vagão de primeira classe da Inca Rail. com taça de vinho branco, guardanapos escuros, talheres e conjunto de saleiros.
Detalhe do serviço da Primeira Classe no Inca Rail

The 360º

O trem 360º possui janelas panorâmicas ainda mais amplas, sendo a escolha ideal para quem adora viajar olhando a paisagem. Os carros possuem assentos confortáveis, e acomodam mais pessoas por vagão, por isso o espaço não é tão grande quanto no First Class.

Além das janelas maiores, também existe uma parte sem assentos e sem vidro, dedicada para aqueles que querem admirar a paisagem dos Andes e tirar belas fotos. Esse vagão é todo aberto, e os passageiros podem acessá-lo para fazer uma parte da viagem ao ar livre.

Há um sistema de entretenimento nesse trem da Inca Rail, com áudio-guia informativo. O lanche servido é mais simples, com uma opção de suco ou bebida quente.

Rio na paisagem do caminho para Machu Picchu Pueblo
A paisagem no trajeto do Inca Rail – no 360° você tem uma vista privilegiada das belezas do caminho – Foto: Flávio Antunes
Sanduíche embalado em papel em cima de uma bandeja no trem 360° para Machu Picchu
Lanche mais simples no trem 360º da Inca Rail – Foto: Flávio Antunes

The Private

O Private é o vagão mais exclusivo da Inca Rail, que opera somente mediante pedidos. Não viajei neste dessa vez, mas reuni algumas informações para compartilhar aqui.

Ele tem serviço diferenciado, com música ao vivo e bebidas de cortesia. Ao entrar no Private, você é recebido com champanhe. Esse vagão tem um bar exclusivo com bebidas premium, sofá aconchegante decorado com teares andinos, poltronas soltas e mesa para dois em um espaço mais amplo.

Também possui uma varanda ao ar livre e está incluso o transporte de Aguas Calientes até Machu Picchu.

Poltronas e mesas como assentos no trem The Private
Pratos gourmet do menu do The Private
Foto de sofá decorado com teares incas no trem privado da IncaRail.
Sofá finamente decorado com teares incas no Private do Inca Rail

The Voyager

O Voyager é o vagão mais simples do Inca Rail. Ainda assim, é sofisticado e tem decoração fina. Ele tem a maior capacidade de passageiros de todos os outros trens – são 12 vagões que comportam até 44 pessoas.

Por conta da quantidade de assentos, o espaço é um pouco mais apertado. Ainda assim, são poltronas confortáveis com uma mesa dobrável entre os lugares, e a viagem é confortável nesse modelo também. São servidos snacks e há música ambiente.

Assentos do voyager, classe mais econômica do Inca Rail.
As poltronas do Voyager do Inca Rail

The Premium & Lounge

O The Premium & Lounge é um serviço elaborado pela Inca Rail para oferecer uma experiência plena e customizada para os viajantes. Os vagões contam com janelas super amplas, mesas exclusivas e assentos de primeira classe, maiores e mais confortáveis. Para completar, o atendimento nesta categoria é personalizado, garantindo que as necessidades de todos passageiros sejam completamente atendidas.

Outro ponto de destaque do The Premium & Lounge é o embarque mais rápido, com serviço e sala de espera exclusivos em Ollantaytambo – onde há, também, local para guardar bagagens. É indicado especialmente para quem é de categoria preferencial, como idosos ou pessoas com deficiência.

