É muito fácil encontrar o que fazer em Fernando de Noronha, pois a ilha reserva diversas praias, piscinas naturais, pontos de mergulho, uma gastronomia rica e muito mais. Confira a seguir como montar um roteiro perfeito para a viagem!

Fernando de Noronha é o berço do mergulho no Brasil, assim como um dos destinos mais procurados de Pernambuco e do país. Mas ainda existem muitas outras opções de o que fazer em Fernando de Noronha que vão além das praias banhadas por águas cristalinas.

Paisagens que deslumbram, trilhas emocionantes, mergulhos que são desejados pelo mundo inteiro, mirantes incríveis e até mesmo campeonatos de surfe internacionalmente reconhecidos. Prepare-se para conhecer a meca do ecoturismo brasileiro e montar o seu roteiro em Fernando de Noronha de até sete dias com as nossas dicas no final do post.

Boa leitura! 😉

Principais pontos turísticos em Fernando de Noronha

Montamos uma seleção com os pontos turísticos em Fernando de Noronha mais espetaculares. As atrações vão desde praias paradisíacas até trilhas para se aventurar, e agradam todo tipo de público, das crianças até os adultos.

  1. Mergulho em Fernando de Noronha
  2. Passeio de barco
  3. Snorkel em Fernando de Noronha
  4. Tour de canoa havaiana
  5. Ilha Tour
  6. Piscinas naturais
  7. Surf em Fernando de Noronha
  8. Morro Dois Irmãos
  9. Projeto Tamar
  10. Trilhas em Fernando de Noronha
  11. Mirante dos Golfinhos
  12. Vila dos Remédios
  13. Forte Nossa Senhora dos Remédios
  14. Fortinho do Boldró
  15. Mirante do Boldró
  16. Avistamento de aves

Confira abaixo os detalhes sobre cada um:

1 – Mergulho em Fernando de Noronha

Três mergulhadores observam um grande tubarão-lixa descansando no fundo arenoso do oceano, perto de uma estrutura submersa.
A vida marinha em Noronha é rica e diversa, podendo avistar tubarões lixa, como o da foto, a poucos metros da Praia do Porto – Foto: Nátalie Guimarães
Dois mergulhadores nadam perto de uma tartaruga marinha descansando em uma rocha debaixo d'água com a luz do sol filtrando pela água.
Há tartarugas marinhas de diferentes tamanhos, cardumes de peixes grande e pequenos e variados animais marinhos para apreciar – Foto: Nátalie Guimarães

O mergulho em Fernando de Noronha é, de longe, um dos passeios mais procurados para se fazer na ilha pelos viajantes, sejam eles experientes na atividade ou não. Inclusive, o arquipélago é o destino ideal para fazer o famoso batismo de mergulho, com águas límpidas em belos tons azul-esverdeados e uma vida marinha abundante. Além disso, também é possível fazer outros cursos de mergulho mais avançados e com certificação.

Nesse passeio você se emociona com a imensidão do mar azul, encontrando diversos peixes, arraias, tartarugas, algas e corais de diferentes espécies, e até tubarões! A dica para quem quer mergulhar em Fernando de Noronha é viajar entre agosto e outubro, quando o mar está mais calmo e com melhor visibilidade.

“Eu fiz o mergulho de batismo em Noronha e chorei horrores de tanta emoção assim que voltei a superfície. É uma experiência surreal, linda e muito emocionante! Nunca imaginei que ficaria tão perto desses animais em seu habitat natural. O passeio é super tranquilo e vale todo o investimento!”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Existem pontos de mergulho por toda a ilha. A maioria, e também os mais em conta, saem a partir da Praia do Porto. E, geralmente, o passeio é feito logo pela manhã, quando é possível explorar o mar com mais clareza.

Para mais segurança, todo o mergulho é feito com o acompanhamento de um profissional e com o equipamento necessário, que é disponibilizado pela agência de preferência do viajante. A Civitatis é uma das empresas recomendadas para essa atividade emocionante, contando com um custo-benefício imperdível. 😉

Agende o seu batismo de mergulho em Fernando de Noronha com as melhores ofertas da Civitatis.

Mergulho em navio naufragado

Um mergulhador usando máscara e equipamento acena para a câmera em um ambiente rochoso e esverdeado.
Mergulho de batismo em embarcação naufragada – Foto: Nátalie Guimarães

Você sabia que em Noronha, além do mergulho convencional, também há a possibilidade de nadar entre os destroços de diferentes navios que foram naufragados perto da ilha?

O Eleni Stathatos foi um navio cargueiro grego de 1929 que afundou próximo a Fernando de Noronha, em 1987. O acidente se deu quando houve um choque da embarcação contra as rochas no sul da ilha, até encalhar completamente ao norte. Atualmente, a região onde se encontram seus destroços, a Baía de Santo Antônio, virou um ponto entre os mergulhadores que vão para a ilha.

