Com centenas de praias espalhadas por toda sua extensão, Ubatuba é um dos principais destinos de litoral no estado de São Paulo. Além de estar super próxima da capital, a cidade é linda e garante dias ótimos perto do mar.

Ubatuba tem praias lindas, e os paulistas que querem curtir o litoral sem ir pra muito longe sabem muito bem da beleza delas. Com bastante agito, boa infraestrutura e um mar incrível, as melhores praias de Ubatuba abrigam de tudo um pouco: algumas têm águas cristalinas e tranquilas, outras oferecem ondas para surfar, e a orla pode abrigar tanto grutas próximas da areia quanto servir de quadra para esportes de vários tipos. 

Aliás, Ubatuba acaba sendo um destino unânime no litoral norte de São Paulo, agradando desde famílias com crianças pequenas, até os mais aventureiros. Para o primeiro grupo, as orlas e o mar calmo das praias do centro são ótimas pedidas. Já os que gostam de emoção podem se aventurar em diversas trilhas na Mata Atlântica que rodeia as praias. Para completar o pacote, a cidade também oferece um bom agito, tanto diurno quanto noturno, sejam nos animados quiosques ou nas baladas do centrinho.

São mais de 100 praias lindas para conhecer nos 105 km de costa litorânea que banha a cidade, e para facilitar a sua busca nós selecionamos as melhores praias de Ubatuba para indicar aqui. Bora conhecer mais sobre cada uma delas?

Mapa das praias de Ubatuba

Ubatuba é um refúgio e tanto para quem mora no próprio estado de SP ou por perto, e quer fazer uma viagem de bastante contato com a natureza. Localizada na parte mais norte do litoral de São Paulo, está a pouco menos de 226 km de distância da capital.

As melhores praias de Ubatuba

1 – Praia do Lázaro

Foto do mar de Ubatuba, na Praia do Lázaro
Foto da praia do Lázaro, pela Casa da Uba Una

Com quase 1,5 km de extensão, a praia do Lázaro é ótima para quem busca uma infraestrutura completa e quer uma praia com mais agito. No lado esquerdo da orla, existem muitos quiosques que agradam os mais animados. Para quem busca calmaria, o lado direito conta com casas de locais e um pouco menos de badalação. Por conta das águas calmas, ela é ideal para crianças.

Entre as pousadas na Praia do Lázaro, algumas que se destacam são:

2 – Praia Domingas Dias

Uma das melhores praias em Ubatuba para famílias com crianças, a praia Domingas Dias pode ser vista na foto, com vegetação, mar e pedras. Foto de Rafael Vianna via Flickr
Praia Domingas Dias – Foto: Rafael Vianna via Flickr

Indo mais para dentro no lado direito da praia do Lázaro, você encontra a Domingas Dias. Não existe quiosques na região. A dica aqui é sempre se prevenir e levar uma água ou lanchinho. Durante a alta temporada, é possível encontrar vendedores ambulantes por lá, mas não são tão comuns – ou seja, não vale a pena se arriscar e depois acabar ficando com fome.

É uma das melhores praias de Ubatuba para famílias com crianças pequenas. A água cristalina é ideal para os pequenos, o mar costuma ser bem calmo e o ambiente é tranquilo por ali.

Antes de ir embora, porém, não se esqueça de recolher todo o lixo produzido e descartá-lo no lugar correto.

3 – Praia da Sununga

Vista do mar da Praia da Sununga, a partir de espaço na Gruta que Chora, atração do local
A Gruta que Chora – Foto: Rafael Vianna via Flickr

A Sununga fica do lado esquerdo da Praia do Lázaro e acaba atraindo os praticantes de skimboard (esporte praticado principalmente em praias de tombo), por conta das correntezas.

Apesar de não ser muito recomendada para crianças, no local existe uma gruta conhecida como Gruta que Chora, com uma queda d’água bem legal. A praia conta com quiosque e uma boa infraestrutura.

4 – Praia Grande

Vista da Praia Grande, em Ubatuba
A Praia Grande, em Ubatuba

A Praia Grande é a mais badalada e movimentada da região. Fica bem no centro e tem muitos quiosques, cerca de 30. Ela é ideal para quem busca bastante agito, sendo toda movimentada nos seus 1.800 metros de extensão. A longa faixa de areia, aliás, é um dos grandes motivos que atrai os diversos visitantes para passar o dia no local. Por isso, na alta temporada, o ideal é chegar cedo para garantir um bom lugar.

As pousadas na Praia Grande em Ubatuba de destaque são:

5 – Praia do Félix

A Praia do Félix é ideal para todos os viajantes, seja sua ideia viajar com a família ou com os amigos, além de ser uma das melhores praias de Ubatuba.

O lado direito é uma piscina natural, ótima para crianças e para quem gosta de praticar stand up paddle. Já o lado esquerdo é aconselhável para os surfistas e praticantes de bodyboard. Dali também é possível iniciar uma trilha para a Praia das Conchas.

Na Praia do Félix também é possível encontrar vendedores ambulantes e fazer passeios para a Ilha do Prumirim.

Algumas pousadas na Praia do Félix que recomendamos são:

6 – Maranduba

A praia de Maranduba é uma boa opção para famílias, com águas calmas e boa infraestrutura no local. Ela fica na região sul da cidade, uma área mais tranquila, mas ainda próxima do centro. Existem diversos barcos que fazem passeios pela região, além do banana boat para divertir os mais animados.

Outra atração da praia é o tobocean, um tobogã montado no meio do mar, mas numa área próxima da orla. Ele faz a alegria dos pequenos, fazendo da Maranduba uma das principais escolhas para quem vai viajar com crianças.

Bem próximo dali ainda fica o acesso a outras praias como Pulso, Caçandoca e Trilha do Saco das Bananas. O acesso para a praia de Caçandoca, por exemplo, é feita por uma estrada de terra.

As pousadas em Maranduba são, inclusive, excelentes opções para você se hospedar:

7 – Praia da Lagoinha

A praia de Lagoinha fica a 20 km do centro de Ubatuba, bem do lado da Maranduba. Com águas cristalinas, ela é ideal para quem busca relaxar com a família ou simplesmente caminhar na areia.

Ali pertinho fica a foz do Rio de Lagoinha, também ótima para banho. Por ser uma área residencial, com diversas casas de verão, a praia está sempre limpa e atrai comerciantes. O acesso também é bem fácil.

Outra dica legal é que a Lagoinha é a melhor praia da região para deficientes, já que a orla é plana, com areia bem compacta.

Se você quiser ficar hospedado numa das pousadas na Praia da Lagoinha, as dicas a seguir são ótimas:

8 – Praia do Puruba

O ambiente da praia do Puruba é bem reservado, sem comerciantes e, dependendo da época do ano, pode até ser considerada uma praia deserta.

O acesso é feito por um rio, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Por ser uma praia de tombo, ela é pouco procurada para banho. É uma das melhores praias de Ubatuba para quem busca acampar pela região.

9 – Praia Vermelha do Norte

A Praia Vermelha do Norte é a segunda maior praia de Ubatuba. Por ser de tombo e ter muitas ondas, ela é ideal para quem gosta de surfar. Além disso, nela é possível fazer até mesmo aulas de surfe para aprender um pouquinho da modalidade durante a viagem.

É uma praia bastante frequentada pelo público jovem, com bastante movimentação durante todo o tempo de sol. Uma ótima dica é aproveitar o nascer do sol no local.

Não é exatamente a mesma praia, mas fica bastante próxima, e as pousadas na Praia Vermelha do Centro são boas indicações:

10 – Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca é atrai muitos surfistas e praticantes de caiaque ou stand up paddle que vão a Ubatuba. É uma das praias mais renomadas do Brasil para pegar boas ondas. Para completar, o Rio Itamambuca desagua no mar bem ali e cria um visual bastante especial nos 2 km de extensão da praia.

