Linz é a cidade da Áustria que se destaca por pela modernidade, indústria de tecnologia e arte moderna, mas sem deixar de ter aquele toque quase bucólico austríaco.

Localizada na região da Alta Áustria, Linz é a terceira maior cidade do país, com pouco mais de 200 mil habitantes. Em 2009, foi escolhida como a capital europeia da cultura, e sua diversidade de museus e instalações mostra bem isso.

Linz é excelente para quem gosta de cultura e arte moderna. Mas também atrai visitantes pela beleza de seus prédios históricos, além de estar cercada de natureza (o rio Danúbio também passa por Linz).

A cidade tem uma localização super estratégica, que facilita a visita. Afinal, fica bem perto das fronteiras da Áustria com a Alemanha e a República Tcheca. Além disso, fica a meio caminho entre Viena e Salzburg.

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂


Quer encontrar passagens baratas para Europa? Encontre voos com até 35% de desconto todos os dias no Passagens Promo. Clique e confira!


A cidade de Linz Áustria

Linz é uma cidade super antiga e há registros de assentamentos na região desde 44 A.C. O histórico de Linz mostra que ela foi também parte do Império Romano, quando construíram fortes e prédios para garantir sua conexão no Danúbio.

Na Idade Média, a cidade cresceu de maneira projetada, e até hoje há vestígios dos assentamentos celtas, romanos e de séculos passados. Linz é famosa por ter sido onde Johannes Kepler , o astrônomo e matemático alemão, descobriu as chamadas Leis de Kepler, as três leis que regem o movimento planetário.

Adolf Hitler nasceu em uma cidade próxima a Linz e passou parte de sua vida lá. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele incentivou a indústria siderúrgica em toda a região.

Nos anos 1990, porém, a cidade passou a incentivar estudos e relatos sobre seu passado nazista, sendo uma das primeiras cidades austríacas a examinar de perto essa parte sombria da sua história.

Atualmente, é um centro cultural, universitário e membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, com uma animada cena musical e artística.

Vale a pena reservar um tempo só para passear pelas ruas estreitas e fofas do centro histórico de Linz, onde dá para ver construções e vestígios centenários.

Ruazinhas de Linz na Áustria - Foto: Jorge Franganillo via Flickr
Ruazinhas de Linz na Áustria – Foto: Jorge Franganillo via Flickr

#ParaNãoEsquecer: O seguro viagem é obrigatório na Áustria

A imigração não libera visitantes que chegam a Áustria sem seguro viagem contratado. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% OFF, compare os preços e coberturas no SegurosPromo.


Como chegar em Linz Áustria

Linz é uma cidade grande e super bem conectada. Há ônibus que passam ou chegam na cidade de Viena, Salzburgo, Munique, Praga e outras cidades ao redor. Inclusive, o terminal de ônibus fica ao lado do terminal de trem.

Além disso, a cidade fica na rota entre Viena e Salzburg, com trens expressos a cada meia hora para as duas regiões. De trem expresso, chega-se tanto em Viena quanto Salzburg em cerca de uma hora e meia. 

Outra opção é Linz-Praga, pois há cerca de seis trens diariamente. A viagem, porém, dura quase cinco horas.

Linz também tem seu próprio aeroporto, então especialmente se você estiver vindo (ou indo) de outra cidade da Europa, vale a pena conferir os voos.

Quando ir para Linz na Áustria

Uma das coisas mais legais Linz é que há sempre atividades e belezas específicas em cada época do ano diferente. Ou seja, você pode planejar sua viagem para diferentes meses sem medo de estar indo em uma época “ruim”.

O que rola em cada época do ano:

Os meses do Verão são excelentes para quem curte ficar ao ar livre, quer curtir o Danúbio e ainda aproveitar os inúmeros festivais e festas na cidade.

Um dos eventos mais legais nos meses quentes, sem dúvida, é o Höhenrausch. Entre maio e outubro é possível passear pelos telhados das construções históricas da cidade, atravessando instalações artísticas e belas vistas de Linz.

Por outro lado, o Outono tem menos procura, preços melhores e aquela beleza das folhas amarelas/alaranjadas que você pode ver enquanto passeia pelos parques e margens do rio.

Quem quer ver neve certamente não vai se decepcionar com os meses de Inverno. Há opções inclusive para esquiar, mas quem prefere passeios mais tranquilos, vai estar no céu com os mercadinhos de Natal da cidade.

Por fim, a Primavera traz também opções de festivais e festas, além de a oportunidade de ver orquídeas e cerejeiras com flores. Ou seja: tem pra todo gosto!

O que fazer em Linz Áustria 

Linz é uma cidade perfeita para quem gosta de museus, modernidade e pontos turísticos diversos. Afinal, a cidade tem também prédios históricos, lazer na natureza e todo tipo de turismo que você pode procurar.

