Aix En Provence é uma pequena cidade burguesa localizada ao sul da França, muito charmosa e também popular dentre os estudantes de todo o país, pois hospeda a maior universidade francesa, a Aix-Marseille.

Aix é um destino imperdível para quem está visitando a região da Provença e a parte boa é que em um dia em Aix En Provence você pode conhecer bastante da cidade!

Veja Mais:

O que fazer em Avignon: 9 lugares para visitar na cidade

7 lugares para se visitar em Vaucluse, em uma viagem pela Provença

Eu separei treze lugares para se visitar caso você tenha poucos dias ou apenas um dia em Aix En Provence.

Você tem o primeiro glimpse da cidade assim que você chega na FONTAINE DE LA ROTONDE, a maior fonte da cidade, que parece mais um cartão de chegada, te convidando a conhecer a cidade de Aix., pois fica ao lado do escritório de turismo (creio que muita gente começa passeios e visitações por ali) e também por estar no começo ou final da COURS MIRABEAU, a rua principal e mais popular da cidade que te leva ao centro histórico.

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

Ao caminhar pela Cours Mirabeau você vai encontrar três das fontes mais populares da cidade, a primeira delas é a FONTAINE DES NEUF CANONS (a fonte dos nove canhões) construída no século XVII. Alguns metros depois você encontra a FONTAINE D’EAU CHAUDE (a fonte da água quente), onde os turistas fazem fila para experimentar a temperatura da água da fonte. As duas fontes são cobertas em musgo, dando um look bem curioso nelas. A terceira e última fonte é a FONTAINE DU ROI RENÉ, uma fonte ao final da rua que leva a estátua do rei carregando uvas Muscat, introduzidas por ele em Provença.

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

Ainda na Cours Mirabeau, não deixe de visitar o CAFE LES DEUX GARÇONS, talvez o café e restaurante mais popular da cidade. Construído em 1660, era parte de um hotel e clube privado até a Revolução Francesa em 1789 quando dois dos membros do clube foram assassinados. O local foi comprado em 1840 por dois rapazes e desde então se tornou famoso por receber visitas de grandes personalidades, como por exemplo, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Winston Churchill, Edith Piaf, Alain Delon e muitos outros.

Bem próximo dali você encontra um lugar curioso e muito bonito para se fotografar, é o PLACE D’ALBERTAS, basicamente de frente para hoje, o Museu de História Nacional, que foi na época uma mansão comprada por uma família muito influente em Aix (os Albertas) no século XVIII. Não satisfeito, Jean Baptiste d’Albertas comprou também o bloco da frente de sua mansão com a intenção de construir um lugar similar às populares Royal Squares (praças) que estavam sendo construídas na mesma época em Paris. Dali surgiu o Place D’Albertas, que hoje é um ótimo lugar para se observar a arquitetura e característica barroca da época.

Muito gostoso em Aix são os mercados de rua, existem bastante deles, mas eu visitei dois: o MARCHE RICHELME, todos os dias pela manhã você encontra o mercado provençal na Place Richelme, e o MARCHE PLACE DE LA MADELEINE que funciona pelas manhãs, nas Terças, Quintas e Domingos na Place de La Madeleine ou também Place des Prêcheurs. Ali você encontra a EGLISE DE LA MADELEINE, uma igreja católica romana que foi construída no século XVII após a demolição de uma igreja de estilo gótico construída no século XIII, que foi queimada em 1383 reconstruída e depois derrubada em 1465.

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

Bem próximo ao mercado na Place Richelme está o PLACE DE L’HÔTEL DE VILLE, onde se encontra o popular prédio da prefeitura Hôtel de Ville e a torre do relógio, essa que passou por mudanças e renovações durante o tempo e que também serviu como ponto de observação militar, o que me lembrou muito a torre do relógio na cidade de Berna na Suíça que visitei recentemente.
Na mesma praça também acontece pelas manhãs o mercado das flores e o popular mercado dos grãos, o correio da cidade também está ali, que na verdade é uma praça muito popular onde muitos eventos acontecem.

um dia em provence na frança Foto: Diego Imai

Próximo a prefeitura está a PLACE DES CARDEURS, uma praça que acabou sendo a minha atração preferida no passeio de um dia em Aix En Provence, elá é cheia de bares e restaurantes e bem animada. Na verdade, Aix de noite é bem animada por todos os lados, pois há muitos estudantes, e noite mais estudantes é uma equação que combina.
A praça é muito charmosa e estar ali ao final do dia para tomar algo me trouxe a sensação de satisfação e alegria de estar ali e conhecer bastante em um dia em Aix En Provence.

O último lugar da lista foi a AIX CATHEDRAL, a catedral fica bem próxima da Place Des Cardeurs, uma catedral que mistura elementos e estilos diferentes (romanesco, góticos e neo-góticos).
O mais bonito e curioso é que a lenda diz que ela foi construída em cima de um templo romano que foi criado e dedicado ao Deus Apollo.

Então, se você estiver viajando ou está planejando uma viagem pela Provença, não deixe de se perder por um dia no centro histórico dessa pequena cidade super charmosa e rica em cultura. Um dia em Aix En Provence é obrigação!

Diego Imai viajou a convite do Turismo da França.