Tive Avignon como base na minha viagem pela Provença e além da localização ser ótima, a cidade tem muito a oferecer! Aqui compartilho 9 lugares para visitar se você está procurando o que fazer em Avignon!

Avignon é talvez a principal cidade da região de Vaucluse e Provença no sul da França, ela serve como base para muitos dos turistas que estão vindo visitar a região. Está localizada no coração da Provença às margens do Rio Ródano (Rhone em francês) muito próxima a muitas outras cidades e atrações.

Para chegar a Avignon é fácil, além de avião (aeroporto de Avignon), você pode ir de trem de muitos outros destinos. A cidade está a 2h38m de Paris de trem (TGV) e também possui conexões diretas internacionais de trem com Gênova, Bruxelas, Londres, Madrid e Barcelona, e claro para várias cidades da região de Vaucluse.
Por estrada está a 50 minutos de Aix en Provence, 1 hora de Marselha, 2 horas de Lyon e 2 horas de Nice.

Apesar de pequena a cidade tem muitos pontos turísticos e lugares para se visitar, aqui eu nomeio nove coisas para  fazer em Avignon!

1. PALÁCIO DOS PAPAS

Avignon era considerada a capital do Cristianismo no mundo, lugar do incrível e gigantesco Palácio dos Papas que foi uma das maiores e mais importantes construções góticas da Idade Média na Europa e principal atração da cidade.
O Palácio virou residência dos Papas no ano de 1309, quando o Papa Clemente V resolveu abandonar Roma.
O palácio é dividido em duas partes, o edifício velho e o novo, o velho construído por Bento XII e o novo, muito mais ostentador, criado pelo polêmico Papa Clemente VI. Dizem que ele construiu toda a fortaleza nova em apenas 18 anos (1334-1352), algo muito impressionante devido as proporções da construção..
Para visitar o Palácio você precisa pagar 11 Euros (cerca de 40 Reais). Existe um ingresso que te permite visitar a Ponte de Avignon e também o Palácio dos Papas, foi o que eu fiz e esse ingresso me custou 13,50 Euros ( cerca de 48 Reais).

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

 

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

2. PONTE DE AVIGNON (SAINT BENEZET)

A ponte é também um dos lugares mais visitados da cidade, e que ficou mundialmente conhecida pela canção infantil “Sur le Pont D’Avignon” (Sobre a Ponte de Avignon).
O que mais me chamou a atenção na minha visita ate a ponte foi ouvir sobre a lenda de como a ponte surgiu. A lenda conta que um jovem pastor chamado Benezét havia encontrado Jesus Cristo, que o pediu para construir uma ponte sobre o rio. Ele correu para dizer aos outros pastores e ao povo de Avignon sobre seu encontro e que ele teria que construir uma ponte sobre o rio, mas foi ridicularizado por toda a cidade e desafiado por um pastor a carregar um bloco de pedra enorme até às margens do rio, e que caso ele conseguisse tal feito, teria permissão para construí-la. Dito e feito: o rapaz levantou o bloco milagrosamente deixando todos em choque. O povo acreditou que ele teve ajuda divina e a partir daí teve apoio de toda a cidade na construção da ponte.
A ponte foi construída entre o ano de 1177 e 1185, e foi destruída 40 anos depois durante a invasão de Louis VIII. A partir disso, a ponte foi reconstruída algumas vezes porém, devido a enchentes do Rio Ródeno (Rhone) a manutenção foi abandonada. Restam hoje apenas 4 dos 22 arcos que possuía a ponte, esses quatro arcos construídos também pelo Papa Clemente VI, o mesmo Papa que construiu a segunda parte do Palácio dos Papas.

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai
Hoje a ponte, junto com o Palácio dos Papas e a Catedral de Notre Dame des Doms são considerados patrimônios mundiais da UNESCO.
Para visitar a ponte você precisa pagar 5 Euros (cerca de 18 reais) e você tem direito a um áudio guia disponível em 11 línguas diferentes, o português é uma delas.

3. CATEDRAL DE NOTRE DAME DES DOMS

A Catedral, Católica Romana, está localizada bem ao lado do Palácio dos Papas, construída na metade do século XII. Juntamente com o Palácio dos Papas e a Ponte de Avignon, é considerada patrimônio mundial UNESCO.
O que mais me chamou atenção na catedral foi a estátua dourada de Virgem Maria no topo da catedral. Com uma das mãos abençoando a cidade e com a outra, protegendo. A estátua possui 6 metros de altura e pesa 4500 quilos. É impressionante e indispensável para quem procura o que fazer em Avignon.

