Você está visitando a capital Portuguesa? Então veja aqui o que fazer em Lisboa, mesmo se só estiver de passagem.

Temos as melhores dicas para quem só fica 1 dia e quer ter uma ideia da vibe da cidade. E também para quem vai ficar de 2 à 5 dias e está procurando o que fazer em Lisboa. De pontos turísticos, a restaurantes e lojinhas, confira aqui tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem para Portugal.

A cidade de Lisboa é parada obrigatória para quem visita Portugal. Não só porque é aqui que tem os melhores restaurantes e lojas, mas também é onde você vai ver como as tradições estão presentes no dia a dia de uma cidade moderna.

Antes de mais nada, vale dar a dica do Lisboa Card, que é um cartão que inclui a entrada de museus e transporte público ilimitado para quem vai ficar de 24h a 72h em Lisboa. Para mais informações, clique aqui.

 

O que fazer em Lisboa em 1 dia

Se você está apenas fazendo escala, te contamos o que fazer em Lisboa em um dia. Para quem está visitando pela primeira vez, o melhor é se concentrar em 3 regiões.

Bairro de Belém

Comece seu dia tomando café nos Pastéis de Belém, para comer o mais típico pastel de Belém do mundo. Por lá tem vários pontos turísticos para visitar e é possível chegar andando em todos. Não deixe de ir até à Torre de Belém, ao Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Dali, caminhe pela beira do Rio Tejo e você vai encontrar o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Esse é um edifício de arquitetura contemporânea que vale a pena ver de perto. Depois atravesse o passadiço suspenso e vá até o Museu Nacional dos Coches.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem | Pasteis de Belém

Os famosos Pastéis de Belém | Dicas de Viagem – Foto: Mario Vall via Flickr

O que fazer em Lisboa

Torre de Belém | Dicas de Viagem – Foto: Virginia Falange

Cais do Sodré e Bairro de Alfama

Na porta desse museu dá para pegar o bonde nº 15, que vai levar você até o Mercado da Ribeira no Cais do Sodré. #Dica: é sempre bom ter moedas para comprar o bilhete do bonde.

No Mercado, o que não falta é opção para almoçar. Tem bancas de chefs portugueses, para provar os pratos dos melhores restaurantes da cidade. Dali o melhor é pegar um tuk-tuk, um carrinho que percorre quase todas as ruazinhas do bairro de Alfama. Em uma hora você fica conhecendo o bairro onde fica o Castelo de São Jorge e a Sé de Lisboa.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

Baixa Lisboa

Na Baixa, centro histórico da cidade, caminhe pela Rua Augusta até a Praça do Comércio. Passe também pelo Elevador Santa Justa. Aproveite para visitar algumas das lojas mais antigas de Lisboa, como o Mercado da Praça da Figueira. Vai ser difícil resistir a tantos queijos e vinhos maravilhosos.

Antes de ir para o aeroporto, aproveite para visitar o Parque das Nações que fica ao lado. Aqui foi onde aconteceu a Expo de 1998 e hoje é um dos bairros mais modernos de Lisboa. Depois de visitar a estação de trem do Calatrava, vá até à beira do rio. É lá que fica o Oceanário de Lisboa, um dos melhores do mundo, e onde tem a melhor vista para a Ponte Vasco da Gama.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa | Dicas de Viagem – Foto:@oceanariodelisboa via Istagram

O que fazer em Lisboa em 2 dias

Se você tem um dia a mais, é ótimo para conhecer um pouquinho melhor a capital Portuguesa.

Depois de fazer os passeios de o que fazer em Lisboa em 1 dia, agora é hora de somar com estas dicas. No segundo dia, fique pelo Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real. É aqui que fica o comércio de rua mais legal, desde lojas grandes como a H&M a boutiques locais. #Dica importante: leve calçado confortável, já que é para bater perna. Esses são também os bairros mais legais para se hospedar.

Bairro do Chiado

Conheça a Livraria Bertrand, a mais antiga rede em Portugal, e tome um café na famosa “A Brasileira” no largo do Chiado. A poucos passos dali fica a loja da Vista Alegre, a famosa marca de porcelana Portuguesa. Aproveite também para entrar nas ruínas do Convento do Carmo, e ver o que restou do grande terremoto de 1755.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Vista Alegre

Porcelanas Vista Alegre | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

Bairro Alto

Passe no “Bairro do Avillez” e fique para almoçar num dos restaurantes mais característicos da cidade. Acredite, comer aqui é um dos musts do que fazer em Lisboa. Depois entre pelas ruazinhas do Bairro Alto, onde a vizinhança parece ter parado no tempo. Dali você pode ir até à Rua da Bica, onde tem Ascensor da Bica que é um verdadeiro cartão-postal.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Ascensor da Bica

