Se você está de viagem marcada para Portugal, reserve pelo menos 3 dias para visitar o Norte. Dê uma olhada nesse completíssimo roteiro, com tudo o que fazer na cidade do Porto.

A charmosa cidade do Porto é cada vez mais uma referência no panorama europeu. Não só pelas incríveis atrações turísticas, mas também pelas startups internacionais que se instalam por aqui. A vibe animada da segunda maior cidade do país percorre as ruas antigas, dando nova luz ao centro histórico.

Leia Mais:

Roteiro Portugal: 10 lugares que você não pode deixar de conhecer

Onde Comer bem e barato na cidade do Porto, Portugal

Onde ficar no Porto em Portugal

O que fazer na cidade do Porto em Portugal: Roteiro de 3 dias

Antigamente considerada escura, a cidade está cheia de recantos restaurados que preservam o seu legado. Caminhar por aqui é admirar exemplos de vários tipos de arquitetura, desde o Gótico à Art Nouveau. Nesse aspecto, o Porto sai na frente de Lisboa, que já é bem mais moderna. Aliás, um dos cartões postais – o Cais da Ribeira – remonta aos tempos medievais.

É através das artes que o Porto expressa a sua realidade contemporânea, em lugares imperdíveis como a Fundação Serralves. Cosmopolita sem dúvida, a cidade tem ao mesmo tempo um forte traço rural que se espelha no Rio Douro. O cenário perfeito para degustar o famoso vinho do Porto, você não acha?

Dia 1: As melhores vistas da cidade do Porto e do Rio Douro

Comece seu dia pelo coração do centro histórico da cidade, visitando o Terreiro da Sé. A vista daqui é perfeita para você se situar, antes do passeio pelas margens do rio Douro. Não deixe de entrar na Sé do Porto, classificada como Patrimônio Mundial e um dos mais antigos monumentos religiosos. Aliás, como na maioria das cidades europeias, é nas igrejas que você vai encontrar os mais belos exemplos de arquitetura de séculos passados. E como tem igreja em Portugal!

Dali, você está a poucos passos da Ponte D. Luiz I, a mais famosa da cidade do Porto. A estrutura metálica foi projetada por um discípulo de Gustav Eiffel e permite a passagem de pessoas, carros e metro. Atravesse a pé pelo tabuleiro superior e observe as curvas do rio Douro abrindo caminho entre o Porto e Gaia. De um lado, um labirinto de casinhas coloridas, e do outro os típicos barcos rabelo que transportavam o vinho. É que desse lado é armazenado o famoso vinho do Porto, nas caves de Vila Nova de Gaia. Mas antes, aproveite para visitar o Mosteiro da Serra do Pilar, onde termina a ponte. Essa é a melhor vista para o Douro!

Degustação de vinho do Porto

Siga então para as caves do vinho do Porto na beira do rio, descendo de teleférico. Por ali tem tantas, que esse é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. Todas elas oferecem visitas guiadas e degustação, uma experiência única que pode custar apenas 10 euros. Na hora de escolher, as mais famosas são Sandeman, Burmester, Calém, Croft, Ferreira, Offley, Taylor’s e Graham’s.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Caves de vinho do porto – Foto: Flickr (Victor Cardoso)

Depois de se deliciar com o famoso néctar português, caminhe pelo cais de Gaia em direção à ponte. Atravesse pelo tabuleiro inferior dessa vez, que termina bem no Cais da Ribeira. Esse é um dos cartões postais da cidade e Património Mundial da UNESCO. Leve seu tempo explorando as ruas estreitas e sinuosas, típicas da época medieval. Repare nas senhoras idosas, espreitando das janelas o movimento nos cafés da rua. É nesse cenário pitoresco que você vai conhecer os hábitos mais autênticos do povo português.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Cais da Ribeira – Foto: Flickr (valakirka)

Termine seu passeio no magnífico Palácio da Bolsa, um dos melhores exemplos de arquitetura neoclássica da cidade. A visita guiada percorre várias salas, uma mais incrível do que a outra, numa verdadeira viagem no tempo. É também aqui que são recebidos os chefes-de-estado que visitam a cidade, no impressionante Salão Árabe.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Palácio da Bolsa – Foto: Flickr (Simon Blackley)

Visite o site do Palácio da Bolsa aqui.

Endereço: Rua de Ferreira Borges

Horários das visitas guiadas: Novembro a Março – 09:00h – 13:00h / 14:00h – 17:30h

Abril a Outubro – 09:00h – 18:30h

Dia 2: Pontos imperdíveis no centro histórico do Porto

Como você já deve ter percebido, o negócio na cidade do Porto é caminhar. Então, coloque seu ténis mais confortável para outro dia agitado.

