Procurando o que fazer em Lausanne? Fizemos uma seleção com as melhores dicas para você aproveitar todas as atrações da cidade. Confira!

Localizada na parte francesa da Suíça, a charmosa Lausanne é repleta de belezas naturais e arquitetônicas. O município é famoso por abrigar o Comitê Olímpico Internacional, pelo encantador Centro Histórico com arquitetura medieval e pelo belo Lago de Genebra. Há muito o que fazer em Lausanne e, para ajudá-lo no roteiro, separamos aqui as melhores dicas de passeios.

Entre as dicas, estão as principais atrações da cidade, o que fazer gratuitamente, passeios para levar as crianças e muito mais, garantindo assim que você aproveite o destino ao máximo e conheça os pontos turísticos mais visitados.

Quer saber mais? Abaixo, você confere tudo sobre o que fazer em Lausanne, onde ficar e muito mais. Bora? 😉

Principais pontos turísticos em Lausanne

Montamos uma seleção com os pontos turísticos em Lausanne mais espetaculares. As atrações vão desde parque até museus, e agradam todo tipo de público, das crianças até os adultos.

  1. Centro Histórico
  2. Museu Olímpico
  3. Parque Olímpico
  4. Museu Histórico
  5. Lago de Genebra
  6. Catedral de Lausanne
  7. Château Saint-Maire
  8. Palácio de Rumine
  9. Flon District
  10. Musée de l’Elysée

Confira abaixo os detalhes sobre cada um:

1 – Centro Histórico

Imagem da cidade Lausanne durante o dia com a cidade a frente do lado esquerdo e ao fundo o lago.
Lausanne possui um centro charmoso com arquitetura medieval – Foto: Turismo Lausanne

Conhecer o centro histórico de Lausanne faz você mergulhar na história da cidade através da arquitetura medieval bem preservada. Caminhando pelas ruelas, você encontra charmosas cafeterias, boutiques e também pode fazer um passeio personalizado com guia local. Além disso, essa região fica próxima à majestosa Catedral de Lausanne, que também não pode faltar no seu roteiro de viagem.

2 – Museu Olímpico

Imagem da porta de entrada do Museu Olímpico durante o dia com escadaria  afrente e algumas pessoas e ao fundo o edifício. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça.
Museu Olímpico – Foto: Turismo Lausanne

Para quem é amante de esportes, o Museu Olímpico é um destino imperdível para visitar. A atração fica perto do centro, às margens do Lago de Genebra. O local possui um acervo formado por mais de 1.500 objetos e 150 telas relativas aos Jogos Olímpicos. E há uma uma seção especial dedicada ao Brasil, a nossa Olimpíada, na qual mostra muito da cultura brasileira.

Além da exposição permanente, o museu oferece exposições temporárias e uma programação cultural bastante variada. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada para o Museu Olímpico custa cerca de CHF 14, veja mais informações oficiais.

3 Parque Olímpico

Pessoas caminhando no Parque Olímpio durante o dia com jardim a frente e algumas pessoas caminhando e ao fundo o Museu Olímpico.
Parque Olímpico – Foto: divulgação

Logo em frente ao Museu Olímpico, você encontra o Parque Olímpico com 8 mil m² de área verde. O local conta com 43 esculturas de artistas famosos, como Niki de Saint-Phalle, Botero, Tapies e Calder, os quais homenageiam o espírito olímpico e o esporte. 

Durante o passeio pelo parque, você se depara com instalações interativas que simulam recordes estabelecidos por atletas e uma pira olímpica acesa para enaltecer os jogos. A visita ao Parque Olímpico é gratuita (veja mais informações oficiais), mas é necessário comprar o ingresso para visitar o museu.

4 – Museu Histórico

Imagem de uma maquete do Maquete do Museu Histórico da cidade de Lausanne em 1638. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça
Maquete de Lausanne em 1638, no Museu Histórico – Foto: Rama via Wikimedia Commons

O Museu Histórico fica ao lado da Catedral de Lausanne. O local era residência dos bispos locais até eles se mudarem para o Castelo de Saint-Maire, do outro lado da cidade. Sua construção foi feita em estágios: começou no século XI e seu desenvolvimento continuou até o século XV. Hoje, ele abriga um acervo riquíssimo sobre a história e o patrimônio da cidade.

O museu abre de terça a domingo, das 11h às 18h. O ingresso custa cerca de CHF 12, veja mais informações.

5 – Lago de Genebra

Imagem do Lago de Genebra durante o dia com o lago do lado direito e do lado esquerdo a frente de um barco.
Lago de Genebra – Foto: Ivan via Unsplash

O Lago de Genebra, também conhecido como Lago Léman, é um dos principais atrativos de Lausanne, sendo assim, é um lugar que não pode faltar no seu roteiro. Ele está localizado na fronteira entre a Suíça e a França e fica a menos de um quilômetro de distância do Centro Histórico.

Durante o verão, uma das melhores coisas para fazer são os passeios de barco pelo lago, onde você pode desfrutar da vista panorâmica dos Alpes Suíços e Franceses.

6 – Catedral de Lausanne

Imagem da Catedral de Lausana  durante o dia com a catedral no centro em volta de casas antigas. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça.
Catedral de Lausana – Foto: Matthieu Valentin via Flickr

A Catedral de Lausanne, também conhecida como Catedral de Notre-Dame de Lausanne, possui arquitetura gótica e é um símbolo importante para a cidade. O local foi construído durante os séculos XII e XIII e foi consagrado, em 20 de outubro de 1275, na presença do Papa Gregório X e Rodolfo de Habsburgo. 

O local fica aberto todos os dias das 9h até às 19h. Para subir na torre e ter uma vista espetacular da cidade e do lago é cobrado um valor significativo de cerca de CHF 5, veja mais informações.

7 – Château Saint-Maire

Imagem do Château Saint-Maire durante o dia com uma escadaria a frente do lado direito da imagem ao fundo o castelo.
Château Saint-Maire – Foto: Alessio Maffeis via Flickr

Situado na parte alta da cidade, o Château Saint-Maire foi construído pelos próprios bispos de Lausanne para eles morarem, entre os anos de 1400 e 1430. O local é um patrimônio suíço de importância nacional, e atualmente abriga o Conseil d’Etat (Conselho do Estado) do Cantão de Vaud. 

Na praça de frente ao palácio foi construído um monumento em homenagem a Jean Daniel Abraham Davel, ele foi herói da luta pela independência de Lausanne.

8 – Palácio de Rumine

Imagem da fonte do Palácio de Rumine durante o dia com a fonte no centro da imagem e ao fundo o palácio. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça
Palácio de Rumine – Foto: Guilhem Vellut via Flickr

Com estilo renascentista florentino, o Palácio de Rumine foi construído no século XVIII para sediar a Universidade de Lausanne. Atualmente, o local também abriga outros atrativos, como a biblioteca da cidade, o Museu de Belas Artes, o Museu de Arqueologia e História e o Museu de Ciências Naturais. 

Vale mencionar que todas as exposições do Palais de Rumine são gratuitas, um ótimo lugar para começar a visita na cidade!

9 – Flon District

Imagem do Flon District no começo da noite com pessoas caminhando no centro da imagem e em cada lado da imagem os edifícios. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça.
Flon District – Foto: Turismo Lausanne

Para quem gosta de lugares animados e com bastante movimento, o Flon District é uma boa dica para conhecer. Próximo ao centrinho da cidade, a região é moderna e se tornou um centro cultural, comercial e de entretenimento.

Além disso, o lugar conta com uma vasta oferta de lojas, bares, cafeteria, pubs e restaurantes, sendo um destino perfeito para conhecer a noite de Lausanne e se divertir!

