Antes de arrumar as malas, confira esse guia completo com tudo o que você precisa para não perder nadinha na capital potiguar.

Vai para Natal? Então, prepare-se para não querer ir embora mais. Entre lagoas transparentes, praias que mesclam o azul do céu com o brilho do mar, descidas divertidas de skibunda ou, para os mais aventureiros, passeios emocionantes de buggy, a capital do Rio Grande do Norte vai te impressionar.

Não espere menos que praias maravilhosas, passeios inesquecíveis, gastronomia de dar água na boca e muita animação ao som do forró, ritmo mais popular da região. Aliás, se você não sabe dançar, fique tranquilo. Ir para lá é uma boa pedida para arriscar os “dois pra lá e dois pra cá”.

Ficou animado para ir ao destino? Então, anime-se mais ainda com essas super dicas que preparamos para você conseguir organizar a melhor viagem à capital potiguar. Vamos lá? Natal te espera!

O que fazer em Natal

Vista das Dunas de Genipadu.
Dunas de Genipabu – Foto: Mandico13 via Wikimedia Commons

Se está planejando conhecer Natal, as Dunas de Genipabu e o Morro do Careca são os cartões postais da cidade e imperdíveis para seu roteiro. E, algumas das praias mais bonitas para se conhecer são: a praia dos Artistas, a praia Areia Preta e a Praia do Amor.

Uma das atrações históricas de Natal é o Forte dos Reis Magos que, de acordo com a história, teria sido o primeiro marco de posse da Coroa portuguesa no Brasil.

Além disso, para os casais apaixonados, uma Lua de Mel em Natal é um sonho de viagem.

Quanto ao que fazer à noite na cidade, a região de Ponta Negra é o melhor lugar para curtir um bom forró, rock ou sertanejo em um dos vários bares e restaurantes.

Por fim, vale a visita às piscinas naturais de Maracajaú, à caminho de Pipa, que fica a pouco mais de 80 km de Natal, cerca de uma hora e meia de carro.

  1. Dunas de Genipabu
  2. Cajueiro de Pirangi 
  3. Forte dos Reis Magos
  4. Ponta Negra
  5. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Parque da Cidade)
  6. Morro do Careca
  7. Farol de Mãe Luiza
  8. Parque das Dunas
  9. Parrachos de Maracajaú

Melhores praias em Natal

Praia de Ponta Negra, em Natal.
Praia de Ponta Negra – Foto: Leandro Neumann Ciuffo via Flickr

Considerada cidade do sol, devido ao clima quente que predomina durante quase o ano todo, as praias se destacam na lista de o que fazer na capital potiguar. Afinal, nada como pegar sol em uma bela praia paradisíaca, não é mesmo? E, sobre isso, Natal não economiza na beleza do mar e, muito menos, no calor.

Uma das mais famosas, a Praia de Ponta Negra é a que tem melhor localização, fica perto de lojas, bares, restaurantes e hotéis. Além disso, há vários quiosques espalhados na areia, para que você aproveite o dia com toda a infraestrutura necessária. Inclusive, é lá que fica o tradicional Morro do Careca, a duna com mais de 100m de altura.

Com um cenário formado pela Ponte Newton Navarro e pelo Forte dos Reis Magos, a Praia do Forte tem um mar mais tranquilo e piscinas naturais. A Praia do Meio, a Praia dos Artistas e a Praia da Areia Preta ficam bem próximas e, hoje, são mais frequentadas pelo os moradores da região, embora também vale uma visita para conhecê-las.

Se a intenção é encontrar as melhores praias da região, o seu roteiro não pode se limitar a Natal. Há muitas possibilidades incríveis nos arredores, como, por exemplo, as piscinas naturais do Parrachos de Maracajaú, a um pouco mais de 50 km de Natal.

Depois, em Tibau do Sul (cerca de uma hora e meia de distância de carro), tem a Praia de Pipa, Praia do Amor, Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro. São Miguel do Gostoso, a pouco mais de 100 km da capital, também é um lugar incrível que, com certeza, vale a pena dedicar um ou até mais dias para conhecer.

