Morretes está localizada entre a serra e o litoral paranaense, rodeada de charme e encantos naturais. Perfeita para uma viagem a dois ou mesmo em família.

A apenas 70 km de Curitiba, Morretes é umas daquelas lindas cidades de interior, recheada de histórias com belíssimas paisagens naturais. O município colonial localizado na serra paranaense é apaixonante e ideal para visitar com a família ou em casal.

É nos fins de semana que Morretes costuma ficar bem movimentada, atraindo os turistas. E motivos para conhecê-la, não faltam. Casinhas coloridas e casarões antigos, um charmoso rio que corta a cidade e as ruazinhas de paralelepípedo compõem o cenário, tornando-a encantadora.

E aí, despertou a curiosidade para conhecê-la? Então, papel e caneta nas mãos para anotar todas as dicas que estão neste guia rumo à este destino incrível.

O que fazer em Morretes

Rio Nhundiaquara em Morretes
Rio Nhundiaquara em Morretes – Foto: Eiti Kimura via Flickr

Não há nada melhor do que conhecer Morretes começando por seu centro histórico, onde está o rio Nhundiaquara que cruza o município. Em torno deste rio, se concentram os restaurantes, as lojinhas de artesanato, as barraquinhas que vendem doces, os casarões antigos e o os espaços culturais da cidade. Caminhar às suas margens é um convite irresistível.

A cerca de 15 km do centro de Morretes está o Pico do Marumbi, um complexo formado por oito picos de diferentes graus de dificuldade, considerado o berço do montanhismo no Brasil. O lugar é muito bonito e, com certeza, vale a visita. Outros pontos que valem a visita são a Paróquia Nossa Senhora do Porto e a igreja de São Benedito, ambas no centro da cidade.

Aproveite, também, para conhecer o Paraná Encantador Hisgeopar, uma grande maquete que tem como objetivo contar a história do Paraná, da Litorina e das Cataratas do Iguaçú. O lugar é realmente bem interessante e merece ser incluído no roteiro.

Aos amantes de ecoturismo, Morretes possui uma boa variedade de cachoeiras, como as cachoeiras do Jajá, o Salto Bom Jardim, o Salto do Sagrado, o Salto da Fortuna, o Salto dos Macacos e a cachoeira Véu de Noiva. Esta última possui 150 metros de altitude, perfeita para relaxar e curtir a natureza.

Por falar em natureza, o Ekôa Park é o verdadeiro significado de perfeição, onde arte e natureza estão reunidos. Possui várias trilhas incríveis, atividades para crianças e até restaurantes. Ideal para quem está viajando em família, um passeio imperdível!

Confira abaixo estas lista de atrações para incluir no seu roteiro:

  1. Rio Nhundiaquara
  2. Pico do Marumbi
  3. Ekôa Park
  4. Rua das Flores
  5. Véu de Noiva
  6. Estrada do Central
  7. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
  8. Ponte São João
  9. Paraná Encantador HISGEOPAR
  10. Ponte Velha
  11. Ponte Metálica
  12. Caminho do Itupava

Onde ficar em Morretes

Um dos melhores bairros para se hospedar quando estiver de visita pela região é o centro histórico, onde está tudo perto, restaurantes, lojas, farmácias e mercado. Afinal, Morretes é uma cidade pequena com pouco mais de 16 mil habitantes.

Além do centro, há acomodações em áreas mais rurais, como os bairros perto da Estrada da Graciosa. Rodeados de mata atlântica, esses bairros podem ser uma excelente opção de hospedagem, afinal, nada melhor do que estar em contato com a natureza, não é mesmo?

Confira abaixo algumas opções imperdíveis para sua viagem:

Pousadas em Morretes

Fachada da Pousada Vila Morretes
Clique na imagem e faça sua reserva no Pousada Bella Morretes

Morretes é uma cidade tão calminha que garante noites tranquilas durante sua estadia na região. Imagina acordar ao som de pássaros? A Casas Di Monte Ecopousada é uma pousada completamente rodeada de muita natureza e possui uma decoração super aconchegante despertando as melhores sensações no hóspede. Excelente ideia, não é mesmo? Confira algumas outras sugestões abaixo:

Veja todas as opções de pousadas em Morretes.

Chalés em Morretes

Chalé Pura Vida Residence
Clique na imagem e faça sua reserva no Chalé Pura Vida Residence

Se preferir se hospedar em chalés, Morretes possui alguns. O chalé Pura Vida Residence, por exemplo, é uma propriedade bem charmosa e possui muitas trilhas para o hóspede se aventurar. É um lugar que oferece bastante tranquilidade. Abaixo, confira estas sugestões que preparamos:

Veja todas as opções de chalés em Morretes.

Aluguel de temporada em Morretes

Casa de temporada Casa na Beira do Rio
Clique na imagem e faça sua reserva na Casa na Beira do Rio

Morretes também tem casas de temporada para tornar sua estadia ainda mais incrível, com jardim, churrasqueira, wi-fi, cozinhas equipadas, ar-condicionado e tv de tela plana. Perfeito para ficar em família. Abaixo, confira essas sugestões:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Morretes.

Onde comer em Morretes

Barreado-Prato típico de Morretes
Barreado – Prato típico de Morretes – Foto: Renata Kalkmann via Flickr

Morretes tem muitos restaurantes espalhados pela cidade, principalmente às margens do rio Nhundiaquara. A cidade tem como prato principal o Barreado que é, basicamente, carne bovina cozida em uma panela de ferro por cerca de 20 horas até desmanchar por completo, misturando-se com a farinha de mandioca até ficar bem consistente. O prato é delicioso e faz muito sucesso na região.

