Dicas inéditas de quem já foi à capital alagoana: melhores praias, passeios, hospedagens, restaurantes e muito mais. Aproveite!

O melhor conselho de quem já visitou Maceió para você é: desbrave tudo e já vá embora com a próxima viagem de retorno marcada! A capital alagoana tem uma riqueza natural sem igual, digna de ser comparada com as melhores referências paradisiácas internacionais, como Caribe e Cancún.

Feche os olhos e tente imaginar um litoral com mar azul, lagoas com águas transparentes e bancos de areia bem no meio, dunas a perder de vista e paisagens verdes que até brilham com o raio do sol. Lindo, não é? E tudo isso você vai encontrar em Maceió e nos seus arredores, uma região cheia de encanto e belezas apaixonantes. 🥰

Para te ajudar a organizar bem a viagem ao paraíso, a seguir, te apresentaremos todas as dicas: o que fazer em Maceió, quando ir, como chegar, melhores praias de Maceió e restaurantes em Maceió. Vamos juntos?

Melhores dicas de Maceió

Abaixo preparei um resumão com tudo o que mais gostei e indico em Maceió. Anote tudo ou tire um print para não perder nada! 😃

  • O que fazer: curtir as praias e cidades vizinhas
  • Onde ficar: região de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca – eu fiquei no Ritz Lagoa da Anta
  • Onde comer: Bodega do Sertão
  • Como se locomover: Uber, carro alugado ou transfer da WS Tur ou CVC 
  • Quando ir: verão
  • Como chegar: de avião até o aeroporto Zumbi dos Palmares e depois fazer um trajeto de carro até Maceió

Gostou das dicas? Então role a telinha para ler ainda mais sobre o nosso caribe brasileiro!

O que fazer em Maceió

Orla de Jatiúca, em Maceió. Do lado esquerdo tem um mar azulado e, no esquerdo, um calçadão com um senhor andando, alguns coqueiros e uma avenida com carros e prédios ao fundo
Orla da Avenida Álvaro Otacílio, que interliga as principais praias de Maceió – Foto: Joyce Dias
Placa escrito "marco dos corais", com uma praia de água cristalina ao fundo. Há pessoas em volta olhando a paisagem
Marco dos Corais – Foto: Joyce Dias

A orla que liga a Praia da Pajuçara à Praia de Ponta Verde e à Praia de Jatiúca é um lugar muito agradável para começar seu roteiro (veja na foto acima). Lá, é uma mistura de praia cristalina com ruas movimentadas. Isso porque de um lado tem o mar azulado e de outro construções modernas, que são distribuídas entre restaurantes, hotéis e comércios.

Uma das vantagens de Maceió é justamente o fato de ter bem no centro praias num tom azul fascinante. Você pode comprovar isso se visitar o Marco dos Corais, que é praticamente uma praça dentro do mar. O lugar tem o pacote completo: espaço para caminhar e tirar belas fotos, além de um mar transparente que mostra a olho nú recifes de corais. Na maré baixa ainda se forma o famoso caminho de moisés. Não precisa de mais nada, não é mesmo? 🙂

Ainda nesta região, a Praia da Pajuçara tem as feiras de artesanatos e as jangadas que levam para as piscinas naturais. E, para agitar a viagem, tem os beach clubs com infraestrutura completa à beira-mar. Fora isso, a capital alagoana ainda tem o centro histórico com construções antigas, museus e igreja. E, caso dê fome, há restaurantes para todos os gostos (leia mais dicas sobre isso no final do post).

Além disso, o município é também porta de entrada para cidades vizinhas incríveis. Bem pertinho e a uma viagem de no máximo duas horas de carro, tem Marechal Deodoro, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel, além de praias famosas como a Praia do Francês e a Praia do Gunga.