Durante o mergulho é possível se deparar com o que restou do navio, além de contemplar a vida marinha e o habitat que foi criado em sua volta. A atividade é inteiramente acompanhada por um guia especializado, e é um passeio impressionante para apreciar não apenas o mar, como a história do naufrágio do Eleni Stathatos. É possível agendar o passeio de forma online.

Além disso, existe mais uma opção de mergulho em outro naufrágio. A Corveta é um navio da marinha que também encalhou em Noronha, nas águas da Ponta da Sapata, em 1983. No entanto, é importante lembrar que para realizar esse mergulho é necessário ter o certificado internacional PADI Open Water ou outro similar.

Mergulhe pelos destroços de um naufrágio histórico em Noronha enquanto contempla a vida marinha.

2 – Passeio de barco

Mulher de biquini sorrindo no convés de um barco com o oceano e ilhas rochosas ao fundo, sob um céu azul.
O passeio entardecer vip é perfeito para apreciar o mar e as praias – Foto: Nátalie Guimarães
Pôr do sol sobre o oceano com nuvens dispersas e luz do sol refletindo na água, visto por trás de uma grade azul.
O pôr do sol é assistido junto a um delicioso churrasquinho de peixe feito na hora dentro do barco – Foto: Nátalie Guimaraçes

Agendar um passeio de barco em Fernando de Noronha é indispensável para quem vai apreciar o mar e a abundância da vida marinha do arquipélago. Saindo da Praia do Porto, se tem a perspectiva perfeita para contemplar todos os lados da ilha, passando sobre as águas azuis e cristalinas de Noronha.

E o melhor é que a diversão não para por aí, pois ainda é possível praticar snorkel e até mesmo avistar golfinhos. Sensacional, não é mesmo?

“É um passeio bem tranquilo, ideal para quem prefere ficar de boa, curtindo música e apreciando a paisagem do mar. Além disso, também dá para fazer snorkel e procurar pela vida marinha – que é bem fácil de ser encontrada.”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Esse passeio pode ser realizado tanto em um catamarã quanto em uma traineira tradicional, e costuma ter o início logo pela manhã. Normalmente é feita uma parada na Praia do Sancho para o almoço, que dura em média 40 minutos.

Agende seu passeio de barco por Fernando de Noronha com o melhor preço.

3 – Snorkel em Fernando de Noronha

Mulher com máscara de snorkel mergulhando com uma tartaruga na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha.
Baía do Sancho – Foto: Divulgação via Civitatis

Noronha é referência quando o assunto se trata de belezas subaquáticas, com águas cristalinas e vida marinha exuberante, o que fazem do arquipélago um local ideal para o snorkel. A prática na ilha oferece a oportunidade de explorar os belos recifes de corais, uma variedade impressionante de peixes coloridos, tartarugas marinhas e muito mais.

A Praia do Sancho, considerada uma das mais belas do mundo, é um dos principais pontos para a prática de snorkel. A visibilidade em meio às águas calmas e transparentes é excelente, principalmente entre os meses de agosto a setembro, permitindo que os mergulhadores consigam admirar a vida marinha da melhor forma.

Porém, é importante lembrar que o aluguel do equipamento é pago a parte do valor do passeio – esse que conta com um guia certificado para acompanhar a atividade.

“Uma boa dica é comprar seu equipamento de snorkel e levar para a ilha, assim você evita gastar com o aluguel a cada passeio – que pode sair bem caro no final.”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Pratique snorkel em Fernando de Noronha e aproveite a vida marinha de perto em um passeio incrível.

4 – Tour de canoa havaiana

Dois grupos de pessoas em canoas remam em águas azuis perto de uma ilha verde com um alto pico rochoso ao fundo.
Canoa havaiana – Foto: Nátalie Guimarães
Mulher usando um colete salva-vidas vermelho andando de caiaque em águas azuis com colinas verdes e um pico rochoso ao fundo, sob um céu claro.
O passeio da canoa havaiana leva até a Pedra Rugido do Leão, a Pedra do Cachorro e outras praias próximas – Foto: Nátalie Guimarães

Partindo da Praia do Porto, inicia-se uma nova proposta de passeio na ilha: o tour de canoa havaiana. Esse modelo de embarcação é típico do Triângulo Polinésio, e através dele você conhece pontos turísticos incríveis de Noronha, como o Morro Dois Irmãos, a praia do Cachorro, a praia do Meio e a praia da Conceição.

A embarcação é estreita, como um caiaque, onde as pessoas se sentam uma na frente da outra. Essa atividade disponibiliza remos e coletes salva-vidas, além de ser acompanhada por um guia. Uma boa dica é levar seu equipamento de snorkel para usufruir ao final da experiência.

