Águas mais cristalinas que as caribenhas, grutas fantásticas, cachoeiras, mergulhos e experiências inesquecíveis. Descubra os passeios em Bonito que precisam estar em seu roteiro.

Não é à toa que Bonito leva esse nome. Referência mundial em ecoturismo, a cidade de apenas 20.000 habitantes encanta com suas belezas naturais preservadas e sua eficiência no modo de fazer turismo sustentável no cerrado mato-grossense. Por essa razão, o que não faltam são excelentes passeios em Bonito para se aventurar.

Mas, acredite se quiser, toda essa eficácia é recente. Na década de 1990, os primeiros “exploradores” chegaram a Bonito e começaram a apostar no potencial da região. Cachoeiras, rios de águas cristalinas, grutas fantásticas com vestígios do período Pleistoceno. Além de mergulhos que estão entre os melhores do Brasil, fauna e flora que é uma mistura do cerrado, com um pouco da Mata Atlântica. Aquele lugar não era pouca coisa.

Não demorou muito para que os fazendeiros locais percebessem também a importância do lugar. Estruturas de passeios foram montadas, agências de turismo criadas, a cidade se desenvolveu através do turismo, mas sem perder a essência de ter o máximo de cuidado para deixar as belezas naturais do jeitinho que eram antes de serem descobertas.

Como chegar

Bonito fica a 3h30 de carro saindo do aeroporto de Campo Grande. Existem transfers que fazem esse trajeto ou é possível – e muito recomendado – alugar um carro. A estrada é bem tranquila, então não há com o que se preocupar. É melhor alugar um carro porque os trajetos para os passeios precisam de um meio de locomoção, já que acabam ficando afastados do centro de Bonito.

Olha só os passeios em Bonito que precisam estar na sua listinha:

Para garantir que o turismo seja feito do jeito certo, os passeios só podem ser reservados por meio de agências. Nós recomendamos muito a Agência Ygarapé, uma das pioneiras da região e com muita experiência em passeios em Bonito.

Só tínhamos 4 dias em Bonito e a Ygarapé fez questão que conhecêssemos o melhor da região. Fizeram um roteiro completo – e intenso – com os passeios mais legais de se fazer por lá. O ideal é conhecer Bonito em 7 dias, mas se você só tiver um feriadinho de quatro dias, consegue conhecer Bonito – mas é preciso disposição!

Duck Radical no Ecopark Porto da Ilha

Prepare-se para descer corredeiras e cachoeiras em um caiaque inflável, chamado de Duck Radical, no Rio Formoso. O nome pode parecer uma atividade cheia de adrenalina, mas na verdade é bem tranquila e super gostosa.

O EcoPark Porto da Ilha possui várias atividades, como: passeio de bote (para famílias), Stand Up Paddle e Duck Radical. Além disso, tem uma super estrutura para quem quer relaxar e passar um dia gostoso em meio as cachoeiras e tomando um banho de rio.

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Descidas emocionantes no Duck Radical feito no Rio Formoso em Bonito.
passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Descendo as corredeiras do Rio Formoso em Bonito.

Abismo Anhumas

O maior passeio de aventura do Brasil precisa estar no seu roteiro. O valor pode ser alto, mas não há preço que pague tamanha experiência. O Abismo Anhumas é uma gruta do tamanho de um campo de futebol, uma imensidão coberta de estalactites e estalagmites esculpidas durante milhões de anos.

Um lago azul turquesa cristalino ocupa o centro da caverna, com formações de rochas calcárias que se assemelham a cones, formando uma verdadeira floresta submarina. O lago chega a uma profundidade de 80 metros, no que se tornou um dos melhores mergulhos do mundo.

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
A cor turquesa da água já vale a pena a aventura!
passeios em bonito Foto: Virginia Flanghe
Formações rochosas formam a parede do Abismo Anhumas.

Toda essa maravilha continua intacta graças ao acesso restrito de visitantes e também a dificuldade de chegar por lá. É preciso descer – e subir no grip depois – 72 metros de rapel, o equivalente a um prédio de 30 andares. Pode deixar o medo de lado porque a segurança é um dos fortes do passeio. É só aproveitar e curtir a vista privilegiada que poucos tem ao descer ao “centro da terra”.

