Um guia completo para planejar sua viagem ao Jalapão. Anote as dicas e aproveite muito!

O Jalapão é um dos lugares mais incríveis do Brasil, com paisagens exuberantes, cachoeiras de águas cristalinas, incríveis dunas e delicados fervedouros.

Esse tesouro escondido a quase 400 km da capital do estado, Palmas, está muito bem guardado no interior por caminhos de terra e areia com pouquíssima (ou nenhuma) sinalização. No entanto, aos poucos vem ganhando espaço entre brasileiros e estrangeiros.

A paisagem árida é recortada por verdadeiros oásis de águas transparentes em seus 34 mil quilômetros de extensão. O parque foi criado em 2001 e ainda é pouco conhecido em virtude da dificuldade de acesso. Para quem está no mood de explorar os paraísos naturais do Brasil, é um destino obrigatório.

Confira tudo sobre o Jalapão no nosso guia abaixo.

O que fazer no Jalapão

As paisagens são únicas, nada óbvias e vão fazer você se encantar.

Além das tradicionais atrações naturais que se espera encontrar em uma viagem como essa, tais como cachoeiras, rio, entre outras belezas da natureza, o Jalapão concentra paisagens extremamente exuberantes, num misto impressionante de cânions, morros e chapadões, envoltos pelo cerrado.

Jalapão foi especialmente contemplado com um fenômeno incrível: os fervedouros, verdadeiras piscinas naturais cristalinas, formadas a partir da atividade de lençóis freáticos e cujo movimento mantém os banhistas em constante flutuação.

Outro passeio interessante é a visita às dunas, ainda mais se tiver a oportunidade de ir no fim da tarde. O pôr do sol ressalta o dourado da areia e o local se transforma num cenário cinematográfico. Outro lugar recomendado para assistir o cair da noite é na Pedra Furada.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Jalapão e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Jalapão – Nossas indicações de hotéis

Diversas agências oferecem pacotes com tudo incluso para esta viagem, inclusive é a maneira mais fácil e confiável de conhecer a região.

A maioria das hospedagens é no vilarejo de Mateiros, em pousadas simples, mas confortáveis. Fiquei hospedada no Hotel Pousada dos Buritis, que oferece café da manhã e Wi-Fi. A mais famosa é o Hotel Pousada Santa Helena que é no mesmo padrão da Buritis, mas com piscina.

A estrada até o Jalapão é dura, as hospedagens são simples, assim como os restaurantes e bares locais – muitos dos quais nem têm nome – mas todo esse conjunto, associado a algumas das mais belas paisagens naturais do país, são os responsáveis pelo charme rústico e único da região. E vale a pena a visita.

Confira opções de Onde ficar no Jalapão

Encontre as melhores hospedagens no Jalapão no Booking.com ou Hoteis.com

Dunas do Jalapão com curso d'água e sol no horizonte
O Jalapão tem cenários únicos, e fica ainda mais incrível no crepúsculo – Foto: Pixabay

Seguro viagem para o Jalapão

Contratar um seguro viagem para o Jalapão é bastante indicável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações sem se preocupar com a cobertura regional do seu convênio, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem nacional com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino. 🙂

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Fervedouro da Glorinha no Jalapão
O Fervedouro da Glorinha é um dos muitos encontrados no destino – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro no Jalapão

Alugar um carro para ir ao Jalapão é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Tocantins

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Tocantins, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Paisagem de nuvens coloridas no Jalapão
Sem dúvidas, o Jalapão é um dos locais mais deslumbrantes do Brasil – Foto: Guilherme Jofili via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Tocantins