Mas o ponto alto do tour acontece mesmo durante o nascer do sol, quando é feita uma parada para contemplar o sol e, principalmente, quando os golfinhos rotadores começam a ficar ativos. É possível avistar vários agrupamentos durante o passeio, que pode ser feito ao nascer do sol e no meio da manhã. Além disso, ao final, é possível nadar e praticar snorkel.

“Assim que a canoa saiu da areia, uma linda tartaruga marinha veio nadando em nossa direção antes de submergir e seguir seu caminho. Durante a rota, vimos diversas famílias de golfinhos, incluindo uma mamãe e seu filhotinho! Eu, que estava meio cética com a atividade, adorei cada minuto!”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Aproveite o pôr do sol em Fernando de Noronha com o tour de canoa havaiana da Civitatis.

5 – Ilha Tour

Uma pessoa sentada em rochas negras perto do oceano, com grandes ilhas rochosas e céu azul ao fundo.
Morro Dois Irmãos no Ilha Tour – Foto: Nátalie Guimarães

O Ilha Tour é um dos passeios mais conhecidos da região. Os visitantes passam pelas principais praias e pontos turísticos do arquipélago, como o Projeto Tamar, a Praia do Porto, o Museu dos Tubarões, a Capela de São Pedro, a Baía do Sueste, entre outros.

Nesse programa, prepare-se para explorar a cultura de Noronha e a história dos pescadores da ilha, além de praticar várias atividades aquáticas como snorkel e mergulho com tartarugas-marinhas e tubarões. Todas essas atividades são feitas no mesmo dia, o que é ideal para quem possui pouco tempo de viagem em Noronha, pois garante que os viajantes conheçam as atrações mais famosas do destino.

As empresas mais conhecidas que fazem o Ilha Tour são a Noronha Tour e a Atalaia Noronha. A Civitatis, por exemplo, é uma plataforma segura que reserva esse passeio pela Atalaia Noronha e te permite pagar parcelado. 😉

“Minha recomendação pessoal é que você reserve o Ilha Tour para o seu primeiro dia na ilha. Assim você tem a oportunidade de fazer um passeio degustação, onde visita rapidamente as principais praias e passa a conhecer o que a ilha tem de melhor. Dessa forma, nos dias seguintes você pode escolher quais gostou mais e deseja voltar, aproveitando melhor o seu tempo em Noronha. 😉”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Vale lembrar que é necessário possuir o ingresso para o Parque Marinho para fazer o Ilha Tour, pois muitas das praias estão dentro da área de preservação do parque.

Faça um tour pelas principais praias e atrações de Noronha com uma oferta imperdível.

6 – Piscinas naturais

Pessoa em traje de banho flutua em uma piscina natural cercada por rochas, com colinas verdes e um pico rochoso ao fundo.
Buraco do Galego – Foto: Nátalie Guimarães

Verdadeiros oásis de águas cristalinas e tranquilas, as piscinas naturais de Fernando de Noronha são atrações em meio às formações de pedras vulcânicas que merecem entrar em seu roteiro de viagem.

Uma das mais famosas é a do Buraco do Galego, na Praia do Cachorro, e a piscina natural da Lasca da Velha – também na mesma praia. Já a piscina do Morro de Fora está entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Juntas, elas formam um circuito de piscinas que pode ser realizado com um passeio reservado com o Noronha Guia, por exemplo.

Já a Praia do Atalaia é onde se formam outras piscinas encantadoras e com vida marinha abundante, banhadas pelo Mar de Fora (parte da ilha voltada para a África). Essa região só é acessível por meio de uma trilha guiada para proteger o ecossistema. Você pode entender melhor como funciona o agendamento e a visitação no site oficial do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR).

“Eu fiz a trilha curta para o Atalaia e pude apreciar a piscina natural sensacional que tem lá. Ela só tem 70 centímetros de profundidade e você só pode flutuar nela, ou seja, o uso de colete é obrigatório. O local é repleto de animais: polvos, filhote de tubarão (que eu vi com exclusividade, diga-se de passagem), peixes, raias e mais! Recomendo.”

Nátalie Guimarães, editora chefe

As piscinas naturais da Praia da Caieira, da Enseada dos Abreus e do Morro São José também são bastante procuradas e, assim como as do Atalaia, são controladas por agentes do ICMBio, sendo preciso fazer agendamento prévio para visitá-las.

Vale lembrar que a maioria só se torna visível quando a maré está baixa, então é importante consultar a tábua de marés ao se programar para a viagem. Veja abaixo uma lista com as principais piscinas naturais em Fernando de Noronha:

  • Buraco do Galego
  • Lasca da Velha
  • Morro de Fora
  • Piscinas do Atalaia
  • Piscina da Pontinha da Caieira
  • Piscinas da Enseada dos Abreus
  • Piscina do Morro São José

Conheça os passeios que passam pelas principais piscinas naturais de Fernando de Noronha.

