A cidade de Mendoza combina tudo de bom para os viajantes dos mais diferentes perfis: você pode desbravar vinícolas, subir montanhas, esquiar, relaxar em spas, andar pela cidade, e muito mais! Confira nosso post sobre esse destino completo.

Mendoza é uma cidade argentina conhecida principalmente por suas vinícolas. A Terra do Sol e do Bom Vinho é muito procurada por enoturistas interessados em visitar os vinhedos e, claro, aproveitar uma boa degustação. Além disso, a deliciosa gastronomia – com muita carne – de nossos vizinhos é outro grande atrativo dessa região do país vizinho.

Mendoza é um destino versátil, com várias atividades além das centenas de vinícolas, como os esportes de neve. Situada ao leste da Cordilheira dos Andes, fica localizada a de mais de 700 metros acima do nível do mar. O clima por lá é árido, com estações bem demarcadas e pouca incidência de chuva. Da cidade é possível avistar o cume do Aconcágua, a maior montanha das Américas.

Seja para curtir os vinhos e a gastronomia da cidade, para fazer um tour pelas montanhas geladas ou para relaxar em um dos excelentes hotéis com spa, a cidade é uma ótima opção para sua próxima viagem. Aqui vamos te contar tudo o que você precisa saber antes de partir para lá!

O que fazer em Mendoza?

Placa de Bienvenidos no Parque Provincial do Aconcágua, com paisagem repleta de neve e montanhas ao fundo. Foto de Leandro Kibisz via Wikimedia.
Placa no Parque Provincial Aconcágua – Foto: Leandro Kibisz via Wikimedia

Há muito o que fazer em Mendoza. A capital dos vinhos na argentina é famosa, claro, pela produção da bebida, com passeios que combinam a ida às vinícolas com deliciosas degustações – muitas acompanhadas de uma refeição completa para fechar o dia. Mas o destino também é favorito entre os aventureiros, graças ao Aconcágua, além de ser um bom lugar para descansar.

A Plaza Independencia é o ponto de partida de muitos roteiros em Mendoza. Com localização super central, é a praça mais importante da cidade, onde acontecem diversas atrações. Ao redor dela estão outras praças menores da cidade, como a Plaza San Martín, a Plaza Chile, a Plaza Italia e a Plaza España.

O Parque General San Martín também se destaca, sendo um dos maiores parques da Argentina. São mais de 300 hectares com muitas árvores e trilhas. Dentro dele estão localizados o Estádio Malvinas Argentinas e a Universidade Nacional de Cuyo. Há, ainda, outras atrações no parque, como o Museo de Ciencias Naturales y Antropológicas, o jardim botânico e um zoológico.

Outro ponto turístico super relevante em Mendoza é o Aconcágua, pico mais alto das Américas. Muito procurada por montanhistas que buscam alcançar o cume ou praticar esportes na neve, a montanha chamada de Sentinela de Pedra é um grande atrativo para visitantes durante os meses de verão.

Quem viaja para Mendoza no inverno pode curtir estações de esqui próximas da cidade de Mendoza – já que a montanha fica inacessível durante a estação mais fria. A Los Penitentes é mais próxima, perto do Parque do Aconcágua, ou a cerca de 180 km do centro de Mendoza. Las Leñas é outra estação conhecida, mas fica um pouco mais distante da cidade, a cerca de 400 km.

Vinícolas em Mendoza

Mendoza é a capital do vinho da argentina, e por isso tem como principal recomendação de passeio a visita às vinícolas de Mendoza. A cidade é famosa pela larga produção da bebida, com destaque para os vinhos da uva Malbec, especialidade da região.

Ao todo, são mais de 100 bodegas para visitar – o que renderia semanas de passeio no destino, seguindo um limite saudável de 4 vinícolas por dia. Diversas taças são experimentadas numa visita de vinícola, e para apreciar tudo com capricho, nada melhor que ir com cautela.

Uma boa dica para incluir no roteiro é a bodega Catena Zapata, uma das mais famosas do destino. Localizada na região de Luján de Cuyo, ela fabrica vinhos Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Porém, além dela, há inúmeras outras vinícolas em Mendoza abertas para visitação.

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Mendoza.

Onde ficar em Mendoza

piscina no entre cielos mendoza
Espaço ao ar livre no Entre Cielos Mendoza – Clique na foto para reservar

Em Mendoza as alternativas de hospedagem são diversificadas. Existem hotéis no centro, que dispõem de boa estrutura e localização prática, perto do comércio, ou lugares diferenciados, de localização mais distante.

Os hotéis das vinícolas são muito indicados para uma experiência mais intimista e relaxante. Eles ficam na parte mais rural, onde estão as vinhas. São três grandes regiões de bodegas: Luján de Cuyo, Valle de Uco e Maipú, onde existem diversas opções de hospedagem muito agradáveis.

