A ilha de Lefkada, localizada na Grécia, é uma ótima opção para quem gosta de águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego. Confira nosso guia completo para te ajudar a planejar sua ida a este paraíso.

Localizada no mar Jônico, costa oeste da Grécia, a ilha de Lefkada é um dos cartões postais do país por conta da cor azul turquesa vibrante de suas águas. A ilha é uma ótima opção para quem busca fugir do agito de Mykonos e Santorini.

Um dos atrativos principais da ilha é que não é preciso pegar um barco para conhecê-la. Existe uma pequena ponte que liga o local ao continente. Por conta da facilidade, Lefkada recebe muitos visitantes e é um dos locais mais disputados durante o verão grego.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Foto de praia deserta, chamada Egremni, em Lefkadas, na Grécia
A praia remota de Egremni, em Lefkada – Foto: PxFuel

Onde fica a ilha de Lefkada

Lefkada, ou Lêucade, faz parte das ilhas Jônicas, grupo que conta com sete ilhas principais – além de Lefkada, Corfu (Kerkyra), Paxos, Ítaca, Kefalonia, Zakynthos  e Citera.

Com 303 quilômetros quadrados, Lefkada é a quarta maior das ilhas jônicas e fica bem perto da costa grega. A proximidade é tão grande, que existe até mesmo uma ponte ligando a ilha ao continente.

>> Confira nosso guia completo no post Grécia Turismo – Para onde ir e como planejar uma viagem pelo país

Já comprou suas passagens para a Grécia? Não deixe de conferir as ofertas do Passagens Promo!

Como chegar em Lefkada na Grécia

Confira as dicas de como chegar em Lefkada saindo de diversos destinos gregos:

Como ir de Atenas a Lefkada?

Para quem quer alugar um carro na Grécia, é possível dirigir de Atenas até Lefkada, já que existe uma ponte que liga a ilha ao continente, facilitando o acesso aos visitantes. O trajeto completo é de aproximadamente 400 km, demorando aproximadamente 5 horas de viagem até o destino.

Outra opção para chegar lá é pegar um ônibus saindo de Atenas para Lefkada. O trajeto custa cerca de 180 reais*.

Se você preza pelo conforto de ter seu próprio carro no destino, alugue o seu agora mesmo clicando aqui!

Como ir de Zakynthos para Lefkada?

Existe um barco que faz o passeio de Zakynthos para Lekfada. Porém, também existe a alternativa de dirigir até o porto de Kyllini, que fica a aproximadamente 200 km de Lekfada, e pegar uma balsa. De lá, saem passeios para Zakynthos e também Kefalonia.

A travessia é bem tranquila e dura cerca de 1h15. O valor da passagem custa cerca de 200 reais*.

Como ir de Kefalonia para Lefkada?

Assim como há em Zakynthos, também existe um ferry que leva de Kefalonia até Lefkada. O trajeto dura em média 1 hora. O preço costuma variar um pouco por conta da cotação do Euro.

Percorrer essas três ilhas do mar Jônico (Lefkada, Zakynthos e Kefalonia) é um excelente roteiro para quem busca curtir alguns dias nas ilhas gregas. Vale a pena!

*Valores atualizados em 2020 – podem haver mudanças conforme a época e cotação do euro

Quantos dias ficar em Lefkada

Por ser uma ilha relativamente pequena, é possível conhecer bem Lefkada em apenas três dias de estadia. Como ela é localizada perto de outras ilhas do mar Jônico, vale a pena aproveitar os outros dias e explorar um pouco mais as regiões próximas.

>> Não deixe de conferir nosso roteiro completo pelas 5 principais Ilhas Gregas

Que tal um Cruzeiro de um dia em Lefkda para conhecer as lindas praias desse destino? Clique aqui e confira as opções!

Com praias assim, você vai acabar querendo ficar mais que três dias 😉

Quando ir para Lefkada

Lefkada conta com belíssimas praias e um visual paradisíaco. Para quem busca nadar e curtir os dias de sol, a melhor época para visitar o local é um pouco antes da alta temporada, no começo de junho, quando já está quente e a maioria dos turistas ainda não partiram para lá.

O mês de agosto também é uma boa opção, já que muitos visitantes que vão curtir o verão europeu já deixaram a ilha.

Na alta temporada, mês de julho, os bares e restaurantes acabam ficando lotados e, muitas vezes, o tempo de espera das mesas pode ultrapassar uma hora. Além disso, alguns hotéis também acabam ficando cheios. Por isso, sempre planeje a viagem com antecedência se for viajar nessa época.

Nos meses de baixo fluxo, é possível alugar um apartamento no centro da cidade por um preço bem bacana. Então, se quiser economizar um pouco, fuja dos meses de maior movimento.

Outra vantagem de visitar a ilha fora da temporada é conseguir conhecer todas as praias com tranquilidade. Alguns locais podem estar completamente desertos – uma boa dica para quem gosta de privacidade.

>> Veja também nosso guia completo Os Melhores Lugares para Lua de Mel

Compre suas passagens para a Grécia agora mesmo! Aproveite as promoções de voos clicando aqui.

Foto de praia vazia com mar azul impressionante em Lefkada, na Grécia
Imagine uma boa companhia em um lugar assim, todinho pra vocês? – Foto: Wikimedia

O que fazer em Lefkada

Lefkada é conhecida pelas águas cristalinas dignas de fotos incríveis.

As praias de Porto Katsiki e Egremni são as mais famosas e estão entre as mais belas da Europa. São paradas obrigatórias que não podem ficar de fora do seu passeio pela ilha.

Praia de Porto Katsiki

A Porto Katsiki tem um visual impressionante, com falésias que deixam o visual do mar incrivelmente azul e transparente ainda mais lindo.

Para quem vai de carro, é possível deixar o veículo no estacionamento e descer até a praia por uma escadaria de madeira. A dica é: chegue cedo, pois o estacionamento costuma lotar rápido. A praia também possui restaurantes próximos para matar a fome durante a visita.

Foto ampla de Porto Katsiki, uma das praias mais famosas de Lefkada, com escadaria de madeira que leva à faixa de areia branca próxima ao mar cristalino de cor incrível
Porto Katsiki é uma das praias mais famosas da ilha – Foto: Piqsels

Praia de Egremni

Egremni Beach também é uma praia bastante conhecida. Para quem quer visitá-la, é necessário fazer um passeio de barco que sai de Vasiliki. Vale a pena ficar de olho nos horários de passeio e os dias disponíveis – principalmente fora da temporada.

A praia de Vasiliki, de onde sai os barcos, é bastante agitada e possui uma infraestrutura excelente. Para quem gosta de esportes aquáticos, o local oferece windsurf. Mais ao sul, ainda é possível conhecer a praia de Agiofylli.

Foto de praia chamada Egremni, em Lefkada, com mar azul de cor profunda, mas águas límpidas, e alguns guarda-sóis na areia
Egremni, mais remota, tem um visual maravilhoso – Foto: georgeyboy via Flickr

Praia de Mylos e Vilarejo Agios Nikitas

Mylos é uma das praias que fica próxima ao vilarejo de Agios Nikitas. Para acessar é preciso fazer uma trilha que pode ser um pouco cansativa, mas vale muito a pena.

Não há nenhuma estrutura no local, então aproveitamos para levar comidas e bebidas e fizemos um piquenique. Assim como Porto Katsiki, a água é cristalina e as pedras e areias brancas criam um visual bem interessante.

O vilarejo de Agios Nikita, no lado oeste da ilha, é um dos melhores locais para se hospedar na região para quem quer fugir do agito. Ali também é possível encontrar opções de restaurante com ótimos preços.

Quer ficar num lugar mais tranquilo durante a viajem à Grécia? Confira acomodações em Agios Nikita pelo Booking.com

O simpático vilarejo de Agios Nikita

Praia de Kathisma

Outra praia que também vale a visita é a Kathisma, na costa oeste da ilha. Diferente da Mylos, ela conta com boa infraestrutura para receber os turistas. Por ser bem extensa, tem cadeiras e barracas garantindo abrigo do sol, e graças a esses benefícios costuma atrair bastante gente e ser agitada.

Praia de Kathisma, em Lefkada, com ondas quebrando na areia
A praia de Kathisma tem boa estrutura para passar o dia – Foto: Pixabay

Nidri

Nidri é o local mais turístico da ilha. O bairro conta com muitos restaurantes mediterrâneos de excelente qualidade. É um ótimo local para comprar souveniers para os amigos e familiares. Não deixe de visitar!

Seguro viagem para a Grécia com 5% de desconto com o cupom DICASDEVIAGEM5 – adquira o seu clicando aqui!

Pessoas circulando em pátio aberto da parte conhecida como Nidri, na ilha de Lefkada, Grécia
A área chamada de Nidri, parte mais turística da Lefkada – Foto: Wikimedia

Onde comer em Lefkada

Lefkada possui diversos restaurantes com comida mediterrânea e pratos gregos. Os frutos do mar costumam ser bem fresquinhos e saborosos, mas também é possível comer um excelente moussaka ou um souvlaki (o famoso churrasquinho grego).

A vida noturna da cidade é agitada e os restaurantes começam a receber os clientes bem tarde.

Destaque para os restaurantes La Vinaria Taverna, Nissi Mediterranean Kuzina e Taverna Eutuxia 1960. E vale dizer que todos os locais possuem opção para vegetarianos. 🙂

Prato típico da Grécia com dois espetos do famoso churrasquinho conhecido como souvlaki, três porções de molho coloridas, arroz, pães chatos e alguns legumes cortados
Um famoso churrasquinho grego, chamado souvlaki, vai bem após um dia na praia – Foto: Pixabay

Onde ficar em Lefkada

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

Existem muitos hotéis e diversas opções de casas para alugar em Lefkada. Antes de visitar, veja todos os atrativos e faça uma pesquisa para escolher a melhor localização.

Separamos três hotéis incríveis como indicação, que são verdadeiros resorts neste paraíso.

Porto Galini Seaside Resort & Spa ($$)

O Porto Galini Seaside Resort & Spa possui piscina e estacionamento gratuito no local. Ideal para quem busca uma hospedagem com bom custo-benefício. As diárias para dois adultos podem chegar a até 400 reais, dependendo da acomodação.

Diárias a partir de R$ 395, com café da manhã e estacionamento.

Veja os preços e disponibilidade do hotel e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Foto de quarto com decoração charmosa no hotel Porto Galini Seaside, em Lefkadas
Charmoso quarto no Porto Galini Seaside – clique na foto para reservar
Foto de área de piscinas no resort Porto Galini Seaside
E que tal uma piscina dessas, nada mal, não é? Clique na foto para fazer sua reserva!

Crystal Waters ($$)

O hotel Crystal Waters é um luxuoso ambiente para quem busca relaxar e aproveitar o melhor que a ilha oferece. Ele conta com uma piscina ao ar livre, um restaurante bem moderno e uma recepção 24 horas por dia.

Diárias em torno de R$ 500, com café da manhã e estacionamento.

Veja os preços e disponibilidade do hotel e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Foto das acomodações em casinhas no hotel Crystal Waters, em Lefkada
O Crystal Waters é uma das melhores opções para se hospedar – clique na foto para garantir sua estadia
Foto de quarto para casal no Crystal Waters, com cama ampla e cores arenosas na decoração
Os quartos do Crystal Waters são bem aconchegantes – clique na foto e reserve já o seu

San Nicolas Resort Hotel ($$)

O San Nicolas Resort Hotel fica em uma baía verde com vista espetacular. Por ser bem conhecido, é bem difícil conseguir uma vaga nas altas temporadas. O luxuoso hotel oferece uma piscina e o bar do hotel para relaxar, além de uma piscina infantil para crianças.

