O que fazer em Ushuaia durante o verão é uma pergunta fácil de ser respondida, já que a cidade aproveita ao máximo de seu status de fim-de-mundo oferecendo diversas atrações para visitantes. Ushuaia, é um porto de chegada ou partida quando se viaja por mar entre Argentina, Chile e, ultimamente, se tornou de suma importância para partidas de expedições à Antártica.

É possível planejar roteiros com diferentes passeios ao ar livre na cidade mais ao sul do mundo: caminhadas por parques nacionais, passeios com barco à vela no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor, caiaque e até mesmo mergulho autônomo.

O passeio de barco ou de catamarã para ver pinguins, leões-marinhos e biguás que habitam o lendário Canal de Beagle é um dos mais indispensáveis da região. O canal ficou famoso pela visita do naturalista britânico Charles Darwin em sua Viagem do Beagle em 1831. Não deixe também de conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, que abriga uma exuberante floresta subantártica sombreada por enormes faias (típicas árvores de filmes de inverno), enquanto as águas do degelo do Glacier Vinciguerra formam lagos turquesa cristalinos que valem a visita e o Glaciar Martial tem vistas incríveis da cidade e do Canal de Beagle.

Nossos colunistas Flávio Antunes e Brian Baldrati foram a Ushuaia no verão com a agência Brasileiros em Ushuaia e anotaram todas as dicas em uma lista sobre o que fazer em Ushuaia.

Confira o que fazer em Ushuaia: 

1 – Mega Tour

Uma ótima dica de passeio é aproveitar um dia para fazer o Mega Tour pela região. Você vai conhecer alguns dos principais locais da região acompanhado por um guia local. Ele conta todas as histórias e curiosidades de onde o passeio passa pela famosa Ruta 3.

O passeio começa na entrada do Parque Nacional da Terra do Fogo,  com um passeio pelo Trem Del Fin Del Mundo. De lá, o passeio segue para dentro do Parque Nacional, em direção ao Correio Del Fin Del Mundo, onde é possível carimbar o seu passaporte com a marca “Fim do Mundo.

Depois, o passeio continua pelo Parque Nacional até o Lago Roca, na fronteira com o Chile. Ainda passa pela bela Bahía Lapataia, ao fim da Ruta 3, estrada que alcança o ponto mais ao sul do planeta. De lá, o tour vai em direção à cidade de Ushuaia, com uma deliciosa parada para o almoço no restaurante Andino Gourmet. 

A segunda parte do passeio ainda vai para a Playa Larga e as belíssimas vistas do Glaciar Martial. O dia acaba com bons drinks no Ice Bar, o bar de gelo da cidade.

Quem leva para este passeio é agência Brasileiros em Ushuaia

2 – Trem do Fim do Mundo

Entrar a bordo da Maria Fumaça que levava os prisioneiros de Ushuaia até suas áreas de trabalho, no Monte Susana, é uma experiência e tanto. As paisagens ao longo dos 7 Km percorridos pelo Trem do Fim do Mundo são lindas e cheias de histórias. O trem segue ao longo do Rio Pipo, no Parque Nacional e ainda faz uma parada na cachoeira Macarena. Para quem gosta de trens, histórias e belas paisagens, vale o passeio!

Veja mais sobre esse passei no site do Brasileiros no Ushuaia AQUI 

O que fazer no Ushuaia

Passeio de trem no fim do mundo. 🚂 | Dicas de Viagem – Fotos: Brian Baldrati

3 – Laguna Esmeralda

A caminha de cerca de 10 Km (ida e volta) para a Laguna Esmeralda é indispensável para amantes da natureza. O trekking pelos vales nevados da Patagônia Argentina, entre rios, lagos, árvores típicas da região e vista para a Cordilheira dos Andes é deslumbrante. São cerca de 2 horas para chegar à lagoa cristalina, que é alimentada pelo glaciar Ojo del Albino. O passeio tem duração total de 6 horas. A caminhada é considerada nível médio.

Todos os detalhes do trekking na Laguna Esmeraldo AQUI  

O que fazer em Ushuaia

Uma paradinha pra foto e pra curtir a Laguna Esmeralda! Um dos cenários mais bonitos de Ushuaia – Foto: Brian Baldrati

O que fazer em Ushuaia

Do alto da pra ter uma ideia melhor da dimensão deste lugar! Laguna Esmeralda é um dos passeios imperdíveis em Ushuaia | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

O que fazer em Ushuaia

Laguna Esmeralda – E de cima consegue ser mais impressionante ainda. 📸🚁 | Dicas de Viagem – Foto: Brian Baldrati

4 – Canal de Beagle

O Canal de Beagle banha a cidade de Ushuaia e é saída para diversas expedições. O canal se estende por cerca de 240 Km de comprimento, onde é possível fazer um passeio de barco a vela para ver à vida marinha da região: pinguins, leões-marinhos e até baleias são avistadas por lá. É um dos “musts” para colocar na lista de o que fazer em Ushuaia.