7 – Surfe em Fernando de Noronha

Homem surfando em sua prancha em uma onda na Praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha.
A Praia da Cacimba do Padre é um dos principais pontos de surfe na ilha – Foto: Crystian Cruz via Flickr

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso para os amantes de surfe e atividades aquáticas em geral, além de ser palco de campeonatos como o Hang Loose Pro Contest. O mar cristalino e as ondas, desde as suaves até as mais intensas, formam o cenário perfeito para quem pratica o esporte.

A melhor época para surfar em Noronha se dá entre os meses de novembro a março, quando a direção do vento se torna favorável para a formação de ondas longas e consistentes (o famoso swell). A Praia da Cacimba do Padre é a queridinha entre os surfistas, considerada um dos picos do surfe no Brasil. Outras praias procuradas para a prática são a do Boldró, do Meio, da Conceição, do Bode e do Cachorro.

Veja mais passeios para fazer em Fernando de Noronha com as ofertas imperdíveis da Civitatis.

8 – Morro Dois Irmãos

Uma mulher de chapéu está em um caminho rochoso perto de arbustos verdes, com grandes rochedos e águas azul-turquesa ao fundo.
Morro Dois Irmãos – Foto: Nátalie Guimarães

Cartão-postal de Noronha, o Morro Dois Irmãos é uma das formações rochosas mais conhecidas do Brasil. Há diferentes modos de avistar esse símbolo da ilha, podendo ser durante um passeio de barco ou de canoa havaiana, por trilha ou a partir da Praia Cacimba do Padre, que fica bem de frente às rochas.

Sua vista é verdadeiramente encantadora, com duas rochas que se erguem do mar como duas torres. Toda a vida marinha que cerca a região só torna a visita ainda mais emocionante, com a possibilidade de avistar golfinhos, tartarugas e diferentes espécies de peixes.

Faça um tour em Noronha que leva até o Morro Dois Irmãos com a melhor oferta para sua viagem.

9 – Projeto Tamar

Um caminho sombreado leva a construções de madeira identificadas como "Projeto Tamar", com árvores e um vislumbre de água ao fundo.
Projeto Tamar – Foto: Nátalie Guimarães

O Projeto Tamar é um ótimo passeio para fazer com a família, especialmente se estiver com crianças pequenas, pois há espaços infantis e educativos no local. A fundação é bastante reconhecida e prestigiada, e o passeio é apresentado por palestrantes que contam a história do projeto e mostram os espaços temáticos e culturais.

Inclusive, é possível ver a desova das tartarugas em algumas praias com a companhia e a explicação de biólogos do Projeto. O evento acontece durante a época mais quente do ano, de setembro a março, e marca a viagem de um jeito super especial.

O horário de funcionamento vai das 9h até às 20h e a entrada na fundação é gratuita. Outras informações podem ser encontradas no site oficial do Projeto Tamar.

Conheça o Projeto Tamar através de um tour completo em Fernando de Noronha.

10 – Trilhas em Fernando de Noronha

Um caminho de terra leva através de arbustos verdes até o oceano, com colinas e um céu azul claro ao fundo.
Trilha curta do Atalaia – Foto: Nátalie Guimarães

Noronha possui várias trilhas diferentes para quem busca um contato mais aprofundado com a natureza. Algumas delas são mais populares e possuem mais infraestrutura, como a Trilha da Costa Esmeralda, com uma vista imbatível do Morro Dois Irmãos. Já na Trilha do Mirante dos Golfinhos é possível ver esses dóceis animais, e a Trilha do Atalaia dá acesso à encantadora piscina natural da Praia do Atalaia.

“A trilha curta para o Atalaia é bem tranquila e sinalizada, com cerca de 1,5 km de distância até a piscina natural. Eu vi até crianças realizando o percurso. Já a trilha longa é necessário um preparo maior, sapatos confortáveis (podendo ser tênis ou sapatilha aquática) e bastante disposição, mas a vista recompensa!”

Nátalie Guimarães, editora chefe

Outras trilhas que também valem super a pena fazer durante seu tempo na ilha são a Trilha do Piquinho, que passa por debaixo de várias formações rochosas, e a Trilha Costa Azul, em que os viajantes podem nadar com tartarugas.

Veja mais detalhes sobre cada uma delas a seguir:

Confira todas as trilhas que você pode fazer em Fernando de Noronha com as ofertas da Civitatis.

11 – Mirante dos Golfinhos

Vista de um mirante para a Baía dos Golfinhos. Há galhos e pedras em volta do mirante, e a vista é para um mar azul. O céu está claro e com algumas nuvens.
Mirante dos Golfinhos – Foto: Divulgação via Civitatis

Fernando de Noronha é um lugar onde você pode tanto observar golfinhos divertidos como também mergulhar com eles. Mas, se preferir manter os pés em terra firme e apenas apreciar seus pulos no mar, então o passeio ideal para você é o Mirante dos Golfinhos.

Para chegar até a vista no alto da falésia da Baía dos Golfinhos, é necessário caminhar por uma passarela dentro da área do Parque Nacional Marinho, de aproximadamente 1 km. Uma vez lá, é possível contemplar os golfinhos rotadores em um cenário privilegiado rodeado por uma natureza exuberante.

O horário do passeio costuma ser feito logo pela manhã, a partir das 6h30, quando esses animais vêm até à baía para repousar, reproduzir e amamentar seus filhotes.

Visite a Baía dos Golfinhos para observar os golfinhos rotadores em Fernando de Noronha.

12 – Avistamento de aves

Duas aves com penas brancas e marrons sobrevoando uma praia em Fernando de Noronha durante o dia.
Espécie Arenaria interpres, também conhecida Vira-pedras – Foto: Divulgação via Civitatis

Não deixe de se impressionar com as diferentes espécies de aves em Noronha em um passeio tranquilo para observar esses animais encantadores. Durante a atividade, os viajantes passam por lugares como o Açude do Xaréu, a ponta do Airfrance, a Praia da Caiera e alguns mirantes presentes na Baía do Sancho para contemplar os diversos pássaros da ilha.

Algumas das espécies de aves que é possível avistar durante o passeio (que dura em média quatro horas) são o Sebito, a Cocuruta, o Rabo de Junco, além de outras mais raras que só podem ser encontradas na ilha, que é reconhecida por desempenhar um importante papel de preservação de sua fauna e flora.

Contemple diferentes espécies de aves em Fernando de Noronha durante um passeio enriquecedor.

13 – Vila dos Remédios

Igreja branca e amarela com janelas em arco, ladeada por árvores, fica no topo de uma escadaria de pedra sob um céu azul.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios – Foto: Nátalie Guimarães

Como todo centrinho de cidade praiana, a Vila dos Remédios possui várias lojinhas artesanais de roupas, recordações, entre outros artefatos. A região também conta com uma vasta seleção de pousadas. Por isso, o agito é constante, seja de pessoas passeando, parando para tomar um sorvete, um açaí ou indo almoçar.

Nela está o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, uma construção histórica que vale a visita seja apenas para conhecer sobre sua história ou para apreciar o pôr do sol. Também é nessa região onde se encontram os melhores restaurantes, bistrôs, bares e cafés da ilha. Além da culinária local com frutos do mar frescos, é possível encontrar restaurantes italianos, franceses e até mesmo japoneses.

Conheça mais passeios imperdíveis para fazer em Fernando de Noronha com a Civitatis.

14 – Forte Nossa Senhora dos Remédios

Foto que ilustra o post de o que fazer em Fernando de Noronha.  A imagem mostra um forte com estruturas de pedra antigas. Há ruínas de paredes e o que parece ser a base de um prédio, com um grande monte coberto de vegetação ao fundo, possivelmente uma pirâmide ou templo tomado pela natureza ao longo do tempo. O céu está visível e claro, sugerindo um dia ensolarado.
Forte de Nossa Senhora dos Remédios – Foto: via Wikimedia

O Forte de Nossa Senhora Dos Remédios, que fica na Vila dos Remédios, é uma construção que surgiu durante a invasão holandesa no Brasil, em 1737. Atualmente, o local está em condições impecáveis devido a um processo de restauração em que foi submetido no ano de 2019.

Nele os visitantes podem apreciar um museu interativo e a céu aberto, um auditório para eventos, shows e exposições, um restaurante e bar com música ao vivo e um mirante com vista panorâmica da ilha – ideal para apreciar o pôr do sol. 😉

O local está aberto diariamente, das 10h às 22h, e o ingresso para a entrada pode ser adquirido no site oficial. O ingresso inteiro custa R$ 80 e a meia-entrada sai por R$ 40. Já para crianças de até 12 anos o acesso é gratuito.

Agende outros passeios imperdíveis em Fernando de Noronha com a Civitatis.

15 – Fortinho do Boldró

Foto que ilustra o post de o que fazer em Fernando de Noronha. Essa foto mostra uma vista panorâmica de uma paisagem costeira durante o que parece ser o pôr do sol ou o nascer do sol. Na frente, há um balanço de madeira pendurado em uma viga horizontal que faz parte de uma estrutura maior com a frase “THIS IS LIVING” exibida de forma proeminente no topo. A estrutura é identificada como “FORTINHO DO BOLERO”. Além do balanço, há uma vista expansiva do oceano com duas formações rochosas distintas emergindo da água. O céu acima está parcialmente nublado, com a luz do sol filtrando e criando um brilho quente.
Balanço no Fortinho do Boldró – Foto: via Wikimedia

Perfeito para finalizar o dia, o Fortinho do Boldró é mais um mirante para observar o pôr do sol com estilo. O acesso é simples e dele você pode contemplar um céu colorido ao entardecer, além de aproveitar uma vista magnífica para o Morro Dois Irmãos.

