A Província de Mendoza na Argentina é o destino ideal para amantes de vinho ou de esportes na neve. São mais de 130 vinícolas para visitar, além das atividades ao ar livre na região do Aconcágua. Passeios e paisagens incríveis não faltam. Confira tudo sobre a região.
Mendoza Argentina, para quem quer viajar para a Argentina, mas pretende fugir de roteiros como Buenos Aires. Mendoza é um ótimo destino, principalmente para os amantes de uma bela taça de vinho.
Mais de 130 vinícolas da região são abertas à visitação. Mendoza é ideal para saborear os vinhos da Argentina. As regiões que mais desenvolvidas para a produção são chamadas de Luján de Cuyo, Mipú e Valle de Uco.
A província de Mendoza fica a 14 horas de carro de Buenos Aires. Ou seja, é melhor pegar um voo do Brasil direto para lá, ou uma conexão na capital argentina. Existe um voo saindo de São Paulo direto para Mendoza, sem escala, que sai duas vezes por semana.
Ainda não fez o seu seguro viagem?
Que tal comprar com desconto? Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e ganhe 5% off.
Clique aqui e confira!
Qual é a melhor época para conhecer Mendoza?
A melhor época do ano para uma viagem a Mendoza é entre os meses de abril a outubro, já que as temperaturas de lá são semelhantes a do Brasil.
Visitei a cidade de Mendoza em outubro e fui surpreendida com dias quentes e agradáveis. Porém, ao passear por Aconcágua, conseguimos ver a neve caindo – já que as temperaturas estavam abaixo de zero.
Apesar disso, as estações de esqui estavam todas fechadas, pois elas costumam funcionar apenas no inverno. Esquiar é um ótimo passeio para quem busca conhecer o local entre os meses de julho e agosto.
Compras em Mendoza Argentina
Uma das compras mais indispensável é a dos famosos vinhos da região. O voo que escolhi ainda dava a opção de despachar 12 garrafas de vinho e levar mais 6 garrafas como bagagem de mão. É interessante pesquisar isso antes de fazer suas compras.
Mendoza oferece alguns produtos como cremes para as mãos, sabonetes e até perfumes de azeite. Compras que eu considero obrigatórias são os famosos alfajor argentino e o doce de leite.
Para quem gosta de produtos diferentes, o vinagre (aceto) balsâmico da região vale o destaque. Ele custa aproximadamente 150 reais e é bem típico.
Já para roupas, os preços em Mendoza não são muito atrativos, mas é possível comprar roupas de couro e para esportes de inverno por preços mais razoáveis do que no Brasil.
É obrigatório Seguro Viagem e Visto para a Argentina?
O seguro viagem para a Argentina é bem barato comparado a outros países, mas não é obrigatório.
Porém, não é naaada aconselhável viajar sem seguro viagem. Ainda mais porque é super baratinho. É possível encontrar planos por 10 reais por dia. Dê uma olhadinha pelo site Seguros Promo, que compara as melhores seguradoras do mercado.
Nós temos um cupom de desconto DICASDEVIAGEM5, que garante 5% de desconto aos nossos leitores na contratação do seu seguro viagem. Pagando no boleto, você ainda garante mais 5% OFF extra.
Vale lembrar que brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina.
Onde ficar em Mendoza Argentina
Mendoza conta com uma larga e extensa opções de hotéis, para todos os gostos. Para mais informações, confira o nosso post Hotéis em Mendoza que adoramos e indicamos: do econômico ao luxo, que conta tudo sobre o assunto.
Booking.comO que fazer em Mendoza
Separei 20 pontos turísticos incríveis que não podem ficar de fora do seu roteiro em Mendoza Argentina!
Tour Alta Montanha
Além das vinícolas, um dos passeios mais legais na província de Medonza é o tour Alta Montanha, que vai para as Cordilheiras dos Andes. Separamos um dia inteiro para passear e explorar bem o local.
Optamos por fazer o passeio de carro com a ajuda do Google Maps, mas existem diversas agência que fazer a excursão até a pré-cordilheira, passando pela Puente del Inca até os Andes.
O tour passa pela Puente del Inca e pela Sentinela de Pedra, além de outros pontos exuberantes.
A Puente del Inca fica localizada a 183 Km de Mendoza e é um dos lugares mais legais para visitar. Com aproximadamente 2.700 metros de altitude, a formação geomorfológica possui 48 metros de comprimento e 28 de largura. Por conta dos sais minerais da região, as pedras acabam ficando com um leve tom alaranjado.
Veja mais detalhes do Tour Alta Montanha no vídeo do Mundo à Volta. O visual é lindo!
Conhecidas pelos Incas como Sentinela de Pedra, ou Ackon Cachuak, o monte do alto dos Andes conta com 6.962 metros de altitude. Por ser um passeio ao ar livre, é importante um cuidado redobrado com a saúde, já que as baixas temperaturas podem causar problemas. Lembra do Seguro Saúde né?
