Imagine um lugar tranquilo, com o mar mais azul que o céu e rodeado de coqueirais. Isso não é uma obra de arte, nem muito menos um destino internacional. É Maragogi - um vilarejo de Alagoas para conhecer e não querer ir embora mais.

A cor da água, as piscinas naturais transparentes, os bancos de areia que se formam na maré baixa e bem no meio do mar, fazem com que essa pequena cidade nordestina se torne um pedacinho especial do Brasil para você conhecer.

Localizada a pouco mais de 130 km de Maceió, Maragogi é um lugar para aproveitar lindas praias, fazer passeios de buggy, comer em restaurantes saborosos, relaxar em uma hospedagem confortável ou, até mesmo, em alguma rede à beira-mar.

O destino é, realmente, único. Inclusive, casais até escolhem passar a lua de mel em Maragogi.

E, para você ter as melhores experiências, preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o município alagoano. Anote tudo e não perca nadinha quando estiver por lá.

O que fazer em Maragogi

Praia Barra Grande, em Maragogi.
Praia Barra Grande – Foto: Edujsneto via Wikimedia Commons

Os cartões postais de Maragogi são as praias. O tom azulado do mar, a temperatura da água e o clima calmo e pacato delas, fazem com que você queira passar o dia à beira-mar, sem sentir vontade de ir embora.

Mas, além de curtir esse clima praiano, você também pode fazer passeios de buggy entre as praias, ir de barco até as Galés, Taocas ou Barra Grande – que são as famosas piscinas naturais – e ainda andar nos imensos bancos de areia que se formam quando a maré abaixa.

Inclusive, o Caminho de Moisés surpreende quando a maré diminui e abre um banco de areia bem no meio do mar. A dica para você que quer conhecer este espetáculo da natureza é olhar a tábua de marés antes de ir, pois quanto mais baixo o nível do mar, mais bancos de areia e piscinas naturais vão se formar.

Outra atividade legal para fazer no mar são o snorkel e mergulhos. A água clarinha e as piscinas naturais contribuem para ver a vida marinha da região mais de perto.

Depois, para você que gosta de ter mais infraestrutura para curtir a praia, há os beach clubs com piscina, redário, restaurante, banheiros e passeios para você fazer no mar. O Barra Mar Beach Club e Pontal do Maragogi são alguns dos mais populares.

Vale destacar que Maragogi é um município pequeno e nada impede você de fazer passeios em vilarejos vizinhos, como, por exemplo, em Japaratinga, em Porto de Pedras (onde fica a famosa Praia do Patacho) e em São Miguel dos Milagres.

Confira esta lista de o que fazer na cidade alagoana:

  1. Curtir as praias
  2. Ir para as piscinas naturais (Galés, Taocas e Barra Grande)
  3. Caminho de Moisés
  4. Passear de buggy
  5. Conhecer os beach clubs
  6. Mirante do Cruzeiro
  7. Feira de Artesanato

Melhores praias em Maragogi

Praia em Maragogi.
Praia em Maragogi – Foto: Rosanetur via Flickr

Algumas das principais praias de Maragogi são a Praia de Xáreu e Barra Grande. Elas são um pouco mais afastadas do centro e indicadas para aproveitar o dia no mar. Além de paradisíacas, quando a maré abaixa, tem as piscinas naturais e os enormes bancos de areia que se formam para caminhar. O Caminho de Moisés na Barra Grande, por exemplo, abre um espaço bem no meio da praia. É um convite bem diferente para andar “mar adentro”.

A Praia de Antunes, também perfeita para entrar no mar, tem maior infraestrutura na areia. Ela é bastante visitada pelos viajantes e é o cenário das fotos mais bonitas do município. Já a Praia de Burgalhau, por sua vez, oferece um clima mais deserto, embora não seja muito longe do centro.

Uma das mais movimentadas e por vezes pode estar mais suja ou sem aquela aparência paradisíaca, a Praia de Maragogi tem localização central, fica próxima dos principais restaurantes e feira de artesanato e, ainda, dá acesso a alguns passeios para as piscinas naturais. Com certeza, você vai passar por ela durante suas estadias por lá.

