Jeri é um dos destinos mais cobiçados para quem gosta de equilibrar descanso e diversão num cenário paradisíaco. Confira abaixo as principais dicas para aproveitar o vilarejo.

Jericoacoara é uma pequena vila localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, distante aproximadamente 300 km da cidade de Fortaleza. Conhecida por suas belezas naturais de dunas e praias paradisíacas que atraem públicos numerosos em busca das atrações que a região oferece.

A princípio, Jericoacoara ou Jeri, era uma pequena aldeia de pescadores, que só ganhou destaque no final da década de 80 ao ser descoberta internacionalmente como destino de belas e intocadas praias no mundo. Daí em diante ganhou a atenção também dos brasileiros que veem no local o destino sonhado para as férias.

Desde então, a região vem aproveitando esse potencial turístico e equilibrando os costumes caiçaras às culturas de outros países, vindo por meio dos imigrantes que se instalaram na região para fortalecer a rede de hospedagens, restaurantes e bares.

Destino certo para os apaixonados pelo clima de praia, Jeri, merece ser visitada. Seja pela intenção de relaxar sob o sol do mar ou da piscina, ou para viver momentos de fortes emoções com os passeios de buggy e práticas de esportes aquáticos. Afinal há possibilidades para os mais diversos públicos, confira logo abaixo:

O que fazer em Jericoacoara

Pedra Furada, cartão postal de Jericoacoara
Pedra Furada | Foto: G.B., via Flickr

Apesar de pequena, Jericoacoara apresenta diversas atrações aos visitantes. A maioria são lugares de belezas naturais para desbravar durante o dia, apreciando a paisagens, curtindo o sol e praticando esportes.

Alguns dos passeios mais tradicionais e imperdíveis são divididos em atrações ao leste e ao oeste, e nem sempre fazem parte propriamente da vila. Do lado leste alguns dos atrativos são: a Praia da Pedra Furada, cartão postal de Jeri, a Lagoa do Paraíso, que oferece boa estrutura de restaurantes e a inusitada Árvore da Preguiça.

Já do lado oeste, sentido Cambuci, é onde ficam as dunas de Tatajuba com a tirolesa, esquibunda e as redes montadas estrategicamente dentro d’água. No mesmo passeio é possível conhecer o Mangue Seco em Guriú, onde fica a reserva dos cavalos marinhos.

Ambos trajetos leste e oeste costumam ser feitos por buggies ou carros de tração, podendo ser agendados com antecedência nas agências de passeios da vila ou no lugar de hospedagem, caso ofereçam este serviço.

No centro da Vila é onde se concentram a maior parte das hospedagens, como também os restaurantes, bares e lojas. E passeando por lá de manhã você pode encontrar um cenário bem diferente do que é à noite. Aproveitando para conhecer e fotografar os cantinhos mais inusitados e “instagramáveis”, como o Beco Doce, o Beco das Flores e o Beco Gualexo.

Às noites no vilarejo reservam um clima todo especial envoltas no cenário de meia luz e ao som de variados ritmos para curtir. O centrinho de Jeri é conhecido como point de badalação no litoral cearense, então vale a pena conferir se a fama é justa.

Confira algumas das principais atrações:

  1. Duna do Pôr do Sol
  2. Praia Principal de Jericoacoara
  3. Praia da Pedra Furada
  4. Praia do Preá
  5. Buraco Azul
  6. Árvore da Preguiça
  7. Lagoa de Tatajuba
  8. Lagoa do Paraíso
  9. Praia de Mangue Seco
  10. Colônia de cavalos marinhos
  11. Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Leia nosso post completo para mais dicas sobre o que fazer em Jericoacoara.

Melhores praias em Jericoacoara

Pôr do sol da praia de Jericoacora
Praia de Jericoacoara | Foto: Gabriela Sakamoto via Flickr

A praia da Vila é conhecida como a principal praia do vilarejo. Suas águas são cristalinas e fazem um convite para o mergulho. A orla é toda estruturada para servir bem os banhistas. São várias ofertas de restaurantes e aluguéis de equipamentos de praia à disposição. Para os que buscam esportes aquáticos, ela está divida em duas alas, do lado leste o domínio é de kitesurfe e do lado oeste, windsurf.

