Uma das maiores tragédias já acontecidas no planeta é lembrada diariamente no Memorial & Museu Nacional do 11 de setembro, em Nova York, nos EUA. O local foi planejado logo após o ataque terrorista ao World Trade Center, em 2001, em memória às 3 mil vítimas que ali perderam a vida.

O Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro começou a ser construído em 2006, foi entregue em 2011, mas só em 2014 abriu as portas para o público. Pode ser um passeio triste, mas imperdível por ser uma homenagem. Vale conferir a estrutura fascinante do Memorial.

Leia Mais: 

Museus em Nova York que valem a visita

Empire State Building –  uma das melhores vistas de Nova York

Nova York além do entretenimento: Conheça 5 restaurantes Must Go

O Memorial e o Museu, embora estejam no mesmo lugar, são separados. A entrada para o Memorial é gratuita, pois é uma forma das pessoas prestarem homenagem às vítimas que ali têm os nomes gravados em bronze. Estes foram colocados em volta de duas piscinas norte e sul com fontes de água, construídas no tamanho e exatamente na localização onde cada Torre Gêmea ficava. A praça, onde está a “árvore sobrevivente”, fica à frente também. Esta foi encontrada com vida entre os destroços e depois replantada.

O Memorial é diferente do Museu. É um lugar silencioso, lugar que as pessoas usam para lembrar as vítimas dessa tragédia e, talvez, pensar como algo tão terrível pode acontecer. Eu pensava nisso o tempo todo.
O Museu exibe quase 11 mil peças, dentre elas: documentos, objetos retirados do local dos atentados, fragmentos de aviões e carros, e colunas do edifício retorcidas por causa do impacto dos aviões. Há vídeos também sobre o acontecido e sobre a construção.
Visitar esses lugares é como reviver o dia do atentado e sentir um pouco daquela energia que de maneira inevitável ainda está lá.

Uma dica é não deixar de visitar a praça, bem bonita e no Memorial, contemplar a beleza das fontes, onde estão os nomes dos oficiais, dos bombeiros e, enfim, das pessoas que foram vítimas da tragédia. Vale muito a pena a visita mas prepare o coração, pois emociona.

memorial e museu 11 de setembro nova york Bruno Tavares

Memorial – Flickr: Gabriel de Andrade Fernandes

memorial e museu 11 de setembro nova york Bruno Tavares

Memorial & Museu Nacional do 11 de setembro

Visite o site oficial aqui.

Endereço : 180 Greenwich Street. New York, NY 10007.

Horários:

Memorial: 7:30 – 21:00
Museum: Domingo a Quinta: 9:00 – 20:00
Sexta e Sábado: 9:00- 21:00

Localização:

Está localizado no World Trade Center na 180 Greenwich St. Acesse o mapa aqui.

Como chegar

A maneira mais fácil é de metrô. Pegue a linha A, C, J, Z, 2, 3, 4 ou 5 para Fulton Street. Caminhe até Church Street. Depois, caminhe por ela, passando pelo One World Trade Center e vire à direita na Thames Street.

Compre os tickets aqui.
Os preços são variados, pois dependem do local escolhido para visitação e o tipo de tour. No link de compra dos tickets tem todos os preços.

Bruno utilizou o New York Citypass a convite da NYC & Company.