Há uma diversidade de restaurantes na cidade que oferecem esse prato típico, como o restaurante Madalozzo, com vista panorâmica do rio Nhundiaquara. Porém há outros restaurantes com diferentes especialidades, como frutos do mar e porções.

Confira abaixo uma lista que separamos para o visitante se deliciar:

  • Empório do Largo
  • Restaurante Casarão
  • Restaurante Villa Morretes
  • Restaurante Madalozzo
  • Restaurante Casa do Rio

Quando ir para Morretes

O período de verão, nos meses de janeiro a maio, é considerado a melhor época para conhecer Morretes. Nesta época, a cidade costuma ficar mais cheia, pois a possibilidade de chuva é menor e as temperaturas são altas. Mas é importante saber que fevereiro é o mês mais chuvoso.

Vizinha de Curitiba, Morretes também faz bastante frio nos meses de inverno, como junho, julho e agosto, além de ser um período mais seco. Portanto, se você gosta de um clima mais geladinho, essa época é mais do que perfeita.

Quantos dias ficar em Morretes

Morretes é uma cidade pequena sendo possível conhecê-la em apenas um fim de semana.

Como chegar em Morretes

Há muitas formas de chegar em Morretes, uma delas é através do famoso passeio de trem, saindo de Curitiba. Outra forma é a possibilidade de ir de carro levando, em média, uma hora de trajeto para percorrer 70 km de distância. Há, ainda, a opção de ir de ônibus, com duração de uma hora e meia de viagem.

Mas se estiver vindo de outras capitais, o aeroporto mais próximo é o de Curitiba.

De avião

O desembarque se dá no aeroporto internacional Afonso Pena na capital de Curitiba, e assim, o viajante precisa seguir um trajeto de 70 km até Morretes. Seja de carro, ônibus ou trem.

De trem

O famoso passeio de trem que sai de Curitiba passa pela Serra do Mar, oferecendo um visual incrível da mata atlântica e região. É considerado como um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, segundo o jornal inglês The Guardian, e leva em média, quatro horas para ser concluído.

De carro

Quem sai de carro de Curitiba tem duas opções de trajetos: uma é pela Estrada da Graciosa, conhecida como uma das serras mais bonitas do Brasil; e a outra é pela BR-277 sentido Paranaguá. Importante lembrar que esta segunda opção conta com cobrança de pedágio.

Para quem sai de São Paulo, a principal rota que deve seguir é a BR-116. O trajeto tem a duração de pouco mais de seis horas. E para quem sai de Florianópolis, a rota é a BR-101 e o percurso tem, em média, cinco horas.

De Morretes até Antonina

Para dar aquela esticadinha na viagem e aproveitar para conhecer a vizinha Antonina, a apenas 20 minutos de Morretes, o viajante precisa ir pela Rodovia Deputado Miguel Bufara. O trajeto tem, em média, 15 km.

Transporte em Morretes

Morretes é uma cidade tão pequena que dá para conhecê-la andando e assim, apreciando suas belezas naturais. A sensação é de estar caminhando por cenários de uma novela de época.

Seguro viagem para Morretes

Contratar um seguro viagem para Morretes é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Curitiba

Quer garantir uma passagem para Curitiba com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Morretes?

Algumas opções sobre o que fazer em Morretes são passear pelo centro histórico às margens do rio Nhundiaquara, visitar as lojinhas de artesanato, doces e cachaças, observar o casarões, comer o tradicional barreado em algum restaurante pela cidade, entre outras coisas.

Quais são os principais passeios em Morretes?

Podem ser considerados como principais passeios de Morretes:
Visitar o centro histórico;
Conhecer o Pico do Marumbi;
Passear pelo Ekôa Park;
Aproveitar as lindas cachoeiras espalhadas pela cidade… Para saber mais informações, leia mais sobre Morretes.

Melhor época para ir a Morretes?

A melhor época para conhecer Morretes é no período de verão, entre janeiro e maio, quando a temperatura está mais alta. Veja quando é a melhor época para conhecer Morretes.

Onde ficar em Morretes?

Há pousadas, chalés e casas de temporadas, principalmente, no centro histórico da cidade, às margens do rio Nhundiaquara. Mas também em bairros mais distantes, onde há maior contato com a natureza e vista deslumbrante para a mata atlântica. Saiba mais informações sobre onde ficar em Morretes.

Tem opções de pousadas em Morretes?

Sim, há algumas como a Pousada Bella Morretes, Pousada Itupava e a Casas Di Monte Ecopousada. Conheça mais opções de pousadas em Morretes.

Quantos dias ficar em Morretes?

Um fim de semana já é suficiente para conhecer Morretes.

Como chegar em Morretes?

Se estiver de avião, o desembarque é através do aeroporto internacional Afonso Pena em Curitiba, a partir daí o viajante precisa seguir de carro, ônibus ou trem até Morretes.

Quando ir para Morretes?

O indicado é conhecer Morretes no período mais quente do ano, como o verão. Porém, é importante ressaltar que fevereiro é um dos meses mais chuvosos na cidade. Já os meses de junho, julho e agosto são mais frios, assim como Curitiba, e faz bastante frio.

Onde fica Morretes?

Morretes está localizado entre a serra e o litoral do estado do Paraná.

Como se locomover em Morretes?

Para chegar a cidade é preciso ir de carro ou trem, porém, por ser uma cidade pequena, o centro de Morretes agrega os principais pontos turísticos, restaurantes e lojas, sendo possível fazer tudo a pé.