Vai passar a lua de mel no principal ponto turístico do Peru? Pouca gente sabe, mas alguns detalhes importantes na viagem precisam ser pensados com antecedência. Saiba como aproveitar ao máximo o clima romântico, conseguir mimos extras e evitar estresse.

Depois do estresse de planejar um casamento, nada melhor que uma ótima viagem para um momento de descontração e tranquilidade. A Lua de Mel em Machu Picchu é uma ótima escolha, com atividades incríveis, excelentes hotéis (o item mais essencial em uma viagem romântica) e bons restaurantes.

A viagem é feita para recarregar as energias depois da super festa, relembrar momentos engraçados e emocionantes, aproximar ainda mais o casal, e claro, curtir um lugar bem especial com o grande amor. Uma lua de mel no Peru é uma boa indicação para uma viagem assim.

Para curtir ajudar você e seu par curtirem ao máximo, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Como descolar aquela sala VIP no aeroporto ou ideias para uma surpresa romântica para a pessoa amada na viagem.

Além disso, é bom fazer um mini roteiro para conhecer bem uma das mais famosas maravilhas do mundo. Fazer reservas antecipadas não só garantem o passeio, mas muitas vezes você paga mais barato. 

Então continue lendo para conferir as 7 dicas essenciais para uma viagem perfeita de lua de mel em Machu Picchu, no Peru!

Lhama no alto de uma montanha, observando cordilheira andina.
Machu Picchu pode render uma viagem especial e inesquecível de lua de mel – Foto: Roger Nelson via Flickr

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

1) Conseguindo mimos no aeroporto e avião

Muita gente se imagina no balcão de check-in do aeroporto, falando à atendente que está em lua de mel e conseguindo passagens de primeira classe. Não é mesmo? Rs! A realidade – nem sempre – é essa. Por isso, existem maneiras de conseguir bons descontos para viajar na classe executiva ou, pelo menos, ter acesso às salas VIPs dos aeroportos.

Fique sempre ligado nas promoções de passagens pelo site Passagens Imperdíveis, que além de bons preços, muitas vezes conseguem ofertas para a classe executiva. 

Para garantir acesso às salas VIPs dos aeroportos, verifique se o seu cartão de crédito possui a tarja de Platinum ou Black. Muitas vezes, com isso, você já pode acessar. Se não, entre no clube de milhagens da companhia aérea que você vai voar, leve o cartão de fidelidade e você pode conseguir entrar nas salas. 

Sala vip do Sumaq Machu Picchu Hotel em Lima, uma dica para uma viagem de lua de mel em Machu Picchu
Sumaq VIP Lounge do aeroporto de Lima, no Peru – Foto: TravelingOtter via Flickr

2) Hotel é essencial: Reserve os hotéis mais românticos em Machu Picchu

Escolher um bom hotel é um dos pontos mais importantes em uma viagem de lua de mel. A acomodação vai garantir um clima romântico e diversos mimos para essas férias que só acontecem uma vez. 

A boa notícia é que a lua de mel em Machu Picchu tem ótimas opções de hospedagens charmosas e românticas. Porém, muitas vezes as acomodações são super concorridas, então é melhor reservar o quanto antes para já garantir. Não se esqueça de, no momento da reserva, colocar a observação que é uma viagem de lua de mel para receber aqueles mimos especiais. 

Nós indicamos os três hotéis mais românticos e charmosos em Machu Picchu:

Hotel Sumaq – Aproveite muito sua lua de mel em Machu Picchu

O Sumaq Machu Picchu Hotel é ótimo para quem quer relaxar durante a viagem. Apesar do vilarejo de Machu Picchu Pueblo ser a base de quem visita as Ruínas Incas, o hotel é bastante tranquilo. Ainda mais pelo hotel ficar um pouco mais afastado do centrinho, bem próximo ao rio Urubamba. O barulhinho das águas é até um plus nesse quesito de relaxamento.

Se você está planejando sua lua de mel em Machu Picchu, pode apostar no Sumaq para se hospedar. O hotel tem ótimas instalações para uma viagem romântica, além de um spa super completo que aplica técnicas incas milenares nas massagens – um ótimo programa para curtir em casal e se revigorar depois de explorar a região.

Os quartos do hotel são todos confortáveis, mas para essa ocasião especial você vai curtir se hospedar na Junior Suite Deluxe, mais espaçosa e aconchegante. Já a Imperial Suite é uma “verdadeira estadia da realeza inca”, na definição do próprio hotel, em um espaço com dois ambientes e banheira de hidromassagem com vista para o rio – perfeita para a lua de mel. 😉

Uma atividade especial que o Sumaq promove é o matrimônio andino, uma boa escolha para os casais que querem celebrar a união também no Peru. Um xamã conduz a cerimônia, enquanto os noivos vestem trajes típicos de casamentos incas. Uma experiência única e especial!