Outra alternativa para aproveitar o dia com tranquilidade são as praias de água doce. A Lagoa da Tatajuba é uma boa opção, localizada no litoral oeste, sentido Cambuci. Oferece um cenário bem primitivo com barracas em estilo rústico e algumas redes para descansar sobre as águas. As grandes dunas de areia garantem a diversão do local, com a descida de tirolesa até a água ou escorregando pelas dunas de esquibunda.

Vejas algumas opções:

  • Praia Principal de Jericoacoara
  • Lagoa da Tatajuba
  • Praia das Conchas (Pedra Furada)

Onde ficar em Jericoacoara

Jericoacoara é o destino dos sonhos de muitas pessoas e oferece uma ótima infraestrutura para os seus visitantes, que podem ter à disposição agradáveis e completas acomodações e serviços na área de hotelaria.

As pousadas, hotéis e os airbnb’s são as formas de hospedagem predominantes na região. Têm ofertas para satisfazer a todos os gostos e até para superar as expectativas dos mais exigentes.

Basta ter em mente, antes de fazer a reserva, qual é o objetivo principal da viagem. Se for para curtir um ambiente mais tranquilo, se hospedar na Praia da Malhada é uma boa opção, pois é uma praia menos turística.

Se o foco é o mar, é possível acordar e já ter uma bela vista da praia se hospedando nos hotéis da Praia Principal. A região é mais movimentada por estar localizada no centro da vila, e neste quesito há vantagens e desvantagens, como os sons das festas que adentram madrugada. Mas se este não for um contratempo, aproveite para festejar também 😉

Selecionamos as mais bem avaliadas opções de hospedagem. Role a tela e confira:

Hotéis em Jericoacoara

Vista da piscina do Hotel Villa Beija Flor
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Villa Beija Flor

Em Jericoacoara há boas opções de hotéis para tornar a viagem ao vilarejo ainda mais inesquecível. As hospedagens podem variar bastante entre a simplicidade nativa e os espaços altamente luxuosos, com vista para o mar ou para as dunas, com piscina compartilhada ou privativa. Vai depender muito da experiência que o visitante deseja ter e o quanto considera investir.

Reunimos alguns dos melhores hotéis:

Veja todas as opções de hotéis em Jericoacoara.

Pousadas em Jericoacoara

Área da piscina externa da Pausada Carcará em Jericoacoara
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Carcará

As pousadas em Jericoacoara são ótimas opções para quem está a procura de legítimas experiências à beira-mar, sem que para isso precise abrir mão de algumas comodidades da vida urbana. A maioria das acomodações harmonizam a rusticidade típica da vila de pescadores, muito presente na decoração, com itens indispensáveis para o conforto da estadia, como por exemplo, piscina, wi-fi e o ar-condicionado.

Veja algumas opções bem charmosas abaixo:

Reunimos algumas opções de pousadas em Jericoacoara.

Airbnb em Jericoacoara

Terraço no Swiss Garten Jeri. O teto é composto por uma fileira de troncos, e debaixo há duas espreguiçadeiras com vista para o mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Swiss Garten Jeri

As acomodações ofertadas pelo airbnb são ótimas opções para relaxar com muita privacidade e conforto. Em Jericoacoara há opções incríveis, com vista para os belos cenários do vilarejo e de muita integração junto a natureza.

Selecionamos algumas alternativas para ajudar na sua escolha:

Onde comer em Jericoacoara

Terraço do Restaurante Bistrô Caiçara
Terraço do Restaurante Bistrô Caiçara | Foto: Divulgação via Facebook

Jericoacoara oferece uma gastronomia muito diversificada para agradar a todos os paladares. São ótimas opções de restaurantes por metro quadrado, situados na vila e na beira da praia. Há opções até nos hotéis, onde alguns abrem para o público na hora do jantar.

Estando no litoral uma boa pedida é experimentar a culinária típica. O restaurante Rústico e Acústico é uma boa pedida para isso. Ele é um dos poucos que abrem para almoço na vila, um lugar super simpático com preços bem moderados.

Se quiser algo de mais requinte, deixe para jantar no Bistrô Caiçara. O restaurante serve pratos das cozinhas brasileira, mediterrânea e internacional, num terraço decorado primorosamente com a temática praieira. Excelente opção para um jantarzinho à dois.