Por ser um local mais descolado, ela atrai o público mais jovem da região. É uma área perfeita para curtir uma vibe bem caiçara na cidade.

Se você quiser se hospedar nas pousadas em Itamambuca, temos ótimas dicas:

11 – Praia Brava da Fortaleza

A Praia da Fortaleza oferece alguns quiosques e, por conta do mar calmo, é um ótimo lugar para mergulho. Além disso, é ideal também para quem busca curtir com a família sem preocupações, já que o mar parece uma piscina de tão tranquilo.

Essa praia também é conhecida por ser o ponto de partida da famosa Trilha das Sete Praias, que tem cerca de 9 km de distância e percorre algumas joias do litoral de Ubatuba.

12 – Praia da Almada

O local é um dos mais visitados pelos turistas por conta dos diversos bares e restaurantes. Ela é bastante semelhante à praia do Félix, mas fica um pouco mais distante do centro de Ubatuba.

Há também algumas pousadas na Praia da Almada para quem quiser se hospedar por lá:

13 – Praia da Fazenda

Na Praia da Fazenda não existe nenhuma infraestrutura comercial, mas por ser uma área preservada ela encanta os amantes da natureza. Com 3,3 km de extensão, conta com alguns campings e famílias locais. A água é cristalina e a paisagem é inesquecível, preservada e quase deserta (sobretudo na baixa temporada).

Se você quiser passar um dia, o ideal é se programar para levar todo o aparato de praia, desde cadeiras até comidas. É importante também se preparar para recolher o lixo que produzir na hora de retornar, já que a região é toda rústica.

A área da Praia da Fazenda é ambientalmente protegida, e super indicado levar um bom para lá, porque os borrachudos não perdoam mesmo! #AnotaADica

14 – Praia das Toninhas

Vista do mar na Praia das Toninhas em Ubatuba
Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas é separada da Praia Grande por um mirante que vale a parada, tanto pela vista do mar quanto pelas lindas fotos que você pode tirar ali. Geralmente, ela é um pouco mais vazia que a praia vizinha, além de dispor de bons quiosques. Além disso, também é possível curtir passeios de barco e escuna por lá.

Para ficar hospedado numa das pousadas na Praia das Toninhas, nossas indicações são as seguintes:

15 – Praia do Cedrinho

Vista de parte de trilha em direção a uma das melhores praias de Ubatuba, a Praia do Cedro.
Trilha na Praia do Cedro, em Ubatuba

A Praia do Cedro (ou Cedrinho) só é acessível por trilha. Para chegar até ela é necessário percorrer 2 km de estrada de terra. A caminhada é leve e bem tranquila. É uma das melhores praias de Ubatuba para quem gosta de um local bem deserto e preservado.

O acesso à estrada é feito ao final da Praia do Tenório. Para quem chegar pela Rodovia Rio-Santos, é só pegar o sentido Praia do Itaguá. Após avistar o primeiro posto de combustível, vire à direita e siga até o condomínio do Tenório. Chegando, vire à esquerda e siga sempre em frente.

Uma dica importante em lugares como a Praia do Cedro é usar aplicativos como o Google Maps Offline (veja como baixar mapas offline) para não se perder, pois a internet nessas áreas mais remotas pode te deixar na mão!

16 – Praia do Prumirim

A Praia do Prumirim não é ideal para as crianças, mas é de lá que sai os passeios para a Ilha do Prumirim.

Existem alguns quiosques na orla da praia, que atendem o público que busca almoçar por ali mesmo. Entretanto, esses locais possuem um preço um pouco mais alto do que os encontrados nas outras praias da cidade.

Saindo do centro de Ubatuba com sentido a Paraty, antes do acesso à praia, fica a Cachoeira do Prumirim, que também vale a parada.

Aproveite para se hospedar nas pousadas em Prumirim e desfrutar de dias de muito sossego em Ubatuba:

17 – Praia do Camburi

A praia do Camburi é a última de Ubatuba, logo antes da divisa com Paraty. Por conta da cultura de pesca, tem uma vila de caiçaras e é um bom local para quem gosta de acampar na praia. Ali existe ainda uma comunidade Quilombola.

