Montreux na Riviera Suíça fica, à beira do Lago Geneva, aos pés dos Alpes Suíços. Com o bom clima e seu famoso pôr do sol, junto de toda cultura musical que a cidade desenvolveu, foi a razão para grandes nomes como Charlie Chaplin, Freddie Mercury, Hemingway, Nabokon e muitos outros escolherem esse lugar para viver.

Seguro Viagem Europa | o que fazer em montreux festival de jazz o que fazer em montreux

Foto: Diego Imai

Montreux é mundialmente conhecida pela sua relação com o Jazz e a música, e grandes nomes deste cenário influenciaram na criação dessa conexão com o passar do tempo.

Hoje o Festival de Jazz de Montreux, no verão da Riviera, atrai pessoas e artistas de todo o mundo. Vevey, a cidade ao lado, e pequenos vilarejos ao redor de Montreux também recebem shows e concertos. Em Junho acontece um Festival de música clássica e até o mês de Setembro você encontra eventos relacionados à música.

Leia mais:

10 dicas sobre o que fazer em Berna na Suíça

9 ótimas dicas sobre o que fazer em Basel durante sua viagem a Suíça

8 passeios para quem busca o que fazer em Zurique na Suíça

Assista o vídeo e conheça mais:

Para você não perder nada por lá, contamos 8 coisas para você saber o que fazer em Monstreux, na Riviera Suíça:

1. MONTREUX JAZZ FESTIVAL

Com certeza começo com este festival, pois esse é o nome que a cidade carrega. Quando se fala em Montreux, automaticamente já se pensa neste evento.
Criado em 1967, desde então vem recebendo lendas da música, artistas como Prince e Deep Purple usaram a cidade de Montreux em suas músicas, enquanto outros como David Bowie, Nina Simone e Freddie Mercury vieram morar na cidade e também gravar nela.
O Montreux Jazz Festival desde seu começo gravou todos os concertos que já passaram por ali e hoje possui um acervo de mais de 5 mil horas de música ao vivo recebendo até reconhecimento da UNESCO por Registro de Memória do Mundo.

o que fazer em montreux festival de jazzPara conhecer o Festival é importante que você planeje sua visita de acordo com a data que ele ocorre: esse ano ele acontece do dia 1 a 16 de Julho.

Para mais informações sobre o Festival ou calendário de artistas e bilheteria, visite o site.

2. CASTELO DE CHILLON (CHÂTEAU CHILLON)

Ir até Montreux e não visitar o Castelo de Chillon é o mesmo que não visitar Montreux, então muitas pessoas começam sua visita à cidade por ele. O fato de estar às margens do Lago Geneva já justifica sua fama, uma paisagem incrível carregada de história e parada obrigatória para os fotógrafos!

o que fazer em montreux castelo chillon

o que fazer em montreux castelo chillon

Foto: Turismo Montreux

o que fazer em montreux castelo chillon foto: Diego Imai

o que fazer em montreux castelo chillon foto: Diego Imai

O castelo está sempre recebendo diferentes exposições e eventos, assim há sempre algo novo a se descobrir. Para visitar o castelo, o preço para um adulto é de 12,50 Francos Suíços, o equivalente a cerca de 43 Reais.

Os horários de visitação variam de acordo com a época do ano:
• Abril a Setembro, das 9:00 às 19:00
• Outubro, das 9:30 às 18:00
• Novembro a Fevereiro, das 10:00 às 17:00
• Março, das 9:30 às 18:00

3. QUEEN STUDIO EXPERIENCE

O Queen Studio Experience é um museu dedicado à banda Queen que expõe o trabalho da banda e o principal: é o estúdio onde eles gravaram grande parte de suas músicas e onde Freddie Mercury gravou suas últimas canções. Lá você também encontra papéis originais escritos à mão com letras das músicas e instrumentos.

o que fazer em montreux

Foto: Divulgação

O museu está aberto ao público a partir das 10:30 da manhã e não paga nada para visitar. O estúdio fica no Casino Barrière de Montreux na Rue du Théâtre, 9.

