Um guia completo para planejar sua viagem ao Maranhão. Anote as dicas e aproveite muito!

O estado do Maranhão é mais um dos que guardam riquezas incríveis da natureza brasileira. Com praias inigualáveis, cercadas pelas famosas dunas de areia dos Lençóis Maranhenses, além de um centro histórico charmoso na capital São Luís, é um ótimo destino para conhecer um pouco mais do Brasil.

Para quem gosta de praia, de natureza e de aventura, o Maranhão é um prato cheio. Aproveite para visitar locais rústicos, preservados, com belezas naturais que não se encontram em nenhum outro canto do país. As dunas, o mar e o rio do Maranhão são singulares, únicas, e justificam a quantidade de visitantes que incluem o estado na lista de próximos destinos.

Quer saber mais para viajar para lá? Confira abaixo nosso guia completo.

O que fazer no Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, sem dúvida alguma, o principal destaque entre as atrações turísticas do Maranhão. A imensidão de dunas de mais de 150 hectares de extensão (para se ter uma ideia, o tamanho se compara ao da cidade de São Paulo) garante uma paisagem exclusiva, ainda mais em épocas de cheia dos lagos da região.

No estado, é uma boa conhecer as cidades mais próximas dos Lençóis, que servem como porta de entrada para explorar as belezas das dunas e lagos. Barreirinhas, Atins, Santo Amaro e Tutóia são ótimas opções para incluir no roteiro. Outro passeio imperdível é o do rio Preguiça, que fica próximo ao Parque Nacional e se encontra com o mar.

Mas além dos Lençóis, a capital São Luís também é uma boa surpresa aos viajantes que dedicam um tempo na cidade antes de se aventurarem para as áreas mais naturais. Um passeio pelo centro histórico é imperdível, e rende belas fotos e recordações dos casarões típicos.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Maranhão e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Maranhão – Nossas indicações de hotéis

O Maranhão tem ótimas hospedagens, de todos os estilos, em qualquer um de seus principais destinos. Você pode escolher entre confortáveis pousadas de charme ou grandes resorts para sua estadia no estado. Confira os melhores locais para fazer suas reservas, e atente-se para ter fácil acesso aos passeios ou às facilidades como restaurantes e lojas.

Existem 3 opções principais de locais para se hospedar nos Lençóis Maranhenses. A mais popular é Barreirinhas, que tem a melhor infraestrutura para o turismo. Mas se a sua ideia é ter uma imersão maior no estilo de vida de região, Atins e Santo Amaro são mais indicadas.

Atins é uma cidade bem pé na areia, a cerca de 50 minutos de barco de Barreirinhas, ou 2 horas e meia de carro 4×4. O vilarejo todo é bem rústico, mas existem ótimas opções de restaurante e hospedagem. O preço da diária pode variar de R$60,00 a R$270,00.

Confira opções de Onde ficar no Maranhão

Encontre as melhores hospedagens no Maranhão no Booking.com ou Hoteis.com

Centrinho histórico de São Luís no Maranhão
O centro histórico de São Luís do Maranhão é imperdível – Foto: UnB via Flickr

Onde comer no Maranhão

A culinária do Maranhão é cheia de influências, temperos e sabores inesquecíveis. A capital maranhense abriga restaurantes de primeira qualidade em termos de gastronomia. E quando se trata de comida nordestina, ela se eleva a outro patamar – ainda mais delicioso, cheio de frutos do mar, temperos e misturas bem elaboradas.

Por lá, existem casas para todos os tipos de gostos, bolsos e vontades: dos restaurantes mais sofisticados, aos com experiências exclusivas e os mais simples e cheios de encantos.

Na Avenida da Praia, com uma das vistas mais bonitas da cidade, o Restaurante Cabana do Sol é um dos mais sofisticados e bem decorados da cidade. A comida é muito, muito boa, principalmente a carne de sol que é a especialidade do restaurante.

O Cafofinho da Tia Dica é um ambiente bem familiar, que tem como especialidade o arroz do mar e os peixes da casa. Para quem quer fugir dos frutos do mar, uma excelente opção é um jantar ou almoço na Casa Sete, que foca nos pratos de carnes. Mas há muitas outras opções deliciosas na cidade.

Leia mais:

Seguro viagem para o Maranhão

Contratar um seguro viagem para o Maranhão é bastante indicável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações sem se preocupar com a cobertura regional do seu convênio, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem nacional com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino. 🙂

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Pessoas em frente da cachoeira do Itapecurú, no Maranhão
As cachoeiras do Itapecurú são outro atrativo do estado – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

Aluguel de carro no Maranhão

Alugar um carro no Maranhão é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Maranhão

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Maranhão, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Foto dos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são o principal atrativo do estado – Foto: Danielle Pereira via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Maranhão