Em outubro deste ano estive mais uma vez na Austrália e realizei algo que há muito tempo tinha vontade: conhecer os Wrecks de Moreton Island.

ilha moreton australia

Wrecks ao fundo

A terceira maior ilha de areia do mundo, Moreton fica a aproximadamente 40 km da cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland. A ilha, no entanto, só é acessível por barco ou balsa. Para chegar lá, peguei um ferry que sai de Holt Street Wharf, em Brisbane, e após uma travessia com duração de cerca de 1h15 havia desembarcado no tão sonhado destino, que é coberto por dunas, matagal e florestas e está rodeado pelas águas turquesas do Mar de Coral.

ilha moreton australia

Moreton é uma ilha pequena, o que permite que você conheça tudo em apenas um dia, como foi o meu caso. Quem deseja fazer as coisas com mais calma e passar uma ou mais noites na região, existem algumas opções de hospedagem, como o Tangalooma Island Resort. Para os mais aventureiros, acampar pode ser uma boa pedida também. Porém, mesmo que você decida não ficar hospedado na ilha, o resort oferece diversos tipos de pacotes para quem deseja explorar as belas atrações da ilha. Você pode escolher as atividades que mais combinam com seu perfil. Eu optei pelo tour de quadrículo para apreciar as dunas e desbravar a natureza local. Além disso, andei de caiaque e de stand up paddle.

ilha moreton australia drone

caiaque ilha moreton

caiaque ilha moreton australia

praia de Tangalooma reserva uma surpresa especial para quem curte mergulhar. Os navios naufragados nessa região foram mantidos no fundo do mar e hoje servem como recifes para os milhares de peixes coloridos. Quem agendar a viagem para o período entre junho e novembro, consegue apreciar ainda a migração das baleias. Durante minha estadia, mergulhei entre as embarcações para apreciar a rica vida marinha local e ainda encontrei um pequeno tubarão.

mergulho ilha moreton australia
caiaque ilha moreton

O fim de tarde também é um convite para quem admira os espetáculos da natureza. Você pode assistir o pôr do sol, que acontece atrás da Glass House Mountains, deitado nas espreguiçadeiras que ficam nas areias brancas e macias de Moreton. No fim, ainda é possível contemplar o céu estrelado e iluminado que vem junto do anoitecer.

por do sol ilha moreton australia

por do sol ilha

por do sol helicoptero ilha moreton australia

Uma dica importante: a ilha é praticamente toda de areia e tem poucas estradas. Por isso, a recomendação para quem pretende ir além da área de desembarque da balsa é alugar um 4×4.

No entanto, ir para Moreton e não conhecer os wrecks é quase como estar em Paris e não visitar a torre Eiffel. O Tangalooma Island Resort disponibiliza alguns tours até lá. Um deles é o Snorkel the Wrecks tour, que, além do transporte, oferece todo o material para fazer snorkel.  Como já tenho os equipamentos de snorkeling (máscara, snorkel e nadadeira), optei por ir remando. No entanto, para quem não se sente seguro em chegar sozinho ou não tenha o material necessário, o tour, que custa 49 dólares australianos (AUD), pode ser bastante interessante. 

wrecks ilha moreton australia

Além disso, eles também possuem opções de Day Cruise. Veja algumas delas:

 Standard Day Cruise: com saídas às 7h ou às 10h e retorno às 16h, o passeio custa 65 AUD e inclui um voucher para almoço no valor de 20 AUD e os translados de ida e volta no ferry. Além disso, os viajantes que optarem por esse pacote, poderão utilizar algumas das instalações do resort, como banheiros, bares, restaurantes e piscina.

Dolphin Adventure Tour: um pouco mais caro (175 AUD), esse pacote inclui as mesmas coisas do anterior mais a possibilidade de alimentar golfinhos selvagens. Como eles só aparecem no final da tarde, o retorno do tour é às 19h. Eu conferi de perto essa experiência e vale muito a pena, tudo é feito de forma bastante organizada e acompanhado por profissionais experientes.

praia ilha moreton australia

Para conferir mais informações sobre os pacotes e tours, bem como fazer as reservas com antecedência, visite o site oficial da região de Tangalooma. Boa viagem!