O que fazer em Ushuaia

Canal de Beagle | Dicas de Viagem | Foto: Flávio Antunes

5 – Pinguinera

Navegar até a Ilha Martillo e ver de perto milhares de pinguins que passam o verão por lá é outra boa dica de passeio. Quem não quer ver pinguinzinhos de perto, mas claro, sempre respeitando à natureza? Existem diversas espécies de pinguins que moram na ilha nesta época do ano. As principais residentes da ilha no verão são as espécies Papúase e Magallanes.

O que fazer em ushuaia

Fazendo novos amigos no Fim do Mundo | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

O que fazer em Ushuaia

Um sonho poder conhecer esse lugar tão lindo | Dicas de Viagem – Foto: Brian Baldrati

O que fazer em Ushuaia

Mais uma foto dos nosso amigos de viagem | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

6 – Glaciar Vinciguerra e Laguna dos Tempanos

Cercado por montanhas nevadas,  o trekking para o Glaciar Vinciguerra e a Laguna dos Tempanos é outra opção de caminhada na natureza. Em uma hora de subida íngreme, o trekking leva à Laguna dos Tempanos. A lagoa que tem este nome devido aos pequenos icebergs que podem ser vistos em suas águas com frequência. O passeio é lindo e indispensável para quem adora natureza.

São 13 Km de trekking ida e volta com duração total de 9 horas e considerado nível de dificuldade alta. Prepare-se!

O que fazer em Ushuaia

Glaciar Vinciguerra – a trilha é pesada, prepare-se mas a vista vale a pena | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

7 – Passeio de 4×4 em Ushuaia

Para quem procura uma aventura com bastante adrenalina, o passeio de 4×4 na região é uma boa dica. O circuito de 4×4 dura mais de 5 horas e passa por pontos estratégicos da Cordilheira dos Andes. O passeio também passa pelo local de filmagem do filme “O Regresso”, com Leonardo DiCaprio, que ganhou o Oscar de melhor fotografia.  Você também conhece o Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3. De lá, é possível avistar os Lagos Escondido e Fagnano.

Quem leva é a agência Brasileiros em Ushuaia.

 

8 – Kaiak Sunset

Em caiaques duplos, imagine só remar no pôr do sol no lindo lago Escondido. A sensação de paz e completação à natureza é onipresente em todo o passeio. Para finalizar, o tour ainda encerra com um delicioso vinho em torno de uma fogueira de frente para o lago. É um sonho ou não?! Saiba mais sobre esse passeio aqui. 

O que fazer em Ushuaia

Cenários improváveis do verão no fim do mundo… 🇦🇷🚣🐧 Remo no Lago Escondido em Ushuaia | Dicas de Viagem – Foto: Flávio Antunes

9 – Parque Nacional Tierra Del Fuego 

O Parque Nacional T5ierra Del Fuego é o parque mais ao sul do planeta. A paisagem é formada por uma combinação de montanha, lago e mar. No Parque, vale conhecer diversas atrações que já citamos aqui em cima. Entre elas estão: a estação ferroviária Fin Del Mundo e o passeio de trem, o Lago Roca e a Bahia Lapataia (no fim da Ruta 3).  Para encerrar, também tem o Correio do Fim do Mundo, mas que só fica aberto nos meses de verão. #Dica: não esqueça de levar seu passaporte para ganhar o carimbo.

Veja nosso vídeo com toda as Dicas de Viagem  com O que fazer em Ushuaia no Verão. Agora é só separar o casaco e a máquina fotográfica e #partiu Ushuaia.

Quer ver mais fotos e saber O que fazer em Ushuaia vai lá no nosso Instagram pra ver tudo @flavioantunes e @isthisreal

E você, já sabe o que fazer em Ushuaia? Comente aqui!


Por que vale contratar um seguro viagem para o Ushuaia?

Você não quer arriscar qualquer contratempo que possa estragar todo o planejamento de uma viagem! Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem. De qualquer modo, o ideal em um Seguro Viagem é DIMINUIR RISCOS que podem acontecer em uma viagem. Os “extras” você pode escolher de acordo com a oferta da seguradora: que pode cobrir até extravios de bagagem, furtos e roubos e até mesmo a viagem de uma família em caso de emergência.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

 

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Ushuaia e por toda a Argentina

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Ushuaia com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Ushuaia, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Argentina. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia Mais: 

Quando ir para Ushuaia na Patagônia

Onde ficar em Ushuaia: as melhores opções para cada tipo de viajante

O que fazer em Bariloche na Argentina: atrações no Inverno e no Verão

De tirar o folêgo! Inspire-se com a Patagônia Argentina