Tudo pronto para viver dias incríveis no verão do litoral cearense? Então aprimore seu roteiro com as nossas dicas sobre o que fazer em Fortaleza aqui no post!

Terra de muita música, humor e hospitalidade, Fortaleza encanta com toda sua cultura e belas praias do estado do Ceará. Se você está com viagem marcada, nesse post nós vamos te dar as melhores opções de o que fazer em Fortaleza para garantir que suas férias sejam espetaculares!

Não vamos falar apenas sobre as praias de Fortaleza, mas também sobre outros lugares históricos da cidade, como o Mercado Municipal e a Catedral Metropolitana de Fortaleza, que você pode incluir em um roteiro de até sete dias. Siga a leitura e descubra tudo o que fazer em Fortaleza com as nossas dicas. 😉

Principais pontos turísticos de Fortaleza

Montamos uma seleção com os pontos turísticos em Fortaleza mais espetaculares. As atrações vão desde praias até museus, e agradam todo tipo de público, das crianças até os adultos.

  1. Praias de Fortaleza
    • Praia de Iracema
    • Praia de Meireles
    • Praia de Mucuripe
    • Praia do Futuro
    • Praia do Futuro II
    • Praia de Sabiaguaba
  2. Centro histórico de Fortaleza
  3. Beach Park e Porto das Dunas
  4. Canoa Quebrada
  5. Morro Branco e Praia das Fontes
  6. Praia de Lagoinha
  7. Praia de Cumbuco
  8. Praia de Águas Belas
  9. Theatro José de Alencar
  10. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  11. Bate-volta em Jericoacoara

Confira abaixo os detalhes sobre cada um:

1 – Praias de Fortaleza

Pôr do sol na Praia de Iracema, em Fortaleza. Na areia há rochas e o mar está logo a frente, com algumas ondas. No fundo à direita há um barco. Na esquerda há vegetação.
Praia de Iracema em Fortaleza – Foto: Thiago Nozi vi Flickr

Se você vai à Fortaleza, é certo que não vai querer perder a oportunidade de nadar nas praias esplêndidas do destino. Algumas das mais notórias são a de Iracema, Meireles e Mucuripe, e, apesar de serem impróprias para banho, contam com atrações imperdíveis e boas hospedagens em seus arredores.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma das praias que compõem os 25 km do formoso litoral cearense:

Praia de Iracema

Por mais que não tenha uma água ideal para mergulho, a Praia de Iracema é uma das principais praias de Fortaleza, e rende uma ótima caminhada pela orla. Ela se faz um ótimo passeio para admirar a paisagem, especialmente durante o pôr do sol. Na região você ainda encontra atrações como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Estátua de Iracema, a Ponte dos Ingleses e o Pirata Bar.

Praia de Meireles

Uma das regiões mais movimentadas de Fortaleza, a Praia de Meireles se faz ponto de encontro de várias barracas de comida e bebida, quadras para a prática de esportes e também da Feirinha de Artesanato. Esse trecho, que faz parte da Avenida Beira-Mar, está perto de vários hotéis, restaurantes e do Jardim Japonês. É um ótimo lugar para se hospedar e ficar próximo de várias atrações em Fortaleza.

Praia de Mucuripe

A Praia de Mucuripe se destaca pelo Mercado dos Peixes, que oferece porções frescas de peixes, camarões, lagostas e demais frutos do mar. Mesclando o natural e o urbano, a praia reúne muita música e animação ao entardecer, e tudo pode ser aproveitado juntamente de um belo cenário para vários barcos e jangadas no mar.

Praia do Futuro

Própria para um bom banho de mar, a Praia do Futuro é parada obrigatória se você faz questão de dar um mergulho. Sua boa infraestrutura é ideal para passar um dia inteiro com o pé na areia, pois conta com diversas barracas pela orla que oferecem até mesmo piscina e sauna. Algumas que mais se destacam são a Crocobeach, Chico do Caranguejo, Vira Verão, Terra do Sol, Vila Galé, Guardeira Brasil e Itpariká.

E para quem for cair mar adentro, as ondas na Praia do Futuro são fortes, ideal para a prática de esportes aquáticos como surfe e kitesurf. Quando a maré está baixa, revelam-se lindas piscinas naturais em tons de azul encantadores.