De modo geral, é muito difícil definir a praia mais bonita da cidade. Cada pedaço de areia que você conhecer, vai conquistar um pedacinho do seu coração. A Praia Ponta de Mangue, por exemplo, é uma obra de arte da natureza, apelidada até de “Caribe brasileiro”.

Sendo assim, aproveite seus dias na região para conhecer o máximo de praias possíveis. Para te ajudar, confira esta lista com as principais praias da cidade:

  • Praia de Maragogi
  • Praia de Xáreu
  • Praia Barra Grande
  • Praia de Antunes
  • Praia de Burgalhau
  • Praia Ponta de Mangue

Onde ficar em Maragogi

Apesar de ser uma cidade pequena, Maragogi tem uma grande oferta de hospedagens divididas entre pousadas, hotéis, chalés, resorts e casas de temporada. Os preços são bem variados e vão desde os econômicos até os mais sofisticados, para quem deseja pagar por mais luxo e comodidades all inclusive.

As principais regiões para se acomodar estão nas redondezas do mar, sendo que a região do centro fica mais próxima de comércios, restaurantes e da Praia de Maragogi, que dá acesso às Galés. Quem ficar por aqui vai conseguir fazer vários passeios a pé e economizar bastante com transporte.

Depois, fora do centro, tem o litoral norte e o litoral sul, um pouco mais afastados do centrinho, porém mais próximos das praias mais paradisíacas para nadar. Essas regiões são indicadas para quem quer acordar com belas vistas para o mar e prefere ficar a poucos passos da praia.

O litoral sul, onde fica a Península do Rio Maragogi, a Praia do Camacho e Praia de São Bento, é um pouco mais longe e com menos opções de hospedagens. Nesta região é possível encontrar resorts ou acomodações de luxo mais reservadas.

Separamos a seguir ótimas recomendações para você se acomodar por lá. Continue lendo para ver preços, sugestões e avaliações que vão te ajudar a definir a hospedagem ideal.

Hotéis em Maragogi

Quarto do hotel Ecohar Yoga, com vista para o mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Ecohar Yoga.

Maragogi tem uma grande variedade de hotéis com infraestruturas que te permitem dormir com muito conforto e ainda acordar olhando para o mar.

Confira algumas opções:

Veja todas as opções de hotéis em Maragogi.

Pousadas em Maragogi

Área externa com redes à beira-mar da Pousada Barra Velha.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Barra Velha.

As pousadas de Maragogi são uma atração à parte para você descansar em um lugar aconchegante, depois de um dia de muita praia.

Confira essas recomendações para ótimas estadias na região:

Veja todas as opções de pousadas em Maragogi.

Chalés em Maragogi

Piscina do Village Miramar.
Clique na imagem e faça sua reserva na Village Miramar.

Maragogi também tem chalés para você se hospedar. E, além do ótimo custo-benefício, algumas opções têm até cozinha privativa para cozinhar e economizar com a alimentação.

Separamos alguns chalés bem avaliados para você se acomodar:

Veja todas as opções de chalés em Maragogi.

Resorts em Maragogi

Piscinas do Salinas Maragogi Resort.
Clique na imagem e faça sua reserva no Salinas Maragogi Resort.

Para você que busca estadias mais completas, a cidade tem três belíssimos resorts para se hospedar com muito conforto e serviços all inclusive.

Veja estes resorts na cidade alagoana:

Veja todas as opções de resorts em Maragogi.

Aluguel de temporada em Maragogi

Área externa beira-mar do Paraiso do Sul Maragogi.
Clique na imagem e faça sua reserva no Paraiso do Sul Maragogi.

Além de hotéis, pousadas, chalés e resorts, Maragogi também tem uma grande oferta de casas e apartamentos para alugar por temporada.

Confira estas opções com ótimas avaliações:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Maragogi.

Onde comer em Maragogi

Vista aérea do beach club Pontal.
Os beach clubs são opções para comer e se divertir à beira-mar – Foto: reprodução do Pontal do Maragogi via site do estabelecimento

É fácil encontrar lugares para comer em Maragogi nas redondezas da Avenida Senador Rui Palmeira, além de alguns quiosques beira-mar ou em pousadas com restaurantes. Apesar da cidade ser pequena, há uma variedade gastronômica bem gostosa e composta, principalmente, por peixes e frutos do mar.

