Afinal, qual é a melhor época para ir a Portugal? O destino da vez entre os brasileiros é bom de visitar ao longo de todo o ano. Porém, para aproveitar ao máximo cada passeio, dê uma olhada aqui embaixo sobre qual a melhor época por região.

Cidades, praias ou vinícolas, todos esses pontos valem a pena conhecer em qualquer época em sua visita ao país. Mas se você quer ter a certeza de que vai pegar o melhor dia de praia ou a época das vindimas, então confira nossas dicas. Na alta temporada, o bom tempo é garantido mas também tem bastante movimento. E já que Portugal é o país mais solarengo da Europa, na baixa temporada também tem dias de céu azul, ótimos para passear pela cidade.

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Rio Tejo em Lisboa, Portugal | Dicas de Viagem

 

Alta Temporada em Portugal

A alta temporada em Portugal começa em Maio e termina em Outubro, voltando apenas para as semanas do Natal e Ano Novo.

Se prepare porque no verão costuma fazer um calor seco de até 40º C, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Porém, essa pode ser para você a melhor época para ir a Portugal já que dá pra curtir praia, visitar cidades e acompanhar os eventos de verão.

No Natal, os portugueses gostam de comemorar em família, viajando para suas respectivas cidades na terrinha. Mas logo voltam para as grandes cidades no Ano Novo, que é iluminada por decorações belíssimas. Se você for nessa época, não perca os fogos de artifício junto do rio em Lisboa e Porto.

 

Baixa Temporada em Portugal

Já a baixa temporada em Portugal começa em Novembro e vai até Abril, tirando o Natal e Ano Novo.

Em Portugal o inverno é frio mas com temperaturas mais amenas do que no resto da Europa.  Ficam sempre entre 8ºC a 15ºC. Nunca chega a nevar aqui, exceto em algumas cidadezinhas do interior. Além disso, Portugal é um dos países com mais dias de sol da Europa. Então os dias de céu azul são bem frequentes no Inverno e super agradáveis para passear.

melhor época para ir para Portugal

Praça do Comércio em Lisboa, Portugal –  Melhor época para ir a Portugal | Dicas de Viagem

 

Afinal, qual é a melhor época para ir a Portugal?

 

Melhor época para visitar o Norte do país

No norte de Portugal o clima é mais úmido e gelado no Inverno e ventoso no Verão. No entanto, na região de Trás-os-Montes no interior, chegam a fazer mais de 40ºC no Verão e sem uma brisa. Para passear ao ar livre nessa região, a melhor época para ir a Portugal é na Primavera e Verão (para aproveitar as cachoeiras). Porém, mesmo no Norte de Portugal ainda tem alguns lugares que vale a pena ver no Inverno.

Praia da Nazaré

É o caso da cidade de Nazaré, que fica a 120 km a norte de Lisboa. Lá foi surfada a maior onda do mundo, com 30 metros de altura. Poucos surfistas enfrentam, mas o pessoal vem de todo o mundo para assistir esse espetáculo incrível. Geralmente o mar está mais agitado no Inverno e por isso é nessa época que se podem ver as maiores ondas. E não se preocupe, se você curte surf tem dias em que o mar está mais tranquilo e dá para aproveitar, principalmente um pouco mais ao lado em Peniche (onde as condições são sempre mais favoráveis). Dicas: Use uma roupa de neoprene bem grossa, pois as águas dessa região são geladas. Para conferir se as condições estão favoráveis, entre no site Windguru.

Praia de Peniche em Nazaré | Dicas de Viagem

Região de Trás-os-Montes e Minho

Visitar o interior de Portugal na Primavera e no Verão é uma delícia.

As regiões de Trás-os-Montes e do Minho ficam repletas de amendoeiras em flor, marcando a chegada da Primavera. Por lá é possível fazer atividades ao ar livre, desde passeios a cavalo a caminhadas por trilha, e ver as paisagens mais bonitas de Portugal. No pico do Verão, quando a temperatura atinge os 40ºC, o ideal é mergulhar nas cachoeiras no Parque do Gerês – Cascata do Arado e Cascata do Tahiti – e fazer um passeio de barco na barragem.

 

Vale do Douro e cidade do Porto

O mês de Setembro é o mês das vindimas, quando se colhe a uva para fazer o vinho e a paisagem é mais bonita. Essa é a melhor época de visitar a região do Douro. Você até pode participar na produção do vinho, pisando as uvas. Dê uma olhada nas dicas da nossa colunista Virginia Falanghe, que fez esse passeio, e conta como ir até lá e onde ficar.

E já que você está visitando o vale do Douro, a cidade do Porto é parada obrigatória. Relativamente pequena, é bem fácil de conhecer os pontos turísticos a pé. E para evitar pegar chuva, o melhor é visitar o Porto nos meses de Junho a Outubro. É que no norte de Portugal é comum chover ou fazer dias cinzas no Inverno. Preparamos para você um roteiro de 3 dias na cidade do Porto que vai tornar sua viagem inesquecível.

melhor época para ir para Portugal

As lindas casinhas portuguesas. – Melhor época para ir a Portugal | Dicas de Viagem


Melhor época para visitar o Sul de Portugal

A região do sul de Portugal é ótima de visitar em qualquer época do ano. Por aqui, o clima mediterrâneo traz temperaturas agradáveis e dias de sol no Inverno e Verão.

Cidade de Lisboa e Sintra

Se você está planejando uma viagem a Lisboa, marque entre Maio e Setembro para aproveitar ao máximo. É obrigatório ir até à capital do país, não só porque é onde tem os melhores museus, restaurantes e lojas, mas também para ver como as tradições estão presentes no dia a dia de uma cidade moderna. Nessa viagem não deixe de visitar a mágica Serra de Sintra, que fica a 40 minutos do centro de Lisboa. E aproveite para ler também nosso post de Dicas do que fazer em Lisboa 

 

Região do Algarve

Se você está planejando ir até o Sul, a melhor época para ir a Portugal é no verão. Durante o mês de Julho e Agosto, os portugueses gostam de pegar uma praia na região do Algarve. Banhado pelo Mar Mediterrâneo, o litoral sul tem praias incríveis onde a água não é tão gelada. Também são vários os pontos turísticos que valem a pena, aliás alguns até entram na nossa lista dos 20 principais pontos turísticos de Portugal!

Praia da Luz em Algarve | Dicas de Viagem

Veja mais lugares lindos na região de Algarve

 

Região da Costa Vicentina

Outro lugar maravilhoso para aproveitar a praia em Portugal é a Costa Vicentina, que fica no litoral entre Lisboa e Algarve. As praias daqui são banhadas pelo Oceano Atlântico e por isso a água é mais gelada. Porém, a beleza natural é simplesmente única. Falésias e areais se estendendo por quilômetros, aldeias construídas na rocha junto do mar e frutos do mar incríveis, são só algumas das maravilhas desta região. A melhor maneira de conhecer é alugar um carro e fazer uma roadtrip. A praia de Odeceixe, de Monte Clérigo e da Zambujeira do Mar precisam estar no seu roteiro.


É necessário fazer Seguro Viagem para Portugal?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunista que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em Seguro Viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

 

Já sabe a melhor época para ir a Portugal, agora encontre os melhores preços de hospedagem em Lisboa aqui pelo Booking


Booking.com

 

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia Mais:

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Seguro Viagem Europa é obrigatório! Saiba como contratar com o melhor preço

O que fazer em Porto, Portugal  – Roteiro de 3 dias

Seguro Saude Viagem – 5 dicas para encontrar um mais barato 

 

E você, já sabe a melhor época para ir para Portugal? Comente aqui!