O Entre Cielos Mendoza, por exemplo, é uma ótima opção de estadia em meio aos vinhedos. Localizado na região de Luján de Cuyo, o local possui uma vinícola de uvas Malbec e fica em meio à natureza, num ambiente tranquilo e super romântico, ideal para casais ou pra quem busca um período de descanso.

Hotéis em Mendoza

Quarto no Entre Cielos Mendoza
Quarto do Entre Cielos Mendoza – Clique na foto para reservar

Quem opta por um hotel no centro tem fácil acesso aos meios de transporte, aos restaurantes e às principais atrações da cidade. Lugares como o Park Hyatt Mendoza e o Diplomatic Hotel Mendoza são ótimas escolhas. Mas, se você estiver com carro, é uma boa ideia procurar um hotel em outras regiões, já que estará com sua mobilidade livre.

Veja outras recomendações de hotéis bem avaliados:

Confira todas as opções de hotéis em Mendoza disponíveis no Booking.

Onde comer em Mendoza

Ir a Mendoza e comer muito bem é quase um pleonasmo – isto é, se você separar um dinheiro para investir com bom gosto nas suas experiências gastronômicas na cidade.

Na Argentina como um todo a culinária é um dos grandes destaques da viagem. Com carnes incríveis, vinhos especiais, empanadas que já são tradição, e doces de leite de sabor único, experimentar uma boa refeição enquanto viaja pelo país é bem fácil. Em Mendoza, inclusive, essa regra se mantém.

Uma grande dica para curtir o local é organizar o roteiro em Mendoza de forma com que o passeio entre as vinícolas acabe com um almoço especial, servido pelo restaurante de uma das bodegas. Há ótimas opções para escolher, com cardápios que seguem etapas deixam a experiência única.

Além das vinícolas, você também pode encontrar restaurantes incríveis no centro de Mendoza, com especialidades das mais diversas.

Veja a seguir algumas indicações para visitar enquanto estiver na cidade:

  • Casa El Enemigo
  • Atipana
  • Bodega Lagarte
  • Bodega Renascer
  • Kotayk
  • Abrasado Restaurante
  • Bodega Bonfanti
  • Brindillas Restaurant

Quando ir para Mendoza?

Vista de vinhedos verdes em Mendoza, Argentina, com montanhar ao fundo. Foto de Beatrice Murch via Flickr.
Vinhedos verdes em Mendoza – Foto: Beatrice Murch via Flickr

A alta temporada em Mendoza é conhecida como temporada da uva: entre os meses de fevereiro e abril. Por isso, se sua intenção é participar da colheita da fruta no pé e encontrar vinhas verdinhas, escolha esse período. Já para quem quer se aventurar pelo Aconcágua, a época mais quente é a ideal.

Porém, Mendoza pode ser visitada durante o ano todo. Dependendo da época, a viagem segue diferentes estilos. O clima do local é árido, com estações bem demarcadas.

Em junho, final do outono e início do período mais frio da região, os vinhedos ficam secos, e a neve começa a aparecer nos locais mais altos. É o período ideal para quem curte o frio. As vinícolas funcionam o ano inteiro, e nada melhor que participar da degustação de vinhos num dia de baixas temperaturas, não é?

O inverno, de junho a agosto, é época de baixa temporada, já que o Parque Provincial do Aconcágua fica fechado. Nesta época, é possível encontrar preços mais em conta nas hospedagens e passeios. Já as estações de esqui funcionam justamente nesse período.

No verão, entre dezembro e março, a temperatura pode passar dos 30ºC durante o dia, com noites mais amenas. É a estação mais úmida, mas chuvas são raras na região. Na primavera, de setembro a dezembro, o clima costuma ser um pouco mais fresco.

Quantos dias ficar em Mendoza?

Na imagem vê-se uma flor de coloração roxa/lilás, com um caule grosso e verde. Há uma borboleta branca pousada nos filamentos de petálas da flor. Ao fundo, a paisagem de Uspallata, próximo de Mendoza. Foto de Pablo Vargar via Pixabay.
Flor nos arredores de Mendoza, Argentina – Foto: Pablo Vargas via Pixabay

Para aproveitar tudo que Mendoza tem a oferecer, você deve reservar ao menos cindo dias por lá. Nesse período é possível curtir boa parte de tudo que há para fazer em Mendoza. Dá para conhecer o centro, as regiões de vinícolas e aproveitar alguma outra atração da cidade.