Na região ainda há o bar do Fortinho do Boldró que vende comida e bebida enquanto toca uma música ao vivo. O local também possui um balanço perfeito para tirar várias fotos para recordar desse momento apaixonante da viagem.

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

16 – Mirante do Boldró

Uma praia de areia com ondas suaves, um litoral rochoso e o sol se pondo sobre o oceano, parcialmente cercada por vegetação.
Pôr do sol no Mirante do Boldró – Foto: Nátalie Guimarães

O Mirante do Boldró é o lugar ideal para ser visitado com calma, tanto com a família quanto com os amigos. Esse ponto é um dos melhores da ilha para admirar o sol que se põe atrás do Morro Dois Irmãos.

O acesso até o mirante é simples, e uma vez lá os viajantes podem contemplar uma vista deslumbrante do mar na Praia de Boldró. Nessa região ainda há um bar-restaurante com um cardápio delicioso e música ao vivo.

Agende seu tour em Noronha que passa pelo Mirante do Boldró por um preço incrível.

Melhores praias em Fernando de Noronha

Praia rochosa com pessoas espalhadas, ondas suaves e uma encosta verde sob um céu azul com algumas nuvens.
Praia do Cachorro – Foto: Nátalie Guimarães

As Melhores praias em Fernando de Noronha, como a do Sancho, a Baía dos Porcos, do Sueste, e do Atalaia, possuem paisagens deslumbrantes, atraindo viajantes de todos os lugares do mundo. São diversas piscinas naturais de águas cristalinas, falésias e formações rochosas impressionantes, além de um mar considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. Perfeito para se estar em contato com a vida marinha. 🐬

É importante saber que muitas das praias da ilha estão localizadas dentro do Parque Nacional Marinho, o que torna necessário a compra de um ingresso para acessá-las. Você pode adquirir online ou em pontos de atendimento do arquipélago.

Veja abaixo as melhores praias em Fernando de Noronha, que também são algumas das melhores praias do nordeste:

  • Praia do Sancho
  • Praia do Sueste
  • Praia do Atalaia
  • Praia do Cachorro
  • Praia do Leão
  • Praia da Conceição
  • Praia da Cacimba do Padre
  • Baía dos Porcos
  • Praia do Boldró
  • Praia do Bode

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

Taxas em Fernando de Noronha

As taxas para entrar em Fernando de Noronha correspondem a um valor cobrado para a preservação ambiental do arquipélago. A primeira delas é a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), uma taxa obrigatória no valor de R$ 97,16 (por pessoa). O valor do tributo será maior dependendo de quantos dias vai durar sua permanência na ilha, e seu pagamento se dá, preferencialmente, antes do embarque.

Já a segunda se refere ao ingresso do Parque Nacional Marinho, essa não sendo obrigatória, que concede acesso às praias e demais áreas do parque por 10 dias no valor de R$ 179 para brasileiros. Ela pode ser comprada tanto online quanto presencialmente na sede do ICMBio.

Este ingresso é um cartão magnético que retém os dados dos viajantes e libera a catraca dos PICs (Postos de Informação e Controle) de praias como Sueste, Sancho/Golfinhos, entre outras do Parque. Esses postos contam com facilidades, como mesas e cadeiras, banheiros privados, chuveiros (após sair do mar), lanches e bebidas, área para locação de equipamentos de mergulho, etc.

Vale lembrar que, por mais que a taxa do Parque Nacional Marinho não seja obrigatória, ela acaba se tornando essencial, pois é dentro dos limites do parque onde se encontra a maioria das praias e outros pontos turísticos, como a Baía dos Porcos, a Praia do Sancho, a Praia do Sueste, etc.

Museus em Fernando de Noronha

Edifício histórico com uma bandeira brasileira, canhões e um monumento de pedra em uma área gramada sob um céu azul com nuvens.
Pátio do Palácio de São Miguel – Foto: Nátalie Guimarães

Fernando de Noronha possui alguns museus indicados para quem busca passeios culturais onde se pode aprender sobre a história da ilha. O Museu do Tubarão, por exemplo, oferece palestras sobre o oceano e a vida marinha, o que serve como um ótimo programa em família. Confira outras opções de museus em Fernando de Noronha:

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fernando de Noronha de graça

Não é segredo que o arquipélago exige um preparo financeiro grande de seus visitantes, porém, ainda há alguns passeios que você pode visitar sem pagar um custo extra na ilha (além das taxas obrigatórias). Outra dica é ler nosso post sobre como economizar em Fernando de Noronha. Veja algumas indicações de atividades gratuitas:

  • Praias em Fernando de Noronha
  • Pôr do sol no Mirante do Boldró
  • Projeto Tamar
  • Trilhas com acesso livre (dentro da Área de Preservação Ambiental)

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fernando de Noronha com crianças