O ponto de partida é a Igreja do Carmo, na Praça da reitoria da Universidade do Porto. A deslumbrante parede lateral repleta de azulejos, conta a história da fundação da Ordem Carmelita em azul e branco. Desça pela Rua das Carmelitas até à Livraria Lello, onde provavelmente terá uma fila para entrar. É que essa é uma das mais belas livrarias do mundo, como a fachada Art Nouveau já poderá sugerir. Vale a pena esperar um pouco para conhecer, principalmente se você for um ávido leitor. O interior em madeira, os livros do chão ao teto e a escadaria de estilo neo-gótico criam um ambiente mágico. Aliás, se você for fã da saga Harry Potter, vai achar que está em algum canto de Hogwarts. Já que foi aqui que a autora J. K. Rowling se inspirou enquanto escrevia seus best-sellers.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Livraria Lello – Foto: Flickr (Michał Huniewicz)

Visite o site da Livraria Lello aqui.

Endereço : Rua das Carmelitas 144 – Aberto todos os dias das 10:00h às 19:00h

Lugares emblemáticos na Baixa do Porto

Ao sair da livraria, cruze o Jardim das Oliveiras – árvore icónica portuguesa – no caminho para a Torre dos Clérigos. Vale subir os 240 degraus para uma maravilhosa vista panorâmica da cidade. Depois de visitar um dos maiores pontos de interesse do Porto é hora de ir até à célebre Avenida dos Aliados. É aqui que os locais comemoram as vitórias do Futebol Clube do Porto e onde termina a tradicional Queima das Fitas, junto à Câmara Municipal. Vários edifícios imponentes marcam o centro histórico, como é o caso da Estação de São Bento. Não deixe de entrar para admirar os belíssimos azulejos nas paredes, ilustrando cenas da vida portuguesa.

E que tal uma pequena pausa para tomar um cafezinho? Faça como os locais e peça um “cimbalino” no Café Majestic, um clássico da cidade do Porto. Inspirado na Belle Époque francesa, em tempos se juntavam aqui personalidades da cultura portuense. Retome o seu passeio na Baixa, percorrendo tranquilamente as lojas da Rua de Santa Catarina. Esse é um dos melhores lugares para fazer compras no Porto, tem várias lojas tipo Zara e outras mais originais como a Flying Tiger. Numa das esquinas da rua fica outra linda igreja coberta de azulejos, a Capela das Almas. Finalmente, visite o emblemático Mercado do Bolhão, um lugar divertido pelo entusiasmo com que os vendedores anunciam seus produtos.

 

Mercado do Bolhão

Endereço: Rua Formosa 214 – Aberto de segunda a sexta das 07:00h às 17:00h e no sábado das 07:00h às 13:00h

 

Dia 3: Visitando os lugares culturais do Porto

Que tal começar seu terceiro dia na cidade do Porto descobrindo onde o Rio Douro termina? Vá até ao Jardim do Passeio Alegre em plena Foz do Douro, um dos bairros nobres da cidade. Se as ondas não estiverem muito fortes, caminhe pelo pontão até o Farol de Felgueiras. Dali você vai conseguir ver algumas das melhores praias do Porto. Se for Verão aproveite para pegar um sol ou faça um passeio até ao romântico miradouro Pérgola da Foz.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Foz do Douro – Foto: Flickr (lilivanili)

Os pilares da cultura no Porto

Outro grande ponto de interesse da cidade do Porto é a Fundação Serralves. É um lugar incrível para se perder pelos jardins, onde acontecem grandes eventos culturais como o Serralves em Festa. Por lá você vai descobrir a Casa Serralves e o Museu de Arte Contemporânea, projetado pelo arquiteto Siza Vieira. Para além das exposições maravilhosas nacionais e internacionais, dê uma olhada também na loja e na biblioteca.

o que fazer na cidade do porto em portugal

Jardim da Fundação Serralves – Foto: Flickr (Miguel Vieira)

Visite o site da Fundação Serralves aqui

Endereço: Rua Dom João de Castro 210 –  Aberto diariamente das 10:00h às 19:00h

Chegando a hora do almoço aproveite para conhecer o Mercado do Bom Sucesso, perto da Rotunda da Boavista. Recentemente remodelado, tem várias banquinhas vendendo pratos típicos portugueses. Uma ótima opção para quem quer provar um pouquinho de tudo! Do lado oposto da Rotunda da Boavista fica a Casa da Música, símbolo do Porto moderno. Vale muito a pena fazer a visita guiada, para entender a arquitetura futurista e a eclética programação artística. Você paga 10 euros mas a boa notícia é que o valor é deduzido na compra de ingressos. Desde orquestras a shows de jazz, a Casa da Música vai com certeza conquistar você. E tem melhor forma de fechar o dia, do que com música ao vivo?

o que fazer na cidade do porto em portugal

Casa da Música – Foto: Flickr (jamp_2_foto)

Visite o site da Casa da Música aqui

Endereço: Avenida da Boavista / Horários das visitas guiadas: Diariamente às 11:00h e às 16:00h

E já sabe, com tanto o que fazer na cidade do Porto , o importante é não esquecer o calçado confortável!

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Hotéis em promoção na Cidade do Porto, Portugal

Booking.com