Mendoza oferece atrativos diversos, e se você tiver mais do que cinco dias para curtir na cidade, pode incluir no roteiro um passeio pelo Parque Provincial do Aconcágua. Outra opção ainda, para quem tem mais tempo disponível, é estender a viagem até Santiago, ou até mesmo para a capital argentina, Buenos Aires.

Como chegar em Mendoza

A cidade fica localizada na parte oeste da Argentina, próxima à Cordilheira dos Andes e à fronteira com o Chile. A maneira mais comum de chegar em Mendoza é ir de avião. Existem voos diretos saindo de São Paulo, mas também existem opções com escala em Santiago (Chile) ou Buenos Aires.

Por conta das escalas, você pode combinar a viagem com uma ida a alguma dessas outras duas cidades. Saindo tanto de Santiago quanto de Buenos Aires, há a opção de seguir de ônibus ou de carro até Mendoza. O caminho do Chile até a cidade é bastante procurado, por proporcionar belas paisagens da Cordilheira dos Andes pelo caminho.

Saindo de Buenos Aires o trajeto é mais longo, cerca de 1h30 de avião ou 14h por meios terrestres. Partindo do Chile, costuma levar menos de 1h para chegar a Mendoza voando, enquanto o percurso de carro pelas montanhas dura, em média, sete horas.

Aeroporto de Mendoza (MDZ)

O aeroporto de Mendoza é pequeno e está a cerca de 20 minutos do centro da cidade. Lá existem pontos de táxi, uber, remis (espécie de motorista disponível o dia todo por preço fixo) ônibus e ou aluguel de carro. É possível retirá-los com facilidade em uma das companhias de aluguel.

Você pode encontrar bons preços e ofertas em aluguel de carro na Rent Cars. O site é uma boa dica para garantir o seu carro por preços bem melhores do que no aeroporto. E o melhore, sem IOF, pagamento em real e pode dividir em até 12x.

No Aeroporto de Mendoza também existe um banco para a troca de dinheiro dos viajantes.

Dica: Verifique se o seu hotel oferece o serviço de transfer do aeroporto, muitos têm, e sem custo adicional. Ou, ainda, há opções de transfers em Mendoza exclusivos, garantindo mais tranquilidade para sua viagem.

Transporte em Mendoza

Ao chegar ao aeroporto de Mendoza, as opções de transporte são variadas. Você pode optar por pegar um táxi, uber, contratar um remis (espécie de motorista disponível o dia todo por preço fixo) ou um traslado – verifique se o seu hotel oferece essa opção inclusa na diária. De ônibus, o desembarque ocorre na rodoviária Terminal del Sol, e dali você pode optar pelo transporte que quiser.

Outra possibilidade é alugar um carro – uma ótima opção se a ideia for estender a viagem para outras cidades.

Mas, lembre-se: como Mendoza é conhecida principalmente por conta dos vinhos, as visitas às vinícolas não devem ser feitas de carro. Direção e álcool não combinam, e existem alternativas melhores para o passeio. 😉

As vinícolas ficam em regiões mais afastadas do centro da cidade, e algumas estão em locais sem GPS. Por isso, ir de táxi ou de Uber pode dificultar o momento da volta. O ideal é contratar uma agência, ou ir com um guia a esses passeios. Alguns hotéis oferecem pacotes de visita às vinícolas de Mendoza com motorista já incluso. Além dessa alternativa, os remis também são uma boa opção, além dos transfers em Mendoza.

Precisa de visto para a Argentina?

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, desde que o período de estadia não seja maior que 90 dias. Para viajar a Mendoza, basta levar o documento de identidade (RG) atualizado – com menos de dez anos desde a emissão – ou o passaporte válido.

Qual moeda levar para Mendoza?

O peso argentino é uma moeda bastante desvalorizada atualmente. Portanto, a melhor escolha para o câmbio no destino é o dólar. Assim, você garante um poder de barganha maior e facilita os pagamentos.

O real também é aceito em alguns estabelecimentos, mas não é tão certo quanto o dólar. Outra opção é, claro, o cartão de crédito, aceito em praticamente todos os locais.

Para o câmbio existem diversas casas especializadas no centro da cidade, a maioria localizada na Av. San Martin. Também há o Banco Nación no aeroporto, que facilita a troca de quem chega de avião.

Além disso, alguns hotéis podem realizar pequenas trocas, embora a cotação não seja das melhores. Em situações mais emergenciais, é uma opção. Caso precise, verifique se sua hospedagem oferece esse serviço!

Duty Free em Mendoza

Vista de pessoas esperando na área comum do aeroporto de Mendoza, na Argentina.
O aeroporto de Mendoza (ARG) – Foto: Bruno Tavares

O Free Shop do Aeroporto de Mendoza é um tanto quanto decepcionante. Não deixe para comprar vinhos ou alfajores por lá, pois são difíceis de encontrar. O local é muito pequeno, e não disponibiliza nada de diferente do que é vendido aqui no Brasil.