Quem viaja a Fernando de Noronha com crianças também consegue aproveitar a ilha com a companhia dos pequenos em atividades ao ar livre. A seguir, nós montamos uma lista de o que fazer no destino com seus filhos. Veja:

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fernando de Noronha à noite

O agito da vida noturna em Fernando de Noronha está concentrado no centrinho da ilha, a Vila dos Remédios, lugar ideal para frequentar bons bares e música ao vivo. Mas a curtição pode começar desde o entardecer, enquanto você admira o pôr do sol em algum mirante, como o Fortinho do Boldró. Conheça as opções:

  • Vila dos Remédios
  • Visitar diferentes restaurantes em Noronha
  • Ir a bares, como o Bar do Cachorro
  • Fortinho do Boldró

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fernando de Noronha com chuva

A chuva é sempre uma das preocupações de quem viaja a um destino praiano. No entanto, há vários passeios que você pode fazer em Fernando Noronha mesmo nos dias chuvosos. Confira a seguir:

  • Museus em Fernando de Noronha, como o Museu do Tubarão, o Palácio de São Miguel e o Memorial Noronhense
  • Vila dos Remédios
  • Happy hour nos bares, como o Bar do Cachorro e o Bar do Meio
  • Projeto Tamar

Confira mais opções de passeios em Fernando de Noronha para um roteiro imperdível.

Como chegar em Fernando de Noronha

Uma foto de um mapa que indica a localização da ilha de Fernando de Noronha.
Mapa de Fernando de Noronha na costa brasileira

A Ilha de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco, mas fica a alguns dias de navegação dali. Por esse motivo, seu acesso acaba sendo um pouco mais difícil. Existe apenas um meio de transporte que leva os visitantes ao local: o avião.

Fernando de Noronha possui uma quantidade limitada de voos por dia devido ao número restrito de turistas que o arquipélago pode receber por mês. Assim, é importante reservar as passagens com antecedência para garantir a entrada.

Como as capitais mais próximas são Recife e Natal, os voos diretos saem dessas cidades, operados pelas empresas Voepass, Azul, Gol e LATAM Airlines. Assim, se estiver partindo de outras cidades do Brasil, é necessário fazer uma conexão.

Como se locomover em Fernando de Noronha

Não é muito difícil se locomover em Fernando de Noronha. Como as distâncias entre os locais não são tão grandes, é possível percorrer a pé alguns trechos, como entre a Vila dos Remédios e as praias urbanas, ou então entre o Projeto Tamar e algumas pousadas.

Entretanto, como a maioria das ruas da cidade é de terra e lá chove muito, as empresas de turismo disponibilizam buggy. Eles podem ser alugados por um preço que varia entre R$ 150 e R$ 300 a diária, dependendo da época do ano.

Há também a opção de fazer as coisas de ônibus, que passa de meia em meia hora em cada ponto e os motoristas são super simpáticos (o preço é R$ 5 por viagem). Uma outra opção é o táxi, mas seu valor é bem alto.

Restaurantes em Fernando de Noronha

Foto do Cacimba Bistrô, em que mostra uma mesa de madeira com pratos, taças, talheres e copos. Há uma parede e pedra no fundo enfeitada com figuras regionais.
Restaurante Cacimba Bistrô – Foto: Divulgação via Instagram oficial

Os restaurantes em Fernando de Noronha oferecem uma experiência de gastronomia regional, com pratos a base de peixe, moquecas, entre outros frutos do mar frescos e saborosos. Porém, também há opções com cardápios de cozinha estrangeira para aqueles que preferirem. As opções vão desde lugares rústicos e simples até restaurantes mais sofisticados. Confira os melhores a seguir:

Onde ficar em Fernando de Noronha

Quarto da Maré Suítes em Fernando de Noronha. O piso é de madeira e há uma cama box de casal no centro. As paredes são de madeira branca e há uma janela na direita. Mesas de cabeceira com abajur em cima ladeiam a cama.
Clique na imagem e faça sua reserva na Maré suites

Os melhores pontos turísticos da cidade já foram abordados, mas você sabe qual é o melhor lugar onde ficar na ilha? As opções vão de pousadas a flats, ou até mesmo os tradicionais hotéis em Fernando de Noronha. Veja:

Conheça mais hotéis em Fernando de Noronha para garantir a estadia perfeita.

Veja mais dicas de Fernando de Noronha

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

Veja mais algumas dúvidas e respostas comuns que os nossos leitores nos perguntam sobre o assunto:

Onde comprar ingressos para Fernando de Noronha?

Civitatis é uma plataforma segura e fácil de usar que recomendamos para comprar seus ingressos de passeios pela ilha de Fernando de Noronha.

O que fazer em Fernando de Noronha em 1 dia?

O primeiro dia de viagem em Noronha pode ser definido a partir do horário em que seu voo chegar. Se pousar durante o almoço, é possível fazer o check-in no seu hotel de escolha e ainda aproveitar o resto do dia para assistir o pôr do sol em alguma praia, como a do Porto ou a Conceição. O restante da noite pode ser usado para jantar em algum restaurante na Vila dos Remédios.

