Montar um roteiro para a Indonésia não é tarefa fácil. O país é composto por mais de 17 mil ilhas paradisíacas, em meio ao Oceano Índico. Bali é a mais famosa delas e a que mais tem estrutura para o turismo. As águas quentes, clima tropical e os baixos preços atraem visitantes de todas as partes do mundo para a Ilha dos Deuses. Sem contar a alegria do povo que contagia e encanta – e lembram um pouquinho a boa energia brasileira.

No ano passado, já ficamos um mês descobrindo a ilha inteira de Bali e as Ilhas Gili. Só que não é fácil visitar a Indonésia toda em uma só vez (principalmente se você quer passar boa parte da viagem surfando, como foi nosso caso). Nós ficamos apaixonados pelo país e aproveitando a nossa proximidade com a Indonésia (estamos morando na Austrália) decidimos voltar para lá para passar 5 dias entre as Ilhas Nusas: Nusa Lembongan, Nusa Penida e Nusa Cenigan. 

Depois da visita, percebi que essas ilhas precisavam de um guia só para elas – porque elas são indispensáveis para quem gosta de viagens de natureza e praia.

Klingking Beach: O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Klingking Beach, Nusa Penida

As Nusas

As três ilhas ficam pertinho de Bali, a cerca de 45 minutos de Ferry, e ficam uma do lado da outra. Nusa Lembongan e Nusa Ceningan são interligadas por uma ponte. Já Nusa Penida fica a 15 minutinhos de barco delas.

As Nusas ainda retém muita natureza intocada, falésias paradisíacas, lagoas azuis turquesa cristalinas e excelentes pontos de mergulho e de surfe. A religião hindu, com influência budista, é a predominante. A energia dos incensos, das oferendas, da humildade e simpatia dos balineses é muito presente nas Nusas, de um modo ainda mais enraizado e profundo.

O turismo comercial e as grandes redes de hotéis não chegaram em Nusa Penida. O resultado é ainda pouca infra-estrutura para os viajantes, ruas esburacadas, poucas opções de restaurantes e hotéis, mas uma experiência ainda mais profunda na cultura balinesa. Não espere ninguém falando inglês por lá, se prepare para as mímicas e para descobrir encantos ainda inexplorados da região, da natureza e da culinária. E sim, Penida é a ilha mais bonita entre as três Nusas e a visita é indispensável.

Já Nusa Lembongan e Nusa Ceningan são mais desenvolvidas pelo turismo. A natureza ainda é intocada, mas não tão exuberante como a grande Penida. Se você não está disposto a viver uma aventura em Penida, uma opção é ficar baseado em Lembongan e fechar passeios de barco e day-trips em Penida (perde um pouco a essência da viagem, mas garante conforto).

Quando ir para Bali?

A melhor época para visitar Bali é entre os meses de Abril e Novembro, temporada de seca por lá. De Dezembro à Março, época das chuvas, o lixo das outras ilhas é arrastado para o mar e tudo fica uma sujeira só. É muito triste ver a natureza nesse estado, cheia de lixo. Eu fiquei bem frustrada e incomodada, e não recomendo mesmo visitar Bali nessa época.

Batu Karang Hotel & SPA, no pôr do sol em Nusa Lembongan

Dicas de Roteiro em Bali:

Se você quer fazer todas as ilhas próximas à Bali em uma viagem só, eu recomendaria o seguinte roteiro: no mínimo 10 dias em Bali (entre Uluwatu, Semyniak, Ubud), 4 dias nas Gili Islands e 4 dias nas Nusas. Dai, ainda sobra um tempinho para curtir outras ilhas próximas como Java, Lombok ou até Komodo. Ou até mesmo, seguir rumo a outros países do Sudeste Asiático.



Booking.com

Leia Mais:

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para Bali

Onde ficar em Bali: Conheça as principais regiões para cada tipo de perfil

O que fazer em Ubud, na Indonésia


Como chegar de Bali para as Nusas

 

O jeito mais fácil de chegar de Bali a Nusa Lembongan ou Nusa Penida é pegar uma ferry que sai da Baía de Sanur, em Bali. Sanur fica a cerca de 20 minutos do aeroporto de Bali (o tempo é sem trânsito – mas é bom sempre contar com ele em Bali).