Para você não se esquecer de nada, anote esta lista prática de o que fazer em Maceió:

  1. Praias
  2. Orla principal de Maceió
  3. Piscinas naturais
  4. Beach club beira-mar
  5. Feiras de artesanatos
  6. Centro histórico
  7. Passeios nas cidades vizinhas

Conheça também:

Melhores praias de Maceió

Praia em Maceió com poucas ondas, durante um dia ensolarado com poucas núvens no céu. O mar é cristalino e azul
As praias centrais de Maceió têm uma tonalidade apaixonante 😍 – Foto: Joyce Dias
Colagem de 3 fotos de praias em Maceió. A primeira (à esquerda) é de uma mulher em uma ponte olhando o mar e o horizonte. A segunda (no meio) é de uma porta azul com uma placa escrito "Maceió é massa" com um mar azulado de fundo. A terceira (à esquerda) é de uma praia, com uma parte da areia e o mar com poucas ondas.
Ao andar pela orla central de Maceió, você passará por um mar azul, com poucas ondas e de água morna – Fotos: Joyce Dias

Da Praia de Sauaçuhy até o Pontal da Barra tem uma orla urbana com mar azul, cristlino e numa temperatura super agradável. Há, inclusive, pedaços de areia para prática de esportes, além de praias com e sem ondas para surfistas ou famílias com crianças. Só nesta região, passando pelas mais centrais Praia de Pajuçara, Praia de Ponta Verde e Praia de Jatiúca, já tem opções suficientes para qualquer público.

Um detalhe que merece atenção é que Maceió é uma das únicas capitais do mundo com orla urbana cercada de recifes de corais. Vou ilustrar para você entender melhor: um mar azul e transparente a ponto de mostrar todos os detalhes do fundo, com uma rua movimentada atrás. Ou seja, você tem praias de aparência paradisíaca com a infraestrutura do centro de uma capital. Combinação perfeita! 😍

E não acaba aí. Ao redor tem outras praias em cidades vizinhas que não podem ficar de fora. As que mais conquistaram meu coração foi a de São Miguel dos Milagres e as de Maragogi, lugares onde o azul do mar impressiona os olhos. Sem dúvidas, depois de ir lá, você não vai mais se perguntar como é o paraíso.

A Praia do Gunga, reconhecida como uma das mais bonitas do país e onde o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro, também não desce o nível. Outra é a Praia do Francês, a Praia do Patacho, Praia do Carro Quebrado e a Praia de Sonho Verde. Todas ficam em cidades vizinhas, a no máximo duas horas de distância de carro.

Vale destacar que há passeios de buggy e de jipão para conhecer esses encantos de Alagoas. Alguns te levam a dunas, mirantes ou até fazem um tour entre as praias. Há, também, passeios de barcos para piscinas naturais. Veja mais detalhes no nosso post de melhores praias de Maceió.

Confira algumas das principais praias de Maceió:

  • Praia de Pajuçara
  • Praia de Ponta Verde
  • Praia de Jatiúca
  • Praia de Ipioca
  • Praia de Pratagy
  • Praias das cidades vizinhas de Maceió

Onde ficar em Maceió

Os bairros Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca são os melhores para você se hospedar. Neles, não vai ser difícil encontrar uma acomodação que te agrade e, principalmente, se adeque ao seu orçamento. Inclusive, Maceió tem uma grande variedade de hospedagens modernas, simples ou mais sofisticadas.

Estes bairros têm uma localização privilegiada à beira-mar, possibilitando além de belas vistas, ir caminhando até comércios, feira de artesanato, praias e restaurantes. Mas, para te ajudar a definir o ideal, vale destacar que o Jatiúca tem o mar mais agitado e é indicado para quem quer ficar mais próximo da vida noturna ou do Parque Shopping Maceió.

O Pajuçara, por sua vez, tem a feira de artesanato e é a porta de entrada das jangadas para as piscinas naturais. Já o bairro Ponta Verde é onde fica uma das principais praias e com bastante lazer para você curtir um dia de sol ou uma agitação à noite.