>> Nós ficamos hospedados e contamos tudo nesse post aqui Sumaq Machu Picchu Hotel

Sala de estar ampla com TV, sofá, mesa e poltronas, além de banheira de hidromassagem exclusiva com vista para o rio.
Antessala com banheira de hidromassagem com vista para o rio Urubamba, na Imperial Suite do Sumaq Hotel
Cama ampla da Imperial Suite do Sumaq Machu Picchu, com TV plana e grande espaço disponível
Quarto na Imperial Suite do Sumaq Hotel, uma boa pedida para lua de mel em Machu Picchu

Inkaterra Hotel – um dos melhores hotéis para passar a lua de mel em Machu Picchu

O Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel é uma hospedagem eco-friendly, ótima para quem quer passar a lua de mel no Vale Sagrado dos Incas. Localizado bem próximo a estação de trem, é um dos melhores hotéis da região e um dos únicos cinco estrelas no vilarejo. O serviço disponibilizado é de luxo, para garantir maior conforto para os casais que optam ficar por lá.

É recomendado pelo menos um pernoite em Machu Picchu Pueblo para curtir bem o passeio até o Santuário, que é cansativo para um bate e volta. Porém no Inkaterra você vai querer ficar mais dias – até para participar de todas as excursões que o hotel oferece. Se você e sua companhia gostam de proximidade com a natureza, o hotel é a hospedagem ideal.

As acomodações são cabanas, que ficam em meio a uma floresta das montanhas andinas. O staff realiza diversas atividades de contato com o meio ambiente, como caminhada e observação da flora e fauna locais – uma boa dica para casais aventureiros. As suítes são espaçosas, equipadas com aquecedor, camas king-size, lareira e hidromassagem.

O spa do hotel oferece uma experiência sensorial relaxante, com ingredientes do meio ambiente local como menta, eucalipto e orquídeas. Os tratamentos de pedras quentes, de sauna, massagens e águas naturais são a melhor escolha para se recompor depois de um passeio até as ruínas incas – você e seu amor sairão revigorados. 😉

Suíte com lareira no Inkaterra, boa dica para uma lua de mel em Machu Picchu
Suíte com lareira no Inkaterra Machu Picchu
Café da manhã farto no Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, para uma boa lua de mel em Machu Picchu
Café da manhã completo no Inkaterra Hotel

Lua de mel em Machu Picchu no Belmond Sanctuary Lodge

Recém-casados que forem a Machu Picchu para a lua de mel vão adorar se hospedar no Belmond Sanctuary Lodge. A localização do hotel já é um ponto de destaque impressionante. Dormindo na altitude da cidadela perdida, vocês conseguem aproveitar bem mais o passeio no dia seguinte.

Além do acesso privilegiado à atração, o serviço de luxo disponibilizado é ótimo, com uma equipe bastante amigável e prestativa. Escolha uma das suítes para desfrutar de um amplo espaço em um ambiente todo equipado, com varanda com vista direta para a cidadela perdida dos incas.

Após a visita ao Santuário Histórico de Machu Picchu, nada melhor que um tratamento relaxante de massagem com aromaterapia no spa. Mais à noite, aproveite para jantar em um dos restaurantes do hotel. O Tampu tem menu à la carte, enquanto o rústico Tinkiry é um buffet completo com pratos da culinária andina.

O Belmond é o refúgio perfeito para casais que buscam uma viagem relaxante, daquelas de esquecer da vida de trabalho e dos problemas do dia a dia na cidade. Um pernoite não é suficiente para descansar e curtir tudo que o hotel oferece. Que tal curtir alguns dias nesse oásis no meio da Cordilheira dos Andes, e aproveitar um passeio bem especial?

>> Veja mais dicas onde ficar em Machu Picchu na sua lua de mel em Hotéis de luxo em Machu Picchu

Foto de cama ampla em quarto do Belmond Sanctuary Lodge
Quarto no Belmond Sanctuary Lodge
Mesa de café da manha com opções de sucos, frutas, cafés e croissants no jardim de um dos hoteis para lua de mel em Machu Picchu
Café da manhã especial para uma lua de mel em Machu Picchu – no Belmond Sanctuary Lodge, a vista do jardim é para a montanha Huayna Picchu

3) Feche com antecedência os melhores passeios da região

Machu Pichu tem uma atividade sensacional, que, é claro, não poderia ser diferente de conhecer as Ruínas Incas do famoso Santuário Histórico. Em uma lua de mel, a melhor opção é optar por um passeio mais exclusivo, com guia particular, que você pode fechar direto nos hotéis, para explicar com detalhes para o casal as curiosidades do local.

