Vai fazer uma escala por lá? Nossa colunista Clarissa Moliterno registrou todas as dicas para você saber o que fazer em um dia na Cidade do Panamá.

A Cidade do Panamá frequentemente é incluída no roteiro de quem viaja pelo continente americano por questões práticas: os voos da Copa Airlines muitas vezes apresentam preços interessantes e como o hub da companhia é na capital panamenha, muitos brasileiros desembarcam diariamente na cidade para uma conexão.

Se você tem algumas horas até o próximo voo e quer conhecer um pouquinho da cidade, separamos algumas dicas para montar seu roteiro e aproveitar sua escala da melhor maneira possível.

o que fazer em um dia no panama

O que fazer em um dia na Cidade do Panamá enquanto aguarda sua conexão?

Se você tem poucas horas, é necessário ser objetivo e focar a visita em algum aspecto que te interesse mais. Calcule com antecedência o tempo efetivamente disponível – cuidado para não perder a conexão! – e veja quais das nossas sugestões abaixo se enquadra nos seus interesses e na sua escala.

Canal do Panamá

Esse é um passeio clássico para quem visita o Panamá e vale a pena. A visita é bem organizada e didática: há um museu com explicações detalhadas sobre a construção do canal, seu funcionamento, sua capacidade, etc. Sem dúvidas, a parte mais legal é assistir uma embarcação cruzar o canal – nesse momento a gente realmente se dá conta da grandiosidade do sistema envolvido: é uma maravilha da engenharia moderna.

O ingresso custa USD15,00 por adulto e USD 10,00 por criança. O melhor horário para visitar o canal é pela manhã, quando os navios maiores que chegaram durante a noite fazem a travessia.

#dicainsider: já deixe agendado com o taxista que te levou até lá a sua volta. O canal não fica em uma área de fácil acesso, e pode ser difícil conseguir sair de lá.

o que fazer em um dia na cidade do panama

Visite o Casco Viejo

O Casco Viejo é o bairro histórico da Cidade do Panamá. O bairro é uma graça, com sua arquitetura colonial muito bem preservada. Vale a pena passear pelas suas ruas, visitar as igrejas coloniais e parar em alguma das muitas opções de restaurantes da região.

o que fazer em um dia na cidade do panama

o que fazer em um dia na cidade do panama

Para quem for passar uma noite na cidade, eu aconselho fortemente a experiência oferecida pelo maravilhoso Manolo Caracol, que oferece um menu de 7 pratos elaborados apenas com ingredientes locais frescos. Absolutamente incrível, mas só abre para o jantar e é bom reservar.

Essa área possui uma vida noturna agitada, já que muitos bares se reúnem por lá. Então, se sua escala inclui um lay-over na cidade, já sabe para onde ir! (Como é comum nos países da América Central, à noite vale tomar cuidado nas ruas – ouvi bastante essa recomendação. Não vi nada que me assustasse, mas é bom ficar atento)

Compras!

Os preços do Panamá, especialmente para produtos eletrônicos, são bem atraentes (ok, se você estiver indo para os Estados Unidos, eu diria que não vale a pena deixar para fazer as compras por aqui, mas como muitos dos que visitam o Panamá estão indo para o Caribe, vale a dica). O mesmo vale para produtos como tênis e algumas marcas de roupas.

Se você tem algumas horas (ou muitas) por aqui e quer dedicá-las às compras, sugiro visitar o Albrook Mall, conhecido como o maior shopping da America Latina, que conta até mesmo com um hotel dentro de seu complexo, o Tryp.  Cuidado apenas para não se empolgar demais e perder o voo. Se você quiser selecionar com antecedência as lojas que deseja visitar, dê uma olhada no site do shopping, clicando aqui.

Caso o seu foco sejam as lojas de marca, o seu lugar é o Multiplaza Pacific Mall. Mas atenção! O shopping não é um outlet, assim como Albrook também não é, eles apenas apresentam preços mais atraentes do que os nossos aqui no Brasil.

Outros passeios

Se você quer conhecer um pouco mais da cultura panamenha e ao mesmo tempo saborear deliciosos pratos típicos, não pode deixar de ir no Restaurante Las Tinajas. Lá são realizadas apresentações de danças típicas panamenhas, nas quais as mulheres vestem as lindas Polleras de Gala, o vestido tradicional do país.

As apresentações acontecem de terça a sábado, às 21:00, e é bom reservar com antecedência. É cobrado um couvert de USD10,00 e uma consumação mínima de USD15,00. O espetáculo é lindo!

o que fazer em um dia na cidade do panama

Se você procura o que fazer em um dia na Cidade do Panamá, já sabe que tem muitas coisas bacanas para se fazer e visitar por lá– e essas são apenas algumas delas. Já que seu voo vai fazer escala por lá, que tal estender um pouquinho a conexão e ficar pelo menos uma noite na cidade? Vale a pena!