10 – Musée de l’Elysée

Imagem do Musée de l’Elysée com nove fotos pequenas presas na parede com imagem de algumas pessoas distraídas.
Musée de l’Elysée – Foto: Xavier von Erlach via Unsplash

A cidade conta com atrações importantes e o Musée de l’Elysée é um museu inteiramente dedicado à fotografia. O lugar fica em uma mansão do século XVIII e é um passeio fascinante para os amantes da arte fotográfica.

O acerto inclui mais de 100 mil impressões originais, além de contar com diversas exposições fixas e temporárias. O ingresso para entrar custa cerca de CHF 25, veja mais informações.

Confira mais opções de passeios em Lausanne.

Museus em Lausanne

Imagem do Museu Olímpico com duas pessoas olhando a exposição de medalhas e atrás uma mulher.
Museu Olímpico – Foto: divulgação

Lausanne conta com vários museus para você visitar e conhecer um pouco da história local e do país. O Museu Histórico, por exemplo, tem um acervo muito rico da história da cidade e da sua fundação.

Já o Museu Olímpico é talvez o mais visitado da cidade, já que ele possui um acervo importante sobre a história dos jogos olímpicos e do esporte. E se você é um apaixonado por fotografias, o Musée de l’Elysée é um destino imperdível no roteiro, a atração possui um acervo com mais de 100 mil impressões originais.

Confira mais opções de passeios em Lausanne para um roteiro imperdível.

O que fazer em Lausanne de graça

Agora, se você busca fazer passeios gratuitos na cidade, há diversas atrações que merecem a sua atenção. Caminhar pelo Centro Histórico, por exemplo, é enriquecedor culturalmente e não vai custar nada para o seu bolso. Nesta região, você pode admirar a arquitetura medieval e tirar lindas fotos. 

Conhecer a magnífica Catedral de Lausanne e admirar a sua arquitetura gótica é outra atração que não vai te cobrar nada. E para quem gosta de passeios ao ar livre, o Parque Olímpico dispõe de muita área verde, além de contar com esculturas que homenageiam o espírito olímpico e o esporte.

  • Parque Olímpico
  • Centro Histórico
  • Catedral de Lausanne

Confira mais opções de passeios em Lausanne para um roteiro imperdível.

O que fazer em Lausanne com crianças

Se você vai viajar com crianças e não sabe o que fazer em Lausanne, selecionamos algumas atrações que vão entreter os pequenos. Que tal levar os seus filhos para conhecerem um pouco sobre a história das Olimpíadas? O Museu Olímpico é uma boa opção de lazer e possui inúmeros acervos que vão encantar a todos. 

Já o AQUATIS Aquário-Biotério é o maior de água doce da Europa. O aquário mostra animais em uma experiência totalmente imersiva e interativa, usando as mais tecnológicas soluções. O local abre todos os dias das 10h até às 18h, e o valor do ingresso é cerca de CHF 29.

Confira mais opções de passeios em Lausanne para um roteiro imperdível.

O que fazer em Lausanne à noite

Se não sabe o que fazer em Lausanne à noite, saiba que também há diversas opções para você! Como, por exemplo, curtir o Flon District, que é um bairro moderno e seguro, com vários bares, clubes e restaurantes para você se divertir, apreciar a culinária local e até fazer novas amizades.

  • Flon District
  • Bares
  • Restaurantes

Confira mais opções de passeios em Lausanne para um roteiro imperdível.

O que fazer em Lausanne com chuva

Uma programação para fugir dos dias de chuva sem precisar ficar trancado dentro do hotel é visitar o Museu Olímpico. A atração conta com exposições permanentes relativas aos Jogos Olímpicos e também oferece algumas exposições temporárias. E aproveitando que estamos falando de museu, o Musée de l’Elysée é uma boa dica para visitar e conhecer um pouco sobre a arte fotográfica.

Que tal fazer um passeio de Chocolate Train? Essa é uma das atrações mais imperdíveis do país. O passeio é feito em um trem com decoração original de 1915, tem duração de um dia todo e parte da estação principal de Montreux (apenas 20 minutos de Lausanne). Durante o percurso, você pode admirar a paisagem local e, durante algumas paradas, visitar a fábrica de queijo, em Gruyèr, e a fabrica de chocolate Maison Cailler, em Bróc. O passeio é em torno de CHF 99,00.

