Patrimônio Mundial da Humanidade, Bath é famosa desde a época do Império Romano por seus spas e banhos termais. Um dia na cidade é o suficiente para relaxar, comer bem, conhecer atrações históricas e renovar as energias para seguir viagem. 

Durante nossa viagem pelo Reino Unido, saímos da cidade vizinha de Bristol e passamos um dia em Bath para conhecer a região. Juntamos todas as dicas de o que fazer em Bath em em uma viagem de um ou dois dias, confira tudo aqui.

“Bath” não tem este nome à toa, a palavra que significa “banho” em inglês e é a maior característica desta cidade britânica, Patrimônio Mundial da UNESCO. Localizada a 2 horas de Londres, Bath é mundialmente conhecida pelo complexo de banhos termais criados na época do império romano. Há mais de 10 mil anos pessoas viajam a Bath por conta dos famosos banhos.

A pequena cidade de cerca de 80 mil habitantes é um charme e vale a visita. O melhor é que dá para fazer tudo a pé, seja em uma caminhada para os banhos termais ou em uma voltinha para conhecer os prédios históricos.


Ainda não fez o seu seguro viagem?
Que tal comprar com desconto? Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e ganhe 5% off. Clique aqui e confira!


Algumas curiosidade de Bath

  • Bath era uma cidade queridinha pelos romanos. De todo o afeto que eles tinham com a cidade, eles decidiram construir um complexo de banhos para aproveitar as termas naturais da cidade. Essas construções continuam bem preservadas na cidade até hoje – porém, estas em particular estão fechadas para banho dos visitantes. Além disso, ainda oferecem uma vista maravilhosa da cidade a partir da piscina no terraço
  • Você já leu o livro ou assistiu ao filme “Orgulho e Preconceito”? A Autora Jane Austen viveu em Bath por muitos anos. A cidade influenciou muito a sua obra durante a estadia da autora na cidade
  • As ruas de Bath são muito charmosas e sofisticadas. Quem as construiu foi o povo Georgiano, no século 18. Uma das ruas que merecem a visita na cidade é a Royal Crescent, uma das mais bonitas da Grã-Bretanha.

Dá para ter uma ideia do charme e atmosfera da cidade no vídeo abaixo:

Como chegar em Bath

A apenas 1h30 de trem saindo de Londres, Bath é um refúgio para muitos locais. Localizada no condado de Somerset, a cidade é um ótimo ponto de partida para explorar o clássico campo inglês ou cidades cheias de história e arte contemporânea como Bristol (que fica a meia hora de carro ou 15 minutos de trem dali).

A maneira mais rápida de chegar à cidade é de trem. Fizemos a viagem com a GWR. Sai de Bristol em 15 minutos já estava em Bath. O trem também tem saídas diárias de Londres.

>> Leia também O que fazer em Bristol na Inglaterra.

O que fazer em Bath

Banhos Termais Romanos

Os banhos romanos são um complexo subterrâneo de fontes termais. Na época de sua construção, era ali que as pessoas faziam oferendas aos deuses romanos. Infelizmente as fontes termais estão fechadas para os banhistas desde 1978.

Mas existe um museu que é visita indispensável para quem vai para Bath. Para molhar os pés de verdade, vale conhecer o Thermae Bath Spa, que tem tanto piscinas quanto salas de vapor.

Clique aqui e veja preços e ingressos para conhecer os Banhos Romanos e um tour pela cidade.

O que fazer em Bath: 6 atrações indispensáveis na cidade
Foto: Thermae Bath SPA

Jane Austen Centre

Os fãs de Jane Austen também vão encontrar muita coisa para empolgar durante uma viagem a Bath. A autora da era da regência, passou anos de sua vida nesta cidade, que a celebra (e suas obras-primas) no Jane Austen Centre.

O Centre conta a história da autora e o tempo em que ela passou na cidade, além de uma lojinha com souvenir

Aberto diariamente. Fevereiro-Maio: 10h30 às 16h30. Junho-Agosto: 10h às 17h. Setembro-Dezembro: 10h30 às 16h30.