Assim como em muitos outros destinos turísticos, em Linz você também vai encontrar o cartão da cidade. No caso, o Linz Card, que pode ser comprado por um dia ou três. Com ele, você terá direito a acesso ilimitado ao transporte público, além de ingressos para os principais museus da cidade, inclusive o Ars Electronica Center.

Além disso, o cartão também dá descontos em várias atrações e passeios. Vale a pena conferir.

Uma coisa super legal da cidade, e que combina com o tema modernidade, é que há um hotspot gratuito oficial. Ou seja, você pode ficar conectado no Wi-Fi de onde estiver.

Separamos algumas das principais atrações de Linz, anote ai!

Mapa dos pontos turísticos de Linz e Arredores

Ars Electronica Center

Certamente um dos principais pontos turísticos da cidade, é praticamente um museu do futuro. Nele, você pode conhecer o futuro da tecnologia, interagir com robôs, imprimir coisas em impressoras 3D e fazer inúmeras outras atividades ligadas à tecnologia e engenharia.

Sem dúvida uma ótima opção para visita com crianças. Mas também para viajantes solo, realmente não há idade para aproveitar melhor esse divertido museu.

O Ars abre todos os dias menos segunda, e os horários dependem do dia. Aos sábados e domingos ele abre das 10h às 18h. A entrada para adultos custa 9,50 euros, e 7,50 para crianças.

A Ars Electronica Center, também conhecida como Museu do Futuro em Linz na Áustria - Foto: Ars Electronica via Flickr
A Ars Electronica Center, também conhecida como Museu do Futuro em Linz na Áustria – Foto: Ars Electronica via Flickr

A Nova Catedral – Mariendom

Também conhecida como Neuer Dom, ou Mariendom, a Nova Catedral fica no centro da cidade. É sem dúvida uma das mais impressionantes da Áustria, muito embora tenha tido que limitar a altura da sua torre para não ofuscar a Stephansdom em Viena (!).

Mesmo assim, ainda é a maior catedral da Áustria, com um lindíssimo exterior todo em estilo gótico. E seu interior é simplesmente deslumbrante. A catedral tem lindas vidraças, em algumas é possível ver desenhos contando a história de Linz Áustria.

A Catedral fica aberta de terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Os ingressos custam 6 euros para adulto e 4 euros para crianças, existem diversos tipos de tour. Para mais informações consulte o site aqui.

A Nova Catedral em Linz Austria - Mariendom
A Nova Catedral em Linz Austria – Mariendom
Detalhes da parte interna da Neuer Dom ou Mariendom, a Nova Catedral
Detalhes da parte interna da Neuer Dom ou Mariendom, a Nova Catedral
Mais detalhes dos vitrais da Nova Catedral - Foto: Michael Dittrich via Flickr
Mais detalhes dos vitrais da Nova Catedral – Foto: Michael Dittrich via Flickr

A Velha Catedral – Old Cathedral

Se tem a nova, cuja construção começou no século 19, chance são que teríamos a velha, não é mesmo? E a Velha Catedral, do século 17, tem suas torres como ponto marcante do skyline de Linz.

A catedral está aberta todos os dias da 7h às 19h e a visita é gratuita. Par amais informações consulte o site oficial aqui.

A Velha Catedral em Linz - Foto: Wikipedia
A Velha Catedral em Linz – Foto: Wikipedia

Lentos Kunstmuseum Linz

A Lentos Kunstmuseum Linz é uma das principais galerias de Linz, abriga importantes artistas modernos. A coleção inclui, claro, obras do austríaco Klimt, mas também podemos encontrar peças de Warhol, Schiele entre outros.

O prédio em si, estilo moderno e com impressionante iluminação noturna, vale a visita.

Aberto de terça à domingo das 10h às 18h. As quinta-feiras das 10h às 21h e fecha as segundas-feiras. Os ingressos custam 8 euros para adultos e crianças abaixo de 7 anos não pagam. Para mais informações consulte o site aqui.

O prédio durante a noite do Museu de Arte Modera de Linz, o Lentos Kunstmuseum Linz
O prédio durante a noite do Museu de Arte Modera de Linz, o Lentos Kunstmuseum Linz -Foto: Site oficial.

Pöstlingberg

A Pöstlingberg é uma colina que você consegue ter um visual bem bonito de Linz.

Vale a pena a visita especialmente se fizer o passeio com o trem, no trajeto de trem de adesão mais íngreme da Áustria. Do alto, uma vista de cartão postal.

O que fazer nos arredores de Linz?

Saindo um pouco da cidade em si, a região é incrível. A primeira dica é alugar um carro para poder visitar seus pontos turísticos favoritos à vontade.

Mauthausen Memorial

Mauthausen é uma cidade vizinha a Linz, tem fácil acesso de ônibus ou trem. Na cidade, os nazistas construíram um campo de concentração. Cerca de 100 mil prisioneiros morreram ou foram executados no local, que hoje em dia se tornou um memorial.

Tours guiados em inglês só acontecem em Julho e Agosto, mas em alemão o ano todo. A entrada no memorial custa 5 euros para adultos, um áudio guia custa mais 3 euros.