Praia do Sabiaguaba

Ainda pouco conhecida pelos viajantes, a Praia do Sabiaguaba, ou Sabi, está situada no Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, uma área de conservação ambiental. A região possui um dos cartões-postais mais paradisíacos de Fortalezas, com uma vegetação exuberante e preservada que inclui dunas, coqueiros e o rio Cocó. Esse é o ponto certo para contemplar um paraíso sereno e pouco movimentado.

2 – Centro histórico de Fortaleza

Foto da Catedral Metropolitana de Fortaleza, em um ângulo de baixo para cima, focando nas torres da construção. O céu está claro e sem nuvens.
Catedral Metropolitana de Fortaleza – Foto: via Wikimedia

Conhecer o centro histórico de Fortaleza é uma atividade indispensável para quem gosta de passeios culturais e enriquecedores. A região abriga atrações como o Mercado Central, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Passeio Público, o Museu do Ceará, o Teatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre outras.

E a parte boa é que dá para conhecer a maioria desses lugares a pé! Guarde um dia da viagem apenas para fazer uma imersão cultural no centro de Fortaleza e descobrir mais sobre a história da capital.

3 – Beach Park e Porto das Dunas

Foto tirada do parque aquático Beach Park em Fortaleza. É possível ver os toboáguas coloridos que dão várias voltas pelo ar. á embaixo há uma piscina e várias árvores. No fundo vemos a praia.
Beach Park em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

Um programa excelente para realizar com a família e os amigos é ir ao parque aquático Beach Park em Aquiraz, cidade vizinha de Fortaleza. Se quiser um dia inteiro de curtição em brinquedos aquáticos, restaurantes, lojas e uma praia encantadora, então não perca tempo e inclua o passeio no roteiro. Você ainda encontra opções incríveis de hotéis perto do Beach Park para se hospedar.

Além disso, a Praia de Porto das Dunas está de frente para o Beach Park e acaba virando uma segunda opção perfeita para somar na diversão de quem vai ao parque aquático. O local é paradisíaco, com vários coqueiros, dunas e água limpa e cristalina, além de contar com uma barraca perfeita do Beach Park para passar o dia.

4 – Canoa Quebrada

Foto das falésias da Praia da Canoa Quebrada em Fortaleza. Há um símbolo grande de uma lua e estrela nas falésias, junto do nome Canoa Quebrada. O céu está nublado.
Praia da Canoa Quebrada em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

O ar hippie de Canoa Quebrada certamente rende um passeio com fotos incríveis. A lua e a estrela demarcadas na falésia só contribuem para o charme de uma das praias mais únicas do Ceará. Ela está localizada a quase 160 km de Fortaleza, no município de Aracati, mas visitá-la durante sua viagem na terra do sol vale super a pena.

O pequeno vilarejo de pescadores reserva um paraíso de areia branca e fofa, falésias espetaculares e um mar com águas cristalinas. Após chegar, só resta se jogar dentro da água e aproveitar todos os esportes aquáticos que você quiser praticar, como surfe e kitesurf. Ainda é possível fazer um passeio de buggy pela região.

5 – Morro Branco e Praia das Fontes

Foto aérea da Praia de Morro Branco em Fortaleza. Na esquerda está o mar azul, e na direita há várias rochas e falésias. Três pessoas estão caminhando pela areia branca. O céu está azul e quase sem nuvens.
Praia de Morro Branco em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

Em Beberibe, a Praia do Morro Branco é mais uma das belezas naturais que valem um bate-volta se você estiver em Fortaleza. Sua geografia composta por falésias avermelhadas que se contrastam com o mar azul chama atenção dos viajantes, tornando-se uma das praias mais atrativas do litoral cearense.

O passeio se estende até a Praia das Fontes, onde existe fontes de água semi-mineral provenientes das falésias e dos pequenos lagos. Durante a maré baixa, também é possível explorar a Gruta da Mãe D’Água, uma caverna encravada em uma falésia beira-mar onde brota água do teto.

6 – Praia de Lagoinha

Foto da Praia de Lagoinha em Fortaleza. Vemos a areia, o mar no canto esquerdo e uma vegetação mais à frente. O céu está azul e com poucas nuvens.
Praia de Lagoinha em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

Mais distante de Fortaleza, a cerca de 110 km, está a Praia de Lagoinha, em Paraipaba. Considerada uma das praias mais bonitas do Ceará, a região é bastante turística e revela um cenário composto por uma vegetação exuberante, falésias, dunas de areia, lagoas de água doce e um mar esverdeado tranquilo.

Uma forma de aproveitar ainda mais a viagem e contemplar as paisagens da praia é reservando um passeio de buggy. O vilarejo em formato de meia-lua é o destino ideal para se conectar com a natureza e recarregar as energias na costa oeste do estado. Sua estrutura também serve bons hotéis, restaurantes e mais opções de passeios.

7 – Praia de Cumbuco

Foto da praia de Cumbuco em Fortaleza. A areia é branca e fofa e tem um pequeno barco com vela no centro. Um homem na direita está caminhando com uma prancha de surfe. No fundo está o mar e há pessoas praticando kitesurf. O céu está azul e possui algumas nuvens.
Praia de Cumbuco em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

Outro bate-volta que vale super a pena é ir até a Praia de Cumbuco, a terra do kitesurf que está apenas a 30 km de Fortaleza. Esse destino é um daqueles que você não vai querer perder se é um fã de esportes aquáticos. Aproveite a antiga vila de pescadores para pegar bons ventos e admirar o céu recheado de kites coloridas.

Se puder, também agende um passeio de buggy que percorre um trajeto entre dunas extraordinárias e lindos cenários em meio à natureza.

8 – Praia de Águas Belas

Foto da praia de Águas Belas em Fortaleza. O mar está em primeiro plano e a água é bem azul. A areia está em segundo plano, e é bem branca e parece ser fofa. Há alguns coqueiros também. O céu está azul e quase sem nuvens.
Praia de Águas Belas em Fortaleza – Foto: divulgação via Civitatis

Ao sul do Ceará, no município chamado Cascavel, está a Praia de Águas Belas. Assim como diz seu nome, as águas da praia são fascinantes, onde o azul do céu e do mar se tornam um só. Sua distância de Fortaleza é de, aproximadamente, 65 km, e o bate-volta é indicado para quem procura uma experiência relaxante e inesquecível.

Uma vez lá, também vale a pena fazer um passeio extra de buggy e navegar pelo rio Mal Cozinhado. Aproveite o dia nesse oásis se deliciando com os petiscos das barracas, nadando nas piscinas naturais e pegando um bom sol na areia branca e fofa. Se quiser, também conheça o processo da produção da rapadura no Engenho O Bari ou Engenho da Rapadura.

9 – Theatro José de Alencar

Foto tirada do interior do Teatro José de Alencar, em Fortaleza. Temos a visão de um ângulo superior, e o palco está na direita, lá embaixo. Há pessoas sentadas em assentos aleatórios, e não são todos deles que estão ocupados. O lugar é elegante, com piso de madeira e poltronas e cortinas vermelhas. Os detalhes da arquitetura são dourados e beges.
Theatro José de Alencar em Fortaleza – Foto: via Wikimedia

Inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar é considerado o maior tesouro histórico de Fortaleza. Ele exerce um papel de extrema importância na cultura da cidade, sendo palco de eventos culturais e artísticos da região.

Por fora, vê-se um prédio com fachada clássica, mas é apenas ao adentrá-lo que é revelado o teatro propriamente dito, com sua sala majestosa em estilo art-nouveau, vitrais coloridos e peças de ferro fundido importadas de Glasgow, na Escócia.

O valor da entrada custa R$ 10, e o pagamento é feito somente em espécie. Você pode conferir a programação do teatro atualizada no formulário disponibilizado nas redes sociais do estabelecimento, assim como outras informações. O ingresso para os eventos são vendidos na bilheteria online do site Sympla.

10 – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Foto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza. Está de dia e o céu possui poucas nuvens. Vemos um pátio com alguns cartazes informativos e plantas decorando. Na esquerda há um globo, que é um planetário do centro cultural. Bem no fundo da foto vemos alguns prédios e construções.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza – Foto: via Wikimedia

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou apenas “Dragão do Mar”, é um espaço dedicado à manifestações de cultura, arte e lazer. Um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza, ele reúne lugares como o Museu da Cultura Cearense, o Museu da Arte Contemporânea e o Planetário Rubens de Azevedo, além de um cinema, biblioteca e galerias.

Se a visita pedir por uma pausa para o lanche, aproveite para saborear as delícias na Cafeteria Santa Clara. O estabelecimento conta com uma áurea charmosa e moderna, funcionando dentro do complexo de terça a domingo, a partir das 15h.