Praia é o que não falta por lá. Confira essas opções para conhecer em Natal e arredores:

  • Praia de Ponta Negra
  • Praia do Forte
  • Praia do Meio
  • Praia dos Artistas
  • Praia da Redinha
  • Parrachos de Maracajaú
  • Praia de Pipa
  • Praia do Amor

Onde ficar em Natal

Se você está em busca da melhor região para ficar, a dica é se hospedar nas redondezas da Praia de Ponta Negra, na Via Costeira ou na Praia dos Artistas. Cada lugar tem sua particularidade e aquilo que você mais deseja ter por perto é o que vai definir a região ideal para se hospedar.

A Praia de Ponta Negra, a mais famosa e procurada pelos viajantes, tem como vantagem estar próxima de restaurantes, bares e hotéis. Por lá, as opções na beira da praia são com menos andares, pois a prefeitura não permite prédios altos à beira-mar.

Ainda nessa região, algumas ruas mais distantes do mar, a Avenida Engenheiro Roberto Freire tem prédios altos e mais modernos. A área também tem bastante comércio por perto e é uma boa região para se hospedar, principalmente para os que querem economizar com transporte e fazer o máximo de trajetos a pé.

A Via Costeira, principal avenida que liga o sul ao leste da cidade, é o local com mais resorts e infraestrutura para aproveitar a própria estadia. Inclusive, não há muito comércio nas redondezas, então, quem ficar por lá tem que se locomover de carro. A Praia dos Artistas, por sua vez, é a área mais central e econômica.

No geral, a rede hoteleira da capital potiguar é composta por hotéis, pousadas, resorts e casas de temporada. Elas são desde as mais simples e econômicas, até mais sofisticadas com infraestrutura para passar o dia sem sair da acomodação.

Hotéis em Natal

Área externa do Coral Plaza Apart Hotel.
Clique na imagem e faça sua reserva no Coral Plaza Apart Hotel.

O custo-benefício dos hotéis da região é ótimo. Há acomodações espaçosas, algumas até beira-mar, com boa infraestrutura e o preço sem pesar no bolso.

Veja algumas opções de hotéis bem avaliados para se hospedar:

Veja todas as opções de hotéis em Natal.

Pousadas em Natal

Interior da Pousada Natal Paradise.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Natal Paradise.

As pousadas de Natal não precisam de muito para conquistar. São mais simples em relação aos hotéis, porém são muito charmosas e mais baratas.

Confira essas sugestões para você ficar:

Veja todas as opções de pousadas em Natal.

Resorts em Natal

Área de lazer do Ocean Palace Premium, em Natal.
Clique na imagem e faça sua reserva no Ocean Palace All Inclusive Premium.

Os resorts da capital são uma atração à parte para aproveitar o dia sem sair da acomodação. Com ótimas piscinas e a poucos passos das principais praias, a infraestrutura desses locais permite muito conforto e diversão.

Veja essas opções para você se hospedar:

Veja todas as opções de resorts em Natal.

Casas de Temporada em Natal

Área de lazer de uma casa de temporada em Ponta Negra.
Clique na imagem e faça sua reserva nessa Casa Maravilhosa em Ponta Negra.

Alugar uma casa de temporada é uma boa ideia para aqueles que preferem ter mais liberdade e, principalmente, para os que tiverem em família ou acompanhados com mais pessoas.

Veja algumas recomendações de casas bem estruturadas para você se acomodar em Natal:

Veja todas as opções de casas de temporada em Natal.

Onde comer em Natal

Prato culinário com camarão, iguaria mais típica de Natal.
O camarão é a iguaria mais popular dos pratos regionais – Foto: Sintec via Pixabay

Você já deve ter percebido que Natal também é chamada de “capital potiguar”. A palavra, de origem tupi poti’war, significa “aquele que come camarão”. Mas, afinal, qual é o motivo dessa comparação?

A resposta dessa pergunta você vai descobrir quando começar a conhecer os restaurantes da cidade. Você vai encontrar tapioca de camarão, lasanha de camarão, escondidinho de camarão, bobó de camarão e muitos outros pratos do crustáceo. A iguaria lidera os cardápios da região e, sem dúvidas, é bem difícil sair de lá sem experimentar.