Selecionamos os estabelecimentos com as maiores notas no TripAdvisor, confira:

  • Restaurante Rústico e Acústico
  • Restaurante Bistrô Caiçara
  • Restaurante Naturalmente

Quando ir para Jericoacoara

Jericoacoara é destino para ser visitado em qualquer época do ano. Independente da estação, a região sempre reserva uma grata surpresa ao visitante. Mas alguns meses são mais propícios para praia, como os meses de junho a dezembro, quando quase não chove. Dentro desta mesma época, entre os meses de agosto a novembro, os ventos colaboram para as práticas de windsurf e kitesurf.

No início do primeiro semestre do ano, janeiro e fevereiro, são os meses de alta temporada devido as férias escolares e a proximidade com o feriado de carnaval, portanto os preços vão lá pra cima. Neste período também é possível que o visitante veja o início do período das chuvas que vão de fevereiro a maio. As chuvas, no entanto, podem estragar alguns passeios, inutilizando algumas estradas de acesso.

Quantos dias ficar em Jericoacoara

Reserve de 3 a 5 dias para aproveitar a estadia em Jericoacoara. Dentro deste período é possível fazer os principais passeios, considerando que algumas atrações ficam distante da vila e podem levar algum tempo de transporte.

Como chegar em Jericoacoara

O transporte mais comum para chegar em Jericoacoara é o aéreo. Na verdade, é o primeiro passo para a jornada até a vila. Pois seja pousando no aeroporto de Fortaleza ou no aeroporto de Jericoacoara, o trajeto continua por via terrestre até a baldeação nos veículos autorizados a entrar na vila.

De avião

Há duas possibilidades para chegar em Jericoacoara, desembarcando no Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza que fica a 300 km de distância de Jeri, ou pelo aeroporto regional Comandante Ariston Pessoa no município de Cruz, distante aproximadamente 40 minutos da vila.

O aeroporto Ariston Pessoas, apesar de ter uma estrutura pequena, recebe voos diretos vindos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. As companhias aéreas que operam são Azul, Gol, Latam e Voepass.

De carro

A via de acesso de Fortaleza até Jijoca de Jericoacoara é pela rodovia CE-85 até a Praia do Preá e de lá seguir até Jericoacoara, a viagem é de aproximadamente 4 horas e meia. Este transporte pode ser feito por um transfer em veículo 4×4, compartilhado ou particular.

Do aeroporto regional de Jericoacoara até a vila é possível fazer o trajeto pela praia do Preá, passando pela beira do mar num percurso de aproximadamente 40 minutos ou seguindo por Jijoca, deslocando-se pelas dunas. Este caminho leva em torno de 1 hora.

Transporte em Jericoacoara

A geografia da ilha de Jericoacoara permite fazer tudo a pé, levando em consideração não apenas a facilidade de estar com tudo bem centralizado, como também pelas ruas serem todas de areia.

Para os trajetos mais distantes que se referem as vilas ao redor, os buggies e os carros 4×4 são as melhores opções. Mas ainda existe a possibilidade de alugar um quadriciclo ou fazer os passeios a bordo de jardineiras.

Taxa de Turismo em Jericoacoara

Em Jericoacoara o visitante precisa pagar uma taxa de turismo pela permanência no vilarejo, o valor fica em torno de R$ 30 por pessoa, para uma estadia de até sete dias. Crianças de até 12 anos e idosos com idade a partir de 60 anos ficam isentos do pagamento.

O pagamento pode ser feito de três maneiras:

  • No posto de gasolina BR, em Jijoca, das 7h às 19h;
  • No ponto de atendimento 24h que fica na entrada da vila de Jericoacoara;
  • Ou, se quiser antecipar para não pegar filas, emitindo a taxa de turismo pelo site da Prefeitura de Jijoca.

Não existem caixas eletrônicos em Jeri, então o bom é ir preparado com dinheiro vivo, principalmente para o pagamento dos passeios, já que muitos estabelecimentos aceitam cartões.