Os guias especializados fazem um passeio de bote pelo lago aos visitantes que começam a “aterrissar” no deck flutuante. Explicam a história da caverna e as inúmeras curiosidades dela. Depois, o mais impressionante ainda está por vir: Abismo Anhumas.

Quem tem certificado de mergulho autônomo pode descer a 18 metros em um mergulho de 30 minutos entre os cones e as incríveis formações rochosas do lugar. Quem não tem a carteirinha de mergulho, faz a flutuação pelo lago e também conhece as maravilhas debaixo d’água. É simplesmente indescritível, tem que ir para entender o quão inesquecível e maravilhosa é essa experiência.

Para fazer o passeio, é preciso fazer um treinamento obrigatório de rapel no dia anterior. Vale todo o esforço.

Gruta do Lago Azul

O cartão postal de Bonito é a Gruta do Lago Azul. É preciso descer 300 degraus para ver a tonalidade da água – um azul cristalino turquesa, formado pela incidência da luz do sol na água refletida pelo fundo de calcário. O efeito é surreal e o cenário deslumbrante.

É um dos passeios “musts” de Bonito. É como ir para Paris e não conhecer a Torre Eiffel. Então já marque seu horário, porque há um limite de disponibilidade.

passeios em bonito Foto: Virginia Flanghe
Gruta do Lago Azul, uma dos passeios imperdíveis em Bonito!

Flutuação no Rio Sucuri

Qual é a diferença entre flutuação e snorkeling? Na flutuação, nadadeiras são proibidas. Isso porque não pode bater o pé nos rios, assim a visibilidade fica a mais perfeita possível.

Com a visibilidade impecável, é só boiar e aproveitar o trajeto de 2.000 km rio abaixo. As águas do Rio Sucuri estão entre as mais cristalinas do planeta e o fundo parece um verdadeiro jardim submerso. É um passeio que vale muito a pena, mas a dica é fazer o Sucuri antes do Rio da Prata, ok? Ah, e não deixe de olhar para cima às vezes e ver as araras que sobrevoam o Rio.

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Flutuação nas águas cristalinas do Rio Sucuri.
passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe

Estância Mimosa

Um dos passeios em Bonito que vale a pena para famílias e passar uma tarde na Estância Mimosa. A fazenda tem um dos melhores almoços da região (fogão à lenha e comida caseira, combinação perfeita!) e várias atividades: passeios a cavalo, um lago cheio de jacarés e uma trilha com 7 cachoeiras!

A trilha é o máximo, dá para tomar banho nas cachoeiras, saltar de algumas, entrar embaixo de outra. Vale muito a pena!

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Uma das cachoeiras na Estância Mimosa.

Flutuação na Estância Ecológica Rio da Prata

A flutuação do Rio da Prata é um outro “must” em Bonito. Tudo começa na nascente do Rio Olho D’água e depois de 2 km de flutuação, chega-se ao Rio da Prata. Mas a parte bonita mesmo é a primeira, onde os visitantes se deparam com cardumes de piraputangas, curimbatás e dourados.

A vida submarina é bem variada no Rio, o que dá a impressão de estar descendo um aquário gigante. Os grupos são pequenos, apenas 9 pessoas por vez. O que deixa o paraíso ainda mais exclusivo.

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Flutuação no Rio da Prata.

Zagaia Eco Resort

Para curtir tudo isso e ter disposição, é muito importante ficar em um bom lugar. Os passeios em Bonito acabam cedo, por volta das 16h, então é bom se hospedar em um lugar que tenha atividades e uma área gostosa pra relaxar e terminar o dia.

O Zagaia Eco Resort é o único hotel de Bonito que tem uma área gigante e muita infraestrutura para famílias, amigos e casais.

São três piscinas (uma delas aquecida), várias jacuzzis, restaurante, quadras, lago, mini golf, e tudo o que você puder imaginar para curtir muito todo o segundo em Bonito. O café-da-manhã e jantar são inclusos, o que torna tudo ainda mais prático!

passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Infraestrutura do resort vista de cima.
passeios em bonito Foto: Virginia Falanghe
Jacuzzi com vista linda para o resort!

Onde ficar em Bonito

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou da época do ano. É por essa razão que recomendamos conferir nosso conteúdo completo sobre onde ficar em Bonito. Veja abaixo algumas indicações:

Seguro Viagem Nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

E você? Gostou das dicas de passeios em Bonito? Comente aqui!

Leia Mais: