Com contagem regressiva adiantada devido ao fuso, Sydney anuncia a chegada do ano novo com espetáculos no céu, óperas e muita festa. Você sabia que lá existem dois shows de fogos e também lei relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas? Pois é. São muitos detalhes para quem quer curtir tudo de áreas VIP`s ou até mesmo de locais públicos. Noite democrática. Descubra aqui os detalhes!

reveillon em sydney na australia

Vou começar o assunto do Réveillon falando sobre os diferentes fusos horários do planeta. Você já ouviu falar de Kiribati e Samoa? Não? Ambos estão localizados em regiões do globo onde o fuso horário é o mais adiantado, ou seja, o Ano Novo chega lá primeiro. Eu não estou em nenhum desses países, mas estou bem próximo e por isso fui um dos primeiros a comemorar a chegada de 2016. Imaginem que eu já fazia festa 13 horas antes da celebração que rolou no Brasil!!!

reveillon em sydney na australia

fonte: Fuso horário mundial

Eu ficava fascinado quando via pela televisão imagens da festa de réveillon da cidade mais conhecida da Austrália, primeiro pela beleza da queima de fogos na Baía de Sydney, segundo pela curiosidade de estar “no futuro”. Decidi realizar esse sonho e agora divido com vocês as dicas para ajudar quem deseja curtir a virada aqui.

Onde passar o Réveillon?

Cerca de 1,5 milhão de pessoas se reúnem na região da Sydney Harbour para assistir à queima de fogos, por isso escolher onde ficar é importantíssimo.

Eu vi pessoas acampadas desde a noite do dia 30/12, mas a maioria do público resistente e determinado chega na parte manhã no dia 31, por volta das 9h. Eles escolhem se acomodar em parques como o Hyde Park ou o Royal Botanic Gardens, ou mesmo nas praias e pontes. Querem estar o mais perto possível da chamada Circular Quay, o principal terminal de balsas de Sydney.

reveillon em sydney na australia

Sabendo da possibilidade de não conseguir acompanhar o show de fogos com uma boa visão, decidi investir alguns dólares e curtir a virada do Opera House, isso mesmo, uma das visões mais perfeitas da Sydney Harbour, para não dizer a mais perfeita.

Existem algumas opções para curtir o Réveillon na Opera House:

NYE Party at the house” – Super festa com DJ`s famosos, de frente para o maior fogo de artifício do ano. O preço do bilhete, uma “bagatela” de $ 600 dólares australianos, garante uma noite super regada. Incluso nesse valor: menu com vários tipos de canapés assinado pelo chef celebridade Matt Moran, muito champanhe, cocktails, cerveja e vinho, além de uma vista inigualável.

Horário: das 19h30 à 1h

Valor: 600 dólares australianos

NYE 2015 – Long Hot Summer – Opera Bar – Dançar a noite toda até as 3h da manhã, aproveitando o melhor local em Sydney para assistir a famosa queima de fogos de artifício bem em frente a Harbour Bridge, com a Opera House ao seu lado.

Horário: das 18h às 3h

Valor:  390 dólares australianos (+ taxa de reserva) e inclui entrada VIP na área do Opera Bar, menu de canapés a vontade, mas as bebidas não estão inclusas.

reveillon em sydney na australia

The Gala Opera” – Clássico. Acontece dentro da magnífica sala de concertos da Ópera de Sydney um concerto com orquestra e os principais nomes da ópera local como Verdi, Puccini, e Rossini.

O concerto é interrompido uma vez, às 21h – para a queima de fogos “das crianças” e, encerrado às 23h para a grande queima de fogos da virada às 00h.

Horário: das 18h45 à 1h

Valor: a partir de 295 dólares australianos

reveillon em sydney na australia

fonte: Sydney Opera House Official

O que achei muito interessante dessa opção foi que pagando para curtir a noite em um local super bacana, eu pude viver a experiência de assistir, pela primeira vez, um espetáculo de ópera, ambos em um dos pontos turísticos mais importantes do mundo. Que tal?

Mas se você não quiser investir tanto assim, então aqui vão algumas sugestões de pontos interessantes da cidade pra virar o ano assistindo aos fogos:

reveillon em sydney na australia

  1. Blues points reserve
  2. Brandfield Park – Alfred St.
  3. Mary Booth Lookout – Fitzroy St, Kirribilli
  4. Cremorne point reserve – Milson Rd.
  5. Dawes point – Hickson Rd.
  6. Campbells cove – Hickson Rd.
  7. The Rocks – Hickson Rd.
  8. Observatory Hill – Upper fort St. Sydney
  9. West Circular Quay – George St.
  10. Circular Quay Promenade – George St.
  11. East Circular Quay – Alfred St.
  12. Sydney Opera House – Macquarie St.
  13. Mrs Macquaries point – Macquarie St.
  14. Embarkation Park – Victoria St.
  15. Cockle Bay – Darling Harbour
  16. Pyrmont Bay Park – Pirrama Road
  17. Pirrama Park – Pirrama Road

Os fogos!!!

Uma das imagens mais lindas que já presenciei em minha vida!! São cerca de 12 minutos de explosões coloridas vistos na Sydney Harbour Bridge.

Espectadores se espalhavam por terra ou no mar, a bordo de barcos, nos terraços, nas pontes, ou em qualquer espacinho para não perder esse espetáculo deslumbrante que marcou os primeiro minutos de 2016.

reveillon em sydney na australia

Curiosidades importantes:

  • Assim como no Brasil, é verão na Austrália. Enquanto em boa parte do mundo as temperaturas estão negativas nessa época, na Austrália os termômetros podem ultrapassam os 30ºC durante o dia com frequência. É uma informação muito importante, principalmente se estiver planejando chegar cedo (durante o dia). #gueeeenta #levemprotetorsolar #daleàgua
  • Na Austrália não é permitido beber na rua, porém durante a noite de Réveillon são criadas zonas livres (“Alcohol-free-zones”). Nessas zonas é permitido bebidas alcoólicas. Vale dar bom exemplo e respeitar as regras, mesmo porque a fiscalização pega forte e as multas podem pesar bastante no seu bolso.

reveillon em sydney na australia

  • Usar roupas brancas durante a virada é um hábito brasileiro. Não vi quase ninguém vestido assim, por isso relaxe e fique à vontade para vestir a cor que preferir.
  • Existe uma queima de fogos às 21h no dia 31 de dezembro, chamada de o “Réveillon das crianças“. Tudo isso para que as crianças se sintam e possam participar da festa, antes de caírem no sono! É claro que essa queima de fogos é mais curta, já que a oficial e principal rola somente quando o relógio marca meia noite.

reveillon em sydney na australia

Transporte:

Taxis, Uber e todos os tipos de transportes públicos funcionam normalmente com horários estendidos nesse dia. Vale checar antes de sair para a festa as opções e carregar uma bateria extra para o celular.

FELIZ ANO NOVO!