O centro também tem restaurantes, barzinhos e estabelecimentos para saborear a gastronomia local e provar drinks de frutas nativas. E, quando você estiver na praia, os beach clubs são outras opções de lugares para comer bons tira-gostos, aproveitando o mar, piscina e toda a infraestrutura oferecida pelo clube para o seu lazer.

E, por falar sobre comida na cidade alagoana, não podemos deixar de citar o toque especial da culinária nordestina, que dá um sabor ainda mais único à culinária da região.

Confira alguns lugares para você ir quando estiver por lá:

  • Meraki Beach Bar e Restaurante
  • Barra Mar Beach Club
  • Pontal do Maragogi
  • Odoiá Maragogi
  • Tuyn
  • Russo Gastrobar Maragogi & Milagres
  • Tapioca da Martha

Quando ir para Maragogi

De abril a agosto a probabilidade de pegar chuva é muito grande e, o pior de tudo, você não vai encontrar o mar transparente e nem com aquele azul incrível. O clima contribui muito para a beleza das praias, então, é primordial buscar o melhor para ir. Sendo assim, resumindo: vá entre meados de setembro até fevereiro.

Você pode ver cenários diferentes em Maragogi, dependendo da época que for para lá. O verão, por exemplo, é alta temporada e período mais indicado para ir, devido à temperatura ser mais alta, o céu ficar com poucas nuvens e, principalmente, por conta de ser mais fácil encontrar a maré baixa e o mar com aquela aparência caribenha.

Outro quesito importantíssimo para decidir quando ir é pesquisar antes a tábua de marés. Os principais passeios, como, por exemplo, as Galés e o Caminho de Moisés, só aparecem quando a maré está baixa. Se você for em dias em que o mar estiver alto, não vai ser possível nem mesmo ver essas atrações.

Quantos dias ficar em Maragogi

Programe-se para ficar pelo menos três dias em Maragogi, para conseguir conhecer as praias, piscinas naturais e fazer os principais passeios. Lembrando que a cidade é um ótimo destino para descansar e relaxar curtindo a maresia, além disso, há lugares vizinhos que você pode aproveitar para conhecer. Portanto, quanto mais dias por lá, melhor e mais tranquila vai ser sua experiência.

Como chegar em Maragogi

Maragogi fica exatamente entre Maceió (Alagoas) e Recife (Pernambuco), portanto, as duas capitais podem dar acesso à cidade alagoana. Para quem mora mais longe e precisa vir de avião, somente essas metrópoles tem aeroporto.

Independente da cidade que partir, é necessário pegar estrada até Maragogi de Uber, carro, táxi, transfer ou ônibus. Além disso, o que vai definir qual é o melhor ponto de partida para você são os preços das passagens – que podem variar de acordo com o aeroporto – e a sua preferência de passeio, uma vez que você pode aproveitar a viagem para conhecer outras cidades.

Inclusive, uma dica para quem vai vir de avião e pretende visitar outros lugares é comprar a passagem de ida para um aeroporto e a de volta para outro, pois, desta forma, você vai conseguir combinar passeios em Maceió, Maragogi e Recife.

De avião

O Aeroporto Internacional de Maceió fica a aproximadamente 130 km de distância e o de Recife a 123 km de distância de Maragogi. Os dois são ótimas opções para desembarcar, antes de pegar estrada em direção à cidade alagoana.

De carro

Independente do lugar que você tiver partindo, vai ser necessário ir de carro, Uber, táxi ou transfer até Maragogi.

De Maceió até Maragogi

De Maceió até Maragogi é necessário viajar pouco mais de duas horas de carro, Uber, táxi ou transfer. As principais rodovias de acesso são as AL-105 e AL-101.

De Recife até Maragogi

De Recife a Maragogi são cerca de 133 km de distância e cerca de duas horas e meia de carro. A melhor maneira de fazer o trajeto é com um motorista de aplicativo ou de táxi, transfer ou alugar um veículo. A principal via de acesso é a PE-60.