Nós fechamos o transporte com a Maruti Express e recomendamos! Eles responderam aos nossos emails rapidamente com as informações que solicitamos, tem atendimento via WhatsApp e são bem organizados (para os padrões de Bali, rs!). Eles ofereceram translado do aeroporto ou de nosso hotel a Sanur, ida e volta de Ferry e depois translado para nos pegar no hotel nas Nusas e nos deixar no aeroporto ou hotel em Bali. Tudo isso por 400.000 rupias por pessoa (cerca de 35 dólares americanos).

Seguem os dados da Maruti para vocês entrarem em contato (se eles não oferecerem o mesmo preço, é só negociar que eles devem fechar!):  Phone: +62 361 9381438, Email : [email protected]

Nós pegamos a primeira ferry do dia, às 7:30 da manhã (mas que saiu às 8:30 – então conte com atrasos, rs!) rumo à Nusa Penida e chegamos em 45 minutos. Deu super certo!

Templo Pura Puncak Mundi, em Nusa Penida

Como se locomover nas Nusas

Não é fácil se locomover nas nusas. Nusa Penida então, nem se fale! Como a ilha é grande tudo toma tempo (demora mais de 1 hora para atravessá-la de norte à sul) . Além disso, as ruas são estreitas e MUITO, mas MUITO esburacadas. Principalmente as que ligam às praias e principais atrações.

Nós alugamos uma moto por cerca de 5 dólares americanos o dia. Eu não recomendo a aventura para que não tem anos e anos de prática e experiência dirigindo as scooters. Todo mundo acaba levando um tombo uma hora ou outra. Esse  foi nosso caso e de quase todos os turistas que vimos na mesma situação que a nossa. Por outro lado, as scooters dão mais liberdade na hora de explorar, de ter contato com os locais e fazer as coisas no seu tempo.

Já em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan as ruas são um pouco melhores, mas ainda estão longe de serem boas. Por isso, se você quiser mais tranquilidade, contrate um motorista para te levar para cima e para baixo. Eles cobram preços super baratinhos. Você pode contratar um por cerca de 20 ou 30 dólares para passar o dia todo com seu grupo, em pequenas vans com ar condicionado.

Tudo isso é arranjado lá na hora. Você vai chegar da Ferry e já vai ter gente oferecendo. Ou você pode pedir em seu hotel.


O que fazer em Nusa Penida

 

Nusa Penida é uma das ilhas mais fantásticas que visitamos perto de Bali. As paisagens são deslumbrantes, com falésias altíssimas e um mar turquesa cristalino. O único problema da ilha é a falta de estrutura e difícil acesso aos principais pontos.

Os hotéis ficam ao nordeste da ilha, na cidade de Batoemoenggoel, enquanto a maioria das atrações ficam ao oeste e sudoeste da ilha. Nós decidimos nos hospedar perto da cidade para ficar perto de restaurantes e comercio. E de lá, fizemos um planejamento para conhecer um dia cada região. Ficamos um dia conhecendo o lado leste, como a Atuh Beach e o Cave Temple. Outro dia conhecendo o sul, como a Klingking Beach, o templo Pura Puncak Mundi, Angels Billboard e Broken Beach. No último dia, fizemos um passeio de snorkeling por 4 pontos (incluindo as raias mantas) que durou toda a manhã. Depois, já pedimos para o motorista do barco do snorkeling nos deixar em Nusa Lembongan no fim do passeio.

 

Klingking Beach

O cartão postal de Nusa Penida é a Klingking Beach. Só de ver a foto da pra entender um pouquinho o motivo, não é? A praia lembra um pouco Navagio Beach, na Grécia, só que em um clima tropical. É possível descer até a praia por uma trilha com pouquíssima estrutura. Ela foi montada com galhos de madeira e cordas pelos locais, entre pedras e terra. É um pouco perigosa sim, é preciso levar muita água pra aguentar as altas temperaturas e ir de chinelo não é uma boa ideia (experiência própria, rs!).  Como se pode imaginar, também é uma bela descida vertical. Demoramos cerca de 40 minutos para descer e 40 minutos para subir depois. Lá embaixo, a praia é linda, mas o mar é bem agitado e forte.

