Você já pensou em visitar a Rússia? Esse país de dimensões continentais e que foi anfitrião da Copa do Mundo de 2018.

A Rússia encanta seus visitantes em diversos aspectos: seja pela sua cultura riquíssima, ou pela sua história, muito presente nas ruas da capital Moscou e na população que viveu um não tão distante passado comunista, ou ainda pelo seu clima rigoroso e sua língua complexa.

Visitar a Rússia significa se perder na grandiosidade de seus palácios, museus, e território.

Separei abaixo 5 atrações em Moscou e 5 em São Petersburgo que não podem faltar no roteiro de quem visita o pais pela primeira vez.

TOP 5 ATRAÇÕES EM MOSCOU

1. A Praça Vermelha e suas atrações

A Red Square concentra grande parte dos símbolos ícone da Rússia. Seu nome não deriva de qualquer alusão ao comunismo ou aos tijolos vermelhos de alguns de seus prédios, mas sim porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto “vermelho”, quanto “bonito”.

A Praça concentra diversas atrações que merecem a visita: A St Basil’s Church, e o Kremlin são imperdíveis. A primeira é a famosa catedral ortodoxa, símbolo do país e o segundo é uma construção fortificada onde fica a sede do governo russo e abriga em seu interior diversas igrejas e museus, dentre eles a Arméria, museu que reúne peças incríveis pertencentes aos tesouros dos czares.

St Basils Church moscou

St Basil’s Church

Outras atrações também se concentram ao redor da praça: O Museu Histórico do Estado, maior museu histórico do país, o Mausoléu de Lênin, onde é possível entrar e ver o corpo de Lênin conservado quimicamente #coisasdaRussia, e a galeria Gum, uma galeria de lojas de luxo que vale conhecer pela sua bela arquitetura.

Museu Histórico do Estado Moscou

Museu Histórico do Estado

Galeria Gum moscou

Galeria Gum

2. O metrô de Moscou

Andar de metrô na Rússia, por si só, já é uma aventura. Em Moscou, a impressão que eu tive é que quase ninguém fala inglês e isso se evidencia bastante nos meios de transporte públicos, já que praticamente todas as indicações estão escritas em cirílico, o alfabeto russo.

Tudo que eu queria era encontrar uma alma caridosa que falasse inglês e pudesse me dar uma ajudinha com as linhas e direções. Não encontrei ninguém, mas isso acabou não se tornando um problema: embora os russos tenham uma fama de serem frios e fechados, todos foram bastante solícitos em apontar as direções corretas, mesmo sem falar uma palavra de qualquer outro idioma fora o próprio russo #linguagemdesinais. Problema superado, dediquei alguns, ou vários, minutos para curtir as lindas estações de metrô da cidade. É cada uma mais incrível que a outra!

Estação de metrô em Moscou

Estação de metrô em Moscou

3. Ir a um espetáculo de Ballet

Um dos maiores símbolos da cultura Russa é o ballet. O pais conta com duas das companhias de ballet mais conhecidas no mundo, o Kirov, que se apresenta no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, e o Bolshoi, que se apresenta no teatro de mesmo nome em Moscou.

Vale a pena se organizar com antecedência para tentar comprar ingressos para as apresentações da estação. Mais informações, confira nos sites: BolshoiTeatro Mariinsky

Teatro Bolshoi Moscou

Teatro Bolshoi

4. Visite o Kolomenskoye

O Kolomenskoye é um dos parques mais antigos e mais interessantes de Moscou, onde estão reunidos diversos monumentos. Dois dos mais interessantes são a Igreja da Ascensão, de 1532, declarada patrimônio histórico pela UNESCO, e o Palácio de madeira do Czar Alexei Mikhailovich, aberto para visitação. Parece uma casinha de bonecas em dimensões de palácio!

Igreja da Ascensão Moscou

Igreja da Ascensão

Palácio de Madeira Russia

Palácio de Madeira

Vale a pena separar uma manhã ou tarde inteira para visitar o complexo de Kolomesnkoye, principalmente se você estiver visitando a Rússia na primavera: o parque fica tomado por flores por todos os lados.

5. A Universidade de Moscou

A Universidade de Moscou resume muito bem a grandiosidade arquitetônica da cidade. O tamanho do prédio é de tal maneira impressionante, que o ideal é se aproximar bastante dele para ter a noção exata de sua dimensão (e para se sentir pequenininho ao seu lado!).

