Cusco é a porta de entrada no Peru para quem vai para Machu Picchu ou outros sítios arqueológicos como Choquequirao. Saindo do Brasil para o Peru, é preciso fazer uma parada de aclimatação em Cusco antes de seguir viagem para outras regiões do país. Por que, então, não aproveitar e montar um roteiro divertido e interessante sobre o que fazer em Cusco enquanto se acostuma com a região?

A parada faz parte do roteiro turístico de quem vai ao Peru, além de ter muitas atrações, ótima gastronomia e excelentes acomodações para descansar antes de seguir viagem. A cidade, rodeada pelo Vale Sagrado, tem 300 mil habitantes e uma atmosfera histórica surpreendente.

Quando ir para Cusco?

A melhor época para conhecer Cusco e os sítios arqueológicos do Vale Sagrado é entre os meses de maio e setembro, na temporada de seca. Já em outras épocas do ano, as chances de chuvas aumentam – e dos sítios arqueológicos fecharem por conta das condições climáticas também.

Vista de Cusco

Preparativos para a viagem

Cusco fica a 3.399 metros de altitude. Com toda essa altitude, é melhor se preparar para alguns sintomas como nariz e boca seca, além de dor de cabeça ou enjoo quando chegar por lá. Não há com o que se preocupar, a dica é levar soro ou rinosoro para melhorar estes sintomas. Me lembro que senti apenas um pouco de cansaço por causa do ar rarefeito, principalmente quando eu subia escadas ou caminhava forte. Mas depois o corpo foi se adaptando.

Se você quiser ver as melhores vistas da cidade já do avião, uma ótima dica para quem voa de Lima para Cusco é sentar na janela do lado esquerdo do avião (assentos A ou C).

O que fazer em Cusco

Passeio de bike em Moray e Salinas de Maras

A cerca de 50 km de Cusco ficam as ruínas incas de Moray. O passeio de bike é uma excelente maneira de descobrir o local, mas é preciso ficar atento com os sintomas da altitude e se prevenir antes de começar a pedalada. É um passeio bem cansativo, então é recomendado para quem está com um bom preparo físico – e aclimatado com a altitude.

Passeio de bike por Moray e Salinas de Maras
Passeio de bike por Moray
Passeio de bike por Moray e Salinas de Maras

Os deslumbramentos já começam em Moray, que encontra-se numa área remota do Vale Sagrado. As ruínas de Moray não são mencionadas em diversos guias de viagem, então você vai visitar um lugar bem tranquilo em termos de número de visitantes.

Depois, o passeio segue para as Salinas de Maras, passando pela cidade de Maras. A herança Inca do local é impressionante e estas Salinas são um dos passeios mais lindos da região.

Passeio de bike até Moray
Passeio de bike pelas Salinas de Maras
Passeio de bike pelas Salinas de Maras

Boleto Página Turístico Del Cusco: Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara, Tambomachay, museus e  centro Histórico

Uma ótima dica para quem quer um bom passe para descobrir os principais pontos turísticos de Cusco é fechar o Boleto Página Turístico del Cusco, que custa cerca de R$ 126 (R$ 130 soles) e dá direito a entrada de diversos sítios durante o período de 10 dias.

Boleto turístico para a cidade de Cusco

Saqsayhuaman, é uma fortaleza Inca, e fica a dois quilômetros de Cusco. Um pouquinho mais pra frente, a 6 km de Cusco, fica o sítio arqueológico de Q’enqo. O sítio de Puka Pukara e o banho inca de Tambomachay ficam pertinhos e também valem a visita. Já na cidade, existem inúmeros museus recheados de história Inca e o centro histórico também pede o passeio.

Quem leva: a empresa Chaski Ventura

Saqsaywaman
Saqsaywaman

Onde comer em Cusco

Restaurante Tunupa

Localizado no Vale Sagrado dos Incas – tem esse nome por causa do rio Willcamayo (atualmente se chama Urubamba). É um excelente local para almoços, já que é servido em buffet. O lugar é lindo e a comida é excelente.

Ele fica longe de Cusco, mas vale muito a recomendação para quem visita às Salinas de Maras. Depois de pedalar quilômetros entre subidas e descidas nada melhor que um bom e completo buffet. Não vão se arrepender!

Restaurante Tunupa
Restaurante Tunupa

Tupay – Belmond Monastério

É um restaurante sofisticado e belíssimo na cidade de Cusco. O restaurante pertence ao Grupo Belmonte, o mesmo que dono do Copacabana Palace. A música é boa, a gastronomia ótima e o ponto forte é o lugar em si.

Restaurante Tupay
Ceviche peruano
Restaurante Tupay
As sobremesas são preparadas na hora e na sua frente

Inka Grill

O Inka Grill é um charmoso restaurante muito bem localizado, no centro histórico de Cusco, na Praça das Armas. É uma excelente opção para um jantar.

Restaurante Inka Grill
Restaurante Inka Grill
Prato causo andino
Restaurante Inka Grill
Tradicional Pisco Sour

Limo

O restaurante Limo é uma ótima opção para quem quer degustar o tradicional ceviche, acompanhado de um pisco sour ou qualquer outro drink preparado a base de pisco. Além disso, o restaurante conta com uma seleção deliciosa de sushis. Eu não resisti e provei um pouco de tudo. Outro ponto positivo é a vista para a Plaza de Armas de Cuzco.

Restaurante Limo
Restaurante Limo
Imperdível Lomo Saltado
Restaurante Limo
Vista Plaza de Armas del Cusco

Incanto

O Incanto oferece uma gastronômica italo-peruana em um ambiente muito agradável onde os imponentes muros de pedra do palácio Inca são combinados com uma arquitetura moderna minimalista. Claro que tudo isso combinado com uma comida maravilhosa.

Recomendo provar o carpaccio de entrada, nhoque com lomo saltado empanado como prato principal e, claro, não deixe de provar as deliciosas sobremesas peruanas.

Restaurante Incanto
Carpaccio
Restaurante Incanto
Sobremesas deliciosas

Onde ficar em Cusco

Hilton Garden Inn

O Hilton Garden Inn tem como ponto forte a vista incrível da região. Fica a 10 minutos de caminhada do centro histórico. O hotel possui uma decoração moderna, excelente para casais, famílias e pessoas que vão à cidade a negócios. Além disso, possui tarifas muito boas, com a qualidade da rede Hilton.

Depois de conhecer Cusco, muitos viajantes vão direto para Machu Picchu. Nosso colunista Bruno Tavares foi conhecer uma outra trilha de cinco dias com uma recompensa muito mais secreta do que Machu Picchu – o sítio de Choquequirao.

E você? Já sabe o que fazer em Cusco? Comente aqui!

Seguro viagem para Cusco

Contratar um seguro viagem para Cusco é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS