Imagine uma ilha paradisíaca, com diversos tons de azul, pertinho da Sicília. Descubra o que fazer em Favignana e tudo o que você precisa saber para viajar para lá.

Durante minha última viagem à Sicília, na Itália, visitei uma ilha paradisíaca com vários tons de azul, um mais bonito que o outro. Essa ilha se chama Favignana, um lugar encantador e surpreendente que nos deixou completamente apaixonados.

Favignana é a maior ilha do arquipélago Égadi, no sul da Itália, do qual também fazem parte as ilhas Levanzo e Marettimo. Aqui, você vai saber tudo sobre o que fazer em Favignana.

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

.

Leia Mais:

Guia para visitar Taormina na Sicília – Itália

O imperdível de Florença

Convenção de Haia para Cidadania Italiana: O que você precisa saber

Como chegar a Favignana

Para chegar a Favignana é preciso ir até Trapani e de lá pegar um ferry até a ilha. Os ferries são operados pela Liberty Lines e a travessia dura apenas 30 minutos. Trapani tem um aeroporto operado principalmente pela companhia low cost Ryanair.
Outra opção é voar até Palermo e depois pegar um ônibus até Trapani. De Palermo até Trapani são 2 horas de ônibus.

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

Onde ficar

Nós alugamos um apartamento no Airbnb e gostamos bastante. O apartamento era bem central e a poucos minutos do porto de chegada do ferry. O nome do apartamento no site é Centralissima Favignana e o anfitrião é o Marco.

Melhor época para conhecer Favignana

O verão é a época mais indicada para aproveitar as praias e curtir uma temperatura mais quente. O período ideal vai de junho a setembro.

Quanto tempo ficar

Se for ficar só em Favignana, fique no mínimo dois dias. Se considerar visitar Levanzo e Marettimo fique uns 4 a 5 dias.

Como se locomover

O principal meio de transporte da ilha é a bicicleta. Como a ilha é pequena e plana, é bem tranquilo circular de bike por lá e conhecer as principais praias. Além disso, no centrinho de Favignana não entra carro. Os carros só podem circular pela estrada que passa por fora do centrinho. As scooters também são uma opção utilizada por lá.

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

.

O que fazer em Favignana, na Sicília

Uma ótima forma de explorar Favignana é dando a volta à ilha e ir parando nas melhores praias. Essa volta pode ser feita de bicicleta ou de barco. Nós fizemos os dois passeios, um em cada dia e recomendo muito.

No primeiro dia alugamos um “Gommoni”, uma embarcação pequena que parece um bote, só que com motor. Não precisa ter carta para alugar essas embarcações, basta ter experiência.
O passeio pelo mar de Favignana é maravilhoso, a água ia mudando de cor e nós ficávamos cada ver mais deslumbrados.
Sempre que a gente chegava num azul bonito, nós parávamos para um mergulhinho. A água estava uma delícia, aproveitamos muito.

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

No dia seguinte alugamos uma bicicleta para dar a volta à ilha. O aluguel da bike custou 5 euros numa loja ali do centrinho mesmo.

O passeio de bicicleta é uma delícia também, passamos por lugares incríveis com vistas de tirar o fôlego.

Principais pontos visitados:

Cala Rossa

Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Cala Rossa é o principal cartão postal de Favignana. A vista que se tem do alto, logo na chegada, é maravilhosa. Quando fomos o mar estava um pouco mexido, mas ainda assim estava muito lindo e é indispensável no roteiro do que fazer em Favignana.

o que fazer em favignana Foto Dayana Souza

Grotta Bue Marino

Um lugar super diferente, com várias grutas e rochas imensas que chamam a atenção. O mar forma uma piscina natural deliciosa, mas é preciso cuidado para entrar na água, pois o local é cheio de pedras. É aconselhável usar calçado de borracha ou neoprene.

o que fazer em favignana Foto Dayana Souza

o que fazer em favignana Foto Dayana Souza

o que fazer em favignana Foto Dayana Souza

Cala Azzurra

Uma praia rasinha e calma, com um azul bem clarinho. O bom dessa praia é que ela tem uma faixa de areia, que facilita o acesso, diferente das outras que só tem pedras.

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

o que fazer em favignana Foto: Dayana Souza

Centrinho

O centrinho de Favignana é cheio de restaurantes, barzinhos e gelaterias. É super agradável caminhar pelas ruas de pedras, sentar em alguma mesinha do lado de fora dos restaurantes e tomar um gelato. Adoramos o gelato de pistache da Gelateria Ciriu Ciriu.

Já sabe o que fazer em Favignana?

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Itália?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.