O Camarões Potiguar ou o Camarões Restaurante podem ser bons lugares para você provar o prato mais tradicional da capital. Aliás, o Mangai também é bastante popular por lá e, além dos camarões, é uma saborosa opção para experimentar a comida regional.

E, por falar em comida regional, o Rio Grande do Norte é especialista em paçoca de carne de sol, baião de dois, feijão verde, ginga com tapioca e pratos com peixes e frutos do mar. A região de Ponta Negra é o lugar com maior concentração de bares e restaurantes para saborear esses pratos.

Algumas opções de restaurantes para você provar as delícias de Natal:

  • Camarões Potiguar e Camarões Restaurante (mesma rede)
  • Mangai
  • La Brasserie de La Mer
  • La Praia Beach Lounge

Quando ir para Natal

No quesito clima, Natal é quente e convidativa o ano inteiro. Até no inverno, período um pouco mais chuvoso, a temperatura fica por volta de 25ºC. As chuvas costumam ser bem poucas na região e, mesmo quando caem, não demora muito para abrir um tempo propício à praia.

Em relação ao movimento da cidade, a alta temporada é entre dezembro e meados de março. Inclusive, se você gosta de carnaval, dentro deste período tem ainda o Carnatal (dezembro), uma festa fora de época que traz muito agito para Natal. Nesses dias, a demanda e o preço das hospedagens aumentam.

Após o carnaval, até por volta de novembro, começa o período de baixa temporada na região, com exceção aos feriados que também leva bastantes pessoas à cidade. Nos dias de menos movimento costumam cair os preços de hospedagem e passagem.

Quantos dias ficar em Natal

Natal tem várias praias, incluindo algumas imperdíveis que ficam em cidades vizinhas. Além disso, tem as atrações fora do mar, que merecem pelo menos um dia no seu roteiro. Sendo assim, o indicado é ficar pelo menos uma semana por lá, para aproveitar ao máximo a região.

Como chegar em Natal

Você pode chegar em Natal tranquilamente de ônibus, carro ou avião. Há um aeroporto internacional a cerca de 26 km de distância da capital. Além disso, a rodoviária (Av. Capitão-Mor Gouveia) fica a um pouco mais de 10 km de Ponta Negra e recebe transporte de várias cidades do país.

De avião

O Aeroporto Internacional de Natal é o principal da capital e, apesar de seu nome, ele fica no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 45 minutos de Ponta Negra de carro. Há voos das principais cidades do Brasil.

De carro

Caso você opte por chegar de carro, seja dirigindo, com algum motorista de aplicativo ou táxi, as principais vias de acesso são: BR-101 (costeia o litoral leste nordestino), BR-304 (para quem vem do Ceará) e a BR-406 (liga Natal a Macau).

De Natal até Pipa

As atrações, principalmente as praias, não se resumem a Natal. Há muitos lugares incríveis e imperdíveis para conhecer nas redondezas, e Pipa é um deles. Da capital até Pipa (Tibau do Sul) leva um pouco mais de 1h30 de carro para chegar, são cerca de 83 km de distância.

O percurso também pode ser feito de buggy e, neste caso é necessário atravessar de balsa a praia de Malembá até o centro de Tibau do Sul. Fora isso, também é possível chegar de ônibus ou tranfer com empresas de turismo.

De Natal até São Miguel do Gostoso

De Natal até São Miguel do Gostoso são pouco mais de 100 km e o percurso leva em média 1h30 de carro.

A maneira mais prática de ir é alugando um carro em Natal, porém também é possível economizar e ir de transfer ou ônibus, partindo da capital. Outra maneira de chegar na cidade é com um motorista de aplicativo ou de táxi, porém pode ser que fique um pouco mais caro.

Transporte em Natal

Caso você se hospede por perto de Ponta Negra, vai ser possível fazer muitos trajetos nas redondezas a pé mesmo. Mas, para ir em lugares mais distantes, incluindo os que ficam em cidades vizinhas, o aluguel de carros em Natal pode ser a solução mais prática e poupadora de tempo.

Dirigir na capital Potiguar não é um bicho de sete cabeças, a cidade é toda sinalizada e, geralmente, os hotéis têm estacionamento (confira antes de fechar a estadia). Mas, fora isso, há Uber e táxi para se locomover por lá.