Na temporada de chuvas (de Novembro à Março), o lixo (que mencionamos acima) vai parar na praia. É muito triste, então não recomendo ir nesta época.

Kelingking Beach

Kelingking Beach

Angels Billboard

A cerca de 40 minutos de motinho de KlingKing Beach fica a Angels Billboard. É uma das paradas indispensáveis da ilha. A piscina natural é linda, de frente para o mar, e não precisa de trilha nenhuma para chegar lá.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Broken Beach

Caminhando um pouquinho, cerca de 3 minutos, mais a frente de Angels Billboard, fica a Broken Beach. A praia é um “buraco” impressionante. O azul cristalino entra por baixo da ponte natural e forma uma praia linda (mas não tem acesso). Não deixe de andar até em cima da ponte natural e avistar as Raias Mantas que ficam nadando na superfície do outro lado, no mar aberto.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Atuh Beach

A Atuh Beach fica ao lado leste da Ilha de Nusa Penida. É um pouco afastada das outras atrações, mas é linda demais. Eu recomendo conhecê-la no primeiro dia na ilha, e no segundo ir à Klingking. A Atuh Beach é a melhor praia da ilha para passar o dia. Lá embaixo, tem pequenos restaurantes e bares para tomar uma água de coco. Além disso, o mar é bem tranquilo e gostoso para nadar.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Cave Temple – Goa Giri Putri

O Goa Giri Putri foi uma das melhores surpresas da nossa visita a Nusa Penida. Ele é um templo hindu feito dentro de uma caverna imensa na ilha. Você entra no templo por uma pequena fenda na rocha e vai se surpreender com o tamanho de tudo aquilo. É lindo, impressionante e maravilhoso! Ele fica pertinho da principal cidade da ilha, Batoemoenggoel.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Templo Pura Puncak Mundi

Esse templo também foi uma descoberta muito legal! Nós não tínhamos visto ele em site nenhum, foi uma sugestão de um local que encontramos quando estávamos no meio da ilha. Ele falou em Indonésio com a gente, e não sei como, a gente entendeu, rs! O templo fica no ponto mais alto de Nusa Penida, garantindo vistas incríveis no caminho até ele. Chegando lá, ele é um templo pequeno, mas muito bonito. Não deixe de ver as dezenas de macacos que ficam nas árvores da redondeza.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Passeio de Snorkel (incluindo as Raias Mantas)

Fazer um passeio de snorkel ou mergulhar em Nusa Penida é uma das atrações mais indispensáveis por lá. Principalmente, o mergulho com as raias mantas. Elas são lindas, gigantes e super curiosas! Elas vem pertinho e são super dóceis. Claro, trate-as com respeito e não fique tentando passar a mão. Elas estão ali para serem apreciadas de longe, com todo o cuidado do mundo.

O passeio de snorkel inclui outros 3 pontos. O ponto com as estatuas no Ceningan Channe, o Gamat Bay e Crystal Bay.

Minha frustração foi mais uma vez o lixo, que encontramos porque viajamos na época de chuvas. O plástico vem causando estragos imensos, alarmantes e super nocivos aos oceanos e à vida marinha. Porém, nunca tinha visto isso tão de perto. Só consegui ficar 5 minutos na água com elas, porque fiquei muito incomodada com a situação que vi ali. Por isso repito, tentem ir para Bali apenas na temporada de seca. Quem sabe, com a baixa do turismo na época de chuvas, eles não tentem tomar providências para ter mais cuidado com o lixo e preservar o meio ambiente?!

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Mapa com pontos de mergulho e atração de Nusa Penida

Eu amo mapas, principalmente os que você só encontra quando vai viajar. Eles dão muita clareza de onde ficam as principais atrações, pontos de mergulho e cidade. Por isso, compartilho com vocês um dos mapas de nossa viagem. O que eu grifei em azul são alguns dos lugares que citei acima e outros que vou citar abaixo.