O Mauthausen Memorial
O Mauthausen Memorial

Steyr

Steyr é uma cidadezinha linda fica a mais ou menos uma hora de Linz de trem e pouco mais de 30 minutos de carro.

Vale a visita porque a combinação de ruas charmosas, às margens dos rios Enns e Steyr e os prédios em tons pastéis é encantadora.

A cidade de Steyr banhada pelo rio Enns e suas charmosas casinhas.
A cidade de Steyr banhada pelo rio Enns e suas charmosas casinhas.

Baumkronenweg

Essa é uma ótima opção para curtir em família, sem dúvida. Localizado na cidade de Kopfing, um passeio feito de madeira permite aos visitantes conhecer florestas do alto das árvores.

Há também playground e hotéis estilo casa da árvore, desde os mais românticos até quartos que acomodam grandes famílias.

O local fica aberto o ano todo das 10h as 18h. Os ingressos custam 11 euros para adultos e crianças menores de 6 anos não pagam. Existe também a possiblidade de ingresso família, veja mais detalhes no site aqui.

Um dos caminhos para ser explorado no Baumkronenweg
Um dos caminhos para ser explorado no Baumkronenweg
O hotel "casa na árvore"do Baumkronenweg
O hotel “casa na árvore”do Baumkronenweg

Augustiner Chorherrenstift Reichersberg

O Augustiner Chorherrenstift é um mosteiro monumental pertinho da fronteira com a Alemanha, certamente um prédio que chama atenção.

Todas as visitas precisam ser guiadas e passam por quartos impressionantes, inclusive o hall de mármore e criptas romanas.

O mosteiro agostiniano Reichersberg, nos arredores de Linz
O mosteiro agostiniano Reichersberg, nos arredores de Linz

Nationalpark Kalkalpen

Localizado um pouco mais distante de Linz, cerca de uma hora e meia de carro, mas ainda na região da Alta Áustria, o Kalkalpen é o segundo maior parque nacional do país.

Lá você vai encontrar, rios, cachoeiras, montanhas e cavernas. E, se der MUITA sorte, um lynx (felino) ou uma águia real.

Se tiver sorte, você pode encontrar um lynx no Kalkalpen
Se tiver sorte, você pode encontrar um lynx no Kalkalpen – Foto: Nationalpark Kalkalpen via Facebook.

Onde ficar em Linz Áustria – Indicação de hotéis

Linz Áustria é uma cidade relativamente grande (a terceira maior da Áustria) e bem turística. Então, claro que há inúmeras opções de hospedagem.

Separamos aqui três das nossas favoritas, perfeitas para orçamentos diferentes.

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade. Consulte sempre o site do Booking.com para verificar os preços atualizados.

Hotel Am Domplatz ($$$)

O Hotel Am Domplatz é perfeito para casais que querem conforto em uma excelente localização. O hotel é só para adultos, tem design moderno e vistas incríveis para a catedral.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Quarto Hotel Am Domplatz em Linz
Restaurante com vista Hotel Am Domplatz em Linz

Star Inn Hotel Linz Promenadengalerien ($$)

O Star Inn Linz tem ótimo custo benefício e um dos hotéis com melhores avaliações de Linz. O hotel é bonito, confortável e super bem localizado. Alguns quartos têm vista para a antiga catedral. 

Diárias a partir de R$ 453 com café da manhã à parte.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

hall de entrada do Star Inn Hotel Linz
Quarto de casal no Star Inn Hotel Linz
Restaurante do Star Inn Hotel Linz

7 Days Premium Hotel Linz ($)

Um pouco mais distante do centro, O 7 Days Inn Premium tem fácil acesso a atrações turísticas. Esse hotel é perfeito para quem está com um orçamento mais apertado, mas ainda quer conforto.

Diárias a partir de R$ 268 com café da manhã à parte.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Quarto do 7 Days Premium Hotel Linz
Restaurante do 7 Days Premium Hotel Linz

Encontre mais opções onde ficar em Linz na Áustria e veja as ofertas de hoje no Booking.com

Booking.com

Moeda, visto e informações para planejar

Linz fica na Áustria, relativamente perto da fronteira com a Alemanha e também da fronteira com a República Tcheca. A moeda usada na cidade é o euro e é sempre bom levar um pouco de dinheiro vivo na carteira. Isso porque muitos estabelecimentos na Áustria não trabalham com cartões.

A língua na Áustria é o alemão, com um sotaque um pouco diferente do alemão da Alemanha e também com alguns dialetos locais. Entretanto, especialmente em lugares mais turísticos, você facilmente vai encontrar informações também em inglês e outras línguas.

Por fim, não é preciso visto para viajar para Linz! Mas lembre-se a Áustria faz parte do Tratado de Schengen e por isso o seguro viagem Áustria é obrigatório. Veja também quais outros documentos para entrar na Europa são necessários.