O que fazer em Fernando de Noronha em 2 dias?

Para o seu segundo dia em Noronha, o Ilha Tour pode ser uma mão na roda, especialmente se é a sua primeira vez na ilha ou se tem pouco tempo de viagem. Nesse passeio você conhece os principais pontos turísticos, como as praias e os mirantes.

O que fazer em Fernando de Noronha em 3 dias?

A partir do terceiro dia, aproveite para almoçar com mais calma nos bares e restaurantes da Vila dos Remédios e conhecer o centrinho por completo, incluindo o Forte Nossa Senhora dos Remédios. O fim da tarde pode ser aproveitado na Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição – mais próximas à vila.
1° dia: Chegada na ilha + Pôr do sol
2º dia: Ilha Tour
3° dia: Vila dos Remédios + Forte Nossa Senhora dos Remédios + Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição

O que fazer em Fernando de Noronha em 4 dias?

Confira tudo o que você pode fazer em até quatro dias em Noronha com um roteiro personalizado:
1° dia: Chegada na ilha + Pôr do sol
2º dia: Ilha Tour
3° dia: Vila dos Remédios + Forte Nossa Senhora dos Remédios + Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição
4° dia: Passeio de barco com golfinhos + Morro Dois Irmãos + Snorkel na Baía do Sancho

O que fazer em Fernando de Noronha em 5 dias?

Fizemos um roteiro para aproveitar cinco dias de viagem em Noronha. Veja:
1° dia: Chegada na ilha + Pôr do sol
2º dia: Ilha Tour
3° dia: Vila dos Remédios + Forte Nossa Senhora dos Remédios + Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição
4° dia: Passeio de barco com golfinhos + Morro Dois Irmãos + Snorkel na Baía do Sancho
5° dia: Batismo de mergulho em Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha em 6 dias?

Confira o que fazer em Fernando de Noronha se você tem seis dias na ilha com as dicas abaixo.
1° dia: Chegada na ilha + Pôr do sol
2º dia: Ilha Tour
3° dia: Vila dos Remédios + Forte Nossa Senhora dos Remédios + Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição
4° dia: Passeio de barco com golfinhos + Morro Dois Irmãos + Snorkel na Baía do Sancho
5° dia: Batismo de mergulho em Noronha
6° dia: Trilhas em Fernando de Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha em 7 dias?

Com sete dias em Fernando de Noronha você consegue curtir muitos pontos turísticos diferentes da ilha. Veja um roteiro para a viagem:
1° dia: Chegada na ilha + Pôr do sol
2º dia: Ilha Tour
3° dia: Vila dos Remédios + Forte Nossa Senhora dos Remédios + Praia do Cachorro, do Meio ou da Conceição
4° dia: Passeio de barco com golfinhos + Morro Dois Irmãos + Snorkel na Baía do Sancho
5° dia: Batismo de mergulho em Noronha
6° dia: Trilhas em Fernando de Noronha
7° dia: Passeio cultural em algum museu + Fortinho do Boldró

O que fazer em Fernando de Noronha no inverno?

Dá para fazer muitas coisas em Noronha mesmo no frio, pois a temperatura permanece estável (28ºC). Mas, se não estiver afim de curtir as praias durante a estação, aproveite para conhecer a Vila dos Remédios, o Forte Nossa Senhora dos Remédios, observar o pôr do sol no Fortinho do Boldró e realizar as diversas trilhas do arquipélago.

O que fazer em Fernando de Noronha no verão?

Durante o verão, é claro que você deve ir às praias de Fernando de Noronha! Reserve a estação mais quente do ano para fazer mergulho livre ou com cilindro, snorkel, passear de barco, canoa havaiana, entre outras diversões aquáticas. Também não deixe de fazer as trilhas e assistir o pôr do sol em diferentes mirantes.

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha?

Em apenas cinco dias é possível passar pelos pontos principais que o lugar tem a oferecer. Mas sete dias é o tempo ideal para aproveitar o paraíso com calma, fazer todos os passeios, comer nos melhores lugares e, inclusive, voltar em alguns pontos que foram mais marcantes.

Qual é a melhor época para ir a Fernando de Noronha?

A melhor época para visitar Noronha é durante a estação seca, de agosto a fevereiro, quando os dias são mais longos e as chances de chuva são mínimas.

Quais são os melhores passeios em Fernando de Noronha?

Qualquer programa em Fernando de Noronha é encantador, mas a ilha paradisíaca possui alguns passeios mais famosos. São os batismos de mergulho, o passeio de barco com avistamento de golfinhos, a canoa havaiana, as trilhas, e o tão procurado Ilha Tour, que reúne as principais praias e pontos turísticos de Noronha.