Confira mais opções de passeios em Lausanne para um roteiro imperdível.

Swiss Travel Pass

Uma dica para quem vai viajar por vários dias no território suíço é o Swiss Travel Pass, um passe de transporte público na Suíça, que te permite fazer viagens ilimitadas em um determinado número de dias. Ele permite ter acesso a todas as linhas de transporte público do país, o que vai facilitar muito a sua circulação por lá, além de oferecer entrada gratuita em museus.

Esse serviço tem validades, podendo ser de 3, 4, 6, 8 e 15 dias, e conta com duas modalidades: Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass FLEX. A primeira oferece 3, 4, 6, 8 ou 15 dias consecutivos de transporte, já a segunda é vendida apenas para viajantes, com a liberdade de escolher a quantidade de dias descrita acima – mas pode usar o passe por até 30 dias.

Além disso, o Swiss Travel Pass oferece acesso gratuito em mais de 500 museus, 50% de desconto em teleféricos e trens para picos de montanhas, trens panorâmicos suíços e crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete STS válido viajam gratuitamente.

Restaurantes em Lausanne

Imagem de cima da mesa do Pinte Besson com fondue de queijos com iguarias locais e taças de bebidas.
Restaurante Pinte Besson – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Lausanne possui inúmeros pubs, restaurantes e clubes para quem busca um pouco de diversão e boa gastronomia. O The Great Escape é um bar popular e muito bem localizado – entre a Catedral e o Palácio de Rumine. É uma ótima parada para os amantes de cerveja, ou para quem quiser comer um bom hambúrguer. Está aberto todos os dias da semana!

Situado no começo da Rue de l’Ale, o Pinte Besson é o Bistrô mais antigo da cidade. Um patrimônio cultural que funciona desde 1780, com estrutura e interiores preservados, e se tornou um lugar bastante visitado pelos viajantes.

Já o Les Arches fica localizado na Place de l’Europe, e é talvez o “bar terraço” mais popular da cidade, seja para um café matinal, um encontro vespertino ou um Mojito à noite. Sentar ao sol para tomar algo e encontrar os amigos é uma atividade muito comum aqui.

Onde ficar em Lausanne

Quarto do Carlton Lausanne Boutique Hôtel com cama de casal do lado esquerdo da imagem com uma cômoda em cada lado da cama com luminária em cima da cama um balde com champanhe do lado esquerdo da cama uma poltrona e um mesa redonda. Representa o que fazer em Lausanne na Suíça.
Clique na imagem e faça sua reserva no Carlton Lausanne Boutique Hôtel

A cidade conta com muitas hospedagens onde ficar em Lausanne, seja hotéis para quem busca mais comodidades ou aluguel de temporada para quem busca uma acomodação toda sua e totalmente equipada. Confira a seguir algumas indicações: 

Conheça mais hotéis em Lausanne para garantir a estadia perfeita.

Veja mais dicas sobre a Suíça

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

Onde comprar ingressos para Lausanne?

Se a sua intenção é fazer passeios mais elaborados, a dica é entrar no site da Civitatis ou do GetYourGuide, ver os passeios disponíveis e garantir a sua reserva antes mesmo de viajar.

O que fazer em Lausanne em 1 dia?

Se você decidiu passar um dia só na cidade, o foco do seu passeio tem que ser as principais atrações em Lausanne. Que tal começar bem cedo caminhando pela orla do Lago de Genebra e depois dar uma volta pelo Centro Histórico e almoçar por lá mesmo? Depois do almoço, a dica é passar a tarde no Museu Olímpico e visitar as esculturas expostas no Parque Olímpico. 

O que fazer em Lausanne em 2 dias?