Seguro viagem para Jericoacoara

Contratar um seguro viagem para Jericoacoara é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Fortaleza

Quer garantir uma passagem para Fortaleza com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Destinos relacionados

Dúvidas frequentes

Quando ir para Jericoacoara?
O melhor período para visitar Jericoacoara é de julho a dezembro, quando há pouca chuva, ventos ideais para praticar esportes, como kitesurf, e as lagoas estão cheias. Evite os meses de janeiro a junho, pois há mais chuvas, podendo afetar a experiência devido a algumas estradas de acesso que ficam intransitáveis.

Quanto custa, em média, uma viagem para Jericoacoara?
Uma viagem a Jericoacoara pode custar de R$ 3.000 a R$ 6.000 por pessoa, considerando passagens, hospedagem, alimentação e atividades por uma semana. Esses valores podem variar conforme a época do ano, tipo de acomodação e escolhas individuais. Pesquisar antecipadamente é fundamental para ter uma estimativa precisa dos custos.

O que fazer em Jericoacoara?
Jericoacoara é conhecida por suas belezas naturais, explorar estes lugares há bordo de emocionantes passeios de buggy é uma boa pedida. Curtir a badalação da vila também faz parte da programação.

Quais são os principais passeios em Jericoacoara?
Duna do Pôr do Sol;
Praia Principal de Jericoacoara;
Praia da Pedra Furada;
Praia do Preá;
Buraco Azul…Confira mais atrações em Jericoacoara.

Onde ficar em Jericoacoara?
Se for para curtir um ambiente mais tranquilo, se hospedar na Praia da Malhada pode ser uma boa opção. Mas se preferir ficar numa região mais movimentada, considere as opções próximas a Praia Principal. Veja algumas opções.

Quais os melhores hotéis em Jericoacoara?
Em Jericoacoara há boas opções de hotéis para tornar a viagem ao vilarejo ainda mais inesquecível. O Vila Kalango promove a experiência de hospedagem pé na areia, com acomodações em cabanas em um ambiente super rústico a 2 minutos da praia. Já o Hotel Villa Beija Flor oferece um ambiente mais tradicional, com acomodações espaçosas e uma piscina convidativa. Veja outras opções de hotéis em Jericoacoara.

Tem opções de pousadas em Jericoacoara?
Jericoacoara disponibiliza várias opções de pousadas para atender a todos os gostos, dentre elas a Casa Elea que fica bem localizada, mas afastada do movimento, ótima opção para quem viaja em família. E a Pousada Carcará situada a poucos metros da praia principal, possui uma ensolarada piscina ao livre e café da manhã variado. Confira outras possibilidade de pousadas em Jericoacoara.

Quais os melhores airbnb em Jericoacoara?
Jericoacoara oferece opções confortáveis e cheias de charme pelo airbnb, com vista para os belos cenários do vilarejo e ambientes de muita integração junto a natureza. Selecionamos as melhores ofertas de airbnb em Jericoacoara.

Quantos dias ficar em Jericoacoara?
Reserve de 3 a 5 dias para aproveitar a estadia em Jericoacoara, com tranquilidade para fazer os passeios e curtir dias de preguiça na orla da praia ou na beira da piscina.

Como chegar em Jericoacoara?
O meio mais comum e prático de chegar até Jericoacoara é de avião, e o percurso continua via terrestre até Jijoca, município sede de Jeri. É lá onde é feita a baldeação de transportes para entrar na vila.

Melhor época para ir a Jericoacoara?
A melhor época para visitar a região é entre os meses de agosto e novembro, pois o tempo está firme e os ventos são favoráveis para as práticas de windsurf e kitesurf.

Quais as melhores praias de Jericoacoara?
A Praia Principal de Jericoacoara possui uma ótima infraestrutura aos visitantes, ótimo para passar o dia. A Praia da Concha é onde fica um dos cartões postais de Jeri, a Pedra Furada. E as praias de água doce, Lagoa do Paraíso e Lagoa Tatajuba, são ótimas para relaxar e se divertir.

Onde fica Jericoacoara?
Jericoacoara é uma vila que fica no município de Jijoca de Jericoacoara a 300 km da capital cearense, Fortaleza.

Como se locomover em Jericoacoara?
O principal meio de locomoção na cidade é andar a pé. Pela vila não transitam carros comuns, apenas carros credenciados como buggies.