Por seu acesso íngreme, a estrada acaba sendo um pouco chata para os carros comuns. O percurso tem diversos buracos e uma parte de terra. Da entrada da rodovia até a praia são aproximadamente 3 km de distância.

18 – Praia das Conchas (Praia do Lúcio)

Vista de chão de areia repleto de conchinhas em praia de Ubatuba
Praia das conchas – Foto: pixabay

Essa praia é bem pequena e praticamente deserta, mas conta com uma água tranquila e cristalina. Por conta do número de pedras e conchas no local, ela acabou ganhando esse nome. Não existe nenhuma infraestrutura comercial e é preciso andar 800 metros para chegar nela. Também é conhecida como Praia do Lúcio, e o acesso é feito a partir da Praia do Félix, por uma trilha de cerca de 20 minutos.

19 – Praia da Santa Rita

A Praia da Santa Rita tem local bem pequeno se comparado às outras praias da região, mas a areia super branca e o mar tão calmo ganham o status de piscina e conquistam o coração dos visitantes. É ótima para tomar um bom banho de mar.

Porém, não existem quiosques no local. Na alta temporada é possível encontrar vendedores ambulantes pela praia. Por ser pequena, chegue cedo para conseguir parar o carro.

20 – Praia do Ubatumirim

Uma das melhores praias de Ubatuba é a Praia do Ubatumirim, tranquila e afastada do centro e separada da Praia do Estaleiro por um rio.
Vista da praia do Ubatumirim a partir da Serra do Mar

Para os turistas que buscam calma e sossego, é uma das melhores praias de Ubatuba. Fica mais afastada do centro, a mais de 30 km, e ambiente bem mais tranquilo. Por lá, é possível praticar futevôlei, futebol e outros esportes pela ampla faixa de areia.

As pousadas em Ubatumirim também são recomendações incríveis de onde se hospedar:

21 – Praia do Estaleiro

Vizinha da Praia do Ubatubmirim, separadas apenas pelo rio homônimo, a Praia do Estaleiro é outra dica ótima para os que querem algo mais sossegado no destino. Também está localizada longe do centro, a cerca de 32 km, além de não possuir muitos quiosques e ser outra praia bem calma.

Melhores praias de Ubatuba para banho

Vista de casa sobre pedra com vegetação ao redor, em costa próxima ao mar e céu azul ao fundo, na praia do Tenório, uma das melhores praias em Ubatuba para ir com crianças.
Vista de parte da praia do Tenório

A praia da Lagoinha é uma das melhores praias de Ubatuba para quem quer nadar bastante. Como o próprio nome já indica, é uma lagoa no quesito agito das águas, sendo também uma ótima opção para famílias com crianças.

Além dela, a praia do Tenório também é perfeita para a criançada e para curtir o dia sob o sol no geral. Inclusive, existem pousadas na Praia do Tenório que são ótimas para ficar com toda a turma.

Onde ficar em Ubatuba

Chalés Estrela Do Mar, na Praia do Lázaro

Se você estiver em dúvida sobre qual a melhor região do destino para se hospedar, nosso guia sobre onde ficar em Ubatuba vai te ajudar bastante. Em resumo, a parte mais família da cidade é a região sul, onde fica a Maranduba e a Lagoinha. O centro é bem agitado, atraindo mais jovens e gente que gosta de movimento. Já a área norte da cidade, quase chegando em Paraty, é mais rústica e atrai os mais aventureiros.

Já as opções de hospedagem onde ficar em Ubatuba são numerosas. Há opções para todos os gostos e bolsos, desde hotéis incríveis de localização super privilegiada, até hostels simples, mas que suprem muito bem o descanso noturno. Seja qual for sua preferência, com certeza a extensa rede hoteleira da cidade vai ter um lugarzinho ideal para você.

Abaixo indicamos alguns lugares que podem te interessar.