Mendoza agrada os apaixonados por aventura, principalmente quem busca esquiar ou praticar snowboard. As pistas na região são consideradas uma das melhores do país.
Viajei para Mendoza em outubro e, apesar do clima quente na cidade, acabei conseguindo ver bastante neve e tirar lindas fotos no Aconcágua.
Para os mais aventureiros, um dos pontos mais altos que é possível alcançar é conhecido como Cristo Redentor de Los Andes, monumento que fica a aproximadamente 3.900 metros do nível do mar, bem perto da fronteira com o Chile.
Parque General San Martín, Mendoza Argentina
O parque mais conhecido de Mendoza é incrível e com uma grande área verde. Aberto todos os dias da semana e durante o dia todo, o local é excelente para quem busca realizar atividades físicas ao lar livre.
Na entrada principal, o portão de ferro rende boas fotos. Com diversos lagos e chafarizes, o espaço ainda conta com parques infantis e uma área reservada para piquenique. Os argentinos amam carne e, é logico, existe uma área para fazer um bom churrasco.
O zoológico é uma das atrações mais famosas, mas também é possível visitar o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, o Estádio Provincial Malvinas Argentina e Universidade Nacional de Cuyo. Para os amantes de golfe, também existe uma área para os praticantes do esporte.
Como o parque é muito grande, existe a possibilidade de agendar um passeio em um ônibus panorâmico que leva os turistas em todas as áreas até o Cerro de La Gloria.
Cerro de La Gloria
O monumento está localizado dentro do Parque General San Martín. Acabamos optando por chegar ao topo de carro, mas é possível realizar uma trilha a pé ou pegar o ônibus panorâmico. Do alto, é possível ver toda a cidade de Mendoza.
Minha dica é: aproveite para curtir o pôr do sol no local. Ele é aberto todos os dias, mas fecha às 17 horas.
O Ejército de los Andes é o mais famoso monumento da região, uma homenagem aos 100 anos da travessia das Cordilheiras pelo exército em busca da independência da Argentina. Para quem gosta de história é uma atração bem legal.
Mercado Central
Um passeio pelo mercado, que fica na famosa Avenida General Las Heras, é uma boa pedida para provar a culinária local. Lá é possível comprar presuntos crus, por exemplo, além de embutidos e também alguns vinhos da região. Também vale a pena comprar o famoso alfajor por um preço mais em conta.
Museu Histórico General San Martín
San Martín foi o grande libertador argentino e, andando por Mendoza, é possível perceber diversas homenagens.
No museu dedicado especialmente a ele, é possível encontrar alguns de seus pertences, como armas e uniformes. Apesar de ser pequeno, vale a visitação. O museu é aberto de segunda a sexta até as 18h e nos sábados até 13h30.
Santuario de la Virgen de Lourdes
O santuário fica no vale do sopé da Cordilheira dos Andes e acaba atraindo alguns devotos. No dia 11 de fevereiro eles celebram a aparição da Virgem Maria com algumas celebrações.
Vinícolas em Mendoza Argentina
Para visitar as vinícolas é preciso entrar em uma programação. O ideal é sempre agendar as visitas, já que elas possuem horários limitados para receber os visitantes – principalmente as que são mais disputadas.
É impossível conhecer todas em apenas uma viagem. A minha dica é sempre pesquisar e optar por quatro ou no máximo cinco, já que em cada uma delas você vai beber pelo menos umas três taças.
Ao optar pelo passeio, escolha um almoço na vinícola. A experiência é bem diferente e, geralmente, as cozinhas são comandadas por grandes chefs.
Vinícolas em Maipú
Foi nessa região que começou a produção de vinho em Mendoza. Para os amantes de história, essas vinícolas são bem interessantes.
Destacam-se entre as vinícolas: Trapiche, Alandes, La Rural, Sin Fin, Familia Zuccardi (que conta também com degustação de azeite, aulas de culinárias e até passeios de balão).
Casa El Enemigo
A El Enemigo, conhecida também como Bodega AleAnna é uma das mais famosas vinícolas de Maipú.
Toda a arquitetura foi inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri. O tour é gratuito. É possível almoçar no local com uma degustação de vinhos incríveis. Optamos por almoçar no local perto da cozinha, onde os vidros coloridos harmonizam e encantam o ambiente.
O almoço na El Enemigo, de Alejandro Vigil, um dos grandes enólogos argentinos, conta com um menu em quatro etapas que agradam o público. Para três pessoas, sem bebidas, chega a aproximadamente 760 pesos (cerca de R$70).
Alejandro é um dos principais nomes da vinícola Catena Zapata, e um dos profissionais mais respeitados da argentina. O profissional lançou o projeto El Enemigo, em 2008, em parceria com a filha de Nicolas Catena, Adrianna Catena.
Com mais de 100 mil garrafas, o local agrada os turistas que gostam de apreciar um bom vinho.
Vinícolas em Luján de Cuyo
Essa região é famosa pelos vinhos malbecs e, popularmente, os argentinos a chamam de Malbec Luján De Cuyo.