Ascensor da Bica – Um cartão postal | Dicas de Viagem – Foto: Pablo Covelo via Flickr

Príncipe Real

Antes de chegar no Príncipe Real, dê uma paradinha no Miradouro de São Pedro de Alcântara. Essa é uma das melhores vistas da cidade e é ótimo para dar mais uma ideia da dimensão. Chegando no Jardim do Príncipe Real, um tradicional jardim português, visite as lojas ao redor. Esse é um dos bairros mais descolados, com restaurantes badalados e designers emergentes. A tal ponto que recuperaram um palacete Árabe e transformaram na Embaixada Concept Store, onde você pode conhecer marcas locais.

Termine seu dia tomando um drink num dos miradouros favoritos dos locais, o Miradouro de Santa Catarina.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Miradouro

Miradouro de São Pedro de Alcântara – Linda vista da cidade | Dicas de Viagem – Foto: Vitor Carmo via Flickr

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Miradouro

Miradouro de Santa Catarina.no fim de tarde | Dicas de Viagem – Foto: Jan Merks via Flickr

O que fazer em Lisboa em 3 dias

O ideal mesmo é poder fazer tudo com calma, então 3 dias já dá para explorar um pouco além do centro da cidade. E claro, nossas dicas do que fazer em Lisboa não podiam deixar de incluir Cascais.

Cascais e Estoril

No terceiro dia, pegue o trem saindo do Cais do Sodré e vá até o fim da linha sempre do lado do mar. Dica: compre o ingresso na própria estação de trem. Ele vai te levar até Cascais, uma vila praiana que fica a 40 minutos do centro de Lisboa.

Bem no estilo da Côte d’Azur, repare nos palacetes na beira da praia ao passar pelo Estoril durante a viagem. #Dica: se você curte correr ou caminhar, saia na estação da Parede e faça o resto do caminho a pé pelo calçadão. Outra opção seria alugar um carro, e fazer esse percurso no seu tempo com paragens pelas praias.

Compare os melhores preços para alugar um carro em mais de 100 locadoras com a Rentcars! (Parcele em até 12X! Pague em reais, sem IOF)

Assim que chegar em Cascais, explore as ruazinhas do centro repletas de lojinhas e cafés. Visite o Museu Condes de Castro Guimarães e a Casa das Histórias Paula Rego, verdadeiros tesouros da arquitetura e arte portuguesas.

Alugue uma bicicleta e faça um belo passeio até à praia do Guincho, passando pela Boca do Inferno, que é uma formação rochosa a beira mar linda. Na volta, pare no restaurante Furnas do Guincho e desfrute de um fresquíssimo peixe grelhado e marisco.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Boca do Inferno

Boca do Inferno em Caiscas | Dicas de Viagem – Foto: sxgmedia via Flickr

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Praia do Guincho

Praia do Guincho, Caiscas | Dicas de Viagem – Foto: Leszek Pilarski via Flickrl

O que fazer em lisboa em 4 dias

Depois de 3 dias conhecendo Lisboa e Cascais, é hora de visitar a Serra de Sintra. Fica apenas a 30 Km do centro e você pode ir de trem, partindo da estação do Rossio. #Dica: Evite ir no final do dia, devido à hora de ponta, e compre seus bilhetes online aqui.

Sintra

Em Sintra tem muitos lugares românticos e até místicos, como é o caso da Quinta da Regaleira e dos Palácios da Pena, de Seteais e de Monserrate. Porém, vale a pena visitar também o Castelo dos Mouros para ver a paisagem deslumbrante com o mar de pano de fundo. #Dica: compre um ingresso só, para visitar todos esses monumentos aqui.

Para almoçar tem o restaurante “Caldo Entornado” e para sobremesa vá até à pastelaria “A Piriquita”. Esse é o melhor lugar para provar os doces regionais: “Travesseiro” e “Queijada”.

E se você estiver de carro, termine seu passeio no Cabo da Roca, que fica a poucos quilômetros dali. Esse é o ponto mais ocidental do país e a paisagem do mar e da serra é simplesmente incrível.

O que fazer em Lisba | Dicas de Viagem - Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira em Sintra | Dicas de Viagem – Foto: Toledo 22 via Flick

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Quinta da Regaleira

Poço Iniciático na Quinta da Regaleira – uma escadaria em espiral cheia de misticismo | Dicas de Viagem – Foto: mokastet via Flickr

O que fazer em Lisboa em 5 dias

Se você tem 5 dias para visitar, temos mais dicas do que fazer em Lisboa, voltando à cidade. Para quem procura marcas locais e cafezinhos únicos e gostosos, não tem melhor lugar que o LX Factory. Esse antigo complexo de fábricas foi totalmente renovado e é agora um hub criativo e polo de startups. Para ir até lá, pegue o bonde nº 15 e saia no Calvário.