  • A Pousada Bawa, na praia do Félix, é super bem avaliada pelos viajantes do Booking.com e fica apenas 1 minuto de caminhada da praia.
  • Para os turistas que buscam uma badalação, o Green Haven Hostel, na praia do Perequê, bem no centro de Ubatuba, conta com mesa de bilhar, bar e área de TV.
  • A Kaliman Pousada, na Praia do Sapê, é uma opção à beira-mar que faz muito sucesso entre as famílias e quem quer ficar num ambiente mais familiar na cidade.

Veja algumas outras dicas de hospedagem em Ubatuba:

Pousadas em Ubatuba

Uma das opções mais comuns de hospedagem em Ubatuba são as pousadas, que oferecem um ambiente tranquilo e acolhedor para seus dias no litoral paulista. Caso você tenha interesse em uma acomodação assim, as indicações a seguir podem ser bem aquilo que você procura, sendo interessante conferir para fazer a sua reserva.

Outra dica interessante é conferir nossa curadoria super especial de pousadas em Ubatuba, com algumas das opções mais bem avaliadas de toda a cidade.

Hotéis em Ubatuba

Para os que preferem se hospedar em uma estrutura de hotel, há muitas boas opções para escolher em Ubatuba. Existem até mesmo hotéis pé na areia na cidade, além das ótimas acomodações localizadas mais no centro do destino. Abaixo nós indicamos alguns dos nossos lugares favoritos para você escolher o que mais te agrada.

Caso queira ver ainda mais opções, nós temos um post completinho de hotéis em Ubatuba, onde há uma seleção com os melhores e mais bem avaliados de lá.

Airbnb em Ubatuba

Clique na imagem e faça sua reserva em Villa Divina Pietra

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou da época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb em Ubatuba. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.

Veja todas as opções de airbnb em Ubatuba.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores praias de Ubatuba?

A resposta para essa pergunta é um tanto relativa, já que Ubatuba é um destino litorâneo versátil, com praias para todos os gostos. Entretanto, algumas praias que se destacam pela popularidade são a Praia Grande, a Praia do Félix e a Praia das Toninhas – mas há muito mais para conferir entre as melhores praias de Ubatuba.

Quais são as praias mais indicadas para ficar em Ubatuba?

Dependendo do seu gosto, qualquer praia é ótima para buscar hospedagem em Ubatuba. As pousadas na Maranduba e a as pousadas na Praia da Lagoinha são indicadas para famílias, enquanto as Pousadas na Praia Vermelha do Centro atingem um público mais jovem. Veja outras dicas de pousadas em Ubatuba.

Quais as melhores praias em Ubatuba para ir com crianças?

Por conta do mar calmo, a Praia da Lagoinha é uma das mais indicadas para ir com os pequenos. Do lado dela, a Praia de Maranduba também é outra boa opção para levar crianças. Veja mais das melhores praias de Ubatuba.

Quais são as praias mais rústicas de Ubatuba?

As praias da parte mais norte de Ubatuba são as mais preservadas e com aspecto preservado, sem grandes construções próximas. Dentre elas se destacam Ubatumirim e Prumirim. Veja mais dicas de praias.

Quais as melhores praias no centro de Ubatuba?

Na região central da cidade, a Praia das Toninhas, do Tenório, Praia Grande e a Praia Vermelha do Centro são ótimas opções para curtir o dia na orla. Confira ainda outras das melhores praias de Ubatuba.

Qual a praia mais bonita de Ubatuba?

A Praia do Cedro é uma das mais bonitas de Ubatuba, assim como a que banha a famosa Ilha das Couves. Outras faixas de areia que também esbanjam beleza são a Praia do Português e a Sununga. Veja mais praias em Ubatuba.

Quais as melhores praias de Ubatuba para famílias?

A Praia de Domingas Dias e a Praia do Félix são escolhas ótimas para ir com crianças, oferecendo acesso fácil e mar tranquilo, além de uma extensa faixa de areia. Confira mais dicas de praias em Ubatuba.