Estação da Inca Rail no caminho até Machu Picchu
Uma das estações do Inca Rail – Foto: divulgação

Dicas para curtir bem o passeio com a Inca Rail

  • Compre seus tickets de trem com antecedência. Não são muitos lugares disponíveis, e se deixar para comprar na hora você pode ficar sem (principalmente durante a alta temporada)
  • Se fizer o tour pelo Vale Sagrado, vale a pena dormir em Ollanta um dia, pegar o trem na estação da cidade e aí conhecer Machu Picchu
  • Evite ir a Machu Picchu aos domingos. Nesse dia os peruanos não pagam a entrada do parque, por isso normalmente fica mais cheio
  • Não faça bate e volta de Cusco até Machu Picchu porque vai ser super corrido e cansativo. Tente organizar sua viagem para dormir uma noite em Machupicchu Pueblo e deixe para visitar a atração no dia seguinte. 😎

Onde ficar em Machu Picchu

quarto desfocado do hotel sumaq machu picchu com uma cama de casal atrás de uma mesa de madeira com um prato retangular branco em cima, focado, com frutas e chocolates
Clique na imagem e faça sua reserva no Sumaq Machu Picchu

Se você ainda não sabe onde ficar em Machu Picchu, então está na hora de conferir nosso conteúdo completo a respeito da região. Abaixo você confere algumas das principais indicações de estadia:

Veja mais opções de onde ficar em Machu Picchu.

Seguro viagem para Machu Picchu

Contratar um seguro viagem para Machu Picchu é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para o Peru

Quer garantir uma passagem para o Peru com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Chip de internet no Peru

Que tal passar toda sua temporada no Peru 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Peru. – VER PREÇOS

Machu Picchu – Guia de viagem

Flávio Antunes de costas em foto olhando para a cidadela de Machu Picchu
Machu Picchu – Foto: Flávio Antunes

A Cidade Perdida dos Incas é uma das Sete Maravilhadas do Mundo Moderno e precisa estar na sua lista de lugares para visitar. Uma montanha rodeada de mistério e maravilhas, rica em cultura e história, só pode ser um prato cheio para qualquer viajante!

E agora que você já sabe um pouco mais sobre os trens para Machu Picchu, está na hora de anotar todas as dicas sobre o que levar para Machu Picchu, quais os melhores hotéis da região e, até mesmo, o que fazer no Valle Sagrado. 😉

Afinal, Machu Picchu é a principal atração do Peru, o que exige bastante planejamento e um roteiro digno de passeios tão incríveis quanto. Mas não se preocupe, pois já reunimos todo o conteúdo que você precisa saber logo abaixo.

Veja também:

E aí, gostou do Inca Rail? Vai para Machu Picchu de trem? Conta pra gente nos comentários!

Flavio viajou a convite da Belvitur, Seguros Promo, Xmart e do Inca Rail

Dúvidas frequentes

Onde comprar o ingresso da Inca Rail?
Você pode comprar o ingresso para o trem da Inca Rail no site oficial da empresa. Você pode pagar usando cartão de crédito no débito ou no crédito, ou com a Paypal.

Qual o valor do trem para Machu Picchu?
O valor do trem da Inca Rail varia de acordo com a cabine escolhida, estilo da experiência e a época do ano, durante a alta e a baixa temporada. Em média, o preço pode variar entre US$ 55 a US$ 200.

Qual trem é melhor Inca Rail ou Peru Rail?
Ambas empresas férreas oferecem serviços semelhantes, incluindo no quesito preços e experiências. As principais diferenças residem no fato de que a Perurail dispõe de mais partidas ao longo do dia, enquanto a Inca Rail conta com um serviço mais refinado.

Quanto tempo de trem de Cusco a Aguas Calientes?
Não há trem direito de Cusco para Aguas Calientes, somente a partir de Ollantaytambo. Assim, é preciso pegar um ônibus em Cusco até Ollantaytambo e então subir no trem até Machupicchu Pueblo (Aguas Calientes). O percurso de ônibus entre Cusco e Ollantaytambo leva em torno de 2h, e de Ollantaytambo até Aguas Calientes, entre 1h30 e 2h.

Por que levar pouca mala no trem para Machu Picchu?
Devido a capacidade dos vagões, não são permitidas malas grandes, apenas malas de mão de até 8 kg, mochilas ou bolsas.