A renomada publicação de guias Lonely Planet divulgou nesta semana uma lista com as melhores cidades da Europa para visitar ainda neste ano.

A Europa é um continente com incríveis experiências de viagens, uma mais interessante que a outra. Isso faz com que a escolha do roteiro seja uma tarefa bem complicada. Para auxiliar quem procura pelas cidades imperdíveis na Europa, a Lonely Planet deu uma missão aos seus colunistas: encontrar os melhores lugares do velho continente para visitar.

O resultado é uma lista cheia de ricas surpresas, cidades que passam longe do turismo convencional, com muita cultura e atrações e que dá muita – mas muita – coceira para sair viajando por esse continente cheio de tesouros escondidos. Confira no vídeo ou leia a matéria completa abaixo:

As 10  melhores cidades da europa para conhecer:

Zagreb, Croácia

Viajantes que visitam a Croácia tendem a fazer uma viagem para as maravilhosas ilhas do Adriático e do extenso litoral do país, mas sua vibrante capital não deve ser negligenciada. Zagreb é ao mesmo tempo cosmopolita e frenética, com uma incrível arquitetura e praças austro-húngaras repletas de surpresas maravilhosas.

 

Gotland, Suécia

Gotland é uma parte especial e também inesperada da Suécia, já que não é muito conhecida apesar de ter dias lindos de sol e muita história local. É o local com mais restaurante per-capita do país, segundo a Unesco.  Esta antiga ilha do Báltico também tem paisagens deslumbrantes, que vão de pastos a florestas misteriosas, aldeias de pesca  e tranquilas praias de areia. No verão, a ilha se enche de vida – já que os suecos se reunem nela.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Flickr: Christofer Hägglund

Galicia, Espanha

Centenas de pessoas atravessam as paisagens lindas da Galícia todos os anos, com destino final a Santiago de Compostela, no mundialmente famoso Caminho de Santiago. Mas poucos estão cientes que este canto do noroeste da Espanha é um cenário cultural, cênico e gastronômico de tirar o fôlego!

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Fickr: Domingo Leiva

Região Norte de Montenegro

O sul de Montenegro é uma região muito popular entre os cruzeiros que rodam a Europa. Mas a neglicenciada região norte de Montenegro também tem muito a ser explorada. Aventuras em meio à natureza, sem multidões e estradas ótimas do país fazem esse destino mais preparado para o turismo do que você imaginava.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Fickr: nickgibsonphotography

Leeds, Reino Unido

Os recentes investimentos no local têm impulsionado o centro da cidade vitoriana, atraindo butiques elegantes, cafés e restaurantes inovadores. Além de muitas pessoas que procuram um destino alternativo para Londres.

Este ano também marcará dois grandes eventos: a reabertura da principal galeria de arte da cidade e o 50º aniversário do Carnaval de Leeds, o mais antigo do ocidente da Europa, depois de Notting Hill.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Fickr: Yousef AlSudais

Alentejo, Portugal

Deslumbrante castelos em penhascos, um litoral maravilhoso e um tesouro de maravilhas culinárias: o Alentejo é mesmo um destino fascinante. Esta vasta região é também o lar de diversas construções tombadas como Património Mundial da Unesco. Construções históricas e muitas maravilhas ocultas (como um templo romano – foto – e uma capela misteriosa feita de ossos). No entanto, apesar do seu fácil acesso a partir de Lisboa, o Alentejo tem permanecido fora do radar do turismo convencional.

Confira todas as dicas do Alentejo no nosso post do Roteiro Portugal.

Roteiro Portugal: 10 lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá | Mochilando

Templo da Diana, em Évora

Região Norte da Alemanha

Viajantes que vão à Alemanha tendem escolher visitar Berlim ou a pitoresca Bavária, mas aqueles interessados em explorar uma parte do país ainda pouco conhecida, devem seguir para o norte. A abertura da sala de concertos Elbphilharmonie de Hamburgo pode ser a grande novidade, mas além de seu brilho arquitetônico e acústico, a região é uma verdadeira maravilha natural!

Flick: kadege59

Moldova

Este país de adegas secretas e de mosteiros escondidos é verdadeiramente a última fronteira da Europa: pouco visitado, perdido no tempo e sempre surpreendente. Na capital da Moldávia, Chişinău, boulevards espaçosos se entrelaçam com prédios arquitetônicos. Os cafés são estilo parisienses, com muita gente sentada na rua apreciando um bom vinho.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Flickr: Frans Sellies

Pafos, Chipre

A primeira capital de Chipre na época romana, Pafos mais uma vez se encontra com esse título: a Capital Europeia da Cultura. O prêmio traz consigo uma boa  atenção mundial, investimento cultural significativo e a oportunidade de mostrar a cultura Paphiot. E há muito para admirar. A ilha de Afrodite tem resistido a tantas ocupações que a história tem empilhado monumentos sobre monumentos, como: catacumbas, templos, castelos medievais, mosaicos romanos e os locais considerados como Património Mundial da UNESCO, Kato Pafos e os túmulos dos reis.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Flickr: Michał Kniotek

Le Havre, França

Um dos melhores lugares para este verão é a cidade de Le Havre, que festeja o seu 500º aniversário com uma festa de cinco meses de duração, com um cenário artístico rico e cheio de músicas. A cidade portuária vai acolher concertos, instalações de arte ao ar livre, desfiles de rua, festas e fogos de artifício espetaculares.

As melhores cidades da Europa para visitar em 2017

Flickr: Damien Patard

E você, concorda com essa lista de melhores cidades da europa para conhecer? Comente aqui!