Entre as vinícolas, destacam-se a produtora de vinhos Belasco de Baquedano e também Pulenta Estate, Lagarde e Ruca Malen.
Vinícola Catena Zapata
Catena Zapata fica na região Luján de Cuyo e é uma das mais populares de Mendoza. Apesar disso, a degustação é bem cara e acabam se esgotando rapidamente. O ideal é tentar marcar com dois meses de antecedência.
O motivo de tamanho sucesso do local são as pesquisas de Nicolás Catena Zapata, um dos pioneiros em “melhorar” o malbec.
Por conta da alta produção de vinhos, o tour na vinícola inclui diversos rótulos, mas não os mais caros e famosos.
Por ser um dos locais mais conhecidos e premiados da América do Sul, a visita acaba sendo bastante concorrida. Por conta disso, é importante fazer a reserva antes de viajar para Mendoza.
Chandon
Ainda em Luján de Cuyo, é possível conhecer a Chandon. Uma ótima opção para quem gosta de espumantes. A visitação é bem divertida e você pode descobrir as diferenças entre um vinho comum e um espumante. A degustação custa em torno de 220 pesos.
Vinícolas no Valle de Uco
Nessa a região em Mendoza se encontra a maior parte dos hotéis luxuosos, já que fica um pouco afastada do centro da cidade.
Além disso, as vinícolas são outra atração. Destaque para Salentein, Andeluna e La Azul.
Siete Fuegos
O local é um dos mais luxuosos do mundo! A dica é: reserve antes, pois é difícil e concorrido. Os pratos são assinados pelo chef argentino Francis Mallmann, um dos mais refinados.
Vale também optar pela experiência completa, que reúne cinco chefs que preparam diversos tipos de comida em sete tipos de fogos. O “passeio” é para grupos de no mínimo 10 pessoas e no máximo 25.
Além dos famosos pães, a churrasqueira faz a famosa parrilla argentina. Para quem pretende se hospedar, o hotel The Vines Resort & Spa conta com um luxuoso ambiente.
Estádio Malvinas, Mendoza Argentina
Para os amantes de futebol, o estádio da cidade, construído em 1978, pode ser um belo programa. Aos domingos, é possível assistir os jogos do campeonato.
Assim como os brasileiros, boa parte dos argentinos também é fanática por futebol e a experiência acaba sendo bem interessante.
Cassino Providencial
Nada se compara com Las Vegas, nos Estados Unidos, mas o Cassino Providencial de Mendoza é bem divertido com diversos jogos e máquinas caça-níqueis. Não é preciso pagar para visitar o local.
Vale lembrar que a segurança é feita como em outros cassinos e não é permitido fotografar.
Plaza Independência em Mendoza
A Plaza Independencia é uma das mais famosas da cidade. É lá onde se encontram diversos shows, teatros e comidinhas para degustar. Além disso, é possível curtir uma feirinha com diversos produtos artesanais, no centro de Mendoza.
Plaza Chile
Saindo da Plaza Independência siga para a Plaza Chile, um lugar bem menor com uma fonte de azulejos azuis que formam a bandeira do país. O local foi construído para celebrar a amizade entre os países Argentina e China. Vale sentar e descansar um pouco.
Plaza Italia
A praça é uma homenagem a Romulo e Remo. O ideal é visitar o local durante o dia, já que é possível encontrar diversas pessoas passeando ou aproveitando o sol. Por ser um pouco escura, tome um cuidado redobrado ao andar próximo durante a noite.
Aristides Villanueva
A famosa avenida conta com lojas modernas e é uma ótima opção para quem busca comprar roupas e equipamentos esportivos para o inverno. Porém, ela também é popular entre os argentinos e turistas por conta dos restaurantes, pubs e bares.
As largas calçadas acabam atraindo o público que busca curtir uma noite agradável. Para os amantes das famosas empanadas, a avenida conta com diversos locais para saborear o salgado.
Além disso, é possível encontrar diferentes casas noturnas que costumam abrir por volta da 1 hora da manhã, funcionando até o amanhecer.
Gostou das dicas de Mendoza Argentina? Comente aqui!
Já sabe onde ficar em Mendoza? Clique aqui e encontre as melhores promoções esta semana no Boooking
Booking.comPlaneje sua viagem:
Comece agora reservando seu hotel na Argentina no Booking.com
Leia mais
- Hotéis em Mendoza que adoramos e indicamos: do econômico ao luxo
- Aconcagua – Tudo Para Você Planejar Sua Viagem Para o Pico Mais Alto da América
- O que fazer em Bariloche na Argentina: atrações no Inverno e no Verão
- O que fazer em Ushuaia: as 9 atrações imperdíveis da região
- O que fazer em Buenos Aires: Dicas para quem vai ficar de 2 a 5 dias
- Caminito Buenos Aires: O que fazer, como chegar, onde comer e onde ficar
- Recoleta Buenos Aires: O Que Fazer, Como Chegar, Onde Comer e Ficar
- Dicas de Seguro Saúde Internacional para turistas e estudantes