Fora isso, nas cidades vizinhas têm os resorts ou hotéis mais completos com meia ou pensão completa, como em Maragogi, por exemplo. Esses são mais indicados para quem quer relaxar, curtir o mar e não se preocupar com mais nada. 😎

Agora que você já sabe detalhes sobre as melhores regiões para ficar em Maceió, continue lendo para conhecer alguns hotéis, pousadas, resorts e casas de temporada.

Hotéis em Maceió

Mulher dentro de um quarto do hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, vestida de roupa branca com estampas azuis e chapeu, de costas, com uma das mãos em uma cadeira de uma mesa redonda olhando para uma janela ampla de vidro com vista do mar e folhas de uma árvore. Aparece também parte da cama
Ritz Lagoa da Anta, clique na imagem e conheça onde me hospedei em Maceió – Foto: Joyce Dias

Os hotéis em Maceió são modernos e com infraestrutura suficiente para você relaxar próximo das principais praias. Quando estive na cidade, fiquei no Ritz Lagoa da Anta. Mas, além dele, há outras opções à beira-mar com bom preço e localização.

Confira as sugestões:

Veja todas as opções de hotéis em Maceió.

Pousadas em Maceió

Piscina da Pousada Residencia Duna Paraiso, em Maceió, rodeada de gramado com árvores balançando com o vento, algumas espreguiçadeiras ao lado da piscina, decks com cobertos com telhados de palha,  e o mar de fundo.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Residencia Duna Paraiso.

As pousadas em Maceió são mais econômicas, porém, não deixam a desejar no quesito conforto, infraestrutura e localização. Há belas opções com piscinas, quartos aconchegantes, café da manhã caprichado e à beira-mar.

Veja essas recomendações para se hospedar em Maceió pagando menos:

Veja todas as opções de pousadas em Maceió.

Resorts em Maceió

Área externa do Grand Oca Maragogi All Inclusive Resort, com uma piscina ao meio, gramado em volta e espreguiçaderias com cobertura e árvores.
Clique na imagem e faça sua reserva no Grand Oca Maragogi. Foto: Joyce Dias

Os resorts em Maceió são acomodações mais sofisticadas e destinadas aos viajantes que buscam passar maior tempo dentro da acomodoação, desfrutando da pensão completa, piscina e praias reservadas. Grande parte deste tipo de acomodação fica nos arredores da capital, como em Maragogi.

Veja dicas de resorts para se hospedar na capital alagoana:

Veja todas as opções de resorts em Maceió

Aluguel de temporada em Maceió

Área externa do Sun Paradise, em Maceió, com um lago ao meio rodeado de jardins com pequenas árvores, gramado verde baixo e flores verdes, e nos dois lados tem prédios com sacadas
Clique na imagem e faça sua reserva no Sun Paradise JTR.

Alugar uma casa ou apartamento para se hospedar em Maceió é a opção com o melhor custo-benefício, pois há possibilidades baratas, confortáveis e até com piscinas.

Veja sugestões com as melhores avaliações para se acomodar:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Maceió

Restaurantes em Maceió

Frente do restaurante Bodega do Sertão, sendo o local temático da região nordestina. Ao meio o local tem o formato de um bule, escrito "Bodega do Sertão" com desenhos de flores, e à direita tem vasos de cactos, uma a escultura de um burro e um teto de bambus. Mas à esquerda é a entrada do restaurante
Bodega do Sertão – Foto: reprodução do restaurante via Facebook

Maceió vai agradar muito seu paladar. As tapiocas – receita bem típica do nordeste – o famoso chiclete de camarão (preparado com cinco tipos de queijo), a carne de sol com nata e, claro, os pratos feitos com peixes e frutos do mar vão fazer com que suas refeições tornem-se uma atração à parte na região.

Os melhores restaurantes em Maceió para saborear a comida nordestina estão principalmente nas redondezas das praias mais urbanas – em Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Área onde fica o Bodega do Sertão, um restaurante temático e com comida regional que, sem dúvidas, vale a pena passar para sentir e saborear o clima nordestino.