Como trazer vinhos de Mendoza?

Imagem de garrafas de vinhos mendocinos. Foto de David via Flickr.
Vinhos mendocinos – Foto: David via Flickr

As bodegas são a melhor indicação para comprar vinhos em Mendoza. Nelas, você compra direto dos produtores e garante preços menores. Há, ainda, a possibilidade de compra de rótulos mais raros, muitas vezes vendidos somente na vinícola. Eles também vendem embalagens protetoras para garantir o transporte seguro da bebida na volta de avião.

Outra opção é comprar vinhos em lojas na cidade de Mendoza. Uma bem avaliada e com relatos de ótimos preços é a Sol y Vino Mendoza, no centro.

Da Argentina para o Brasil, na bagagem de mão, o limite máximo é de cinco litros, ou seja, dá pra trazer até seis garrafas de 750 ml. Na bagagem despachada, o limite sobe para 12 litros – equivale a 15 garrafas de 750 ml. Mas vale a pena consultar o site da sua companhia aérea para confirmar.

Lembre-se, a Receita Federal Brasileira só permite trazer (sem pagamento de imposto) até 15 litros de bebida alcoólica, dentro do limite de 500 dólares para compras no exterior. Por isso atente-se para o valor das bebidas – *dados do site da RFB.

Além disso, vale prestar atenção ao limite de peso de bagagem estabelecido pelas companhias aéreas, para evitar taxas extras.

Seguro viagem para Mendoza

Contratar um seguro viagem para Mendoza é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Mendoza

Vista da Fonte dos Continentes no Parque San Martín, em que esculturas representando crianças estão segurando discos de bronze muito trabalhados, além de outras que seguram jarros, há muitos jatos de água e árvores ao fundo
Visite a Fonte dos Continentes no Parque San Martín durante o free tour por Mendoza – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios em Mendoza? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Mendoza.

Chip de celular para Mendoza

Você pode ter internet ilimitada durante toda a viagem ao pedir um chip de celular internacional através da AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet disponível durante toda a viagem.

Passagens aéreas para a Argentina

Quer garantir uma passagem para Mendoza com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Gostou das nossas dicas de Mendoza? Qualquer dúvida ou comentário deixe aqui que a gente te ajuda.

Veja também:

Dúvidas frequentes

O que fazer em Mendoza, na Argentina?
As possibilidades de o que fazer em Mendoza são inúmeras, e vão muito além das vinícolas. Você pode curtir uma aventura nas imediações do Aconcágua (ou até se arriscar ao topo), curtir a vibe do centrinho e os restaurantes, ou mesmo fazer passeios históricos pela cidade de Mendoza.

Quando ir para Mendoza?
Mendoza é um destino versátil, com atrativos o ano inteiro. Quem vai para lá no verão passa dias bem quentes e pode até colher uvas do pé. Já no inverno, estações de esqui das redondezas se abrem. As meias estações são as mais indicadas para quem gosta de clima ameno.

Quais hotéis em Mendoza são indicados?
Existem inúmeros hotéis em Mendoza que são ótimos para sua estadia, como o Entre Cielos Mendoza, o The Vines Resort u0026 Spa, o Tupungato Divino e o Finca Adalgisa. Veja também mais dicas sobre a cidade de Mendoza.

Quanto estão as passagens para Mendoza?
Sempre acontecem promoções de passagem para a Argentina, como as divulgadas no portal do Vai de Promo.

Quais são as melhores vinícolas de Mendoza?
Ir a Mendoza e não conhecer as vinícolas é uma viagem desperdiçada. Algumas das melhores para conhecer são a Catena Zapata, a Trapiche e a Família Zuccardi. Confira mais vinícolas em Mendoza.

Quando neva em Mendoza?
Na província de Mendoza há chance de neve nos meses mais frios do ano no hemisfério sul – entre junho e agosto. Inclusive, há estações de esqui em funcionamento nesta época.

Como montar um roteiro para Mendoza?
Um bom roteiro em Mendoza reserva ao menos um dia para visitas às vinícolas, além de incluir o centro da cidade, o Parque General San Martin e uma visita ao Aconcágua.

Dá para ir de Mendoza para o Chile?
Sim, a distância entre Mendoza e Santiago, capital chilena, é de menos de 400 km. As cidades são separadas pela Cordilheira dos Andes, e há uma estrada com belas paisagens unindo as duas.

Qual a população de Mendoza?
Há cerca de 150 mil moradores na cidade de Mendoza, na Argentina. Já a província homônima conta com pouco mais de 1 milhão de habitantes.