Se você reservou dois dias do seu roteiro de viagem para visitar a cidade, que tal aproveitar o primeiro dia conhecendo o Centro Histórico pela manhã, no período da tarde visitar o Museu e o Parque Olímpico e à noite o Flon District? Já no segundo dia, reserve para fazer um passeio de barco no Lago de Genebra e admirar a paisagem. 

O que fazer em Lausanne em 3 dias?

Já no roteiro de três dias, você pode aproveitar melhor a cidade e conhece outros lugares.

  • 1° dia: visitar o Centro Histórico pela manhã e no período da tarde visitar o Parque e o Museu Olímpico e à noite conhecer alguns pubs que ficam no Flon District.
  • 2° dia: visite a Catedral de Lausanne pela manhã e, durante à tarde, explore o Palácio de Rumine.
  • 3° dia: passeio de barco pelo Lago de Genebra e curtir a vista dos Alpes Suíços e Franceses.

O que fazer em Lausanne em 4 dias?

Ficar quatro dias na cidade, permite que você visite atrações com mais calma, sendo assim, veja abaixo o roteiro:

  • 1° dia: visitar o Centro Histórico pela manhã e à tarde o Parque e o Museu Olímpico. À noite, conhecer alguns pubs em Flon District.
  • 2° dia: visite a Catedral de Lausanne pela manhã e, à tarde, explore o Palácio de Rumine.
  • 3° dia: passeio de barco pelo Lago de Genebra e curtir a vista dos Alpes Suíços e Franceses.
  • 4º dia: bate-volta a partir de Lausanne e ir a Lavaux conhecer as maiores vinícolas do país.

O que fazer em Lausanne em 5 dias?

Agora, se você decidiu prolongar a sua estadia na cidade, abaixo fizemos um roteiro de cinco dias Lausanne:

  • 1° dia: visitar o Centro Histórico pela manhã e à tarde o Parque e o Museu Olímpico. À noite, conhecer alguns pubs em Flon District.
  • 2° dia: visite a Catedral de Lausanne pela manhã e, à tarde, explore o Palácio de Rumine.
  • 3° dia: passeio de barco pelo Lago de Genebra e curtir a vista dos Alpes Suíços e Franceses.
  • 4º dia: bate-volta a partir de Lausanne e ir a Lavaux conhecer as maiores vinícolas do país.
  • 5º dia: visitar o Musée de l’Elysée e o Museu Histórico e, à tarde, conhecer o Château Saint-Maire.

O que fazer em Lausanne em 6 dias?

Ficar seis dias na cidade é mais que o suficiente para aproveitar bem o vilarejo e a região. A seguir, confira o roteiro em Lausanne:

  • 1° dia: visitar o Centro Histórico pela manhã e à tarde o Parque e o Museu Olímpico. À noite, conhecer alguns pubs em Flon District.
  • 2° dia: visite a Catedral de Lausanne pela manhã e, à tarde, explore o Palácio de Rumine.
  • 3° dia: passeio de barco pelo Lago de Genebra e curtir a vista dos Alpes Suíços e Franceses.
  • 4º dia: bate-volta a partir de Lausanne e ir a Lavaux conhecer as maiores vinícolas do país.
  • 5º dia: visitar o Musée de l’Elysée e o Museu Histórico e, à tarde, conhecer o Château Saint-Maire.
  • 6º dia: tour no Chocolate Train

O que fazer em Lausanne no inverno?

Durante o inverno, as temperaturas caem significativamente na cidade e ela se torna um paraíso invernal alpino. É neste período que Lausanne atrai muitos visitantes que gostam do frio e de viajar para o interior. Durante os dias frio é indicado fazer passeios em lugares fechados, como museus, galerias, catedrais, castelos e até fazer uma tour de trem apreciando as montanhas cobertas de neve.

O que fazer em Lausanne no verão?

Agora, se você decidiu apreciar a cidade no verão, vai encontrar dias mais longos, quentes e frequentemente se depara com as tempestades de verão. Durante essa época do ano, os passeios ao ar livre são indicados, principalmente o passeio de barco pelo Lago Genebra e a visitação pelas vinícolas da região