Transporte em Maragogi

A melhor maneira de se locomover em Maragogi é alugando um carro, pois além da autonomia de ir aos principais cartões postais da cidade em qualquer horário, não é necessário depender da disponibilidade de motoristas. Quem vier de avião pode alugar um veículo e já sair do aeroporto dirigindo.

Para o viajante que não quer pegar no volante, também é uma ótima oportunidade andar de táxi, embora tenha poucos na região e seja necessário se programar antes, ou comprar passeios com empresas de turismo. Além disso, andar a pé, principalmente para os que se hospedarem na região do centro, também é uma boa pedida para economizar e fazer caminhadas pela orla.

Seguro viagem para Maragogi

Contratar um seguro viagem para Maragogi é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió ou Recife

Quer garantir uma passagem para Maceió ou Recife com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Maragogi?

Curta bastante as praias com águas em tons azulados, ande nos enormes bancos de areia que se formam na maré baixa, aproveite as piscinas naturais e passeie de buggy. Há muito mais o que fazer em Maragogi.

Quais são os principais passeios em Maragogi?

Ir nas Galés, conhecer as praias paradisíacas e as piscinas naturais são os passeios mais imperdíveis. Confira mais sobre os principais passeios em Maragogi.

Onde ficar em Maragogi?

As melhores regiões para ficar são o centro, litoral norte e sul. Leia mais informações e dicas de onde ficar em Maragogi.

Quais os melhores hotéis em Maragogi?

O Camurim Grande, o Odoiá Maragogi Restaurante e Estalagem, o Ecohar Yoga e o Hotel Areias Belas são algumas opções com ótimas avaliações. Confira mais recomendações bem avaliadas de hotéis em Maragogi.

Tem opções de pousadas em Maragogi?

Sim! Há várias opções, como, por exemplo, a Pousada Vila Sagui, a Praiagogi Boutique Pousada, a Pousada Polymar e a Pousada Barra Velha. Veja outras pousadas em Maragogi.

Quais as melhores casas de temporada em Maragogi?

O Condomínio Village, a Casa na Praia os Flats Vieiras e o Paraiso do Sul são algumas opções de aluguel de temporada na cidade alagoana. Veja sobre aluguel de temporada em Maragogi.

Quantos dias ficar em Maragogi?

O indicado é ficar três dias. Caso queria conhecer cidades vizinhas, aumente sua viagem para ter uma experiência mais tranquila. Leia mais sobre quantos dias ficar em Maragogi.

Como chegar em Maragogi?

É possível desembarcar nos aeroportos de Maceió (Alagoas) ou de Recife (Pernambuco) e depois pegar uma estrada até a cidade alagoana. Confira informações de como chegar em Maragogi.

Quando ir para Maragogi?

O melhor é ir no verão, entre meados de setembro até fevereiro. Veja dicas de quando ir para Maragogi.

Melhor época para ir a Maragogi?

Vá no verão, época que o tempo vai estar mais limpo, com sol e, principalmente, com a maré baixa. Caso contrário, você não vai encontrar as praias cristalinas e com água azul. Confira todas as dicas da melhor época em Maragogi.

Quais as melhores praias de Maragogi?

Algumas das melhores praias da cidade: Praia de Maragogi, Praia de Xáreu, Praia Barra Grande, Praia de Antunes e Praia de Burgalhau. Veja mais sobre as melhores praias de Maragogi.

Onde fica Maragogi?

Maragogi fica no estado de Alagoas, entre Maceió (132 km de distância) e Recife (133 km de distância). Leia dicas de Maragogi.

Como se locomover em Maragogi?

A melhor maneira de se locomover é alugando um carro ou, quem estiver hospedado no centro, ir caminhando até as atrações mais próximas. Fora isso, opte por táxi ou transfer. Leia mais como se locomover em Maragogi.

Tem resorts em Maragogi?

O Salinas, o Costa Dourada Village e o Grand Oca são os melhores da cidade alagoana. Confira dicas de resorts em Maragogi.