Esse post é pra você que gosta de viagens inspiradoras, sofisticadas, sensíveis. Um relato pessoal sobre o Rosewood Resort Las Ventanas Al Paraíso, muito mais que um hotel, um destino.
Fui aos céus. Das nuvens de uma cama algodão doce olhava o nascer do sol num prelúdio de céu de brigadeiro com pimenta! Desembarquei num paraíso e vivi um sonho de uma hospedagem cinco estrelas no Las Ventanas Al Paraíso, um dos melhores hotéis do mundo.
Há tempos eu pensava em conhecer o México, um país muy rico em diversos aspectos, mas não queria uma viagem com roteiro e “programas turistão”. Meu plano era viajar para refrescar minha alma, meu olhar, meu repertório. Minha primeira viagem em pandemia. Precisava de um respiro depois de tantos dias usando máscara cara a cara com as mesmas paredes.
The eye has to travel. Decidi sair da toca, para me perder, me encontrar e me encantar com o desconhecido. Missão extremamente bem sucedida. Descobri histórias marcantes, paisagens deslumbrantes, gente interessante e um hotel que faz qualquer um viver momentos inesquecíveis.
Um ícone do turismo e da hospitalidade. Esse hotel inaugurado em 1997 foi o grande catalisador da renomada região de Los Cabos, na época muito mais desértica e desconhecida. O projeto foi tão bem arquitetado e executado que o Las Ventanas Al Paraíso deu início a um processo de valorização e desenvolvimento local. Coisa de gente grande, audaciosa, que aposta alto com visão e gera impacto.
Vamos por partes para facilitar a leitura.
Neste post você vai ver
- Sobre a região de Los Cabos e como chegar
- Recepção e check-in nos Las Ventanas Al Paraíso
- A acomodação: Ocean View Rooftop Terrace Junior Suite
- As áreas comuns deste paraíso
- Os restaurantes – onde comer em Los Cabos
- Os bares do Las Ventanas
- Quanto custa se hospedar no Las Ventanas Al Paraíso?
- As lojas do Las Ventanas:
- O que fazer em Los Cabos:
- 10 motivos para você viajar para o Las Ventanas:
- Contatos:
Sobre a região de Los Cabos e como chegar
Los Cabos é um dos destinos mais belos e exclusivos no México. Um município localizado na ponta sul da península do estado da Baja California Sur. As principais cidades são Cabo San Lucas e San José del Cabo, ligadas por um corredor turístico cheio de hotéis e campos de golfe junto à costa do Oceano Pacifico e o Mar de Cortez.
Peguei um voo da Cidade do México e em menos de 2h aterrissei no aeroporto internacional de San José del Cabo (SJD). Esse é o ponto de desembarque para quem vai para o Las Ventanas vindo do Brasil ou outros cantos do México via aéreo. O hotel fica aproximadamente meia hora de carro do aeroporto.
Dica: contrate um transfer antes da chegada. O hotel oferece esse serviço. A região tem algumas políticas de transportes específicas e não é possível chamar Uber do aeroporto. Há táxis e locadoras de carro no local, mas o transfer pode ser a alternativa de melhor custo/benefício.
Recepção e check-in nos Las Ventanas Al Paraíso
Se a primeira impressão é a que fica, a memória que levamos da entrada no Las Ventanas é bastante acolhedora e musical. Desci do carro e uma banda de mariachis começou a tocar para mim. Os músicos tocam e cantam enquanto membros da equipe do hotel nos recebem com cordialidade, leveza e sorriso nos olhos. (Aposto que estavam sorrindo por debaixo das mascaras também!). Recepção rítmica e cultural.
O hotel possui serviço de butler (mordomo) para os hóspedes. Ou seja, você conta com o atendimento, ajuda e a astúcia de um profissional extremamente bem preparado para te atender e ajudar com demandas, reservas, informações e desejos. Quase que um gênio da lâmpada à sua disposição via WhatsApp. Quem cuidou de mim foi a amável Maciel, que se apresentou logo após a banda terminar o welcome musical. Bravo!
Ainda sobre o check-in: nada de balcão frio e exposição. Maciel me disse que o check-in seria feito no conforto e exclusividade do quarto (que para a minha sorte estava disponível antes do horário). Pra lá nós fomos.
