O Newgrange, situado no condado de Meath na Irlanda, é um dos sítios pré-históricos mais famosos do mundo e também Patrimônio Mundial da UNESCO. Alguns dizem que o Newgrange é um templo, outros dizem que é uma tumba, mas na verdade ninguém sabe ao certo o que é.

Porém, a realidade é que apesar da falta de consenso sobre a história deste lugar, o monumento é cheio de histórias e mistérios. O que se sabe é que a construção aconteceu por volta de 3.200 A.C. no período Neolítico. Ou seja, ele tem cinco mil anos de idade e é mais antigo que as pirâmides do Egito e o Stonehenge no Reino Unido! Além disso, Newgrange é estimado que a construção durou no mínimo 20 anos.

Percebeu a importância? Com certeza é um passeio indispensável para quem está buscando o que fazer na Irlanda.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


o que fazer na Irlanda Newgrange
Entrada – Newgrange

História, construção e mistérios de Newgrange na Irlanda

Até 1699 o Newgrange permaneceu intocável. Portanto teve mais de 4 mil anos de preservação natural.

As 97 pedras que cercam o Newgrange pesam de 1 a 10 toneladas e foram trazidas a mais de 80 km de distancia ao redor da Irlanda. Imagina para realizar essa construção toda? Há 5 mil anos não existia cavalo domesticado e a roda não havia sido inventada. “Como eles fizeram tudo isso?”, esta é a pergunta que todos fazem.

O mais impressionante é que o que acontece por volta de 21 de dezembro, data que marca o inicio do inverno. Neste dia e em algumas manhãs posteriores acontece um fenômeno incrível. Raios de sol entram pela “janela” que fica acima da porta principal e iluminam todo o corredor de 19 metros até chegar ao centro.

Esse fenômeno acontece por apenas 17 minutos, exatamente todo ano, no mesmo dia. Não disse que era impressionante?

Existem vários debates sobre o proposito dessa construção, alguns arqueólogos acreditam que o monumento tenha significado religioso, outros que tenha sido um culto dos mortos (já que foram encontrados corpos dentro do espaço) e até mesmo que tenha sido baseado na astronomia.

Ninguém sabe ao certo o real significado, mas uma coisa posso afirmar: a construção é magnifica, muito interessante e é de arrepiar! Vale a pena a visita para quem busca o que fazer na Irlanda.

o que fazer na Irlanda Newgrange

Tour em Newgrange

No primeiro passeio do ‘To Logo Ali’, diretamente da Irlanda, fiz um tour guiado que dura aproximadamente 1h30 e é possível entrar em uma parte especifica do Newgrange, destinado à visitação.

Todos entram em fila indiana, com as bolsas na frente do corpo. Em muitos momentos é necessário agachar para passar. A entrada de claustrofóbicos não é recomendada e é proibido tirar foto.

O guia explica toda a historia e as curiosidades do monumento e o mais bacana é a simulação do raio de sol (obviamente artificial). É realmente muito interessante!

o que fazer na Irlanda Newgrange

Como ir para Newgrange Irlanda?

O Newgrange fica a 50 km de Dublin. Eu fui de carro, mas existem tours que saem da cidade. A empresa Mary Gibbons tem esse tour e custa 35 euros por pessoa.

Você pode ir por conta como eu fiz, mas obrigatoriamente é necessário pagar para ir ao monumento. Vá ate o centro de visitação Brú na Bóinne, compre o ticket (6 euros) e eles te levarão em um micro ônibus para o passeio. Super fácil.

O horário de visitação depende da época do ano, mas é fechado em dezembro nos dias 24, 25, 26 e 27. E se você quer fazer a visita na data do inicio do solstício de inverno, onde acontece o fenômeno, fique esperto: é quase impossível conseguir o ingresso, acontece até sorteio. Imagina que legal participar?

>> Leia também Como dirigir na Irlanda.

Você sabe como alugar um carro bom e barato na Irlanda?

Garanta o melhor preço para o veículo de sua viagem, sem IOF e parcele em até 12x sem juros na RentCars.

o que fazer na Irlanda

Horários de Funcionamento:

  • Janeiro – 9h às 17h
  • Fevereiro, Março, Abril – 9h30 às 17h30
  • Maio – 9h às 18h30
  • Junho a Setembro – 9h às 19h
  • Outubro – 9h30 às 17h30
  • Novembro e Dezembro – 9h às 17h

Se quiser mais informações, acesse o site, para ficar por dentro sobre o que fazer na Irlanda e as informações necessárias do tour.

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Belfast e por toda Irlanda do Norte

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi.

Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a America Chip.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar na Irlanda do Norte com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil.

Chegando na Irlanda do Norte, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar do Reino Unido. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

E aí, viu porque é um ‘must’ para quem busca o que fazer na Irlanda? Comente aqui!

Leia Mais