Clique aqui para comprar seu ingresso para o Jane Austen Center.

No. 1 Royal Crescent

No. 1 Royal Crescent foi a primeira casa a ser construída na mais famosa rua da cidade, a Royal Crescent St.

A casa, que agora virou um Museu, era um alojamento de luxo para os visitantes aristocráticos que vinham aproveitar as termas da cidade. Cada quarto é um exemplo de design de interiores da época Georgiano com móveis autênticos, pinturas, tecidos e tapetes.

A Casa Royal Crescent é considerada uma das melhores realizações da arquitetura urbana do século XVIII na cidade. Vale passar por lá e dar uma volta pela linda – e movimentada – rua Royal Crescent.

Aberto diariamente das 10 as 17 horas.

Royal Crescent, Bath
Royal Crescent, Bath
O que fazer em Bath, na Inglaterra: As 7 atrações imperdíveis na cidade
Foto: Visit Bath

Encontre passagens baratas! Descontos de até 35% em voos para Londres todos os dias na Passagens Promo.


The Circus

No século XVIII, o arquiteto John Wood utilizou a forma circular das pedras neolíticas encontradas na Inglaterra para construir o The Circus Bath. Este foi o primeiro circo do planejamento urbano inglês, que antecede o Oxford Circus de Londres e Piccadilly.

O The Circus – que, junto com o Royal Crescent, é a mais famosa das maravilhas arquitetônicas de Bath, vale entrar em sua listinha de o que fazer em Bath.

o que fazer em bath inglaterra
The Circus – Foto: Divulgação

Abadia de Bath

Conheça a Torre da Abadia de Bath para ver o lado diferente e funcional deste marco da cidade.

Prepare o fôlego e suba os 212 degraus até o topo da Abadia. Você vai conhecer a sala do sino e ainda sentar atrás do mostrador do relógio. Lá no telhado, você ainda vai ver vistas lindas da cidade e do campo.

Abadia de Bath - Foto: Atatiwa via Flickr
Abadia de Bath – Foto: Atatiwa via Flickr
Órgão da Abadia de Bath
Órgão da Abadia de Bath

 Veja Bath de outro ângulo na caminhada Bath Skyline

Faça um passeio no Bath Skyline Walk. A uma curta distância do centro da cidade, esta rota de 10 km leva você a campos verdes, vales isolados e bosques antigos. No meio da caminhada, você ainda vai ter vistas panorâmicas da cidade.

o que fazer em bath na inglaterra

Casa de Chá Sally Lunn’s

Não deixe de conhecer a casa de chás mais famosa da cidade, a Sally Lunn’s. Faça um lanche da tarde (ou chá das cinco) com brioche ou bolinhos com coberturas doces e salgados. A casa, datada de de 1482, é considerada uma das mais antigas em Bath.

o que fazer em bath na inglaterra
Sally Lunn’s – Foto: Sonya Bean via Flickr

Compre antecipadamente os passeios e ingressos em Bath na GetYourGuide. Evite filas e encontre os melhores preços.


Onde ficar em Bath – Nossa Indicação de Hotel

Harington’s City Hotel

Me hospedei no Harington’s City Hotel. O hotel boutique é pequeno mas um charme e super aconchegante. O ponto forte do hotel é a localização, fica no centro da cidade, dá pra ir a pé para todas as atrações. É uma ótima dica para casais e grupos de amigos que querem uma acomodação confortável e com bom custo-benefício.

Diárias a partir de R$ 524 com café da manhã à parte.

Clique aqui para disponibilidades e preços.

Quarto do Harington City Hotel
Quarto do Harington City Hotel
Área Externa do Harington City Hotel.

Outras opções de hotéis em Bath:

Veja também as ofertas dessa semana de hospedagem em Bath

Booking.com

E você? Já sabe o que fazer em Bath, na Inglaterra? Comente aqui.

Leia Mais