A acomodação: Ocean View Rooftop Terrace Junior Suite
Abri a porta e soltei um Meu Deus do Céu! atrás de um Oh My God! seguido por um Dios Mio! (gastando meu espanhol tupiniquim). Maciel deu um risinho – deve estar acostumada com as reações dos hóspedes.
Sem fingir costume, mesmo conhecendo vários outros hotéis e quartos incríveis, soltei o verbo, ou melhor, os adjetivos positivos enquanto ela me mostrava cada cantinho e detalhe dessa mega suíte com jacuzzi, lareira, banheira, cama king, terraço e varanda com uma super vista mar. Os olhos brilham em frente ao mar de Cortez. E sem exagerar: praticamente chorei. Gratidão!
A decoração é aconchegante, super sofisticada, sem bling bling. Traços e artes da cultura mexicana dão o tom estético original e singular do local. O cheirinho gostoso aguça o olfato e um som cuban-mexican-jazz que toca via TV embala nossos ouvidos. Os sentidos são todos aguçados no check-in no quarto. E que quarto! O paladar? Fica por conta da garrafa de tequila premium que ganhamos na chegada. A dentro!
Fiz um vídeo do quarto – veja só:
P.s: aprendi que aquela tequila José Cuervo que é comum no Brasil, não se toma por lá. Produto de exportação pra gringo. No México é outra história. Outro saber. Outro sabor. Tomei mais de uma dose. Arriba!!!
Outros tipos de acomodação
Há vários outros quartos e tipos de acomodação no Las Ventanas. Ao total são 84 suítes e vilas, além de um prédio com residências e a The Ty Warner Mansion, um escândalo de mansão com 2.600 m².
Visitei uma das 12 signature villas que ficam pé na areia. Espetáculo. Vejam só:
As áreas comuns deste paraíso
Além do horizonte existe um lugar… A praia praticamente deserta e privada é o maior cenário que vai de uma ponta a outra do hotel. Emana uma paz deliciosa de sentir, assim como a brisa leve final do dia. Bonito e tranquilo pra gente se amar! E vos digo: tem como não amar esse hotel?!
Antes da grande faixa de areia clarinha, a protagonista é a piscina de borda infinita que debruça num gramado bem cuidado, em um bar-molhado e na beira de um restaurante. Ela ainda é coladinha a uma piscina-jacuzzi quentinha que massageia e relaxa até os egos mais complicados. O local é um convite ao relax total, daqueles que não podemos negar. O jeito é se molhar e ser feliz. Eu fui! E como…
Quem pensa que essa é a única “alberca” se engana. Em outros cantinhos do hotel encontramos outras piscinas que parecem ser oásis em meio ao projeto arquitetônico e paisagístico que retrata o clima desértico tropical da Baja (é assim que os mexicanos chamam a região da Baja California Sur… e nós já podemos fazer o íntimo).
A ambientação do hotel
Entre os caminhos cuidadosamente formados com pedras, plantas e luzes podemos ver arte até na areia e em árvores. Quem está atento aos detalhes se encanta. Eu que amo observar minúcias me encontrei entre mimos e caprichos de outro nível.
Quando falamos de luxo, relacionamos a palavra, o conceito, ao exclusivo. E vos digo, é verdade – mas às vezes depende de nós conseguir enxergar e valorizar aquilo que é privado e até invisível aos olhos mais ansiosos. O serviço, o tom de voz, o volume da música… A perfeição do luxo é quando ele é discreto, quase que natural… tipo mágica. O Las Ventanas Al Paraíso é magia e maestria!
As comodidades e o spa, ah, o spa!
Pelos corredores e diferentes áreas encontramos: lojas, restaurantes, bares (um deles é “secreto!”) e cafés, salão de beleza, agência imobiliária (sim, que tal?!), spa e alguns outros cantinhos para sentar, olhar, amar, agradecer, sei lá…
Preciso contar pra vocês que o SPA do hotel é um universo holístico de bem-estar que quase me fez levitar. Fiz uma massagem de uma hora e meia com o Mr. Roberto. Sem dúvida, a melhor massagem que fiz na vida (e não estou excluindo as massagens asiáticas do páreo-duro).