Uma atividade interessante para fazer por lá é conhecer, também, as piscinas termais que fizeram a cidade também ser conhecida como Aguas Calientes. As termas ficam em um ponto um pouquinho mais afastado do centrinho, e custam 20 soles para cada a entrada. A estrutura é bem simples, mas conta com vestiário, chuveiro e armários.

As águas sulfurosas são um pouco mais amareladas e alguns acreditam serem medicinais, por isso recebem bastantes visitantes. Esses fatos acabam afugentando um pouco os viajantes, mas se você curtir o passeio, vale subir até lá para conhecer.

Outra dica é participar de um matrimônio andino em plena montanha. Alguns hotéis, como o Sumaq Machu Picchu Hotel, oferece a cerimônia com estrutura completa: trajes típicos para os noivos, votos feitos por um xamã, arranjos de flores, buquê, coquetel e um presente para o casal. É um jeito bem romântico de celebrar a união no Peru.


Ainda não fez o seu seguro viagem?
Use o Cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto. Nós indicamos comparar as coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado no SegurosPromo.


4) Escolha ótimos restaurantes para jantar

Outro ponto importante em uma lua de mel em Machu Picchu é a boa gastronomia. Comer bem em Machu Picchu é regra. Comidas típicas da região incluem o cuy (porquinho-da-índia), carne de alpaca ou lhama, ceviche, pisco sour, entre outras delícias.

Os melhores restaurantes da cidade servem pratos variados, que atendem diferentes paladares. Além da gastronomia, os ambientes também se destacam. Uma linda vista da natureza dos andes peruanos, clima romântico e ótimo atendimento. 

Os melhores restaurantes para lua de mel em Machu Picchu:

Alpakitay resto-bar 

O Alpakitay é um ótimo restaurante de Águas Calientes, com uma linda vista do rio Urubamba de algumas de suas mesas. Imagine um jantar romântico em uma mesa ao ar livre, observando a bela paisagem da natureza ao redor. Nada mal, não é mesmo? Caso queira algo mais romântico, vale reservar uma mesa e explicar que está em lua de mel.

Os preços são justos, e os pratos muito bem servidos, além de serem deliciosos. Todos os ingredientes são naturais, nativos dos próprios andes peruanos. O menu é bem variado, com muitas opções da gastronomia local, mas também serve lanches, pizzas e conta com diversos rótulos de cervejas artesanais.

Foto de massa no Alpakitay, espaguete com queijo.
Espaguete no Alpakitay – Foto: Alpakitay FB

Julian Restaurant

O Julian Restaurant é uma das melhores opções para um jantar de lua de mel em Machu Picchu. Diferente de outros diversos restaurantes da cidade, não há um funcionário na parte de fora chamando as pessoas para conhecerem o local – uma prática muito feita em Aguas Calientes, e um tanto quanto incômoda para quem está passeando.

O atendimento é excelente, com garçons super prestativos e amigáveis. Um jantar no Julian é uma boa pedida para um momento mais romântico na cidade. O cardápio tem variedades, que passam por massas, lanches e pratos de culinária peruana, incluindo até mesmo opções vegetarianas. A comida é deliciosa, e vale a pena reservar uma mesa alguns dias antes.

Foto de prato com peixe, molho, pimentas e fruta decorativa, em mexa com vela e taças no restaurante Julian, indicação para lua de mel em Machu Picchu
Prato de peixe no Julian Restaurant

Incontri del pueblo Viejo 

O Incontri del Pueblo Viejo é uma das principais opções de restaurantes em Aguas Calientes. O atendimento é bastante atencioso, com garçons amigáveis que dão até mesmo dicas para aproveitar melhor o passeio ao sítio arqueológico do Império Inca. Vale a pena para um jantar a dois bem romântico, especialmente durante uma lua de mel em Machu Picchu.

O cardápio do local é bem completo, focado em gastronomia italiana, mas com opções peruanas também. As massas são deliciosas e muito elogiadas por quem já esteve lá, enquanto as sobremesas são de dar água na boca. Para quem busca um jantar saboroso e uma boa pizza enquanto está na cidade, o Incontri é o lugar ideal. 

Prato de arroz e frango no Incontri del Pueblo Viejo acompanhado por taça de vinho
Um prato no Incontri del Pueblo Viejo acompanhado de taça de vinho

5)  Organize a mala certa para a Lua de mel em Machu Picchu

Uma lua de mel em Machu Picchu pede por roupas leves e casacos cortavento, ao mesmo tempo. Na verdade, a mala depende muito do que vocês vão fazer durante a viagem. Caso a escolha seja trilha, roupas mais indicadas para trekking não devem ficar de fora. Se forem conhecer Machu Pichu de ônibus mesmo, a mala pode ser conter roupas mais comuns.