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

4. JARDIM DES DOMS (ROCHER DES DOMS)

É um jardim localizado ao lado da Catedral em direção ao Rio Ródeno (Rhone). É incrivelmente lindo e com vistas panorâmicas para o rio e para a ponte.
Não hesitei em interromper a caminhada para simplesmente sentar e apreciar a vista e os jardins e se você é amante de um pôr do sol como eu, aí está um ótimo lugar!

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

5. PRAÇA DO RELÓGIO (PLACE DE L’HORLOGE)

É a principal praça da cidade e também conhecida como Praça de Avignon. Nela estão dois importantes edifícios, a Prefeitura (Hotel de Ville) e a Ópera.
A praça é muito gostosa para caminhar e possui restaurantes e cafés, é um ponto muito turístico e gostoso da cidade.

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

6. MUSEU DU PETIT PALAIS

O museu está localizado na praça do Palácio dos Papas, no centro histórico de Avignon, e hospeda uma coleção de pinturas provençais e italianas do século XIII até o século XVI, e também coleções Romanescas e Góticas de escultura.
O edifício surgiu em meados do século XIV e foi nomeado “Pequeno Palácio” devido ao seu gigantesco vizinho Palácio dos Papas.
O museu está aberto todos os dias da semana com exceção das terças-feiras, e para entrar o ingresso cheio custa 6 Euros (cerca de 22 Reais).
É considerado um museu francês excepcional, então para os amantes de museu está aí algo imperdível.

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

7. RUA DU VIEUX SEXTIER

Eu gostei muito de caminhar por essa rua e as ruas ao redor, nelas você encontra mercados e lojas com produtos regionais. Pude experimentar queijos, azeites e a famosa “tapenades”, algo muito tradicional parecido com um patê feito com azeitonas pretas, anchovas e alcaparras (eu que amo anchovas e alcaparras e odeio azeitonas, gostei).
Algo que achei muito interessante é que as ruas possuem estátuas pequenas no topo de suas esquinas, algo que outras cidades da região também possuem. São as “Madonnas na esquina” que são imagens para espantar demônios e pestes.
Outra rua que merece menção é a Rue de La Balance, é o lugar para quem está querendo comprar souvenirs!

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

Produtos Provençais

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

Madonna

8. FESTIVAL DE LUZ NO PALÁCIO DOS PAPAS (AGOSTO/OUTUBRO)

Eu infelizmente não pude presenciar esse festival, mas ele me deixou com um gostinho de quero muito voltar pra ver. É um show de luz que acontece no Palácio dos Papas e que também atrai gente do mundo todo.
Esse ano (2016) aconteceu do dia 10 de Agosto ao 2 de Outubro, e geralmente é sempre nessa época, em 2015 foi do dia 12 de Agosto ao 3 de Outubro.
O ingresso para o show tem valor de 11 Euros (cerca de 40 Reais) e crianças menores de 8 anos não pagam entrada.
Vou compartilhar um vídeo teaser para você ter uma ideia do espetáculo que é:

Para ter mais informação sobre o festival visite o site.

9. FESTIVAL DE AVIGNON (JULHO)

Para finalizar a lista sobre o que fazer em Avignon nada mais justo que falar dele, o festival de artes anual que já teve 69 edições e que atrai gente do mundo inteiro para a cidade durante o verão (mês de Julho).
Tem como seu principal palco o “quintal” do Palácio dos Papas, uma estrutura enorme é montada ali para receber milhares de turistas e dezenas de peças, porém palcos para shows são espalhados pela cidade toda.
Então durante o mês a cidade respira arte, respira festival, respira teatro. Só para você ter uma ideia no ano de 2008 o festival teve 950 shows.

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

Festival de Luz

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

o que fazer em avignon na França Foto: Diego Imai

Então se você estava na dúvida sobre o que fazer em Avignon espero que essa lista ajude você a se planejar e conhecer mais dessa incrível cidade da região da Provença.

Quero também dizer que caso você ainda não tenha estipulado datas para sua visita a Avignon, recomendo ir no mês de Julho pelo Festival ou pelo menos em Agosto a Outubro pelo festival de luz.

Gostou? Comente aqui!

Diego Imai viajou a convite do Turismo da França.

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.