A Universidade localiza-se em uma área elevada de Moscou, de onde é possível ter uma vista panorâmica da capital. Também vale visitar o prédio à noite, quando ele e a cidade ficam iluminados.

Universidade de Moscou

Universidade de Moscou

Encontre hotéis em Promoção em Moscou na Rússia



Booking.com

 

TOP 5 ATRAÇÕES EM SÃO PETERSBURGO

1. Museu Hermitage

Ao longo do Rio Neva situa-se o complexo de prédios do Museu Hermitage, um dos maiores do mundo, com acervo composto por mais de 3 milhões de peças de todas as épocas da cultura russa, européia e algumas peças orientais e africanas.

Os prédios do complexo, por si só já são verdadeiras obras de arte. O Palácio de Inverno é o mais conhecido deles, e realmente é deslumbrante.

Hermitage Russia

Hermitage

2. Peterhof

A 20 km de São Petersburgo e às margens do mar Báltico, no Golfo da Finlândia, fica o Palácio de Pedro, o Grande, conhecido como a Versalhes Russa. O Palácio, belíssimo por si só, é emoldurado por um enorme conjunto de jardins recheado com mais de 120 fontes de água.

O Palácio foi construído entre 1714 e 1725 e, assim como o centro histórico de São Petersburgo, ele é tombado pelo patrimônio histórico da UNESCO.

Peterhof Russia

Peterhof

3. Tsarskoye Selo, o Palácio de Catarina

Esse belíssimo palácio em estilo rococó, situado a 25 km de São Petersburgo, foi construído em 1710 por Catarina, esposa de Pedro, o Grande.

Um dos principais pontos de interesse da visita ao palácio é a Sala de Âmbar, totalmente revestida com painéis desse material. A sala foi saqueada durante o período nazista e posteriormente foi restaurada.

Tsarskoye Selo Russia

Tsarskoye Selo. Fotos: http://www.saint-petersburg.com/pushkin/

4. A Igreja do Sangue Derramado e a Catedral de Santo Isaac

A Igreja do Sangue Derramado, também conhecida como Igreja da Ressurreição, é um dos cartões postais de São Petersburgo. Ela foi construía em 1880, em memória a Alexandre II, no local onde ele foi assassinado. Vale a pena visitá-la por dentro, pois ela é inteiramente revestida por mosaicos.

A Igreja do Sangue derramado

A Igreja do Sangue derramado

Outro ícone da cidade é a Catedral de Santo Isaac, cuja cúpula dourada é facilmente identificável de diversos pontos. A Igreja é um museu com inúmeras peças do século XIX e é possível visitar sua cúpula, subindo uma longa escadaria. Dizem que a vista da cidade lá do alto é impressionante!

5. Aproveitar as “noites brancas”

Nos meses de junho e julho acontece o fenômeno conhecido como noites brancas. Te explico o que é: nesses meses o sol se põe pouco abaixo da linha do horizonte e faz com que as madrugadas na cidade sejam claras e iluminadas.

Os russos aproveitam esse período e o clima ameno para passear pelas ruas até altas horas. A cidade é tomada por um clima muito agradável, há vários shows e eventos na rua e os bares e boates lotam.

Abertura das pontes do Rio Neva

Abertura das pontes do Rio Neva

Vale a pena andar até as margens do Rio Neva e observar a elevação das pontes para passagem dos barcos maiores, que acontece todos os dias por volta de 1:30 da manhã (atenção: é melhor chegar um pouco antes para garantir!). É possível também agendar um passeio de barco e ver a abertura das pontes do próprio rio.

#ficaadica: certifique-se de que seu guia fala inglês, pois muitos tours de barco são oferecido apenas em russo.

Gostou das nossas dicas? Se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários que te ajudamos em todas as Dicas de Viagem.

 

Encontre hotéis em Promoção em São Petersburgo na Rússia


Booking.com

 

Por que vale contratar um seguro viagem para Rússia?

Você não quer arriscar qualquer contratempo que possa estragar todo o planejamento de uma viagem! Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem. De qualquer modo, o ideal em um Seguro Viagem é DIMINUIR RISCOS que podem acontecer em uma viagem. Os “extras” você pode escolher de acordo com a oferta da seguradora: que pode cobrir até extravios de bagagem, furtos e roubos e até mesmo a viagem de uma família em caso de emergência.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

 

 

Veja mais:

Volta ao mundo: Como viajar e ainda sobrar dinheiro?

Dicas de Seguro Saúde Internacional para turistas e estudantes

Tudo o que você precisa saber para organizar um Mochilão pela Europa