Não esqueça itens básicos, como repelentes, protetor solar, chapéus (ou toucas, se forem durante o inverno), óculos de sol e outros itens que achar necessários para um passeio às ruínas. Pequenos detalhes fazem a diferença e podem trazer bastante conforto nesse tipo de viagem. 

Se quiser dar um clima a mais enquanto estiver no destino, leve itens do casamento, como um vídeo com as fotos, ou um docinho bem casado. Assim, vocês sentem o climinha da festa quando estiverem na viagem também. 

Foto de mesa com flores e vela no Julian Restaurant em Aguas Calientes
Mesa romântica no Julian Restaurant

Para ajudar a não esquecer nada de importante na mala para a lua de mel, fizemos uma pequena listinha para mulheres e homens:

O que não pode faltar na mala de mulher

  • Documentos (Identidade, etc)
  • Carteira e Bolsa
  • Óculos escuros
  • Casacos e capa de chuva
  • Touca/chapéu
  • Roupas confortáveis
  • Tênis próprios para trilha
  • Protetor solar 
  • Repelente
  • Máquina fotográfica para tirar toda as fotos. 

O que não pode faltar na mala de homem

  • Documentos (Identidade, etc)
  • Carteira
  • Óculos escuros
  • Roupas confortáveis
  • Casaco e capa de chuva
  • Touca/boné
  • Tênis próprio para trilha
  • Mochila grande
  • Emprestar o repelente e protetor da mulher… rs
Casal conferindo mapa para trekking em viagem que pode ser de lua de mel em Machu Picchu
Dividam a bagagem para não pesar para ninguém – principalmente se forem fazer trilha!

6) Prepare surpresas na viagem

Não há nada mais gostoso do que receber uma surpresa da pessoa amada em uma lua de mel em Machu Picchu. Ligue para os restaurantes e hotéis e peça ajuda para preparar surpresas, como deixar no quarto garrafas de champagne com uma cartinha, por exemplo. Ou até mesmo, marque um passeio romântico em Machu Picchu sem contar para a pessoa.

Outra opção é dar de presente algumas horas no SPA, e esperar seu amor com queijos e vinhos no quarto. Use a criatividade e faça a viagem ainda mais romântica e inesquecível!

Foto de matrimônio andino com casal, xamã e cerimonialista.
Um matrimônio andino é uma das surpresas que você pode preparar para a lua de mel em Machu Picchu. O Sumaq Hotel oferece esse serviço

7)  Evite contratempos e Estresse

Para que tudo isso ocorra da melhor maneira possível, só existe uma fórmula: se preparar e evitar contratempos. Como? Contratando um seguro viagem e fazendo todas as reservas com antecedência (passagens, seguro, hotéis, passeios e restaurantes). 

Garanta seu seguro viagem para ficar prevenido

Se o voo atrasar ou a bagagem for extraviada, é preciso ter um seguro viagem para dar a cobertura e evitar estresse. Ou até mesmo, em situações de emergência (bate três vezes na madeira!). De qualquer modo, é preciso estar coberto. Machu Picchu fica em altitude elevada e o mal de altura pode atrapalhar a viagem. Melhor se prevenir!

Uma dica para economizar e garantir uma boa cobertura é comparar as opções de seguros pelo Seguros Promo (que é como um Booking.com, mas de seguradoras). O site mostra os melhores planos e preços para você comparar e escolher. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto na contratação do seguro.

Compre seu chip com internet antes de viajar

Quer ter total liberdade com internet durante sua viagem ao Peru? Compre um chip com a EASYSIM4U, receba em casa antes da viagem, e chegue ao destino já com internet 4G ilimitada!

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

Quer encontrar passagens baratas para curtir a lua de mel em Machu Picchu?

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para este país da América do Sul, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo com até 35% de desconto todos os dia. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Encontre o hotel ideal para a sua lua de mel em Machu Picchu, no Peru

Se você ainda não marcou seu hotel, a dica é comparar hotéis em Machu Picchu através no Booking.com.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

E então, gostou das nossas dicas para lua de mel em Machu Picchu? Conta pra gente nos comentários!

Booking.com

Leia Também

Onde ficar em Machu Picchu – Qual a Melhor Opção?

Hoteis em Machu Picchu – Os melhores para se hospedar

Como chegar em Machu Picchu – O Guia Completo

Inca Rail – Como Viajar com Conforto até Machu Picchu

Hoteis de Luxo em Machu Picchu para Relaxar nas Montanhas

Sumaq Machu Picchu Hotel – Nossa Avaliação