Os ônibus são baratos, porém ás vezes ficam lotados e fazem viagens demoradas com várias voltas pela cidade.

Seguro viagem para Natal

Contratar um seguro viagem para Natal é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Natal

Quer garantir uma passagem para Natal com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Natal?

Natal oferece passeios dentro da cidade, como, por exemplo, suas praias, o Forte dos Reis Magos, o Parque da Cidade e o famoso Morro do Careca, em Ponta Negra. Mas há também lugares incríveis nas redondezas para visitar. O Cajueiro de Pirangi, os Parrachos de Maracajaú e a Praia de Pipa são prova disso. Leia mais sobre o que fazer na capital potiguar.

Quais são os principais passeios em Natal?

As praias de Natal e das redondezas, a região de Ponta Negra, o Parque das Dunas e os Parrachos de Maracajaú são alguns dos principais passeios da capital. Confira mais lugares para conhecer em Natal.

Onde ficar em Natal?

Os lugares mais indicados para ficar na capital são: Praia de Ponta Negra, Via Costeira e Praia dos Artistas. Cada região oferece um tipo de serviço por perto, veja mais detalhes de onde ficar em Natal.

Quais os melhores hotéis em Natal?

Os hotéis mais indicados para ficar em Natal são: Best Western Premier Majestic Ponta Negra Beach, Residence Vespucci, Coral Plaza Apart Hotel e Aquaria Natal Hotel. Há também outras opções com ótima infraestrutura para se acomodar por lá, veja mais hotéis em Natal.

Tem opções de pousadas em Natal?

As pousadas da capital são mais simples, porém cheias de conforto e muito charme. A Pousada Recanto da Família e a Pousada America do Sol são algumas das melhores opções para ficar. Confira mais pousadas em Natal.

Quais as melhores casas de temporada em Natal?

É possível encontrar várias casas de temporada na cidade. Há opções bastantes espaçosas e com piscina, como, por exemplo, Casa Top Natal, Sobrado com Piscina e Casa em Ponta Negra. Encontre mais casas de temporada em Natal.

Quantos dias ficar em Natal?

Natal é uma capital recheada de atrações, inclusive, em cidades próximas. Para conseguir aproveitar tudo o que há de bom por lá, o indicado é ficar uma semana na cidade Leia mais sobre quantos dias ficar em Natal.

Como chegar em Natal?

É possível chegar de avião, ônibus ou carro. Os transportes por aplicativos, transfer e táxi também são opções para chegar na capital. Confira mais sobre como chegar em Natal.

Quando ir para Natal?

O clima de Natal é quente durante o ano inteiro e no inverno, período com pequena possibilidade de chuva, a temperatura fica por volta de 25ºC. Já em relação a alta e baixa temporada, os dias com mais pessoas na capital são os de dezembro até o final do carnaval. Veja mais dicas sobre quando ir para Natal.

Melhor época para ir a Natal?

Natal é um destino para ir durante o ano todo. Carnaval e dezembro, quando acontece a festa fora de época, são épocas bem animadas na capital potiguar. Confira mais sobre a melhor época em Natal.

Quais as melhores praias de Natal?

As melhores praias de Natal são: Praia de Ponta Negra, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas e Praia da Redinha. Algumas das melhores localizadas nas redondezas da capital: Parrachos de Maracajaú, Praia de Pipa e Praia do Amor. Leia mais sobre as praias de Natal.

Onde fica Natal?

Natal é a capital do Rio Grande do Norte, localizada no nordeste do Brasil. Confira dicas imperdíveis sobre Natal.

Como se locomover em Natal?

Dependendo do lugar que estiver hospedado, você pode andar a pé nas redondezas de Ponta Negra, ou optar pelo aluguel de carro em Natal, transporte de aplicativos ou táxi para se locomover na região. Leia mais sobre como se locomover em Natal.

Há resorts em Natal?

Sim, a região da Via Costeira é o local que mais tem resorts, como, por exemplo, o Wish Natal e o Ocean Palace All Inclusive Premium. Veja recomendações de resorts em Natal.