Além disso, há também alguns quiosques bem estruturados para um bom petisco à beira-mar na orla de Maceió. Já nas praias mais afastadas – como, por exemplo, na Praia de Sonho Verde, o Anauê – têm alguns beach clubs com infraestrutura para comer com o pé na areia e ainda aproveitar a piscina, redes, banheiro e músicas ao vivo.

Confira os melhores restaurantes em Maceió:

  • Bodega do Sertão
  • Imperador dos Camarões
  • Lopana
  • Hibiscus Beach Club
  • Restaurante Janga Praia
  • Restaurante Parmegianno

Quando ir para Maceió

Prefira viajar para Maceió entre setembro e março, devido à menor possibilidade de chuvas. Estes meses também coincidem com o verão e alta temporada (principalmente em dezembro), então, caso queira evitar altos preços e aglomerações, novembro é ótimo para ir. No geral, lá é praticamente sempre quente, no entanto, de abril a agosto costuma chover mais em relação às outras estações.

Um detalhe muito importante para você decidir quando ir para a capital alagoana é analisar a tábua de marés. Alguns passeios só podem ser feitos quando o nível do mar está baixo. Além disso, quando o tempo está limpo e com um lindo sol, a aparência do mar fica mais transparente.

Resumindo para você encontrar a maré baixa e o mar mais cristalino: vá no verão, de preferência, nos dias de lua cheia e lua nova. O recomendado também é verificar a tábua de marés antes de ir. Caso você não consiga entender os números da tábua, logo no final deste post tem uma explicação bem prática para você compreender direitinho os gráficos.

Quantos dias ficar em Maceió

Para conhecer as atrações da cidade é necessário ficar pelo menos quatro dias. Mas vale destacar que Maceió é uma capital, portanto, cheia de municípios, vilas e pontos turísticos em sua volta. Sendo assim, também sugerimos aumentar a estadia para conseguir visitar alguns lugares vizinhos bem legais.

Como chegar em Maceió

Não é difícil chegar em Maceió. Tem um aeroporto pertinho da capital – o Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo – a pouco mais de meia hora da capital. Caso você vá partir de lugares mais distantes, pode desembarcar ali e ir de carro, ônibus, táxi ou de Uber até o centro.

Outra alternativa é partir de outras capitais próximas, como, por exemplo, de Recife, que fica a 257 km de distância, e vir de carro, aproveitando para conhecer outros lugares da região.

De avião

O aeroporto da capital é o Internacional Zumbi dos Palmares, fica a pouco mais de 22 km do centro de Maceió. Após desembarcar, o percurso para chegar até a capital leva, em média, cinquenta minutos de carro (dependendo da localização da sua hospedagem).

De carro

Também é uma boa ir de carro, principalmente, se você alugar e já sair do aeroporto dirigindo. As principais rodovias de acesso são BR-101 (passa dentro de Alagoas) e a AL-101, que passa pelo litoral e exige mais atenção devido as curvas.

Uma dica para quem gosta de pegar estrada é sair de estados vizinhos dirigindo e parando em outras cidades para conhecer, como, por exemplo, entre Recife e Maceió, tem Porto de Galinhas, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

De Recife até Maceió

Recife é a capital de Pernambuco e, além de ter vários vilarejos e cidades vizinhas para conhecer entre as metropóles, lá tem um aeroporto que também dá para desembarcar, antes de chegar em Maceió. São 256 km de distância e quase quatro horas de viagem de carro para ir de um destino a outro direto. A BR-101 e a Rodovia Governador Mário Covas são os principais acessos.

Transporte em Maceió

Se você se hospedar na região de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, vai conseguir fazer muitos passeios a pé. A cidade é pequena, portanto, várias atrações ficam próximas. Fora isso, andar de uber ou alugar um carro são os meios mais práticos e com melhor custo-benefício.

Há como também fazer passeios fechados com agências de turismo, como a WS Tur Receptivo ou CVC Viagens, ou se locomover de ônibus. Mas, nesses casos, vale se programar para não perder os horários agendados e, no caso do transporte público, os trajetos podem demorar e ser mais cansativos.

