Não faz muito tempo que descobri um lugar que me prendeu muito a atenção e venho apresentá-lo pois acho que fará o mesmo com vocês! É a Ecovila Piracanga, já ouviu falar?

O Ecovila Piracanga é uma comunidade dedicada a espiritualidade, ao bem estar e a liberdade. Um amigo comentou comigo um tempo atrás e acabou me chamando bastante a atenção, realmente um lugar onde se aplica um estilo de escolhas que combinam muito com o meu estilo de buscar sempre a liberdade.

Como tudo começou:

A comunidade começou há 11 anos, quando iniciou a reunir pessoas que buscavam uma mudança mais radical em suas vidas, para serem mais livres, mais felizes e com uma maior paz de espírito.

Acredito que nos dias de hoje, muitas pessoas sofrem um questionamento diário sobre suas vidas e escolhas. Comunidades assim vêm crescendo muito ao redor do mundo e muitas pessoas já “acordaram” para esse novo estilo e opção de vida. Eu mesmo tenho amigos que dedicam suas vidas hoje na missão de conhecer comunidades assim ao redor do mundo, sempre indo atrás de um objetivo de trazer mais positividade e um outro direcionamento do que estamos acostumados.

Centro Inkiri Piracanga – Foto: divulgação

E em Piracanga não é diferente, a comunidade foca no trabalho da evolução espiritual e o autoconhecimento de cada um. A natureza e as crianças são vistas como divindades puras e vulneráveis e por essa razão são o principal foco de preservação e cuidado.

Todos ali trabalharam muito para transformar Piracanga no que é hoje. Eles almejam que todos os visitantes que se interessarem em conhecer a comunidade estejam dispostos a cuidar de Piracanga com o mesmo amor e carinho que temos pela nossa própria casa.

A comunidade não possui energia elétrica, dependem da energia solar durante o dia e durante a noite ficam com a luz da lua. Isso soa mágico para mim!

Lá existem casas comunitárias para os que não têm dinheiro para construir sua própria casa, todos trabalham juntos em prol da comunidade e a partir do dia em que a escola foi construída, Piracanga começou a crescer mais pois criar os filhos ali passou a ser um grande atrativo.

Centro Inkiri Piracanga – Foto: divulgação

Piracanga recebe turistas que geram renda. O dinheiro é utilizado para pagamento dos funcionários da recepção, restaurante e para o transporte. Também é investido em um comunitário para pagar aquilo que é de todo mundo, como por exemplo: transporte, a energia solar, casas coletivas e cozinha comunitária.

Para os turistas que planejam visitar, em Piracanga existem alguns cuidados importantes – as drogas são proibidas e a comunidade é muito dedicada em preservar o lugar. Por exemplo, para preservação da água utilizam apenas produtos biodegradáveis. O lixo é um lugar que não existe –  tentam reaproveitar tudo que é possível, sendo assim se não for possível reutilizar na comunidade você terá que levar de volta com você. ]

A comunidade possui banheiros secos, assim ao invés de sujar as águas, os resíduos são compostados e utilizados para fertilizar o solo. E toda a energia é solar então é pedido aos turistas que usem a energia com consciência, deixando de lado dispositivos que consumam muita energia.
Eu não sei vocês, mas eu já estou apaixonado por esse lugar!

Além de te oferecer toda essa energia, esse amor e a hospedagem em um lugar de uma beleza e natureza tão incríveis, a comunidade também possui diversos projetos, cursos e eventos para você! Projetos que envolvem cultura, música, culinária e muito aprendizado e desenvolvimento. Oferecendo oportunidades de vivências, workshops, retiros, cursos e eventos em geral que promovam a expansão da consciência e o reconhecimento do ser divino que todos somos.

Centro Inkiri Piracanga – Foto: divulgação

Algumas informações são importantes você saber antes de ir visitar Piracanga

Na comunidade a alimentação é vegana, não consomem com nenhum alimento de origem animal e estão sempre buscando alimentos frescos, crus e orgânicos – que são plantados ali mesmo.

Você visitante caso escolha uma hospedagem com cozinha própria ou comunitária está livre para cozinhar o que quiser. A comunidade oferece duas opções de feiras, uma exclusivamente orgânica de segundas e sextas-feiras e outras com produtos gerais às quartas-feiras.

A natureza é honrada e os cuidados com ela também devem ser! Essa é a forma mais justa que encontraram para retribuir toda a abundância, carinho e sabedoria que ela proporciona.

Piracanga acredite ou não investe e utiliza uma rede de internet transmitida por rádio vinda de Itacaré, cidade mais próxima do local, mas pedem para que o uso também seja feito de uma maneira consciente! Então nós, dessa geração moderna, dependente dessa criatura chamada internet precisamos perceber que Piracanga é um paraíso para nos conectarmos sim, mas não pelo dispositivo eletrônico que já carregamos conosco todos os dias.

Piracanga é um lugar mágico e muito convidativo! Caso você queira visitar ou saber mais, visite o site.

Agora compartilho com você esse vídeo incrível que vai transformar tudo o que eu descrevi em imagens!

Aproveite 😉