Onde ficar em Nusa Penida

 

Song Chang Bungalows

Nós ficamos no Song Chang Bungalows, em Nusa Penida, pertinho da cidade de Batoemoenggoel. O pequeno hotel conta com 3 bungalows super charmosos de frente para o mar. O ponto forte do hotel é o nascer do sol, que sai do mar, em frente ao quarto do hotel. É só abrir o olho, ainda em sua cama, e ver o sol nascendo. Acho que essa é uma das experiências mais incríveis! Tudo isso por cerca de U$ 35 a noite (parece brincadeira, né?).

O pessoal que trabalha por lá é super gentil e atencioso, mas não fala bem inglês. A localização é boa (fica perto do templo da caverna e de bons restaurantes).

O quarto é espaçoso, mas é tudo bem simples. O chuveiro é quente (um luxo na ilha). O café-da-manhã vem no seu quarto e tem a opção de omelete ou panqueca de banana. Ah, só cuidado com a água! Não escove os dentes com a água da pia, use sempre água mineral se você não estiver em um hotel de luxo.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Song Chang Bungalows

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Song Chang Bungalows

 

Outras ótimas opções de hospedagem em Nusa Penida são os hotéis:



Booking.com


 

O que fazer em Nusa Lembongan

 

Nusa Lembongan é uma das ilhas mais famosas da região de Bali. Ela fica ainda mais pertinho de Bali, a cerca de 30 minutos de ferry saindo de Sanur. A ilha é bem pequena, é possível dar a volta nela em menos de 1 hora de moto. Ela também é interligada pela Yellow Bridge (ponte amarela) com Nusa Ceningan. É possível conhecer todas as atrações delas em 1 ou 2 dias.

Nusa Lembongan é a ilha mais estruturada das 3 ilhas. Os hotéis são ótimos, os restaurantes também e possui diversos beach clubs com happy hours. Nós comemos um dos melhores japoneses das nossas vidas por lá! Além disso, os preços ainda são bem acessíveis e a experiência vale a pena.

O surfe é uma das grandes atrações de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan. Então se você surfa, já pode marcar a viagem para lá! São diversos pontos de ondas, com formações perfeitas e para todos os níveis. Se você quer aprender a surfar, o ponto playground é um dos melhores do mundo para isso!

Nós nos hospedamos em um dos hotéis mais bem localizados, e mais completos, da ilha. Em frente de Mushroom Bay (a baía mais linda de lá e com os principais restaurantes), fica o Batu Karang. Falamos mais sobre o hotel abaixo.

Mangrove Forest

A Mangrove Forest é um passeio rápido, cerca de 20 minutos, mas muito gostoso. O silêncio das árvores, a paz na natureza e o sossego de passear em um barco sem motor, no mangue, é uma delicia. É possível fazer o passeio de barco, com um local, por cerca de 8 dólares americanos (100.000 rupias) ou de caiaque.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Dream Beach

A Dream Beach é uma das praias mais famosas de Nusa Lembongan. Não é a toa, é uma das mais gostosas de passar o dia também. O mar é super tranquilo e a praia tem restaurantes gostosinhos. Fica a cerca de 15 minutinhos de moto de Mushroom Bay.

Devils Tears

O Devils Tears fica ao lado de Dream Beach, dá para ir a pé. É uma falésia na qual o mar bate com força e forma uma fumaça grande de água. É uma parada bem interessante!

 


Onde Comer em Nusa Lembongan

 

Oishii Bar & Grill

Não se deixe enganar pela fachada que é super simples. O Oishii Bar & Grill é um dos melhores restaurantes de comida japonesa que já fomos, por preços muito, muito acessíveis (como de costume em Bali). Os Sushis são de alta qualidade e o ambiente dentro do restaurante é uma delicia. Isso tudo sem contar com o atendimento, que é feito direto pelos donos do restaurante. Mesmo sem falar inglês direito, eles são muito atenciosos e simpáticos!

