Mas se não é o inglês, qual é a língua oficial da Austrália? Aprenda um pouquinho sobre o Australianês e tire de letra e com muito bom humor as suas aventuras na Austrália.

” O Google vai te dizer que a língua oficial  da Austrália é o Inglês mas o Google não sabe de nada (ou sabe?!). Down under (referência a Austrália) fala-se o Australianês.

G’day!

Por: Larissa @hellolarissa

língua oficial da austrália

Opera House em Sidney / Foto: Divulgação

Mas o que é o Australianês?

O Australianês é o Inglês Australiano, uma mistura entre o Inglês tradicional, outras línguas e até mesmo influências imigratórias que com o tempo foram adaptadas e transformadas formando assim, o atual jeitinho Australiano de conversar.

O Australianês, em sua essência, descreve o caráter e identidade do que significa ser Australiano. A língua tem um tom despojado, casual e muitas vezes até cômico o que é a representação perfeita do jeito Aussie de ser: livre, leve e solto.

O Inglês Australiano teve, e ainda tem, como um de seus maiores influenciadores as línguas Aborígenes. Por exemplo, as palavras boomerang, kangaroo e koala, são de origem Aborígene. Grande parte do Australianês é o sotaque e a pronuncia, que tendem em abreviar e até mesmo alterar o fim de várias palavras (veja exemplos mais abaixo). As gírias, que também são parte fundamental do idioma, contribuem para um vocabulário que a maioria dos Australianos entendem e usam em suas atividades diárias.

lingua oficial da austrália

Aborígenes Australianos / Flickr: alexwon16

Se a Austrália é o seu próximo destino e você não sabe muito sobre o Australianês, no worries (sem problemas). Nos centros urbanos e áreas turísticas geralmente não é comum encontrar pessoas falando Inglês do jeitinho Australiano. Também vale ressaltar que a Austrália é um país multicultural, e os Australianos são pacientes e estão mais do que acostumados com pessoas que não falam NADA de Inglês ou tem o Inglês super básico.

Hotéis em promoção em Sidney na Austrália



Booking.com

De qualquer forma é sempre bom aprender sobre o país de destino. Então, segue abaixo uma lista com as palavras e frases (com tradução) mais comuns do Inglês Australiano e um vídeo com dois Aussies falando sobre o Australianês.

Enjoy!

Aussie: Australiano
Avo: versão curta de ‘avocado’ (abacate)
Arvo: versão curta de ‘afternoon’ (a tarde)
Banger: ‘sausage’ (salsicha)
Barby/Barbie: versão curta de ‘barbecue’ (churrasco)
Bikkie: versão curta de ‘biscuit’ (biscoito)
Bloody: um adjetivo usado para intensidade. Ex: ‘bloody hot’ (super extremante muito quente mesmo!)
Bloody oath: com certeza absolutamente verdadeiro
Brekkie: versão curta de ‘breakfast’ (café da manhã)
Brolly: versão curta de ‘umbrella’ (sombrinha)
Budgy smuggler: sunga
Bum: ‘butt’ (bunda)
Buddy: amigo
B.Y.O: versão curta de ‘bring your own’ (traga seu próprio). Ex: B.Y.O alcohol (traga sua própria bebida)
Cozzie: biquíni ou maiô
Cuppa: bebida quente, geralmente em referencia a chá
Chuck a sickie: quando a pessoa não vai trabalhar e diz que está doente e na verdade não está realmente doente diz-se que a pessoa ‘chuck a sickie’
Chrissy: versão curta de ‘Christmas’ (Natal)
Defo: versão curta de ‘definitely’ (definitivamente)
Footy: versão curta de ‘football’ (Futebol Australiano, beeem diferente to Brasileiro)
Fair dinkum: verdadeiro, genuíno
Fair go: dar uma chance
G’day: Olá/bom dia
Good on you: muito bem/bom para você
Heaps: muito. Ex: ‘thanks heaps’ (muito obrigado)
Hubby: versão curta de ‘husband’ (marido)
Kiwi: alguém da Nova Zelândia
Loo: banheiro
Maccas: versão curta de McDonald’s
Mate: amigo
Mozzie: mosquito
No worries: sem problemas
Ripper: uma coisa muito boa
Roo: versão curta de ‘kangaroo’ (canguru)
Stoked: muito feliz
Servo: versão curta de ‘service station’ (posto de gasolina)
Sunnies: versão curta de ‘sunglasses’ (óculos de sol)
Straya: versão curta de Australia
Ta: versão curt de ‘thank you’ (obrigado)

E o vídeo que mencionei acima:

Na Austrália fala-se Inglês certo? Errado! Quer saber mais? Tem alguma expressão ou palavra que devemos adicionar a nossa lista? Deixe um comentário ou visite @hellolarissa no insta.”

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Austrália

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Austrália, uma dica super importante para todos que estão planejando a próxima viagem é não se esquecer de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem para evitar problemas no exterior.

Muita gente não sabe é que ele é super barato e pode te ajudar a evitar muitos problemas durante a viagem. Veja nossa matéria de Seguro Viagem Internacional contando tudo o que você precisa saber sobre o assunto, qual o melhor empresa de seguro viagem e dicas para fazer um ótimo seguro para seu perfil, por um preço incrível e ainda por cima economizando muito.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada por toda Austrália

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar nos Estados Unidos om Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando na Austrália, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja também:

Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Onde fica, como chegar e quando ir a Austrália

10 pontos turísticos para conhecer na Austrália

Visto para trabalhar na Austrália: Dupla cidadania