Diárias em torno de R$ 600, com café da manhã e estacionamento.

Veja os preços e disponibilidade do hotel e faça já sua reserva no Booking clicando aqui!

Foto de área de piscina no San Nicolas, resort de Lefkada
O San Nicolas é um resort com uma vista linda do deck e da piscina – reserve seu quarto clicando na foto
Foto de quarto espaçoso do resort San Nicolas com cama de casal ampla e sofá, atém de balde, rosa, taças e ar condicionado
Os quartos do resort são amplos e bem confortáveis – reserve o seu agora mesmo, clicando na foto!

Outras opções de hotéis incríveis na ilha, dos mais econômicos aos mais requintados:

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade. Consulte sempre o site do Booking.com para verificar os preços atualizados.

Dicas de Lefkada para anotar

Para quem não quer alugar carro, é possível fazer os passeios mais populares da ilha de barco. Existem algumas empresas especializadas que fazem um tour de um dia. Os preços geralmente costumam variar dependendo da época do ano.

Outra dica importante: As estradas que levam para as praias mais populares costumam ser bem difíceis e com diversas curvas. Tenha atenção redobrada e procure sempre alugar um carro em boas condições de uso.

Vale lembrar que a moeda grega é o euro e, por conta disso, os preços acabam sendo altos ao converter para o real. Por tanto, busque programar tudo com antecedência para conseguir desfrutar muito deste paraíso.

Tenha um chip de internet ilimitado durante sua viagem – clique aqui!

Foto de paisagem de Lefkada, com morro repleto de árvores, mar azul, faixa de areia branca e estrada cortando a montanha
Não se esqueça de curtir a ilha com atenção na estrada e respeito à natureza – Foto: Pixabay

Perguntas e respostas rápidas sobre Lefkada

Onde fica Lefkada, na Grécia?

Lefkada é uma das sete ilhas jônicas gregas, localizada bem próxima à parte do país do continente… leia mais

Onde ficar em Lefkada?

Boas opções de hotéis em Lefkada incluem: Porto Galini Seaside Resort & Spa, Crystal Waters e San Nicolas Resort Hotelleia mais

Precisa de seguro viagem para ir para Lefkada?

Sim conforme o Tratado de Schengen é obrigatório para visitar Lefkada ou qualquer outro destino na Grécia. Faça seu orçamento aqui.

Como ir de Atenas a Lefkada?

Atenas fica a cerca de 400 km de Lefkada. É possível ir de carro ao destino, por meio de uma ponte que liga a ilha ao continente… leia mais

Como ir de Zakynthos para Lefkada?

Saindo de Zakynthos, você pode ir de barco até Lefkada, ou dirigir até o porto de Kyllini e pegar a balsa com destino à ilha jônica… leia mais

Como ir de Kefalonia para Lefkada?

Para ir de Kefalonia para Lefkada, você pode pegar um ferri que faz o trajeto em cerca de uma hora… leia mais

O que fazer em Lefkada na Grécia?

Lefkada possui praias lindas, de águas azuis cristalinas e areia branca, como Porto Katisiki e Egremni… leia mais

Onde comer em Lefkada?

Boas dicas de restaurantes em Lefkada são La Vinaria Taverna, Nissi Mediterranean Kuzina e Taverna Eutuxia 1960leia mais

Quantos dias ficar em Lefkada?

Por ser uma ilha pequena, com três dias é possível conhecer bem a ilha de Lefkada… leia mais

Quando ir a Lefkada?

Procure ir a ilha de Lefkada em períodos fora da alta temporada, como nos meses anteriores ao verão, entre maio e junho, ou após a estação, em setembro… leia mais

Leia tudo sobre a Grécia