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

The Deck

O The Deck é um dos bares mais descolados de Nusa Lembongan. Ele faz parte do Batu Karang, e oferece diversos drinks deliciosos e petiscos para assistir o pôr do sol.

Ware Ware Rooftop Bar

O Ware Ware Rooftop Bar fica bem pertinho do Batu Karang, em frente à Mushroom. Também é uma opção super descolada para assistir o pôr do sol, curtir o happy hour (com drinks compre um, ganhe outro) e jantar com a luz das estrelas.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali


Onde ficar em Nusa Lembongan

Batu Karang Hotel

O Batu Karang Hotel & SPA é um dos hotéis mais incríveis que ficamos em nossa visita a Bali. De frente para a incrível baia de Mushroom Bay, o hotel mantém os padrões de hospedagem australianos sem perder o maravilhoso espirito balinês. O Batu Karang fica em um enorme terreno vertical, com cerca de 20 vilas atualmente. Quanto mais você sobe pela propriedade, mais se deslumbra com a vista.

Os quartos ficam em vilas particulares, que podem ser acessadas a pé ou por carrinho de golfe. Eles são espaçosos e bem iluminados. Todos contam com decoração balinesa super clean e com vistas para o mar. Alguns quartos, como o nosso (a suíte principal), ainda possuem cozinha e sala de estar.

O hotel tem 3 piscinas, uma delas ainda conta com um serviço de bar. Além de espaço para massagens ao ar livre, um SPA completo e um restaurante na propriedade. Nós adoramos ficar por lá e super recomendamos a hospedagem, principalmente para casais em lua de mel ou que prezam o conforto. A gente fez um videozinho de nossa estadia por lá:

 

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

O Batu Karang Hotel & SPA fica na melhor localização de Nusa Lembongan, de frente para Mushroom Bay. Ele conta com três piscinas, restaurante e SPA.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Os quartos do Batu Karang são espaçosos, bem estruturados e o melhor: com banheiros de primeira! Onde você pode escovar os dentes com a água da pia. (Isso é uma raridade em Bali!)


O que fazer em Nusa Ceningan

 

Nusa Ceningan é a pequena ilha que fica entre Nusa Penida e Nusa Lembongan. Ela é pequena mesmo, mas muito linda! Você pode acessar ela por uma ponte que a liga com Nusa Lembongan. As principais atrações são a Blue Lagoon e o snorkeling com os Budas (mas para isso é preciso chegar de barco).

Yellow Bridge

Para entrar em Nusa Ceningan você vai atravessar a Yellow Bridge, que fica em cima do Ceningan Channel. O canal já é deslumbrante, com uma água azul turquesa cristalina. A ponte contrasta as cores do canal com um amarelo vibrante. É bem legal passar por ela.

Blue Lagoon

A Blue Lagoon é o principal ponto de Nusa Ceningan. Mas na verdade, ela não é uma lagoa. É uma baia em Nusa Ceningan, que não dá acesso à praia. Porém, a cor do mar é impressionante.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Snorkeling com o Buddha

Esse snorkeling é divertido e pode ser feito na manhã junto com as raias mantas. Bem rápido também e sem muita história por trás. Segundo os locais, essas estatuas foram colocadas lá para se tornar mesmo um ponto turístico. Mas tudo bem! Garante boas fotos.

O guia completo de Nusa Lembongan, Nusa Cenida e Nusa Penida, em Bali

Cliff Jumping & Surfe – Mahana Point

Um pouquinho mais a frente da Blue Lagoon, fica o Mahana Point. Para chegar nele é preciso ir através de um barzinho. O bar tem essa vista por aí, e ainda tem 2 lugares para fazer cliff jump (mas é preciso pagar cerca de 2 dólares para pular). Esse é um bom lugar para surf e tomar uma cervejinha com uma boa vista.


E você? Gostou do nosso guia de Nusa Lembongan, Nusa Penida e Nusa Ceningan? Comente aqui !! Se tiver qualquer dúvida a gente te responde com o maior prazer!