Outro lugar que você precisa conhecer é a Fundação Calouste Gulbenkian, localizada na região das Avenidas Novas. Lá sempre tem concertos de música clássica e exposições de arte, além de que o jardim da Gulbenkian é uma verdadeira joia no meio da cidade. Dali você pode caminhar até a Avenida da Liberdade, descendo pelo Parque Eduardo VII.

Para quem quer fazer shopping na Europa, Portugal é perfeito. Tudo fica próximo e tem bastante variedade de lojas. A Avenida da Liberdade é onde ficam as marcas de luxo como a Louis Vuitton, Prada e Gucci. Além de que é super gostoso caminhar pela alameda de árvores, até chegar no Rossio.

Termine o dia a bordo de um veleiro, brindando com uma taça de champanhe ao pôr do sol. O passeio tem duração de duas horas e percorre o Rio Tejo, desde Belém até à Praça do Comércio.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Passeio Barco

Passeio na hora dourada no Rio Tejo – com direito a um brinde no final | Dicas de Viagem – Foto: Lisbon Sail

E pra você não se perder e não esquecer de nenhuma Dica de Viagem, fizemos um mapa pra você:

O que fazer em Lisboa a noite

Dependendo do que você procura, Lisboa tem várias coisas legais de se fazer à noite.

Se você prefere um programa mais tranquilo, faça uma reserva no Clube do Fado – um restaurante com fado ao vivo. Ou dê uma olhada na agenda do Teatro D. Maria II e do Coliseu dos Recreios, onde sempre tem boas peças e shows.

Se por outro lado você quer seguir o agito, o que não faltam são bares e rooftops para todos os gostos. Os bares mais sofisticados são o JNcQuoi na Avenida da Liberdade, o Rive Rouge no Mercado da Ribeira e o SUD, em Belém.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - JNcQuoi

Delibar no JNcQuoi | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

Depois tem vários rooftops legais, como o Topo Terraço no Martim Moniz, o PARK Bar, The Garden Rooftop, o Rio Maravilha e o Clube Ferroviário. Os locais também costumam se encontrar nos quiosques espalhados por Lisboa, para um chopp de fim de tarde. São bem típicos, sem muita frescura e normalmente sem banheiro. Os mais agitados ficam no jardim do Príncipe Real, no miradouro de Sta. Catarina, no Largo de S. Paulo e na Ribeira das Naus, junto ao rio.

Para quem procura barzinhos para tomar um drink depois do jantar, a melhor pedida é a Rua Cor-de-Rosa e o Bairro Alto. Por lá tem de tudo, desde baladinhas comerciais a bares especialistas em gin ou champagne. O pessoal costuma ficar na rua mesmo, mas os bares “Pensão do Amor” – um antigo bordel que virou bar – e “O Bom, o Mau e o Vilão” fazem muito sucesso. De quinta a sábado sempre tem gente saindo à noite, que geralmente termina de madrugada na discoteca Lux Frágil, perto da estação de Santa Apolónia.

O que fazer Lisboa | Dicas de Viagem - Bar Ferroviário

Bar Ferroviário | Dicas de Viagem – Foto: @ferroviario.bar.terraco via Instagram

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Pensão do Amor

Pensão do Amor | Dicas de Viagem – Foto: @pensaoamor via Facebook

O que fazer em Lisboa em Janeiro

O Inverno em Portugal começa em Dezembro e vai até Março. Então se você está planejando sua viagem para Janeiro, veja aqui o que fazer em Lisboa.

As temperaturas em Lisboa variam entre 8º C a 15º C no Inverno e venta muito. Isso significa que você pode ter a impressão de que está fazendo mais frio. Mas a boa notícia é que Portugal é um dos países mais solarengos na Europa. Então os dias de céu azul com raios de sol no meio do Inverno, são bem frequentes em Lisboa. Aproveite para almoçar em restaurantes com lugares no exterior, como o Este Oeste em Belém e as Furnas do Guincho em Cascais. Aliás esse último fica bem em cima do mar, que no Inverno é mais agitado tornando a vista ainda mais incrível.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Furnas Guincho

Vista do Restaurante Furnas do Guincho em Cascais | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