Quando a noite cai, as luzes no entorno do Centro se acendem, proporcionando um clima convidativo e aconchegante. Várias pessoas se juntam para curtir um bom happy hour nos bares da área ao som de música e muita agitação.

11 – Bate-volta em Jericoacoara

Foto da Pedra Furada, uma atração turística em Jericoacoara. Trata-se de um arco de rochas com um furo no meio, e parte dele está sobre a areia, e a outra no mar. O céu está azul e com poucas nuvens.
Pedra Furada em Jericoacoara – Foto: divulgação via Civitatis

A tão formosa e popular Jericoacoara, ou Jeri, é aquele lugar que quem não conhece tem o sonho de ir e quem já foi quer voltar. Esse vilarejo gracioso é um dos maiores cartões-postais cearenses, e merece no mínimo três dias de viagem para conhecer e aproveitar com tranquilidade. Além disso, fica a uma distância longa de Fortaleza, então o ideal é estender os dias na capital para apreciar a vila.

Mas se você estiver disposto a percorrer as cinco horas de viagem de Fortaleza até Jeri, então se jogue em uma excursão e aproveite um dia inteiro para conhecer as principais atrações do destino, como a Lagoa do Paraíso, o Buraco Azul e a Pedra Furada.

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

Museus em Fortaleza

A foto mostra a fachada do Museu do Ceará em Fortaleza. O prédio possui arquitetura antiga conservada, com dois andares. Há várias janelas e uma porta central alta.
Museu do Ceará, Fortaleza – Foto: via Wikimedia

A boa notícia para os amantes de passeios culturais é que Fortaleza é repleta de museus, desde aqueles voltados para arte e história do estado, como o Museu do Ceará e o Museu da Fotografia, até um que conta especificamente da história da cachaça, com um acervo recheado de fotos, garrafas e máquinas. Os fãs de carros também vão se deslumbrar com o Museu do Automóvel.

Já o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Planetário fazem parte das atrações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um ótimo meio de consumir vários elementos culturais e artísticos em um só lugar.

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fortaleza de graça

Há inúmeros passeios pagos para fazer em Fortaleza, mas também há outras atividades que você pode realizar sem nenhum custo na cidade. A primeira indicação é visitar as praias, é claro! Cada uma delas possui uma vibe única, seja para nadar ou apreciar o pôr do sol durante uma caminhada relaxante pela faixa de areia. Veja nossas indicações:

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fortaleza com crianças

Vai viajar com os filhos e gostaria de montar uma programação para a família? Com as nossas dicas você garante que todos criem memórias incríveis no litoral cearense. Confira tudo o que fazer em Fortaleza com crianças a seguir:

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

O que fazer à noite em Fortaleza

Fortaleza abriga vários programas divertidos para se fazer durante a noite, que envolvem música, boa comida e muita curtição. A seguir você confere algumas opções de o que fazer à noite em Fortaleza. Veja:

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

O que fazer em Fortaleza com chuva

Choveu e não dá para pegar uma praia? Não desanime, pois ainda há muitas outras opções para curtir mesmo com o tempo fechado. A dica mais importante é se programar para não ser pego de surpresa caso chova durante um dia de sua viagem. Então já confira tudo o que você pode fazer com chuva em Fortaleza:

Confira mais opções de passeios em Fortaleza para um roteiro imperdível.

Restaurantes em Fortaleza

Foto de um deck do restaurante Illa Mare, com mesas e cadeiras voltadas para o mar. O sol se põe ao fundo.
O restaurante Illa Mare é uma excelente opção para aproveitar beira-mar – Foto: divulgação via Instagram

Frescor dos frutos do mar, mesas beira-mar e muita culinária regional… Esses são alguns elementos que você encontra nos restaurantes de Fortaleza. Se faz questão de observar o pôr do sol mais cativante enquanto faz sua refeição, o indicado é o restaurante Illa Mare, uma opção super sofisticada na Av. Beira-Mar. Até mesmo opções de cozinha italiana e francesa você encontra na cidade.

Veja os lugares que mais recomendamos:

Onde ficar em Fortaleza

Foto de um quarto moderno no Praiano Hotel. Na direita vemos a cama box de casal com almofadas, e na frente há uma TV fix em um painel de madeira. Do lado da cama há uma mesa de vidro com duas cadeiras, e um balde com champagne está sobre ela. Do lado dessa mesa há uma janela com vista para o mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Praiano Hotel

Em dúvidas sobre onde ficar em Fortaleza? A boa notícia é que temos dicas incríveis de hospedagens em diferentes regiões da cidade para todos estilos e bolsos. Confira nossa seleção de estadias abaixo:

Conheça mais hotéis em Fortaleza para garantir a estadia perfeita.

Veja mais dicas de Fortaleza

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

Onde comprar ingressos para Fortaleza?

O melhor lugar para comprar ingressos para passeios em Fortaleza é na Civitatis. A plataforma é segura, útil e simples de usar, indicada para que você encontre as melhores atividades para a sua viagem. Confira todos os passeios em Fortaleza disponíveis.

O que fazer em Fortaleza em 1 dia?

Se você tem apenas um dia em Fortaleza, então vai querer conhecer as melhores praias da cidade. Vá até a Praia de Iracema, a Praia de Meireles e a Praia do Futuro. A dica é caminhar por elas durante o pôr do sol, que é quando as paisagens ficam ainda mais cênicas. Também não deixe de passear pelo centro histórico e de visitar lugares como o Mercado Central, a Catedral Metropolitana e o Passeio Público.

O que fazer em Fortaleza em 2 dias?

Dois dias em Fortaleza dão liberdade para conhecer a cidade mais a fundo e adicionar um bate-volta até a praia de Canoa Quebrada. O vilarejo mais hippie tem uma ambientação diferente de todas outras praias do estado e vale a pena uma visita.

O que fazer em Fortaleza em 3 dias?

Veja um roteiro personalizado que fizemos para três dias de viagem em Fortaleza:

O que fazer em Fortaleza em 4 dias?

Confira as opções de passeios para fazer em quatro dias em Fortaleza:

O que fazer em Fortaleza em 5 dias?

Leia nossas dias para uma viagem de cinco dias em Fortaleza:

O que fazer em Fortaleza em 6 dias?

Se sua viagem em Fortaleza vai durar seis dias, veja nossas dicas para um roteiro imperdível:

O que fazer em Fortaleza em 7 dias?

Sete dias permitem uma viagem completa por Fortaleza. Confira o que você pode fazer na cidade durante esse tempo:

O que fazer em Fortaleza no inverno?

Durante o inverno, você pode aproveitar para conhecer toda a riqueza cultural de Fortaleza. Faça um tour pelo centro histórico e visite os variados museus da cidade. Também aproveite para caminhar pela Av. Beira-Mar e conhecer a Feirinha de Artesanato, além de comer em bons quiosques e restaurantes. Porém, mesmo durante o inverno, não faz muito frio em Fortaleza, então não descarte as praias do roteiro!

O que fazer em Fortaleza no verão?

Não ir as praias de Fortaleza durante o verão é quase um pecado, então deixe isso como primeira opção na sua lista! Aproveite para praticar esportes aquáticos como surfe e kitesurf, especialmente durante um bate-volta nas praias de Cumbuco e Canoa Quebrada. Também não deixe de conhecer outras praias como a de Morro Branco, a Praia das Fontes, a Praia de Lagoinha e Praia de Águas Belas.

Quantos dias são ideais para ficar em Fortaleza?

Fortaleza é um destino recheado de atrações turísticas e opções de passeios. Portanto, cinco dias são uma boa quantidade para conhecer a cidade mais a fundo e aproveitar o tempo de viagem mais tranquilamente.

Qual praia não deixar de visitar em Fortaleza?

As praias que você não pode deixar de ir na capital cearense são a Praia de Iracema, Praia de Meireles, Praia do Futuro, Praia de Mucuripe e Praia do Sabiaguaba. Cada uma delas tem seu próprio charme e vale a visita. Veja mais sobre as melhores praias de Fortaleza.

Qual é o melhor mês para ir a Fortaleza?

Os meses de agosto a novembro são os melhores para evitar a temporada de chuva e aproveitar temperaturas quentes em Fortaleza.

O que dá para fazer em Fortaleza além das praias?

Se você deseja realizar passeios diferentes das famosas praias de Fortaleza, então deve visitar tudo o que o centro histórico tem a oferecer. É nele que você encontra o Mercado Central, o Emcetur, a Catedral Metropolitana e muitas outras atrações. Também reserve um dia para conhecer os diferentes museus, cada um deles é único e rende um ótimo passeio cultural. Caminhe pela Av. Beira-Mar e descubra bares e restaurantes, assim como a Feirinha de Artesanato.