Por Fernanda Madureira:

“O Newgrange, situado no condado de Meath na Irlanda, é um dos sítios pré-históricos mais famosos do mundo e também Patrimônio Mundial da UNESCO. Alguns dizem que o Newgrange é um templo, outros dizem que é uma tumba, mas na verdade ninguém sabe ao certo o que é.

Porém, a realidade é que apesar da falta de consenso sobre a história deste lugar, o monumento é cheio de histórias e mistérios. O que se sabe é que a construção aconteceu por volta de 3.200 A.C. no período Neolítico. Ou seja, ele tem cinco mil anos de idade e é mais antigo que as pirâmides do Egito e o Stonehenge no Reino Unido! Além disso, é estimado que a construção durou no mínimo 20 anos.

Percebeu a importância? Com certeza é um passeio indispensável para quem está buscando o que fazer na Irlanda.

o que fazer na Irlanda Newgrange

Entrada – Newgrange

História, construção e mistérios

Até 1699 o Newgrange permaneceu intocável. Portanto teve mais de 4 mil anos de preservação natural.

As 97 pedras que cercam o Newgrange pesam de 1 a 10 toneladas e foram trazidas a mais de 80 km de distancia ao redor da Irlanda. Imagina para realizar essa construção toda? Há 5 mil anos não existia cavalo domesticado e a roda não havia sido inventada. “Como eles fizeram tudo isso?”, esta é a pergunta que todos fazem.

O mais impressionante é que o que acontece por volta de 21 de dezembro, data que marca o inicio do inverno. Neste dia e em algumas manhãs posteriores acontece um fenômeno incrível. Raios de sol entram pela “janela” que fica acima da porta principal e iluminam todo o corredor de 19 metros até chegar ao centro.

Esse fenômeno acontece por apenas 17 minutos, exatamente todo ano, no mesmo dia. Não disse que era impressionante?

Existem vários debates sobre o proposito dessa construção, alguns arqueólogos acreditam que o monumento tenha significado religioso, outros que tenha sido um culto dos mortos (já que foram encontrados corpos dentro do espaço) e até mesmo que tenha sido baseado na astronomia.

Ninguém sabe ao certo o real significado, mas uma coisa posso afirmar: a construção é magnifica, muito interessante e é de arrepiar! Vale a pena a visita para quem busca o que fazer na Irlanda.

o que fazer na Irlanda Newgrange

O Tour em Newgrange

No primeiro passeio do ‘To Logo Ali’, diretamente da Irlanda, fiz um tour guiado que dura aproximadamente 1h30 e é possível entrar em uma parte especifica do Newgrange, destinado à visitação.
Todos entram em fila indiana, com as bolsas na frente do corpo. Em muitos momentos é necessário agachar para passar. A entrada de claustrofóbicos não é recomendada e é proibido tirar foto. O guia explica toda a historia e as curiosidades do monumento e o mais bacana é a simulação do raio de sol (obviamente artificial). É realmente muito interessante!

o que fazer na Irlanda Newgrange

Como ir?

O Newgrange fica a 50 km de Dublin. Eu fui de carro, mas existem tours que saem da cidade. A empresa Mary Gibbons tem esse tour e custa 35 euros por pessoa.

Você pode ir por conta como eu fiz, mas obrigatoriamente é necessário pagar para ir ao monumento. Vá ate o centro de visitação Brú na Bóinne, compre o ticket (6 euros) e eles te levarão em um micro ônibus para o passeio. Super fácil.

O horário de visitação depende da época do ano, mas é fechado em dezembro nos dias 24, 25, 26 e 27. E se você quer fazer a visita na data do inicio do solstício de inverno, onde acontece o fenômeno, fique esperto: é quase impossível conseguir o ingresso, acontece até sorteio. Imagina que legal participar?

o que fazer na Irlanda Newgrange

Horários de Funcionamento:

Janeiro – 9h às 17h
Fevereiro, Março, Abril – 9h30 às 17h30
Maio – 9h às 18h30
Junho a Setembro – 9h às 19h
Outubro – 9h30 às 17h30
Novembro e Dezembro – 9h às 17h

Se quiser mais informações, acesse o site, para ficar por dentro sobre o que fazer na Irlanda e as informações necessárias do tour.

E aí, viu porque é um ‘must’ para quem busca o que fazer na Irlanda? Comente aqui!

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.