Aliás, não é à toa que Portugal fica no circuito mundial de campeonatos de surf. Então se você curte surf, não deixe de enfrentar as ondas por aqui. Apenas a 15 minutos de Lisboa já é possível surfar, nas praias de Carcavelos e Parede que ficam no caminho para Cascais. Porém, um dos melhores lugares para surfar em Portugal é Peniche. Fica a 1h30 a norte de Lisboa e se você ama o esporte não pode deixar de ir até lá. #Dicas: Use uma roupa de borracha bem grossa, pois as águas dessa região são geladas. Para conferir se as condições estão favoráveis, entre no site Windguru e pesquise a sua praia.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Peniche

Vista área de Peniche | Dicas de Viagem – Foto: http://www.cm-peniche.pt/

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Praia de Peniche

A linda Praia de Peniche | Dicas de Viagem – Foto: Bengt Nyman via Flickr

Todas as nossas dicas lá em cima são válidas para Janeiro também, e ainda com a vantagem de ter menos turistas. Mas se estiver chovendo, que também é possível acontecer, concentre seu passeio em museus, lojas e restaurantes.

Visite o Oceanário de Lisboa, leve seu tempo vendo as exposições no CCB e no MAAT. O Museu Fundação Oriente em Alcântara também é uma ótima escolha, por exemplo. Tem várias lojas legais de produtos Portugueses, que você pode aproveitar para conhecer em Janeiro.  

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa – ótima dica para levar as crianças | Dicas de Viagem – Foto:@oceanariodelisboa via Instagram

Na Baixa tem a Loja das Conservas e a Benamôr que é uma marca de produtos de beleza artesanais. No Chiado tem a loja da Burel com peças de decoração e vestuário feitas de lã portuguesa, e a Luvaria Ulisses onde você pode comprar luvas em pele feitas à mão.

 

O que fazer em Lisboa na segunda feira

Segundas-feiras podem parecer monótonas, mas para quem visita Lisboa sempre tem alguma coisa interessante para fazer.

Na lista de o que fazer em Lisboa entrou recentemente uma experiência para quem gosta de adrenalina. Agora é possível subir a Ponte 25 de Abril, onde tem um novo miradouro com vista do rio e da cidade. Depois de estar numa plataforma com chão de vidro, tem ainda outra experiência única de realidade virtual. A ideia é você aprender tudo sobre a ponte, desde a sua manutenção até a vista do ponto mais alto. O ingresso para entrar custa 6 euros e pode comprar na entrada na Avenida da Índia, Pilar 7.

Ser turista numa cidade em plena segunda-feira é uma oportunidade para ver de perto a dinâmica dos locais no dia-a-dia. Então, porquê não ir até um dos bairros mais tradicionais de Lisboa? O Jardim da Estrela é um ponto de encontro entre as famílias portuguesas, que levam as crianças para brincar no parque. Além disso, tem muita gente que trabalha ali perto e que almoça um sanduíche sentado no banco do jardim. Para ir até lá, pegue o bonde nº 28 saindo da Baixa ou do Chiado. Saia na parada Estrela, que fica bem na frente da belíssima Basílica da Estrela, onde vale a pena entrar também.

Como muitos museus fecham de segunda, a nossa dica é fazer caminhadas ao ar livre pela beira do Rio Tejo. Desde Belém até Alcântara tem um calçadão pela beira do rio, e você pode ir da Torre de Belém até o miradouro da Ponte 25 de Abril por exemplo. Ou aproveitar para caminhar pelos passadiços do Parque das Nações, desde a Marina até à Ponte Vasco da Gama. Lá também é possível pegar o teleférico, para ter uma perspectiva diferente.

Já que Portugal é conhecido também pelas vinícolas, você não pode ir embora sem fazer uma prova de vinhos. Acompanhada de queijos e enchidos (embutidos), a prova dá a possibilidade de conhecer os melhores vinhos portugueses, de diferentes regiões do país como o Alentejo e o Douro. E claro, experimentar o famoso vinho do Porto.

O que fazer em Lisboa | Dicas de Viagem - Lisbon Winery

Lisbon Winery – uma ótima opção para curtir um friozinho | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

A cidade está cada vez mais concorrida, e por isso pode ser difícil conseguir mesa no restaurante que você tinha planejado. Nossa dica é aproveitar a segunda-feira, que geralmente não tem tanta procura. Vale conferir antes se está aberto, claro.

E você, já sabe o que fazer em Lisboa na sua viagem para Portugal? Comente aqui!


Já sabe o que fazer em Lisboa, agora encontre os melhores preços de hospedagem em Lisboa aqui pelo Booking


Booking.com

 

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia Mais:

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Seguro Viagem Europa é obrigatório! Saiba como contratar com o melhor preço

O que fazer em Porto, Portugal  – Roteiro de 3 dias

Seguro Saude Viagem – 5 dicas para encontrar um mais barato