Cusco é a porta de entrada no Peru para quem vai para Machu Picchu ou outros sítios arqueológicos como Choquequirao. Saindo do Brasil para o Peru, é preciso fazer uma parada de aclimatação em Cusco antes de seguir viagem para outras regiões do país. A parada faz parte do roteiro turístico de quem vai ao Peru, além de ter muitas atrações, ótima gastronomia e excelentes acomodações para descansar antes de seguir viagem. A cidade, rodeada pelo Vale Sagrado, tem 300.000 habitantes e uma atmosfera histórica surpreendente.
Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!
Leia Mais:
Peru alem de Machu Picchu: 4 dias de trilha para a cidade perdida de Choquequirao
Passeios em Cusco: 10 programas imperdiveis na cidade
Quando ir?
A melhor época para conhecer Cusco e os sítios arqueológicos do Vale Sagrado é entre os meses de maio e setembro, na temporada de seca. Já em outras épocas do ano, as chances de chuvas aumentam – e dos sítios arqueológicos fecharem por conta das condições climáticas também.
Preparativos para a viagem:
Cusco fica a 3.399 metros de altitude. Com toda essa altitude, é melhor se preparar para alguns sintomas como nariz e boca seca, além de dor de cabeça ou enjoo quando chegar por lá. Não há com o que se preocupar, a dica é levar soro ou rinosoro para melhorar estes sintomas. Me lembro que senti apenas um pouco de cansaço por causa do ar rarefeito, principalmente quando eu subia escadas ou caminhava forte. Mas depois o corpo foi se adaptando.
Se você quiser ver as melhores vistas da cidade já do avião, uma ótima dica para quem voa de Lima para Cusco é sentar na janela do lado esquerdo do avião (assentos A ou C).
O que fazer :
Passeio de bike em Moray e Salinas de Maras
A cerca de 50 km de Cusco ficam as ruínas incas de Moray. O passeio de bike é uma excelente maneira de descobrir o local, mas é preciso ficar atento com os sintomas da altitude e se prevenir antes de começar a pedalada. É um passeio bem cansativo, então é recomendado para quem está com um bom preparo físico – e aclimatado com a altitude.
Os deslumbramentos já começam em Moray, que encontra-se numa área remota do Vale Sagrado. As ruínas de Moray não são mencionadas em diversos guias de viagem, então você vai visitar um lugar bem tranquilo em termos de número de visitantes.
Depois, o passeio segue para as Salinas de Maras, passando pela cidade de Maras. A herança Inca do local é impressionante e estas Salinas são um dos passeios mais lindos da região.
Boleto Página Turístico Del Cusco: Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara, Tambomachay, museus e centro Histórico
Uma ótima dica para quem quer um bom passe para descobrir os principais pontos turísticos de Cusco é fechar o Boleto Página Turístico del Cusco, que custa cerca de R$ 126 (R$ 130 soles) e dá direito a entrada de diversos sítios durante o período de 10 dias.
Saqsayhuaman, é uma fortaleza Inca, e fica a dois quilômetros de Cusco. Um pouquinho mais pra frente, a 6 km de Cusco, fica o sítio arqueológico de Q’enqo. O sítio de Puka Pukara e o banho inca de Tambomachay ficam pertinhos e também valem a visita. Já na cidade, existem inúmeros museus recheados de história Inca e o centro histórico também pede o passeio.
Quem leva: a empresa Chaski Ventura
>> Veja também O que fazer em Lima, com dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias na capital peruana
Saqsaywaman
Onde Comer:
Restaurante Tunupa
Localizado no Vale Sagrado dos Incas – tem esse nome por causa do rio Willcamayo (atualmente se chama Urubamba). É um excelente local para almoços, já que é servido em buffet. O lugar é lindo e a comida é excelente. Ele fica longe de Cusco, mas vale muito a recomendação para quem visita às Salinas de Maras. Depois de pedalar quilômetros entre subidas e descidas nada melhor que um bom e completo buffet. Não vão se arrepender!
Tupay – Belmond Monastério
É um restaurante sofisticado e belíssimo na cidade de Cusco. O restaurante pertence ao Grupo Belmonte, o mesmo que dono do Copacabana Palace. A música é boa, a gastronomia ótima e o ponto forte é o lugar em si.
Ceviche peruano
As sobremesas são preparadas na hora e na sua frente
Inka Grill
O Inka Grill é um charmoso restaurante muito bem localizado, no centro histórico de Cusco, na Praça das Armas. É uma excelente opção para um jantar.
Prato causo andino
Tradicional Pisco Sour
Limo
O restaurante Limo é uma ótima opção para quem quer degustar o tradicional ceviche, acompanhado de um pisco sour ou qualquer outro drink preparado a base de pisco. Além disso, o restaurante conta com uma seleção deliciosa de sushis. Eu não resisti e provei um pouco de tudo. Outro ponto positivo é a vista para a Plaza de Armas de Cuzco.
Imperdível Lomo Saltado
Vista Plaza de Armas del Cusco
Incanto
O Incanto oferece uma gastronômica italo-peruana em um ambiente muito agradável onde os imponentes muros de pedra do palácio Inca são combinados com uma arquitetura moderna minimalista. Claro que tudo isso combinado com uma comida maravilhosa. Recomendo provar o carpaccio de entrada, nhoque com lomo saltado empanado como prato principal e, claro, não deixe de provar as deliciosas sobremesas peruanas.
Carpaccio
Sobremesas deliciosas
Onde ficar:
Hilton Garden Inn
O Hilton Garden Inn tem como ponto forte a vista incrível da região. Fica a 10 minutos de caminhada do centro histórico. O hotel possui uma decoração moderna, excelente para casais, famílias e pessoas que vão à cidade a negócios. Além disso, possui tarifas muito boas, com a qualidade da rede Hilton.
Depois de conhecer Cusco, muitos viajantes vão direto para Machu Picchu. Nosso colunista Bruno Tavares foi conhecer uma outra trilha de cinco dias com uma recompensa muito mais secreta do que Machu Picchu – o sítio de Choquequirao. Leia aqui!
E você? Já sabe o que fazer em Cusco? Comente aqui!
Planeje sua viagem: |
outubro 20, 2018
Somente uma atualização, Bruno.
O nome correto é Puka Pukara, não Pukkata.
outubro 20, 2018
Muito obrigado, Michelle!! Atualizado 😉