O Spa oferece vários serviços para adultos, crianças e também tratamentos para casais. O menu de opções é extenso e também exclusivo e original, já que muitas das opções foram criadas baseadas na ancestralidade mexicana. O savoir-faire das plantas e dos terapeutas para curar dores, cansaço e até outros problemas.
O Las Ventanas Al Paraíso é magia e maestria! Já falei isso antes?! Se você curte SPA, ama assuntos e tratamentos holísticos, o Spa do hotel é obrigatório pra ti.
Por lá você encontra alguns produtos para trazer para casa e caprichar nos cuidados da pele. A lojinha do SPA é repleta de produtos interessantes e de certa forma exclusivos. Curadoria de ponta. Vale conhecer as marcas Orveda e Cellcosmet. Beleza pura – in potinhos.
Os restaurantes – onde comer em Los Cabos
Sea Grill, Alebrije, Arbol
Comer é viajar. Para complementar a nossa vontade de nem sair do hotel durante a estadia, o LVP (intimidade!) oferece várias opções de restaurantes e bares. Um para cada refeição, se você quiser. Menus, estilos, histórias e pegadas diferentes. Ou seja, é um menu degustação de restaurantes e bares para pedir bis.
O Sea Grill
Esse restaurante usa ingredientes 100% mexicanos e fica localizado entre a piscina e o mar. O nome já nos revela a especialidade: grelhados no fogo – tanto peixes e frutos do mar, como carnes e vegetais. Esse restaurante serve café da manhã, almoço e jantar.
É o local perfeito para almoçar pool side despretensiosamente, tomando uma bebidinha gelada como o drink de lá, o Blue Paradise. Uma margarita especial toda azul, como grande parte do cenário que nos rodeia como a piscina, o mar, o céu… 50 tons de tudo blue! <3
Café da manhã pé na areia! Amei a experiência de tomar meu café da manhã (à la carte) no Sea Grill, mas especificamente na parte baixa. Isso mesmo, há mesas instaladas na praia. Tudo de bom!
O Alebrije
Comer é aprender. Fiesta folclórica cheia de gostos e histórias! O Alebrije é o recém-inaugurado restaurante do hotel. Tive a sorte e a honra de provar vários pratos e conhecer o conceito ainda em soft-opening. Já falei que sou um cara de muita sorte?!
Bem, os alebrijes são esculturas coloridas de criaturas fantásticas da arte folclórica mexicana. Essas criaturas esculpidas e pintadas à mão são bichos misturados que dão forma a vários outros animais híbridos. Cobra + pássaro, elefante + tigre, gato + cavalo, leão + beija-flor. Tudo o que a imaginação permitir.
Símbolo praticamente máximo do folclore mexicano, os alebrijes estão por toda a parte e em qualquer lojinha de souvernirs. Esse tipo de arte começou lá nos anos 30 na região de Oaxaca, (pronuncia-se “Oarraca”), com o artista Pedro Linares López. Tudo começou depois de um sonho… Há muita lenda envolvida, mas esse é papo pra outro prato. O pessoal do restaurante conta a história, mostra os bichanos e dá uma aula de mexicanidade. Eu adoro.
O menu é muy muy muy mexicano e um passaporte para nós viajarmos até Oaxaca através da culinária.
Me deliciei com os tradicionais “moles” – molhos extremamente bem elaborados com dezenas de ingredientes e especiarias. Receitas secretas para comer com os olhos (é tudo bonito e colorido) e rezando. Amei o mole com chocolate e a Tlayuda – uma espécie de pizza feita com tortilla de milho tipicamente de Oaxaca.
No Alebrije é também servido café da manhã e almoço, mas não deixe de jantar uma noite nesse restaurante e desbravar o menu especial e cultural do jantar.
O Arbol
Comer é arte. Pérola de Los Cabos, o Arbol é o restaurante must-go da região. Se você está de passagem pela área e só tem disponibilidade para escolher um local para jantar, é aqui que você deve(ria) ir.
O Arbol (árvore, em português) é o mais internacional dos restaurantes. As mesas estão localizadas entre árvores, obras de arte e piscinas. Um espetáculo visual requintado com jogos de luz e setting sofisticado.
O menu é fusion. West meets East. Índia, Tailândia, Emirados, EUA, México, várias culinárias distintas juntas num exotismo delicioso de alto nível proposto pelo chef Ananda Singh. Há de tudo um pouco, e bastante opções vegetarianas, veganas e sem glúten. Amei os currys, o sushi de foie gras trufado (como não tinha experimentado isso antes ?!) e o cordeiro.
O jantar é embalado pelo swing e simpatia da maravilhosa Rosalia de Cuba e sua banda. Cuban-Jazz-Live music de excelente qualidade. Quando os músicos deram o tom e ela embalou: “…You’re just too good to be true.”… eu quase chorei, de novo. Oh pretty baby, I thank God I’m alive!
Que jantar, que noite, que estadia memorável! There’s nothing else to compare…
Dica: faça a sua reserva no restaurante mesmo se você estiver hospedado no hotel. Ele é um dos mais disputados de Los Cabos e aberto ao público. Como praticamente 90% dos turistas da área são americanos, a cultura manda: book a table!
Depois do jantar… a melhor pedida é seguir para o La Botica, o bar speakeasy do hotel.
Os bares do Las Ventanas
La Botica
O La Botica é o bar secreto do hotel. Há uma senha, um código para o acesso. Você vai descobrir ao se hospedar lá no Las Ventanas Al Paraiso 😀
Esse piano bar estilo farmácia antiga é um escândalo lindo. Me lembrou bares chiques de New York e Londres. Os mixologistas propõem drinks exclusivos surpreendentes (signature drinks), e claro que as opções mais tradicionais como martini, cosmopolitan, margarita, e etc também são servidas.
Há apresentações com a residente Rosália de Cuba e outros artistas, dependendo da data e ocasião. Há outras curiosidades e detalhes bacanas, mas pegando a linha do segredinho, não vou dar spoiler e espero que vocês descubram sozinhos.
Não vejo a hora de eu voltar para lá. Mais uma dose, é claro que eu tô afim…
Tequila & Ceviche Bar
O Tequila & Ceviche Bar é outro bar do hotel. Fica bem próximo da entrada e do centro do hotel. O nome já diz tudo. Prepare-se para degustar diferentes tipos de tequila com frutos do mar.
Sinta um pouco da vibe desse hotel:
Quanto custa se hospedar no Las Ventanas Al Paraíso?
Os preços das diárias, como em quase todos os hotéis, variam de acordo com o período, categoria, canal e data da reserva. As tarifas e outras condições especiais podem ser verificadas diretamente com o hotel, mas você também pode fazer uma cotação-base e reservar aqui pelo site com o Booking.com.
Uma dica de ouro: verifique com um agente de viagem. O Rosewood Las Ventanas Al Paraíso oferece algumas regalias via agências. Um exemplo é a oferta #MoreRosewood para estadias até 17 de dezembro deste ano com diárias grátis e outros benefícios. Exemplo: fique 5 noites e pague 4 ou fique 7 noites e pague 5. Você ainda ganha café da manhã para dois e crédito diário de USD 100 por habitação para gastar nos restaurantes e spa.
As lojas do Las Ventanas:
Há anos visito lojas e hotéis pelo mundo. A combinação do varejo com a hospitalidade de luxo está ligada diretamente ao consumo e às experiências de marcas – um prato cheio para mim, que sou apaixonado por tudo isso, e para quem ama uma boa loja.
Compartilho com vocês alguns detalhes das lindas lojas (são várias) do hotel. São uns 3 minutinhos de vídeo que podem facilmente virar uma aula sobre branding, visual merchandising, hospitalidade e varejo de luxo.
O que fazer em Los Cabos:
Para quem já se sente seguro para viajar, mesmo agora no meio da pandemia, o México segue sendo um dos poucos destinos internacionais abertos a brasileiros, com facilidade de acesso aéreo. A cultura é super interessante, os lugares são lindos, as pessoas são acolhedoras, a comida é uma delícia, e o Las Ventanas um sonho de viver – com toda segurança necessária.
O Las Ventanas Al Paraíso já é, por si só, praticamente um destino, mas existe ainda muito mais o que fazer e aproveitar por lá. Há atrações para curtir fora do hotel, mas é muito difícil sair, pode acreditar.
5 dicas de o que fazer em Los Cabos:
- Passeio de barco para o Arco Natural: O Arco (el arch) do Cabo San Lucas é uma formação rochosa linda no meio do mar. Vários passeios te levam até lá para admirar essa beleza natural. Dá para fazer snorkel, alimentar peixinhos e curtir o pôr do sol.
- Passeio das baleias: dependendo da época do ano, principalmente entre dezembro e abril, suas chances de ver baleias na região são gigantes. Há excursões especiais para avistá-las no meio do mar. Se tiver sorte, você conseguirá ver a movimentação delas até mesmo do hotel. Los Cabos é um dos melhores lugares do mundo para ver as baleias cinza e jubarte.
- Visitar Todos Santos. Esse pueblo mágico fica aproximadamente 1h30 do Las Ventanas e é um charme. Destino adorado pela galerinha cool-chic-gypset-surf que gosta de lugares sem badalação. As lojinhas de arte, decoração e moda do centro são surpreendentes. É lá que fica o famoso e autêntico Hotel Califórnia – sim, o mesmo da música do Eagles.
- Centrinho de San Jose del Cabo. Comece pela Plaza Mijares e vá andando pelas ruas, onde você verá barracas de street food, apresentações de danças típicas e exposições na rua. Por ali há várias galerias de arte, lojas de artesanato e restaurantes, como o La Lupita. Quem curte cerveja vai gostar da Baja Brewing Company – cervejaria artesanal com algumas opções de comidinhas.
- Flora Farms. Eu amei esse lugar misto. Uma fazenda, um restaurante, um complexo de lojas, um mercado, uma escola de culinária e arte, um local para tour e eventos. Um saladão de coisas que tem de tudo em um espaço no meio do nada. Must-go! Eu fui para o jantar. Agora quero voltar para alguma experiência durante o dia.
10 motivos para você viajar para o Las Ventanas:
Se você chegou até aqui, você agora tem uma lista de motivos para agendar sua próxima viagem. 😉
- O hotel é perfeito para casais, famílias, grupos de amigos e até solo-travellers. Todo mundo curte, e até mesmo os pets são bem-vindos
- O hotel é perfeito para comemorar dias especiais, como aniversários, noivados ou bodas de casamento. Há uma equipe de especializada em criar momentos únicos
- O serviço é impecável e você se sente muito especial
- Os restaurantes são maravilhosos e super diferentes
- As acomodações são grandes, espaçosas e o in-room service é indescritível
- Tem praia, piscina, natureza ao redor e o clima é bom o ano inteiro
- É um destino para quem busca relaxar
- Lugar excelente para prática de esportes como golfe e tênis
- Ótima opção para quem ama arte
- Reconhecimento de alto padrão. O hotel conta com infinitos awards desde a sua inauguração. É AAA Five-Diamond Award e encabeça a lista dos melhores hotéis pela Forbes Travel Guide, Travel + Leisure, entre outras.
Escrevo esse post cheio de vontade de voltar. O Las Ventanas é um dos melhores hotéis do mundo, e não é à toa que possui diversos prêmios e reconhecimentos das melhores e maiores instituições de turismo do mundo.
Vivi dias maravilhosos e inesquecíveis que ficarão pra sempre no meu coração. E aproveito esse post para agradecer e elogiar a super equipe do hotel, capitaneada pelo gerente-diretor e VP Regional do Rosewood, Frederic Vidal, um maestro magnifique que faz a mágica acontecer, e também a Jennifer, Waldo, Maciel e todos do time LVP. Meus agradecimentos também a Marisa, Bruno e ao pessoal da Xmart Viaja, que representa o Las Ventanas no Brasil.
Contatos:
Las Ventanas al Paraiso, A Rosewood Resort
- Endereço: KM 19.5 Ctra. Transpeninsular, San Jose del Cabo, Baja California Sur 23400, Cabo, B.C.S., México
- Telefone: +52 624 144 2800
- E-mail: lasventanas@rosewoodhotels.com
- Site: https://www.rosewoodhotels.com/en/las-ventanas-los-cabos
- Facebook: https://www.facebook.com/LasVentanas/
- Instagram: https://www.instagram.com/lasventanasalparaiso/
E aí, já sabe onde ficar em Los Cabos?