4. COVERED MARKET MONTREUX (MERCADO COBERTO)

O Mercado coberto de Montreux é um dos principais símbolos da cidade, foi construído em 1891, e é onde também acontece o famoso Christmas Market (Feira de Natal), todos os anos a partir de Novembro. Fica em frente ao lago e é também onde se encontra a famosa estátua de Freddie Mercury.

o que fazer em montreux

Foto: Switzerland Tourism

5. VEVEY

Vevey é a cidade vizinha, você pode ir de bicicleta de tão perto que fica! Eu fui de barco pelo lago Geneva e em dez minutos estava lá. A caminhada pelas margens do lago em ambas as cidades já valem a visita!

o que fazer em montreux veveyVevey é tão charmosa quanto Montreux, passei uma tarde lá e super recomendo a visita! Uma das coisas que foi bem marcante na minha visita e talvez seja bem pessoal, foi a visita ao túmulo de Charlie Chaplin. Ele viveu na cidade uma grande parte de sua vida e foi sepultado ali junto com sua esposa. Na cidade, às margens do Lago, você também encontra uma estátua de Chaplin que se tornou super famosa entre os turistas.

6. CHAPLINS WORLD

Esse ano foi inaugurado o Chaplin’s World, um museu dedicado a esse grande homem e artista que marcou a história do cinema e televisão.

o que fazer em montreux chaplin world

Foto: Site Oficial Chaplin’s World

o que fazer em montreux chaplin world

Foto: Site Oficial Chaplin’s World

o que fazer em montreux chaplin world

Foto: Site Ofical Chaplin’s World

o que fazer em montreux chaplin world

Foto: Chaplins World

O museu está aberto 7 dias da semana das 10:00 às 18:00, todos os dias do ano com exceção dos dias 25 de Dezembro a 1 de Janeiro.

O ingresso custa 23 Francos Suíços (cerca de 80 Reais).

7. FESTIVAL IMAGES VEVEY

Enquanto Montreux é famosa pela música e pelo Festival de Jazz, Vevey carrega a fama de ser a cidade do Festival de Imagens. De Setembro a Outubro as ruas, parques, exibições e galerias são tomadas por fotografias. Caso você esteja na Riviera Suíça nessa época do ano não deixe de conferir!

8. ALIMENTARIUM

É o primeiro museu no mundo completamente dedicado à comida. Aos comilandos de plantão, vale incluir na lista de o que fazer em Montreux. O museu foi fundado pela companhia Nestlé (que tem sua sede principal na cidade de Vevey) e é o primeiro museu no mundo completamente dedicado a comida. Divertido, interativo e educacional.

o que fazer em montreux

Eles também são responsáveis pelo “The Fork”, uma famosa escultura de um garfo no Lago Geneva que você pode ver mais acima.

9. LAKE CRUISES

Passear pelo Lago Geneva de barco é sem dúvida algo para se fazer quando se visita Montreux e a Riviera Suíça. Com uma frota de barcos de época, a companhia CGN possui saídas diárias de Montreux, Vevey e também Villeneuve. Os serviços a bordo dedicados à gastronomia e a paisagem vista pelo barco tornam o passeio algo muito especial!

o que fazer em montreux passeio de barco

10. GOLDEN PASS RAILWAY

Acho fundamental mencionar essa maneira de se chegar em Montreux na Riviera Suíça: o Golden Pass. Ele é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, é uma experiência e tanto, possui diferentes rotas e trens com vistas panorâmicas. E para quem gosta da idéia de passear de trem, também tem o Trem do Chocolate e o Trem do Queijo, dois passeios dedicados a essas duas especiarias que a Suíça leva fama por sua qualidade.
Então procure a rota que melhor se adapte ao seu roteiro e não deixe de viajar no Golden Pass!

o que fazer em montreux golden pass

Já sabe o que fazer em Montreux? Comente aqui!

Diego Imai viajou a convite do Turismo da Suíça.