Um guia completo para planejar sua viagem a Mongaguá. Anote as dicas e aproveite muito!

Mongaguá é um destino do litoral paulista, localizado na Baixada Santista, e que por vezes é um tanto quanto ofuscado pelas demais cidades do estado que são banhadas pelo mar. Mas o local tem seus encantos, e se porta como uma excelente escolha para passar o final de semana ou ir em uma viagem rápida para a praia.

A pouco mais de 50 km de Santos, e vizinha de outras cidades litorâneas como São Vicente, Itanhaém e Praia Grande, são 13 km de orla em Monguaguá, divididos em praias bastante urbanizadas. Há, ainda, outros atrativos interessantes no destino, como uma grande plataforma marítima de pesca, além de áreas de reservas ecológicas.

Veja abaixo mais detalhes sobre a cidade e tudo que você pode aproveitar por lá durante sua viagem.

O que fazer em Mongaguá

O mar é um dos maiores atrativos de Mongaguá. Por lá, você pode aproveitar um banho de mar ou se bronzear sob o sol das praias São Paulo, mais agitada mas com ótima infraestrutura, Flórida Mirim, com águas mais tranquilas, Agenor de Campos, onde fica o Balneário de Itaguaí e o Parque Marinho, ou a conhecida como Balneário América, de ambiente tranquilo.

A cidade possui, também, uma Plataforma Marítima de Pesca bastante extensa, que atrai bastante os visitantes. Ela segue mar adentro por uma distância de 400 metros, e se estende nas laterais em ambos os lados para ampliar o campo de visão. Outro ponto de interesse para os adeptos da pesca é a Arquibancada do Pescador, localizada ao lado do rio Mongaguá.

O destino também possui diversos atrativos naturais, para quem gosta de contato com a flora fauna nativos. O Poço das Antas é um dos mais famosos, que fica no parque Umberto Salomone, onde há trilhas, piscinas naturais e quiosques. O parque Tribuna também é incrível, com diversas espécies de animais para apreciar nos mais de 5 mil metros quadrados de área.

Na alta temporada, entre dezembro e janeiro, Mongaguá fica bem cheia. É nessa época que acontece o Festão da Praia na praça Dudu Samba – o point da animação por lá. Neste mesmo local, no carnaval, acontece o desfile das escolas de samba da cidade.

Vale a pena conhecer, também, a Feira de Artesanato Agenor de Campos, que acontece num espaço estruturado especialmente para o comércio, inclusive com praça de alimentação. Por fim, outros dois lugares que valem a visita pela vista maravilhosa são o Mirante de Mongaguá e o Morro da Padroeira.

Onde ficar em Mongaguá – Nossas indicações de hotéis

Próximo ao centrinho de Mongaguá estão algumas das melhores opções de hospedagem. A localização é excelente, na área de maior movimentação da cidade, onde ocorrem os principais eventos e a proximidade com os pontos turísticos é uma vantagem. Busque por acomodações perto da Praça Dudu Samba ou nas imediações da Plataforma Marítima de Pesca.

Uma boa dica para ter uma ótima estadia na cidade é optar por alugar uma casa de temporada. Há ótimas opções disponíveis por lá, para todos os gostos e bolsos, ideais para uma viagem mais independente e reservada.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Mongaguá

Pousadas em Mongaguá

Airbnb em Mongaguá

Encontre as melhores hospedagens em Mongaguá no Booking.com ou Airbnb.com

Centrinho de Mongaguá, com rio e parte da feirinha de artesanato
Os arredores da Feira de Artesanato Agenor de Campos – Foto: Enio Prado via Wikimedia

Onde comer em Mongaguá – Dicas de restaurantes

Em Mongaguá você vai encontrar boas opções de restaurantes, com cardápios bastante variados para aproveitar durante seus dias por lá.

O Restaurante e Pizzaria Telhado é um dos mais conhecidos, onde há diversidade de pratos para escolher. O De Gatto Espeto Bar é uma ótima opção para uma saidinha à noite, enquanto a Sorveteria Bariloche é a melhor pedida para se refrescar durantes as tardes.

Foto da Plataforma Marítima de Pesca Amadora em praia de Mongaguá
A Plataforma Marítima de Pesca Amadora – Foto: Prefeitura de Mongaguá

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Mongaguá

Alugar um carro em Mongaguá é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Monumento de Nossa Senhora Aparecida no Morro da Padroeira, cercada por vegetação
Monumento de Nossa Senhora Aparecida no Morro da Padroeira – Foto: Toninho Izar via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts da Baixada Santista