Um guia completo para planejar sua viagem a Itanhaém. Anote as dicas e aproveite muito!

Itanhaém é uma palavra de origem tupi – itá-nha’ẽ – que significa “pedra que emite som”. Essa significação combina, e muito, com a aparência da cidade de mesmo nome, que é composta por diversas rochas no entorno das praias – e estas emitem um som característico com o bater das ondas do mar, o que explica a origem do nome.

Localizada no litoral do estado de São Paulo, entre Peruíbe e Mongaguá, a Estância Balneária de Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil – sendo a primeira São Vicente, também da mesma região na Baixada Santista. Como um dos destinos mais buscados no verão pelos paulistas da capital e do interior, a cidade conta com diversos atrativos.

Está pensando em visitá-la? Confira abaixo tudo que você precisa saber para curtir Itanhaém ao máximo.

O que fazer em Itanhaém

Itanhaém, não à toa, detém o apelido de “amazônia paulista”, graças à extensa flora preservada em seu território. São 300 km² de Mata Atlântica no município, e uma grande bacia hidrográfica com mais de 900 km de rios – entre eles, o Rio Itanhaém, principal da cidade. Com isso, o destino se destaca como um dos mais relevantes para o ecoturismo em SP.

Mas um dos maiores atrativos da cidade são as praias, dispostas em 26 km de orla, em que se dividem em 14 áreas distintas. A Praia dos Sonhos é a mais famosa, com grande oferta de quiosques. Outras bastante visitadas são as praias dos Pescadores, das Conchas, do Cibratel e das Gaivotas, a última antes de chegar a Peruíbe.

Algumas atrações perto das praias incluem: a Cama de Anchieta, uma fenda plana em rochas onde, conta a história, José de Anchieta descansava; a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Praia das Conchas; e o Morro de Paranambuco, de onde se tem uma bonita visão do mar.

A alguns quilômetros da corta, o entorno das ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena se destacam como excelentes pontos de mergulho. Ali se encontram barcos naufragados e uma boa profundidade para explorar as águas, de até 35 metros. O desembarque em terra, porém, é proibido, já que as ilhas são povoadas por inúmeras espécies de cobras.

Outras atrações que também valem a pena visitar contam mais sobre a história do local. Há, no centro histórico, a Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição, o Museu da Conceição e outros prédios de arquitetura colonial.

Onde ficar em Itanhaém – Nossas indicações de hotéis

Buscar por hospedagens mais próximas das praias é o ideal para ficar bem hospedado em Itanhaém. Procure por acomodações no entorno das praias dos Sonhos, Cibratel ou dos Percadores. Uma boa dica é buscar por casas de temporada disponíveis para aluguel, como as encontradas no Airbnb – há boas opções para escolher na cidade.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Itanhaém

Pousadas em Itanhaém

Airbnb em Itanhaém

Encontre as melhores hospedagens em Itanhaém no Booking.com ou Airbnb.com

Pedras na costa de Itanhaém, no caminho para a Cama de Anchieta, um dos pontos turísticos
O caminho até a Pedra de Anchieta – Foto: Marcelo Ozório via Flickr

Onde comer em Itanhaém – Dicas de restaurantes

Os quiosques das praias de Itanhaém oferecem iguarias únicas, que são a cara do destino. Enquanto estiver viajando pela cidade, experimente o caranguejo cozido na cerveja e o pastel de mariscos, ambos quitutes típicos do local.

Entre os restaurantes, o Tia Lena é um dos mais famosos e procurados para uma boa refeição por lá, com ótimos pratos de frutos do mar. Para quem não larga mão do bom prato italiano, a Pizza Itanhaém é o lugar ideal. Além deles, o Restaurante Caiçara e a Taberna Baska também são bastante recomendados.

Casinha de clube de iate, águas e embarcações navegando
Parte de Itanhaém, com embarcações navegando – Foto: Henrique de Abreu via Wikimedia

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Itanhaém

Alugar um carro em Itanhaém é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Itanhaém, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Praia em Itanhaém, com ondas baixas e pessoas circulando
Boca da Barra em Itanhaém – Foto: Maria Rita via PxHere

Leia todas as nossas dicas e posts da Baixada Santista