Dicas sobre a tábua de maré em Maceió

Você pode ver a tábua no site Clima Tempo ou Tideschart. Em ambos, há tabelas diárias com os valores extremos (altos e baixos) do nível do mar e os horários que eles atingem o pico. Procure ir para a cidade nos dias que a altura estiver mais próxima de 0.0 (maré mais baixa) e agende seus passeios, principalmente às piscinas naturais, no horário que estiver no menor nível.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para Maceió é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió

Quer garantir uma passagem para Maceió com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro em Maceió

Você sabia que pode alugar um carro em Maceió online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Maceió?
Curta bastante as praias, vá de jangada para as piscinas naturais de Pajuçara, caminhe na orla principal, conheça as feiras de artesanatos e o centro histórico.

O que fazer em Maceió em 7 dias?
Quem vai ficar uma semana em Maceió pode conhecer as cidades vizinhas, como Marechal Deodoro, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel, onde ficam as famosas Praia do Francês e Praia do Gunga.

O que tem de bom em Maceió?
Ir de jangada para as piscinas naturais de Pajuçara e passar o dia nas praias, curtindo o sol de Alagoas, são as principais atrações da capital. Uma dica é fechar passeios com agências confiáveis, como a WS Tur Receptivo e CVC Viagens, que oferecem day use grátis em alguns beach clubs.

Onde ficar em Maceió?
Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca são os melhores bairros para se hospedar na capital alagoana. Leia mais detalhes de onde ficar em Maceió.

Quais os melhores hotéis em Maceió?
O Ritz Lagoa da Anta, o Brisa Suítes, o Holiday Inn Express Maceió e o Praia Bonita Jangadeiros são alguns hotéis bem avaliados da cidade. Veja outros hotéis em Maceió.

Tem opções de pousadas em Maceió?
Se você está procurando pousadas, a Residencia Duna Paraiso, a Praia Pajuçara, a Pousada da Sereia e a Eco Maceio são ótimas opções. Confira mais pousadas em Maceió.

Quais as melhores casas de temporada em Maceió?
Algumas opções para alugar na capital alagoana: Time Home Service 1411, Sun Paradise JTR, Open Door Apartamentos e Beira Mar Apartmento 306.

Quais as melhores casas de temporada em Maceió?
Algumas opções para alugar na capital alagoana: Time Home Service 1411, Sun Paradise JTR, Open Door Apartamentos e Beira Mar Apartmento 306.

Quantos dias ficar em Maceió?
Pelo menos quatro dias. Caso você queira visitar municípios vizinhos, o recomendado é ficar mais tempo na capital alagoana.

Como chegar em Maceió?
Você pode desembarcar no Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, e depois fazer um trajeto de cinquenta minutos de carro até Maceió.

Quando ir para Maceió?
Você pode ir para Maceió durante o ano todo, pois a cidade é bem quente em qualquer época. Só vale destacar que no inverno há mais chuvas e o verão é a alta temporada.

Qual a melhor época para ir a Maceió?
Entre setembro e março há menos possibilidade de chuva e o mar fica mais paradisíaco. Porém, vale pesquisar a tábua de marés antes de ir, pois as piscinas naturais só podem ser visitadas quando o nível do mar está baixo.

Quais as melhores praias de Maceió?
A Praia de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde, a Praia de Jatiúca, a Praia de Ipioca e a Praia de Pratagy são algumas das principais da capital. Além delas, tem as praias da cidade vizinhas, como a Praia do Francês e a Praia do Gunga, por exemplo.

Onde fica Maceió?
Maceió é a capital do estado de Alagoas e fica perto dos destinos famosos como Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Como se locomover em Maceió?
Andar de carro ou de Uber são os transportes com melhor custo-benefício na capital alagoana. Fora isso, você pode fazer passeios a pé na região do centro, andar de ônibus, táxi ou transfer.